TIC 1. Informática  A palavra informática tem origem na junção das palavras informação e automática  Informática significa, portanto, tratamento da.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Advertisements

Tecnologias da Informação e Comunicação
Tecnologias da Informação
Especificação de Software
Tecnologias da Informação e Comunicação
INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Tecnologias da Informação e Comunicação Formadora: Rute Santos
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação
Escola Básica de Rio Tinto nº2
INICIAÇÃO À INFORMÁTICA. O que são as Tecnologias de Informação ?... As Tecnologias de Informação dizem respeito a processos de tratamento, controlo e.
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Conceitos Introdutórios
Escola Básica nº 2 de Rio Tinto
7º Ano Prof: Lídia Henriques Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos.
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Tecnologias da Informação e Comunicação
O Computador e o Sistema de Informação Nome: Marco P. A. Silva Turma: S-13 (Sistemas) Processo nº Data: Para Formador: Luís Balão - Disciplina: Sistemas.
Tecnologias da Informação e Comunicação
Tecnologias da Informação e Comunicação
Metodologia 5W2H Quem O quê Por quê Quanto 5W2H Onde Como Quando.
Conceitos Básico  Informática  Tecnologias da Informação  Diferença entre Informação e Dados  Diferentes Áreas das Tecnologias da Informação  Estrutura.
E SCOLA B ÁSICA E S ECUNDÁRIA DE F AJÕES Aplicações Informáticas e Sistemas de Exploração 2010/11 1.
Escola Secundária de Monserrate
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Modulo 16 trabalho FILIPE CABRAL. Placa de rede  Uma placa de rede (também chamada adaptador de rede ou NIC, do acrônimo inglês Network Interface Card)
Tecnologias da Informação e Comunicação
NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
Escola Secundária Olavo Moniz Formação Pessoal e Social Engenharia Informática Wagner Do Rosário Ricardo Salvador Nuno Barros Edson Évora Heitor Silva.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E ADMINISTRATIVAS.
CRTIC de Pombal 2012/2013 CENTRO DE RECURSOS T I C PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL DE POMBAL.
A importância e o poder da informação Prof. Enir da Silva Fonseca
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
COMUNICAÇÃO VISUAL Origem e conceito de comunicação, o processo de comunicação visual. O Indício, o Ícone, Sinal e Símbolo como signos adotados na comunicação.
Audiência Pública – Senado Federal Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania Brasília, 09/12/2014.
A importância das TIC Com a partilha de experiências surge, não só, um conhecimento mais optimizado das TIC, como também, uma relação interpessoal, mais.
Introdução às T.I.C. Conceitos básicos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação Tipos de software e programas de aplicações informáticas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Para entender o que é política pública Produção cultural
Ciência da Informação em contexto Peter Ingwersen.
Internet - Evolução Sofia Margarida Parreira Rodrigues HOME Última página Introdução Internet Service Providers Protocolos Software para Internet Génese.
0 ABONO PARA FALHAS. 1.CONCEITO 2.QUEM PODE AUFERIR? 3.MONTANTE PECUNIÁRIO 4. ATRIBUIÇÃO DO ABONO ABONO PARA FALHAS Programa.
Informática Básica Karine Alessandra Córdova O navegador é o principal programa para acessar a Internet. Com ele, você pode visitar endereços na rede,
Elementos preliminares de monografias  O objetivo de pesquisa  A revisão bibliográfica  O problema (idéia de pesquisa)  O método de pesquisa  A justificativa.
Metodologia Científica Resumo de Escrito Adolflayter Machado Amanda Rodrigues Rosilene da Silva.
Desenvolvimento dirigido a modelos Introdução. Agenda Modelos.
Apresentação da Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores Modelação de Processos Alternativos de Conflito utilizando a Técnica.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
COMUNICAÇÃO OS GERENTES PASSAM MAIS DE 75% DO SEU TEMPO SE COMUNICANDO; A COMUNICAÇÃO É FREQUENTEMENTE DEFINIDA COMO A TROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE UM TRANSMISSOR.
Eletrónica CET - Electromedicina Capítulo 4 – Ampop
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
LOGÍSTICA Ilda Ruivo Licenciatura em Sociologia do Trabalho 2008.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Atividade Sistemática Trabalho em Equipe Identificar Problemas Potenciais, suas Causas e seus Efeitos. O FMEA tem a função de identificar os problemas.
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
EXEHDA-SS: UMA CONTRIBUIÇÃO A SENSIBILIDADE AO CONTEXTO NA MEDICINA UBÍQUA Luthiano R. Venecian, Adenauer C. Yamin Universidade Católica de Pelotas - Pelotas/RS.
Doutorado Programa de Pós-Graduação da UFMG, 2011 Orientação: Profa. Dra. Silvania Sousa do Nascimento Valkiria Santos, Paula Lameu, Claudia Bergamini.
Estrutura do computador
1  Enquadramento  Resultados  Desenvolvimentos futuros Informação Estatística sobre Comunicações Electrónicas.
Objetivos e Motivação Quando estudei a área de Tradução Audiovisual com ênfase em Legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE), a presente pesquisadora.
MENSURAÇÃO E ESCALA. Objetivos Apresentar o papel dos conceitos na pesquisa em administração Noção de mensuração Tipos de escalas de mensuração.
TIC.
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
Oficina de Informática
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
RET-SUS os significados do trabalho em rede REDE Emaranhado de elos que se relacionam, trocam e dependem uns dos outros, como uma comunidade não-geográfica.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação
Transcrição da apresentação:

