Circuitos Lógicos Leonardo Estrela, nº20, 10ºITM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Flip-Flops e Dispositivos Correlatos
Advertisements

Contadores e Registradores
Lógica booleana e implementação de funções booleanas
INTRODUÇÃO À LÓGICA DIGITAL
SISTEMAS DIGITAIS FUNÇÕES E PORTAS LÓGICAS
Portas lógicas
DISPLAY DE 7 SEGMENTOS
Interruptor Eletrônico Controlado por Som
Arquitetura e organização de computadores
Sistema de numeração decimal
Álgebra Booleana e Circuitos Lógicos
Lógica Booleana A álgebra booleana é baseada totalmente na lógica. Desta forma, os circuitos lógicos executam expressões booleanas. As expressões booleanas.
VISÃO GERAL Profa. Fernanda Denardin Walker
PORTAS LÓGICAS Prof. Wanderley.
Unidades de Execução e de Controle Sistemas Digitais.
Eletrônica Digital Funções e Portas Lógicas
Portas e Funções Lógicas, Tabelas Verdade e Circuitos Lógicos
1. SINAIS Contém informações sobre uma variedade de coisas e atividades em nosso mundo físico. PROCESSAMENTO DE SINAIS Ato de extrair as informações necessárias.
Bruno Souza de Oliveira e Rodrigo Nardi
Esquema básico do hardware
1. Circuitos seqüenciais - conceito 2. Flip-flops 3. Registradores 4
Características Básicas de CI’s Digitais
Eletrônica Digital Circuitos Combinacionais: O seu estado (os valores) de todas as saídas depende apenas dos valores das entradas neste mesmo instante.
Interfaces de entrada e saída discreta
Organização e Arquitetura de Computadores
Fundamentos do Projeto Lógico
Simplificação de Expressões Booleanas e Circuitos Lógicos
Minimização de Circuitos Lógicos
ÁLGEBRA DE CHAVEAMENTO
Arquitetura de Computadores
Conceitos de Lógica Digital
Circuitos Seqüenciais
Conceitos de Lógica Digital
Infra-Estrutura de Hardware
Informática nas Organizações
Circuitos Lógicos e Álgebra de Boole
Aulas 2 e 3 – Java – Prof. Marcelo Heitor # O método main e argumentos na linha de comando; # Fluxo padrão de entrada e saída; # A classe JOptionPane;
Decodificadores/ Codificadores
PIC Peripheral Interface Controller
OPERAÇÃO LÓGICA NOT INVERSOR
Sistemas Microprocessados e Microcontrolados
Decodificadores e Codificadores
FUNDAMENTOS DE COMPUTAÇÃO
Aula 1: Introdução aos Sistemas Digitais
Turmas A e B SEGUNDO BIMESTRE MATERIAL PARA ESTUDO
Aula 1 Eletrônica Digital Codificadores/Decodificadores e Multiplexadores/Demultiplexadores Prof. Wanderley.
Introdução à Computação Componentes Básicos dos Computadores
Programação Computacional Aula 4: Álgebra Booleana
PROGRAMAÇÃO II – PARTE 3 Profa. Maria Augusta Constante Puget.
FLIP-FLOPS Introdução.
Tipos de Dados Todo o trabalho realizado por um computador é baseado na manipulação das informações contidas em sua memória. Estas informações podem.
Introdução à Computação
Diagrama em blocos: Hardware de Computadores
ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Prof.: Jean Carlo Mendes
FLIP-FLOPs.
Álgebra de Boole Circuitos Digitais
Colégio da Imaculada Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática
Latches e Flip-Flops (1/2)
Introdução 1ª Semana # Introdução # Álgebra Lógica Simbólica Famílias Lógicas 2ª Semana # Organização de um Computador # Memória Registradores Instruções.
Álgebra Booleana e Circuitos Lógicos Em 1854, George Boole introduziu o formalismo que até hoje se usa para o tratamento sistemático da lógica, que é.
Sistemas Digitais Aula 10 GRECO-CIN-UFPE.
LATCHES e FLIP-FLOPs Aula 9 GRECO-CIN-UFPE Como implementar uma célula de memória? Latches e Flip-Flops r n-1 r n-2 r n-3 r n-4 r 0 célula { 0,1} = 1.
SÍMBOLOS PARA CONJUNÇÃO, NEGAÇÃO E DISJUNÇÃO – Cap. 8
Lógica Matemática e Elementos de Lógica Digital
Circuitos Digitais Prof. Marcio Cunha Aula 01 – Introdução à Eletrônica Digital.
Codificadores e Decodificadores Prof. Lucas Santos Pereira
Famílias Lógicas: CMOS, TTL – Tensões como Variáveis Lógicas
Alex Messias Felipe Martinhuk Filipe Morais Valquiria Yurie
Descrevendo Circuitos Lógicos Capítulo 3 Parte I
PORTAS LóGICAS Samuel S. S. Sistemas para internet
Transcrição da apresentação:

Circuitos Lógicos Leonardo Estrela, nº20, 10ºITM

Introdução Este trabalho tem como objetivo a melhor compreensão dos circuitos integrados/eletrónicos.

