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PublicouMilton Leão Maranhão Alterado mais de 8 anos atrás
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KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (Orgs.). Gêneros textuais: Reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. In: LOPES-ROSSI, Maria A parecida Garcia. Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p. 69 - 82. Apresentação: Rodrigo Rabelo e Evaniele Barbosa
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Proponho-me aqui a expor e comentar as principais características de projetos pedagógicos de leitura e produção escrita de gêneros discursivos desenvolvidos sob minha orientação em muitas escolas públicas, particulares, dos níveis fundamental, médio e superior. Os professores que desenvolveram esses projetos após um período de estudos sobre a fundamentação teórica básica para esse enfoque pedagógico – alguns ainda acadêmicos do último ano de Letras – manifestaram-se muito satisfeitos com os resultados, surpresos pela participação dos alunos, motivados e inspirados para novos projetos.
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Um dos méritos do trabalho com gêneros discursivos é o fato de proporcionar o desenvolvimento da autonomia do aluno no processo de leitura e produção textual como consequência domínio do funcionamento da linguagem em situações de comunicação. O professor deve criar condições para que os alunos possam apropriar-se das características discursivas e linguísticas de gêneros diversos, em situações de comunicações reais. Visam ao conhecimento, à leitura, à discussão sobre o uso e às funções sociais dos gêneros escolhidos e, quando pertinente, a sua produção escrita e circulação social.
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Bulas de remédios, rótulos de produtosPropaganda política, propaganda de produtos,Etiquetas de roupas, manuais de instruçãoContratos, notas fiscais
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As atividades de leitura devem levar os alunos a perceber a composição do gênero. Devem ser planejadas de acordo com a sua função social e seus propósitos comunicativos. A leitura desses gêneros discursivos na escola nem sempre pressupõe a escrita e produção.
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Poesia, romanceVerbete de dicionário, lenda, fábulaCordel, adivinha, piada, letra de música, mapa
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Leitura para apropriação das características típicas do gênero discursivo Série de atividades de leitura, comentários e discussões de vários exemplos do gênero para o conhecimento de suas características discursivas, temáticas e composicionais (aspectos verbais e não verbais) Produção escrita do gênero de acordo com suas condições de produção típicas Série de atividades de produção: _planejamento da produção (assunto, esboço geral, forma de obtenção de informações, recursos necessários) _ coleta de informações - produção da primeira versão -Revisão colaborativa do texto -Produção da segunda versão - Revisão colaborativa do texto - Produção da versão final, incluindo o suporte para circulação do texto Divulgação ao público, de acordo com a forma típica de circulação do gênero Série de providências para efetivar a circulação da produção dos alunos fora da sala de aula e mesmo da escola, de acordo com as necessidades de cada evento de divulgação e das características do gênero
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Produção de cartazes para divulgação de duas festas promovidas pela escola e afixá-los em vários estabelecimentos comerciais do bairro. Elaborar um jornal de classificados com anúncios de serviços prestados ou de produtos caseiros vendidos por familiares e amigos e distribuí-los pelo bairro. Confeccionar cartões de natal e enviá-los a familiares e amigos. Produzir livros de contos (de mistério, fantásticos, de humor) com ilustrações para o lançamento em evento na escola.
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Produzir livros de poesias Elaborar jornal e revista- impressos e veiculados pela internet – com reportagens sobre a cidade e sobre temas de interesse dos alunos Confeccionar cartazes veiculados a propagandas sociais visando à conscientização sobre temas atuais e apresentá-los em local de circulação de seu público – alvo Elaborar críticas de CDs para inseri-las na programação da rádio da escola antes da apresentação das músicas
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Elaborar críticas de filmes selecionados para uma semana de cinema na escola e divulgá-las, em forma de catálogo, para orientar a escolha do público convidado a assistir aos filmes Elaborar notícias para a rádio da escola Elaborar paródias para um concurso na escola Elaborar curriculum vitae com carta de encaminhamento e, ainda, carta de solicitação de emprego para enviar a empresas da cidade buscando, de fato, um emprego Produzir livros de histórias infantis ilustrados (visando o público- alvo de 6 a 8 anos) para a doação a uma escola pública da cidade.
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Módulos didáticos
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O módulo de leitura nesse formato proposto deve levar o aluno a discutir, comentar e conhecer as condições de produção e de circulação do gêneros discursivos escolhidos para o projeto a partir de vários exemplos. Por “características discursivas” entendemos as condições de produção e de circulação de um gênero, de maneira geral reveladas com respostas a indagações.
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A percepção da relação dinâmica entre os sujeitos e a linguagem e a percepção do caráter histórico e social do gênero discursivo em estudo. As atividades de leitura também devem levar os alunos a perceber: a temática desenvolvida pelo gênero discursivo, sua forma de organização e sua composição geral. A sequência de atividades desse primeiro módulo contribui para o desenvolvimento de habilidades de leitura dos alunos e prepara para a produção escrita no sentido de dotá-lo do conhecimento sobre o gênero.
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A organização das atividades dá oportunidades de desenvolver sua competência comunicativa pela apropriação das características típicas do gênero em estudo. A quantidade de horas/aula depende da complexidade do gênero e dos conhecimentos prévios dos alunos.
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Os alunos devem ser organizados em pequenos grupos, pois isso irá favorecer a interação e troca de informações, a divisão de tarefas entre outras coisas. Revisão e correção participativa dos textos produzidos pelos alunos, envolvendo o professor, outros colegas da sala e até mesmo outros leitores. O professor interfere com colocações mais apuradas
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A Refacção dos textos e mais uma revisão colaborativa são necessárias e, em alguns casos, pode ser recomendada uma terceira escrita. Alunos se mostram mais atentos às formalidades da escrita em função do objetivo pretendido, pois estão preocupados em apresentar ao público um produto final bonito, bem-acabado. Inclui-se também a colocação do texto em um portador adequado.
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A divulgação ao público das produções dos alunos de acordo com a forma típica de circulação do gênero requer providências, como montar uma exposição ou distribuir os textos ao público-alvo.
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Dadas as características de um projeto para produção escrita de gêneros discursivos, podemos concluir que não é possível desenvolver num ano letivo uma grande quantidade de projetos. No entanto, o benefício para os alunos decorre da quantidade de atividades que cada projeto envolve, do desenvolvimento das várias habilidades que exige dos alunos e dos inúmeros conhecimentos que mobiliza.
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O sucesso dessa proposta pedagógica depende crucialmente de uma mudança de concepção de ensino de produção escrita que requer, entre outras condições: ◦ Um professor como mediador dos conhecimentos, orientador e parceiro dos alunos nas produções; ◦ Um contexto que favoreça a interação entre os alunos, a troca de conhecimentos, a valorização das habilidades individuais; e ◦ Uma avaliação dos alunos ao longo do processo.
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O professor interessado em informações sobre o trabalho em sala de aula com gêneros discursivos enfrenta, ainda, várias dificuldades, dentre elas, duas: ◦ Uma escassez de caracterização de gêneros discursivos aplicados ao ensino; ◦ O modelo de produção texto mantido pelos livros didáticos.
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A prática pedagógica com projetos de leitura e de produção de gêneros discursivos que tenho acompanhado, com as características aqui descritas, mostra-se possível mesmo em escolas com poucos recursos financeiros. Depende de um professor mais bem informado sobre a fundamentação teórica básica a essa prática e determinado a mobilizar alguns recursos materiais mínimos para a realização da tarefa.
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