Clima de Insegurança  Com as invasões o clima de insegurança generalizou-se por todos os territórios.  Os reis incapazes de defender os territórios.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IDADE MÉDIA (IDADE DAS TREVAS)
Advertisements

FEUDALISMO Fruto das transformações que vinham se desenrolando desde a crise do Império Romano e que se fundiram a elementos germânicos.
IDENTIDADE & ESTADO NACIONAL MONARQUIA ABSOLUTISTA
FORMAÇÃO DO FEUDALISMO
Unidade 1 O feudalismo na Europa.
AULAS 11 E 12 BAIXA IDADE MÉDIA FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS
O SISTEMA FEUDAL NA EUROPA OCIDENTAL
FEUDALISMO.
SISTEMA FEUDAL AUTORA:ELIANE LIMA.
(:Castelos medievais:)
RENASCIMENTO.
Dominação da terra à força do capital
BAIXA IDADE MÉDIA (SÉC. XI – XV)
IDADE MÉDIA História – Ângela – 7º.
Idade Média 476 d.C
FEUDALISMO.
“ A Estrutura do Feudalismo”
Conceito de Idade Média
Apostila 12; Capítulo 25 Feudalismo
ORIGEM e CARACTERÍSTICAS:
HISTÓRIA idade média feudalismo
FEUDALISMO FEUDO.
REINO FRANCO & FEUDALISMO.
Principais tópicos da aula:
APÓS AS INVASÕES BÁRBARAS, OS EUROPEUS REFUGIARAM-SE NOS FEUDOS, ONDE EXISTIAM CASTELOS QUE ERAM VERDADEIRAS FORTALEZAS.
APÓS AS INVASÕES BÁRBARAS, OS EUROPEUS REFUGIARAM-SE NOS FEUDOS, ONDE EXISTIAM CASTELOS QUE ERAM VERDADEIRAS FORTALEZAS.
Feudalismo.
Aula 6 – Absolutismo e Mercantilismo
1- Conceito: É o modo, sistema, sócio-econômico dominante, no medievo.
“ A Estrutura do Feudalismo”
Formação do feudalismo
Francos Professor Romildo Tavares. Surgimento do Reino Franco No Século V, os Francos ocuparam a região da Gália (Atual França). A diferença deles para.
O FEUDALISMO.
Atividades de História
A Solução para a Crise do Mundo Feudal e o Início da Era Moderna Professora: Arluce Dantas Bezerra.
Alta Idade Média.  A alta Idade Média representa o apogeu do feudalismo europeu.
Romanos: Descentralização Administrativa e Colonato
{ Sistema Feudal (séc. V – IX): Formação (séc. IX - XII): Apogeu (séc. XIII – XV): Declínio Aula 20.
IDADE MÉDIA.
O Feudalismo O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência.
A FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS A BAIXA IDADE MÉDIA ( SÉCULOS XI ATÉ MEADOS DO SÉCULO XV)
O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência do Império Romano.
 Formação do feudalismo  FEUDALISMO Modo de Produção que vigorou na Europa Ocidental durante a Idade Média e que se caracteriza pelas relações servis.
O FEUDALISMO “A palavra feudalismo ou sistema feudal foi o modo de organização da vida em sociedade que caracterizou a Europa durante grande parte da Idade.
Feudalismo.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Idade Média e Feudalismo
FEUDALISMO.
Revisão 7ºs anos CENTRO EDUCACIONAL MARIA AUXILIADORA
IDADE MÉDIA E FEUDALISMO
Módulo 23 – Sociedade e Política Feudal
Propriedades agrícolas de dimensão variável, que pertenciam à nobreza ou ao clero SENHORIOS 1ª Fase Tem um carácter territorial associado à manutenção.
Feudalismo.
Capítulo 6 – Entre o céu e a terra
ESTADO MODERNO.
Fator estruturante da coesão interna do reino
O EXERCÍCIO DO PODER SENHORIAL: PRIVILÉGIOS E IMUNIDADES
IDADE MÉDIA – FEUDALISMO ALTA IDADE MÉDIA (SÉC V – X) 1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS: Formação e apogeu do Feudalismo. Período de constantes invasões e deslocamentos.
Idade Média.
Formação do feudalismo
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
IDADE MÉDIA século V ao XV
Invasões germânicas.
Fernando Santos Sociedade Medieval.
O REI CONCENTRA PODER NAS SUAS MÃOS
A Formação dos Reinos Bárbaros
OS ESTADOS NACIONAIS MODERNOS
SOCIEDADE SENHORIAL.
O Domínio Senhorial.
Idade Média Idade Média A Idade Média teve início na Europa com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente. Essa.
Transcrição da apresentação:

Clima de Insegurança  Com as invasões o clima de insegurança generalizou-se por todos os territórios.  Os reis incapazes de defender os territórios e as populações, fizeram grandes doações aos senhores (nobreza e clero) em troca do apoio deles para defender o seu reino.  Em troca do apoio militar, o rei doava o Feudo que era constituído por terras, cargos e pelo direito de herança dos mesmos.

Relações Pessoais  Os reis fomentaram relações pessoais entre eles e quem recebia os feudos de forma a garantir a fidelidade, obediência e auxílio militar.  Estas relações eram fixadas através de um contrato feudo-vassálico entre que dava o feudo ou o SUSERANO e quem recebia ou o VASSALO.

Obrigações do Suserano  Proteção (ajuda militar, financeira e material)  Sustento/Concessão do feudo  Praticar a justiça

Obrigações do Vassalo  Apoio militar  Apoio financeiro  Conselho  Fidelidade

Contrato feudo-vassálico O contrato feudo-vassálico ou contrato de vassalagem era constituído por um ritual com 3 cerimónias Homenagem Em que o vassalo se submete ao suserano Juramento de fidelidade Em que o vassalo jura, sobre a Bíblia, ser fiel ao suserano Investidura Em que o vassalo recebe algo do suserano que simboliza o feudo doado

Mais Doações… Não era só os reis que faziam doações, os senhores mais poderosos também concediam feudos a outros senhores.

Poderes feudais Dentro dos seus feudos os senhores eram praticamente independentes dos reis e com poderes semelhantes aos destes:  Cunhar moeda;  Administrar a justiça;  Receber impostos e taxas;  Possuir exército privado;  Construir e manter o(s) seu(s) castelo(s);  Declarar a guerra.