A ORIGEM DO TEATRO GREGO
O Culto a Dionísio: o mito Origem do mundo Início - Grande vazio. Caos - Elemento de personificação do que é a vida. Eros - força de atração. Anteros - força de repulsão. Grande vazio
Filhos - os Titãs, as Titânides, os Ciclopes e os Hecatônquiros. Origem dos deuses Gaia - a Terra. Urano - o Céu. Filhos - os Titãs, as Titânides, os Ciclopes e os Hecatônquiros. Gaia Urano Titãs Titânides Ciclopes Hecatônquiros
Cronos e Reia Cronos castrando Urano Cronos devorando o filho Hades Poseidon Zeus Héstia Deméter Hera
Zagreu, o primeiro Dionísio Dois nascimentos de Dionísio - mães: Perséfone e Sêmele. Zagreu Dionísio Sêmele Perséfone
As primeiras procissões A relação dos gregos com os deuses (antropomórficos) era relevante. O desenvolvimento da procissão e do ditirambo (canto lírico com dança, poesia e coro.). As procissões passam a ser organizadas pelo Estado. A palavra “Tragédia” vem de: Trago = bode e Óide = canto, significando “Canto do Bode”. Sacrifício Análise de uma imagem presente em um vaso (um sacrifício aos deuses). Dançarinos coríntio da época de Árion. Pintura de um afresco, século VI a.C.
As Dionisíacas Organização das manifestações: questão sócio-política-econômica e religiosa. Por volta do século 600 a.C. o culto ocupa um cenário mais poético. Dinisíacas rurais (dezembro - komos - falos) e urbana (março e janeiro – “leneias”). O início das Grandes Dionisíacas se dá no governo de Psístrato e tem seu auge no governo de Péricles, no século V a.C. Téspis nas Grandes Dionisíacas – “respondedor” - 1º ator. Auge da democracia X auge dos festivais teatrais.
O arconte era o organizador das dionisíacas. Os festivais eram patrocinados pelo corega. As ágons eram as competições entre os artistas. Inscrições das tragédias: em tetralogias. A chegada do público nos festivais. Os locais de acomodação do público. O papel do público no teatro: viver a emoção dos deuses. O público aprovava ou reprovava o espetáculo.
Imagem de Dionísio visitando Ícaro. Aparatos e indumentária do ator Dionísio e Ícaro Imagem de Dionísio visitando Ícaro. Aparatos e indumentária do ator Quiton – túnica de mangas largas, cores diversas e cintura alta. Coturno – sapato de solas grossas e pintadas. Onkos – adorno da cabeça, acima da máscara. Os atores usavam signos de nacionalidade. Somátion – enchimento no figurino da comédia. As máscaras e seus objetivos. Quiton Coturno Máscara com onkos Máscara da tragédia Máscara da comédia
Espaços arquitetônicos do teatro grego Odeion. Theatron. Orchestra. Eisodos. Skene. Proskenio. Mechané. Templo.