A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (Orgs.). Gêneros textuais: Reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (Orgs.). Gêneros textuais: Reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial,"— Transcrição da apresentação:

1 KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (Orgs.). Gêneros textuais: Reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. In: LOPES-ROSSI, Maria A parecida Garcia. Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p. 69 - 82. Apresentação: Rodrigo Rabelo e Evaniele Barbosa

2 Proponho-me aqui a expor e comentar as principais características de projetos pedagógicos de leitura e produção escrita de gêneros discursivos desenvolvidos sob minha orientação em muitas escolas públicas, particulares, dos níveis fundamental, médio e superior. Os professores que desenvolveram esses projetos após um período de estudos sobre a fundamentação teórica básica para esse enfoque pedagógico – alguns ainda acadêmicos do último ano de Letras – manifestaram-se muito satisfeitos com os resultados, surpresos pela participação dos alunos, motivados e inspirados para novos projetos.

3  Um dos méritos do trabalho com gêneros discursivos é o fato de proporcionar o desenvolvimento da autonomia do aluno no processo de leitura e produção textual como consequência domínio do funcionamento da linguagem em situações de comunicação.  O professor deve criar condições para que os alunos possam apropriar-se das características discursivas e linguísticas de gêneros diversos, em situações de comunicações reais.  Visam ao conhecimento, à leitura, à discussão sobre o uso e às funções sociais dos gêneros escolhidos e, quando pertinente, a sua produção escrita e circulação social.

4 Bulas de remédios, rótulos de produtosPropaganda política, propaganda de produtos,Etiquetas de roupas, manuais de instruçãoContratos, notas fiscais

5  As atividades de leitura devem levar os alunos a perceber a composição do gênero.  Devem ser planejadas de acordo com a sua função social e seus propósitos comunicativos.  A leitura desses gêneros discursivos na escola nem sempre pressupõe a escrita e produção.

6 Poesia, romanceVerbete de dicionário, lenda, fábulaCordel, adivinha, piada, letra de música, mapa

7

8 Leitura para apropriação das características típicas do gênero discursivo Série de atividades de leitura, comentários e discussões de vários exemplos do gênero para o conhecimento de suas características discursivas, temáticas e composicionais (aspectos verbais e não verbais) Produção escrita do gênero de acordo com suas condições de produção típicas Série de atividades de produção: _planejamento da produção (assunto, esboço geral, forma de obtenção de informações, recursos necessários) _ coleta de informações - produção da primeira versão -Revisão colaborativa do texto -Produção da segunda versão - Revisão colaborativa do texto - Produção da versão final, incluindo o suporte para circulação do texto Divulgação ao público, de acordo com a forma típica de circulação do gênero Série de providências para efetivar a circulação da produção dos alunos fora da sala de aula e mesmo da escola, de acordo com as necessidades de cada evento de divulgação e das características do gênero

9  Produção de cartazes para divulgação de duas festas promovidas pela escola e afixá-los em vários estabelecimentos comerciais do bairro.  Elaborar um jornal de classificados com anúncios de serviços prestados ou de produtos caseiros vendidos por familiares e amigos e distribuí-los pelo bairro.  Confeccionar cartões de natal e enviá-los a familiares e amigos.  Produzir livros de contos (de mistério, fantásticos, de humor) com ilustrações para o lançamento em evento na escola.

10  Produzir livros de poesias  Elaborar jornal e revista- impressos e veiculados pela internet – com reportagens sobre a cidade e sobre temas de interesse dos alunos  Confeccionar cartazes veiculados a propagandas sociais visando à conscientização sobre temas atuais e apresentá-los em local de circulação de seu público – alvo  Elaborar críticas de CDs para inseri-las na programação da rádio da escola antes da apresentação das músicas

11  Elaborar críticas de filmes selecionados para uma semana de cinema na escola e divulgá-las, em forma de catálogo, para orientar a escolha do público convidado a assistir aos filmes  Elaborar notícias para a rádio da escola  Elaborar paródias para um concurso na escola  Elaborar curriculum vitae com carta de encaminhamento e, ainda, carta de solicitação de emprego para enviar a empresas da cidade buscando, de fato, um emprego  Produzir livros de histórias infantis ilustrados (visando o público- alvo de 6 a 8 anos) para a doação a uma escola pública da cidade.

12 Módulos didáticos

13  O módulo de leitura nesse formato proposto deve levar o aluno a discutir, comentar e conhecer as condições de produção e de circulação do gêneros discursivos escolhidos para o projeto a partir de vários exemplos.  Por “características discursivas” entendemos as condições de produção e de circulação de um gênero, de maneira geral reveladas com respostas a indagações.

14  A percepção da relação dinâmica entre os sujeitos e a linguagem e a percepção do caráter histórico e social do gênero discursivo em estudo.  As atividades de leitura também devem levar os alunos a perceber: a temática desenvolvida pelo gênero discursivo, sua forma de organização e sua composição geral.  A sequência de atividades desse primeiro módulo contribui para o desenvolvimento de habilidades de leitura dos alunos e prepara para a produção escrita no sentido de dotá-lo do conhecimento sobre o gênero.

15  A organização das atividades dá oportunidades de desenvolver sua competência comunicativa pela apropriação das características típicas do gênero em estudo.  A quantidade de horas/aula depende da complexidade do gênero e dos conhecimentos prévios dos alunos.

16  Os alunos devem ser organizados em pequenos grupos, pois isso irá favorecer a interação e troca de informações, a divisão de tarefas entre outras coisas.  Revisão e correção participativa dos textos produzidos pelos alunos, envolvendo o professor, outros colegas da sala e até mesmo outros leitores.  O professor interfere com colocações mais apuradas

17  A Refacção dos textos e mais uma revisão colaborativa são necessárias e, em alguns casos, pode ser recomendada uma terceira escrita.  Alunos se mostram mais atentos às formalidades da escrita em função do objetivo pretendido, pois estão preocupados em apresentar ao público um produto final bonito, bem-acabado.  Inclui-se também a colocação do texto em um portador adequado.

18  A divulgação ao público das produções dos alunos de acordo com a forma típica de circulação do gênero requer providências, como montar uma exposição ou distribuir os textos ao público-alvo.

19  Dadas as características de um projeto para produção escrita de gêneros discursivos, podemos concluir que não é possível desenvolver num ano letivo uma grande quantidade de projetos. No entanto, o benefício para os alunos decorre da quantidade de atividades que cada projeto envolve, do desenvolvimento das várias habilidades que exige dos alunos e dos inúmeros conhecimentos que mobiliza.

20  O sucesso dessa proposta pedagógica depende crucialmente de uma mudança de concepção de ensino de produção escrita que requer, entre outras condições: ◦ Um professor como mediador dos conhecimentos, orientador e parceiro dos alunos nas produções; ◦ Um contexto que favoreça a interação entre os alunos, a troca de conhecimentos, a valorização das habilidades individuais; e ◦ Uma avaliação dos alunos ao longo do processo.

21  O professor interessado em informações sobre o trabalho em sala de aula com gêneros discursivos enfrenta, ainda, várias dificuldades, dentre elas, duas: ◦ Uma escassez de caracterização de gêneros discursivos aplicados ao ensino; ◦ O modelo de produção texto mantido pelos livros didáticos.

22  A prática pedagógica com projetos de leitura e de produção de gêneros discursivos que tenho acompanhado, com as características aqui descritas, mostra-se possível mesmo em escolas com poucos recursos financeiros. Depende de um professor mais bem informado sobre a fundamentação teórica básica a essa prática e determinado a mobilizar alguns recursos materiais mínimos para a realização da tarefa.


Carregar ppt "KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (Orgs.). Gêneros textuais: Reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google