A ORIGEM DO TEATRO GREGO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Mitologia Grega
Advertisements

A GRÉCIA ANTIGA.
Conheça um pouco da mitologia grega.
Artes Plásticas Dança A dança é uma forma de se comunicar. sempre foi de grande importância nas sociedades através dos tempos, seja como uma.
Características da pólis
Grécia uma cultura fantástica
DEUSES.
MITOLOGIA GREGA.
A ARTE GREGA.
ANTIGUIDADE Grécia: Diferente do Egito, na Grécia a arte não tinha função religiosa. Por volta do fim do século VII a.C., os gregos esculpiam grandes figuras.
Aluno: Vinícius Nascimento. Mecânica I
CIVILIZAÇÃO GREGA Mitologia, Filosofia,
Trabalho de Filosofia Deuses Gregos
TEATRO GREGO.
Douglas Fernando Blanco
Roma Antiga.
Grécia - Cultura.
O que vocês sabem sobre a Grécia Antiga?
O QUE É UM MITO? Um mito é uma história ou uma narrativa que tem por objetivo explicar como algo foi criado por intermédio de (Deus) ou de (deuses).
Projeto Natal SIBBP 2010.
Disciplina de Artes Ensino Médio Profª Katiuscia
É formada quer por estátuas, quer por relevos.
A Península Ibérica na Segunda metade do século XI Os laços familiares do futuro conde D. Henrique e a importância da Ordem de Cluny (continuação) 14/01/2015.
Grécia Antiga Mitologia.
Introdução à Filosofia e Mitologia Grega PATRICIA MACHADO DOMINGUES -PSICÓLOGA- GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL UBERLÂNDIA - UFU MESTRADO EM PSICOLOGIA-
Teatro Grego Alex Bernardo é Especialista em Arte-Educação em Teatro; Bacharel em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação Teatro; e Licenciado em.
- Aristóteles 384 a.C a.C Aristóteles filósofo grego, um dos mais importantes pensadores de todos os tempos, nasceu em Estagira em 384 a.C e morreu.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
A ARTE GREGA.
Arte grega A arte como patrimônio da humanidade
GRÉCIA GRÉCIA Os gregos foram os primeiros artistas realistas da história, ou seja, os primeiros a se preocupar em representar a natureza tal qual ela.
Grécia Antiga.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
Do que tratam os mitos? Surgimento do mundo e dos homens. Origem dos deuses e seres sobrenaturais. Formação social e como os homens devem se comportar.
Acordo de Leniência Brasília, 17 de março de 2016.
O nascimento da Filosofia
Esparta e Atenas Aulas 10 e 11. Período Arcaico (séculos VIII - VI a.C.): Os genos perderam força, o que provocou a segunda diáspora e, depois, a formação.
A Música e Seus Primeiros Passos Quando surgiu o nome das notas musicais? A partir de que época podemos conhecer realmente a música do passado?
DIMENSÕES OPERACIONAIS DO TURISMO - ELEMENTOS: # Setor Público ( Turismo Receptivo ) # Setor Privado ( Turismo Emissivo /Receptivo ) # 3o. Setor ( Turismo.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Arte Clássica Arte da Grécia Antiga
O que é Estado? Políticas Culturais Conceituando a política A política é atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamente, pólis, em.
A Religião Egípcia.
"Eu gostaria de ter estudado latim, assim eu poderia me comunicar melhor com o povo da América Latina.“ deveria ter nascido mudo!!
Primeira Idade da Música Paleolítico e Neolítico.
Quadro de Portinari que representa a chegada da família real ao Brasil.
Porque é Feriado em 5 de Outubro? A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade europeia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
VISITA AO TEATRO MUNICIPAL BALTAZAR DIAS 16 de novembro de 2015.
Persas e Fenícios Um pouco de seus modos de trabalho e cultura Bolsistas PIBID: Monique R Marcelly I.
Introdução às Ciências Políticas Atividade 6 – Introdução às Ciências Políticas Significados do termo Política Significados do termo Política: ação coletiva.
Cultura na antiga Grécia Os gregos no século V a.C.
Partid a Lucas 1, Lucas 1, Lucas 1, Marcos 3, João 19, Actos 1,14 e 2, Chegad a.
Religião na Antiga Grécia
Trabalhando com produção textual
SEMÂNTICA Amém.... COMO TUDO COMEÇOU: Manual do Candidato (UNICAMP – 1992) “Partimos do pressuposto de que uma competência voltada para um desempenho.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Terra entre rios..
ARTE GÓTICA.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
 A partir do fim da década de 1970 o conceito de cultura punk adquiriu novo sentido com a expressão Movimento Punk, que passou a ser usada para definir.
Os Gêneros Literários. O termo gênero é utilizado, nas diferentes formas de arte, para denominar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes.
Teatro Grego Teatro de Dioniso – Atenas – 2011
HISTÓRIA DA TELEVISÃO Primeiras Transmissões Experimentais Protótipo de Aparelho de TV Criado por John L. Baird Década 20 Início das Transmissões Abertas.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Silvia Helena.
MITOLOGIA GRECO-ROMANA O mito de Prometeu
O Modelo Ateniense.
HUMANISMO EM PORTUGAL NOMEAÇÃO DE FERNÃO LOPES A CRONISTA-MOR DA TORRE DO TOMBO CONTEXTO HISTÓRICO No final do século XV, a Europa passava por grandes.
GRÉCIA Localização: Península Balcânica, entre os mares Egeu e Jônico Períodos Pré-Homérico (Sec. XX à XII a.C.) – Ilíada e Odisséia – Comunidades Gentílicas.
Atividade Página 23.
Transcrição da apresentação:

