A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalhando com produção textual

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalhando com produção textual"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalhando com produção textual

2 Considerações sobre a noção de texto
Duas considerações fundamentais sobre a natureza do texto: Primeira consideração: o texto não é um aglomerado de frases. Segunda consideração: todo texto contém um pronunciamento dentro de um debate de escala mais ampla.

3 Considerações sobre a noção de texto
O que é um texto? Algo que é construído como uma tessitura. O que constitui um bom texto? Estabelecer relações entre as palavras. Como se chega a um bom texto? Chega-se a um bom texto a partir de um bom trabalho de leitura. Como avaliamos um texto como bom? A atividade de avaliar textos traz consigo um desafio: um bom texto que tenha conteúdo, o que quer dizer que a avaliação não deve ser um caça-erros (significa ir além dos erros), ir além da assepsia e higienização lingüística.

4 Texto: tipos e gêneros TEXTO → TIPOS: Narrativo Descritivo
Dissertativo → GÊNEROS: Diferentes manifestações da linguagem. Todo texto se organiza dentro de um determinado gênero. As intenções comunicativas, como parte das condições de produção dos discursos, geram usos sociais que determinam os gêneros, os quais dão forma aos textos

5 Texto narrativo Estrutura do texto narrativo (início, problema, conseqüências, solução, final); elementos do texto narrativo (espaço, tempo, personagem, ação); seqüência lógica; diferentes gêneros narrativos (fábula, HQ, tiras, romances, filme, teatro, novelas, desenho, publicidades, poesia, histórias infantis, contos, charge, anúncios publicitários, músicas, etc.); características (linguagem, descrição, detalhes, uso da língua, etc.); discursos: direto e indireto.

6 Texto descritivo Muito provavelmente estará dentro do texto narrativo, uma vez que sozinho (descontextualizado) ele não existe; características; a descrição na narração.

7 Texto dissertativo Noção de texto (não um amontoado de frases soltas); estrutura (organização semântica/lexical e sintática do texto; tese (ponto de vista); argumentos (por quê?, como, onde, quando, de que forma, relação causa/efeito, o que o problema tratado gera, como o problema tratado tem início, explicações, discussão de pontos de vista diferentes, etc.); evidências (exemplos, dados, narrações pertinentes – a serviço da argumentação – estatísticas, percentuais, informações dos veículos de comunicação, etc.);

8 Texto dissertativo Estratégias argumentativas; funções da linguagem; figuras de linguagem; estilística; figuras de sintaxe; vícios da linguagem; relação linguagem falada e escrita; coesão; coerência; relações semânticas pertinentes; relações sintáticas pertinentes; relações lexicais relevantes; tópico/comentário; progressão textual; relação com o contexto; fatores pragmáticos; diferentes gêneros (redação de vestibular, editorial, texto de opinião de revista de circulação nacional, ensaios, artigos, crônicas, etc.).

9 Estrutura do texto dissertativo
Introdução: apresentação da delimitação do tema. Sobre o que irei escrever. Desenvolvimento: desenvolvimento dos argumentos escolhidos pelo produtor do texto. Não apenas citá-los; qual é a estratégia escolhida por quem vai produzir o texto. Conclusão: fechamento das ideias.

10 Proposta de redação de vestibular
Análise das propostas do último vestibular – UPF/ 2011 Delimitação do tema: sobre o que o aluno tem que escrever.


Carregar ppt "Trabalhando com produção textual"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google