TIC 1

Informática  A palavra informática tem origem na junção das palavras informação e automática  Informática significa, portanto, tratamento da informação por meios automáticos TIC – 9º ano2

Tecnologias da Informação  A expressão Tecnologias da Informação – TI (ou IT) surge quase como um sinónimo de informática  Actualmente também se utiliza bastante a designação Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC TIC – 9º ano3

4  Isto traduz o facto de que o tratamento da informação cada vez mais se liga a processos de transmissão ou comunicação da informação de uns locais para outros, a pequenas ou grandes distâncias

As TIC TIC – 9º ano 5  As TIC dizem respeito a processos de tratamento, controlo e comunicação de informação, fundamentalmente baseados em meios informáticos  As TIC incluem, para além da informática propriamente dita, outras áreas interligadas, entre as quais:

TIC – 9º ano 6  Burótica – utilização das tecnologias de informação e comunicação no escritório  Telemática – combinação das telecomunicações com a informática  Controlo e automação – processos de produção industrial controlados por meios informáticos

Dados e informação TIC – 9º ano 7  Ao falarmos de Informática e TIC, devemos começar por esclarecer o que se entende por informação  Em informática os dois termos – dados e informação – são frequentemente utilizados com o mesmo significado. No entanto, convém ter a noção da distinção entre estes dois termos:

TIC – 9º ano 8  Dados – são representações codificadas de factos ou eventos, objectos, pessoas ou outros tipos de entidades. Essas representações codificadas podem ser palavras, números ou outros tipos de códigos ou símbolos  Informação – diz respeito a um conjunto de dados articulados entre si de modo a assumirem um certo significado e a poderem traduzir-se em conhecimento para os seres humanos

 De uma certa forma simplificada, podemos dizer que a informação é constituída por dados organizados com algum significado para nós, seres humanos; os dados, por si só, podem não ter qualquer significado TIC – 9º ano9

Principais áreas das TIC TIC – 9º ano 10  Para além da informática propriamente dita, as TIC expandem-se para outras áreas, entre as quais se destacam as seguintes: Burótica, Telemática, Controlo e Automação

Informática TIC – 9º ano 11  A informática constitui actualmente um domínio muito amplo que diz respeito à concepção, criação, utilização e manutenção de sistemas informáticos. Podemos identificar as seguintes áreas principais em que se subdivide a informática, como actividade científica, técnica e profissional:

TIC – 9º ano 12  Informática na óptica do hardware – concepção e implementação dos componente de hardware  Informática na óptica do software – concepção e desenvolvimento do software necessário ao funcionamento do hardware

TIC – 9º ano 13  Informática na óptica do utilizador – operação ou utilização dos sistemas informáticos para a realização de determinadas tarefas de tratamento de informação, com fins diversificados (elaboração de documentos, manipulação de informação de bases de dados, desenho assistido por computador, etc)

TIC – 9º ano 14  Informática na óptica dos técnicos de informática ou técnicos de manutenção de sistemas – montagem, manutenção e reparação de sistemas informáticos

TIC – 9º ano 15  As áreas de aplicação dos meios informáticos são inúmeras, tendo-se assistido, nos últimos tempos, à informatização ou introdução da informática em quase todos os sectores da vida social: administração pública, actividades empresariais, sistema educativo, sistema de saúde, comunicação social, etc

TIC – 9º ano 16  Os programas de aplicação informática – muitas vezes designados por aplicações informáticas – são também muito diversificados, entre os principais tipos de programas temos:  Programas de processamento de texto  Programas de folhas de cálculo  Programas de bases de dados

TIC – 9º ano 17  Programas de desenho  Programas de acesso à Internet e utilização dos seus serviços  Programas de modelação e simulação computacional  Sistemas de Inteligência Artificial  Programas de entretenimento  Etc.

Burótica  Burótica – de bureau – designa a aplicação de meios informáticos no tratamento e circulação de informação num escritório ou parte administrativa de uma organização  Uma expressão actualmente utilizada com o mesmo significado é ofimática – de office TIC – 9º ano18

TIC – 9º ano 19  Em qualquer dos casos, trata-se de conceber, adaptar e utilizar meios informáticos para recolher, tratar e fazer circular a informação que interessa a uma organização  Para tal, as organizações podem necessitar não apenas de instalar um determinado número de computadores e respectivo software como também, usualmente, montar uma rede de computadores, ter uma ligação à Internet e/ou outros serviços telemáticos

Telemática  A telemática conjuga os meios informáticos (computadores, routers, etc) com os meios de comunicação à distância ou telecomunicações (linhas telefónicas, satélites, etc)  A própria palavra telemática é uma área das TIC em grande desenvolvimento e com grandes potencialidade e perspectivas TIC – 9º ano20

Controlo e automação TIC – 9º ano 21  As tecnologias de controlo e automação dizem respeito a sistemas e processos de controlo da produção industrial. Um dos domínio é a Robótica

 Robótica – sistemas electromecânicos em que intervêm meios e processos informáticos TIC – 9º ano22