Circuitos Lógicos Portas lógicas ou circuitos lógicos, são dispositivos que operam um ou mais sinais lógicos de entrada para produzir uma e somente uma saída, dependente da função implementada no circuito. São geralmente usadas em circuitos eletrônicos, por causa das situações que os sinais deste tipo de circuito podem apresentar: presença de sinal, ou "1"; e ausência de sinal, ou "0". As situações "Verdade" e "Falso" são estudadas na Lógica Matemática ou Lógica de Boole; origem do nome destas portas. O comportamento das portas lógicas é conhecido pela tabela verdade que apresenta os estados lógicos das entradas e das saídas.

Circuitos Eletrónicos Um circuito eletrónico é um tipo de circuito elétrico que utiliza certo tipo de componentes, como transístores, que produzem transformações nas grandezas elétricas. Existem muitos tipos de circuitos eletrônicos, tais como flip-flop’s, comparadores, etc.. Os circuitos eletrônicos diferem dos circuitos elétricos por possuírem interligações entre diversos componentes eletrônicos, enquanto os circuitos elétricos têm conexões entre componentes elétricos.

Circuitos da série 7400 A série 7400 teve origem com os circuitos integrados TTL feitos pela Texas Instruments. Devido à popularidade destes componentes, estes foram produzidos por outros fabricantes que mantiveram a sequência da série 7400 para auxiliar na identificação de partes compatíveis. Alguns componentes com lógica TTL foram produzidos com uma faixa de temperatura estendida com especificações militares. Estas partes possuem o prefixo 54 ao vez de 74 na sua numeração.

Circuitos da série 7402 Este circuito integrado TTL consiste em quatro portas NOR TTL independentes, funcionando com alimentação de 5 V. O circuito é disponível também nas outras subfamílias TTL. A saída de cara porta será 1 quando as entradas forem 0. Velocidade de propagação: 10 ns Consumo por integrado: 12 mA

Codificadores Podemos definir de forma simples um circuito codificador como um circuito que seja capaz de converter um sinal de determinado tipo, como por exemplo decimal, num sinal digital ou BCD. Assim, se tivermos 10 chaves de acionamento ou 10 entradas de sinais diferentes que representem valores entre 0 e 9, um codificador, como o mostrado na figura 1 fará a conversão desses sinais em BCD.

Descodificador Um circuito descodificador faz exatamente "o contrário" do codificador, passando um conjunto de sinais BCD, binário ou de outra forma normalmente usada pelos circuitos digitais para a forma decimal ou outra forma que seja apropriada a excitação de um display.

Circuitos Integrados Em eletrônica, um circuito integrado (também conhecido como CI, microcomputador, microchip, chip de silício, chip ou chipe) é um circuito eletrônico miniaturizado (composto principalmente por dispositivos semicondutores), que tem sido produzido na superfície de um substrato fino de material semicondutor. Os circuitos integrados são usados em quase todos os equipamentos eletrônicos usados hoje e revolucionaram o mundo da eletrônica.

NAND (NOU) NOU ou Conectivo de Sheffer é um conectivo utilizado em lógica. Esse conectivo equivale à negação da conjunção, expressa usualmente como "não (algo)... e (algo)... ". Também conhecido como conectivo da negação alternativa, é verdadeiro se pelo menos um dos operandos for falso. Corresponde à palavra NAND do idioma inglês. No âmbito da álgebra booleana e na eletrônica digital é conhecido como NOU ("não...e..."). É um dos operadores que, por si só, pode ser usado para expressar todas as funções booleanas que podem ser escritas na lógica proposicional. Juntamente com o NEM, é um dos dois operadores unários funcionalmente completos da lógica proposicional. O conectivo NOU foi inventado por Henry M. Sheffer, que provou (Sheffer 1913) que todos os operadores comuns da lógica proposicional (não (not), e (and), ou (or), implicação, e os demais), podem ser expressos em termos do NOU. Charles Sanders Peirce (1880) descobriu esse fato mais de 30 anos antes, mas nunca publicou sua descoberta.

Flip-Flop Na (eletrônica) e circuitos digitais, o flip-flop ou multivibrador biestável é um circuito digital pulsado capaz de servir como uma memória de um bit. Um flip-flop tipicamente inclui zero, um ou dois sinais de entrada, um sinal de clock, e um sinal de saída, apesar de muitos flip-flops comerciais proverem adicionalmente o complemento do sinal de saída. Alguns flip-flops também incluem um sinal da entrada clear, que limpa a saída atual. Como os flip-flops são implementados na forma de circuitos integrados, eles também necessitam de conexões de alimentação. A pulsação ou mudança no sinal do clock faz com que o flip-flop mude ou retenha seu sinal de saída, baseado nos valores dos sinais de entrada e na equação característica do flip-flop.

Tabela da Verdade Tabela verdade, tabela de verdade ou tabela “veritativa” é um tipo de tabela matemática usada em Lógica para determinar se uma fórmula é válida ou se um sequente é correto. As tabelas verdade derivam do trabalho de Gottlob Frege, