CMCC Centro de Matemática, Computação e Cognição 2016 DISCIPLINA Práticas de Ensino de Matemática no Ensino Fundamental TÍTULO DO SEMINÁRIO ÁLGEBRA: UMA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Usando letras em Matemática
Advertisements

APRENDENDO FRAÇÕES Acadêmica: Adriane Wentz Hammarstron
Trabalho de Educação Matemática- Análise e Álgebra
Lógica Fuzzy Aplicada a Sistemas de Diagnóstico
Tipos de dados, Variáveis, Expressões e Operadores
Introdução a Programação Renata Freire
Então, vamos lá! Qual é esse conteúdo?
Unidade 6: Equações Do 2º Grau a uma incógnita.
Núcleo Regional de Educação de Toledo
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
A Lógica das Sentenças Abertas Profa. Ana Florencia Aula 9
Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática
MATEMÁTICA Prof. Carlos Alexandre.
Prof. Roberto Cristóvão
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ÁLGEBRA ELEMENTAR NO CURRÍCULO ESCOLAR
Planejamento PNAIC 2014.
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Equações.
Introdução a Lógica Prof. Luiz Carlos Gabi.
exercício de matemática que te deixará surpreso!
Linguagens lógicas 2013 – Luiz Mauricio Nascimento Silva
INTRODUÇÃO À ANÁLISE COMBINATÓRIA
Maria Amélia Ribeiro Fernandes 2010
Profª Fabiana Damasco Unidade de Ensino Paz
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Somatório e Produtório
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Como criar uma Classe e.
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Classes e Objetos em Java.
Aquisição da Linguagem Oral
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Aula prática 2 Operadores e Expressões Comandos de Decisão Comentários
Fábio de Oliveira Borges
Escola Estadual Maria José
Funções Caderno de Exercícios 2ª aula Nome
Perguntas de Modelação
Tecnologias - Matemática Forma algébrica dos números complexos
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
A ORIGEM DOS NÚMEROS.
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
Tecnologias - Matemática
Prof. André Luis Roland Tancredo Engenheiro da Computação e Pesquisador em Desenvolvimento Tecnológico para Semicondutores pelo CNPq Especialista em Microeletrônica.
Fundamentos de linguagens de programação
Matemática Financeira
PROGRESSÃO ARITMÉTICA P.A.
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Objetos de aprendizagem
Disciplina Engenharia da Qualidade II
Algoritmos e Programação I
Tipos de Dados Todo o trabalho realizado por um computador é baseado na manipulação das informações contidas em sua memória. Estas informações podem.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Exercícios Faça um algoritmos para trocar uma lampada queimada.
Paradigmas das Linguagens de Programação - História
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
BRINCADEIRA MATEMÁTICA DO “PENSE UM NÚMERO”!!
Os pitagóricos e os irracionais
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Curso: Técnico em Informática Professor: Ronaldo Disciplina: Lógica de Programação.
Sistemas para Internet Algoritmos e Lógica de Programação
COLÉGIO SÃO JOSÉ MATEMÁTICA PROF.° ANDRÉ LUIS ASSUNTO:
Introdução a Programação Aula 02 Jackson Eduardo
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Funções: conceitos iniciais – variação de grandezas
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Ensino Médio, 3º Ano
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS – Matemática
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Funções Prof. Márcio.
1. 2 Os processos da álgebra levados para a vida moderna são decisivos muitas vezes, para resumir experiências realizadas ou desenvolver roteiros que.
Transcrição da apresentação:

CMCC Centro de Matemática, Computação e Cognição 2016 DISCIPLINA Práticas de Ensino de Matemática no Ensino Fundamental TÍTULO DO SEMINÁRIO ÁLGEBRA: UMA INTRODUÇÃO ÀS GENERALIZAÇÕES ALUNO Diego Medeiros de Aguiar Bacharelado em Ciência e Tecnologia RA Santo André – SP Orientação 1º quadrimestre de 2016Prof. Dr. Claudio F. André

Perguntas problematizadoras Como você faria para expressar relações entre quantidades que você não conhece?

Perguntas problematizadoras Como eu sei as propriedades de uma operação sem ter que testar todos os casos?

Perguntas problematizadoras Como você consegue descobrir quantidades desconhecidas em um problema?

