ELEMENTOS TEÓRICOS CONCEITUAIS DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA AS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL Bloco 3 – Aula 2 Profa. Cláudia Galian.

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Transcrição da apresentação:

ELEMENTOS TEÓRICOS CONCEITUAIS DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA AS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL Bloco 3 – Aula 2 Profa. Cláudia Galian

Comportamento social  Comportamento que envolve dois ou mais animais  Envolve comunicação (transferência de informações por meio de sinais que evoluíram para essa função)  Quando o comportamento de um altera a probabilidade de comportamento do outro (todas as formas)

Instinto social  Sugere a existência de uma força interna que leva ao comportamento social  Comportamento instintivo: refere-se a comportamentos que parecem inatos  Hereditariedade e aprendizado: importância relativa depende da espécie

Comportamento social  Tipicamente é sobre um dado do ambiente, sobre o estado fisiológico do emissor ou sobre as intenções do emissor  Atividades de manutenção e interações sociais

Por que estudar o comportamento social?  Comportamentos são adaptativos  Comportamento funciona em associação com adaptações fisiológicas e anatômicas  Entre animais de vida longa, o aprendizado permite que a informação não contida nos genes passe de geração a geração

Adaptação  Qualquer característica que tenha como função auxiliar a sobrevivência e a reprodução de um organismo  Comportamento é parte vital da adaptação ao ambiente

Seleção natural  Charles Darwin e Alfred Wallace (1858) + Leis da Hereditariedade  Número de indivíduos de uma espécie permanece mais ou menos constante  Indivíduos não são todos iguais: alguns são menos adaptados ao ambiente e tendem a perecer antes de se reproduzirem, ou não o fazem tão eficientemente quanto os outros

Seleção natural  Indivíduos relativamente mal adaptados fornecem menos descendentes para a geração seguinte  Os genes dos animais melhor adaptados terão frequência relativa cada vez maior a cada geração  Gerações futuras serão melhor adaptadas ao ambiente

Seleção natural  Como os ambientes mudam, o grau de adaptação também varia  Características herdadas dos pais são codificadas em genes: em animais superiores pode ocorrer transmissão de comportamentos por aprendizado (transmissão cultural)

Seleção natural  Se apenas animais que sobrevivem até a maturidade podem se reproduzir, é de se esperar que um comportamento que auxilie a sobrevivência seja perpetuado nos descendentes e dessa forma evolua  Da mesma forma, evoluirá um comportamento que aumente a eficiência reprodutiva

Controle do comportamento pelos genes  Necessário que sejam herdados genes que comandem comportamentos adaptativos  Mesmo no caso de transmissão cultural, os animais devem herdar a capacidade de aprender e usar o comportamento que lhes é exposto

Reino animal  Eucariontes, pluricelulares e heterótrofos  A maioria tem capacidade de locomoção  Apenas neste Reino são encontrados tecidos nervoso e muscular

Poríferos

 Organismos simples  Sésseis  Grande maioria das espécies é marinha  Alimentam-se por filtração  Cada célula alimenta-se por si própria  Encontradas desde a zona costeira até profundidades de mais de 6000 metros, no mundo inteiro, desde as águas polares até as regiões tropicais

Cnidários ou celenterados  Primeiros animais a apresentarem cavidade digestiva no corpo  Primeiros animais a apresentarem tecidos verdadeiros e células nervosas  Móveis e sésseis  Célula especial: cnidócito (defesa e captura de presas)

Platelmintos  Vermes achatados  Parasitas e de vida livre (cílios)  Tubo digestivo incompleto  Primeiros animais com sistema nervoso central  Maioria é hermafrodita  Alguns fazem fissão longitudinal

Nematelmintos  Vermes cilíndricos e alongados  Sistema digestivo completo  Sexos separados  Sistemas circulatório e respiratório ausentes  Presentes em todos os ambientes: terrestre, água doce e marinho

Anelídeos  Corpo segmentado em anéis  Em geral, cada anel corresponde inclui uma porção dos sistemas nervoso e circulatório, permitindo-lhes funcionar com relativa independência  A maioria tem cerdas em cada segmento, para a locomoção  Tubo digestivo completo  Respiração cutânea

Moluscos  Corpo mole e não segmentado  Muitas vezes o corpo é dividido em cabeça, pé muscular e manto (que pode secretar uma concha)  Sistema digestivo completo (rádula em alguns)  Sexos separados

Artrópodes  Apêndices articulados  Corpo segmentado  Exoesqueleto rígido  Habitam praticamente todos os ambientes do planeta  O sistema circulatório dos artrópodes consiste numa bateria de corações que se dispõem ao longo do corpo e que bombeiam a hemolinfa

Equinodermos  Animais marinhos  Endoesqueleto calcário  Espinhos pelo corpo, de diversos formatos  A maioria é de vida livre  Locomoção, respiração, circulação, excreção e percepção do animal: sistema ambulacral  Normalmente, sexos separados  A maioria se alimenta de animais vivos ou mortos  Muitos têm poder de regeneração