A ORIGEM DO TEATRO GREGO

O Culto a Dionísio: o mito Origem do mundo Início - Grande vazio. Caos - Elemento de personificação do que é a vida. Eros - força de atração. Anteros - força de repulsão. Grande vazio

Filhos - os Titãs, as Titânides, os Ciclopes e os Hecatônquiros. Origem dos deuses Gaia - a Terra. Urano - o Céu. Filhos - os Titãs, as Titânides, os Ciclopes e os Hecatônquiros. Gaia Urano Titãs Titânides Ciclopes Hecatônquiros

Cronos e Reia Cronos castrando Urano Cronos devorando o filho Hades Poseidon Zeus Héstia Deméter Hera

Zagreu, o primeiro Dionísio Dois nascimentos de Dionísio - mães: Perséfone e Sêmele. Zagreu Dionísio Sêmele Perséfone

As primeiras procissões A relação dos gregos com os deuses (antropomórficos) era relevante. O desenvolvimento da procissão e do ditirambo (canto lírico com dança, poesia e coro.). As procissões passam a ser organizadas pelo Estado. A palavra “Tragédia” vem de: Trago = bode e Óide = canto, significando “Canto do Bode”. Sacrifício Análise de uma imagem presente em um vaso (um sacrifício aos deuses). Dançarinos coríntio da época de Árion. Pintura de um afresco, século VI a.C.

As Dionisíacas Organização das manifestações: questão sócio-política-econômica e religiosa. Por volta do século 600 a.C. o culto ocupa um cenário mais poético. Dinisíacas rurais (dezembro - komos - falos) e urbana (março e janeiro – “leneias”). O início das Grandes Dionisíacas se dá no governo de Psístrato e tem seu auge no governo de Péricles, no século V a.C. Téspis nas Grandes Dionisíacas – “respondedor” - 1º ator. Auge da democracia X auge dos festivais teatrais.

O arconte era o organizador das dionisíacas. Os festivais eram patrocinados pelo corega. As ágons eram as competições entre os artistas. Inscrições das tragédias: em tetralogias. A chegada do público nos festivais. Os locais de acomodação do público. O papel do público no teatro: viver a emoção dos deuses. O público aprovava ou reprovava o espetáculo.

Imagem de Dionísio visitando Ícaro. Aparatos e indumentária do ator Dionísio e Ícaro Imagem de Dionísio visitando Ícaro. Aparatos e indumentária do ator Quiton – túnica de mangas largas, cores diversas e cintura alta. Coturno – sapato de solas grossas e pintadas. Onkos – adorno da cabeça, acima da máscara. Os atores usavam signos de nacionalidade. Somátion – enchimento no figurino da comédia. As máscaras e seus objetivos. Quiton Coturno Máscara com onkos Máscara da tragédia Máscara da comédia

Espaços arquitetônicos do teatro grego Odeion. Theatron. Orchestra. Eisodos. Skene. Proskenio. Mechané. Templo.