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GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,

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Apresentação em tema: "GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE PROJETOS

2 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Programa e Gerenciamento de Portfólio. 1.2. Gerenciamento de Projetos e Gerenciamento de Operações 1.3. Projeto: Ciclo de Vida e Características

3 Gestão de projetos Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Programa e Gerenciamento de Portfólio PROJETO: É um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Por suas características, tem que ter início, desenvolvimento e término bem definidos. Embora possam existir operações repetitivas, cada uma acontece em tempos e/ou condições diferentes, seja a situação econômica, clima ou outra condição que possa afetar ou alterar o andamento do projeto. Por exemplo, prédios de escritórios podem ser construídos com materiais similares ou até pela mesma equipe, contudo, cada um é exclusivo, com diferentes concepções arquitetônicas, materiais, fornecedores, etc. É muito importante que início e final fiquem bem definidos, podem durar um dia, um mês, anos ou décadas.

4 Gestão de projetos Introdução ao Gerenciamento de Projetos PROJETO: Um projeto pode envolver uma pessoa, uma equipe, uma ou várias unidades organizacionais. Por sua natureza de exclusividade é natural que hajam muitas incertezas nos projetos e isso exige mais planejamento e controle. Um projeto pode criar: Um produto que pode ser um item final ou um componente de outro produto. Uma capacidade de realizar um serviço como funções de negócios que dão suporte à produção, à venda, à distribuição, etc. Um resultado, como um produto ou um documento, por exemplo, um projeto de pesquisa para verificar uma nova tendência ou se um novo produto trará algum benefício à sociedade.

5 Resgate Histórico... Poder associado a...TerraProduçãoInformação TrabalhoArtesanalEspecializadoDistância 5 Era industrial: poder de decisão centralizado (alta administração) Necessidade atual: agilidade na tomada de decisão – Poder está em todos os níveis decisórios

6 Globalização, avanços tecnológicos, disponibilidade de informação TRABALHOS COM EQUIPES TEMPORÁRIAS AMBIENTE DINÂMICO COMPLEXIDADE DE PRODUTOS E PROCESSOS NECESSIDADE DE RESPOSTAS RÁPIDAS PRODUTOS E SERVIÇOS ÚNICOS E EXCLUSIVOS CONCORRÊNCIA SUSTENTABILIDADE Gerenciamento por Projetos

7 Qual a importância do Gerenciamento de Projetos? Cada vez mais as organizações precisam realizar trabalhos com diferentes envolvidos, com equipes temporárias e gerar resultados para demandas únicas ou exclusivas. operações projetos

8 Ciclo de vida de produtos cada vez menores TEMPO VENDAS Presente Passado

9 T

10 O TRABALHO NAS EMPRESAS PROJETOS OPERAÇÕES PROCESSOS CONTÍNUOS REPETITIVOSPROJETOS TEMPORÁRIOS ÚNICOS

11 O que é esforço de trabalho contínuo? “é geralmente um processo repetitivo porque segue os procedimentos existentes em uma organização.” [Guia PMBOK®] O trabalho contínuo existe enquanto existir a organização. -Atendimento no callcenter - Rotina de compras de materiais de escritório - Fabricação de veículos em uma montadora - Vendas na loja de departamentos - Limpeza das instalações prediais - Gestão dos recursos humanos - Segurança Isso não é projeto!

12 O que é um Projeto? “Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.” [Guia PMBOK®] TEMPORÁRIO Tem prazo Tem objetivo Ter objetivo claro, definido e divulgado é determinante para o sucesso do projeto

13 Produto ou serviço único Inédito Exclusivo Único em sua categoria Mesmo que a organização construa 10 prédios residenciais com o mesmo desenho arquitetônico, o gerenciamento de cada projeto será diferente.

14 Temporário Início e fim determinado Fim – Quando os objetivos são alcançados – Quando se sabe que os objetivos não serão alcançados Após o término do projeto, a equipe envolvida segue para trabalhar em outro projeto, outra atividade ou mesmo em outra instituição

15 Projeto Corrida Espacial “esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.” [Guia PMBOK®] Projeto é o que transforma a ideia em resultado

16 OPERAÇÕES ROTINEIRAS OU SERVIÇOS PROJETOS InfraestruturaExpansão Melhoria de Processo Aquisição de Tecnologia Desenvolvimento de Equipe PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MissãoVisão Áreas Estratégicas de Atuação Diretrizes Estratégicas Metas Estratégicas Qualquer processo de mudança ou inovação é um projeto

17 Mudar um sistema de atendimento Implantar um software Novo website Nova loja, novo negócio Criar um sistema de qualidade Mudar layout da fábrica Filme, novela, show Evento (congresso, jantar) Criar um produto ou um serviço Campanha (política, vacinação, marketing, outras...) Mudança Inovação Serviços Física Gestão Todas as organizações desenvolvem projetos

18 Como sua organização gerencia projetos?

19 Ferramentas e técnicas para implementar as ações do planejamento estratégico Modelagem de cenários para decisão Organização, motivação, controle Planejamento e controle focado em resultados Fim da cultura do improviso, definição de padrões para o planejamento

20 Aprender a definir e diferenciar: – Monitoramento, registro, controle – Objetivo – Necessidade – Meta – Atividade – Resultado Planejamento e Organização

21 Operacional Tático Estratégico Contexto Organizacional e os Níveis Decisórios Limite anual Contr atado Libera do Realiz ado

22 Projetos e Níveis Decisórios Limite anual Contr atado Libera do Realiz ado Projetos Projetos Operacionais Projetos também podem envolver diretamente mais de um nível decisório Projetos estratégicos

23 Projetos e o ciclo de vida de produtos TEMPO VENDAS Vários projetos podem ocorrer durante o ciclo de vida

24 Resumindo Contexto: Necessidade de adaptar as práticas de gestão para a era da informação Velocidade das mudanças Aumento significativo do número de projetos Pequenas empresas administrando projetos Demanda por trabalhos em equipes temporárias Projeto: É descentralização da tomada de decisão É um esforço temporário com objetivo definido Existe há milhares de anos Existe em todos os níveis decisórios Planejamento estratégico sem gerenciamento de projetos é apenas sonhar com o futuro


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