Começando a conversa... Clara é uma confeiteira. Para produzir 12 bolos, o custo de cada bolo é de R$ 15,00 e ela sempre tem um custo fixo, independente da quantidade produzida, de R$ 20,00. Quanto custou a produção?

Começando a conversa...  Mas e se ao invés de 12 fossem 15 bolos?  Será que tem uma forma de expressar essa situação sem que eu conheça a quantidade de bolos?

Contexto histórico  O cálculo na antiguidade era feito através do idioma local escrito. Isso tornava os cálculos ainda mais complicados!  Os gregos foram os primeiros a utilizar símbolos específicos para as quantidades e as operações

Contexto histórico  No entanto, foi François Viète que sistematizou todo o sistema simbólico de operações e representações de quantidades desconhecidas que utilizamos até hoje!  Viète é conhecido como o pai da Álgebra

Contexto histórico A palavra álgebra deriva da expressão árabe al-jabr (reunir), usada no título do livro Al-jabr w’almugabalah ou, em português, A arte de reunir desconhecidos para igualar uma quantidade conhecida, escrito no século IX por Al-Khwarizmi

A álgebra  Cada símbolo matemático corresponde a um conceito. Com regras apropriadas, relacionamos uns aos outros e com os demais elementos da linguagem matemática para exprimir uma ideia.

A álgebra  As expressões aritméticas que contém somente símbolos numéricos são denominadas expressões aritméticas, e aquelas que contêm letras são denominadas expressões literais.  Quando temos um número que pode, em uma circunstância assumir diversos valores, representamos o dito número por uma letra qualquer, que chamamos de variável.

A álgebra Sejam a e b dois números quaisquer. Então, O que quer que se coloque em a e b obedece sempre à relação dada

A álgebra Sejam a e b dois números quaisquer. Então, O que quer que se coloque em a e b obedece sempre à relação dada

Simbolismo Tente identificar o padrão: Como expressar esse padrão? Pense um pouco nas variáveis

Simbolismo

Valor numérico Dada uma expressão algébrica, podemos atribuir a ela um valor numérico, isto é, substituímos a variável por um número bem definido e fazemos os cálculos.

Equivalência Observe este triângulo: Seu perímetro é dado por

Equivalência Mas podemos modificar a expressão: Dizemos que e são equivalentes

Tarefas Leia com atenção essas três charadas matemáticas. Para facilitar, treine com seus amigos várias vezes para ver se identifica, ainda que de maneira não formal.

Tarefas 1 - Pense em um número de 1 a Multiplique por Some Divida o resultado por Subtraia esse resultado pelo número que você pensou no passo 1.

Tarefas 1 – Peça para que seu amigo pense em um número, de preferência de 1 a – Diga para que ele multiplique esse número por 2 3 – Depois, que some 3 a esse resultado 4 – Então, peça para que ele triplique esse valor 5 – Depois, subtraia 9 6 – Peça para que ele diga quanto deu. Dado esse resultado, divida-o por 6 e pronto, você descobriu o valor.

Tarefas 1 – Escolha um número 2 – Adicione 5 a esse número 3 – Multiplique o resultado por 2 4 – Subtraia 6 5 – Divida por 2 6 – Subtraia o número que você pensou.

Tarefas Tente, para cada um dos casos, a formular expressões matemáticas que descrevam o porquê de sempre ser possível adivinhar ou poder fazer alguma afirmação através de algum dado oferecido por seu amigo(a).

Tarefas Após isso, é a sua vez de criar uma charada matemática. Ao criá-la, descreva de maneira matemática utilizando a álgebra para explicar porque ela funciona. Utilize livros didáticos e consulte o professor em caso de dúvida de dúvidas.

Exercícios

Referências bibliográficas DANTE, Luís Roberto. Tudo é matemática – 6ª série. São Paulo: Ática, 2002, 1ª edição GIOVANNI, José Ruy; CASTRUCCI, Benedito; GIOVANNI Jr., José Ruy. A conquista da matemática de acordo com a proposta curricular de São Paulo: 6ª série. São Paulo: FTD, 1996, edição renovada. BONJORNO, José Roberto; BONJORNO, Regina Azenha; OLIVARES, Ayrton. Matemática: fazendo a diferença – 6ª série/7º ano. São Paulo: FTD, 2006, 1ª edição.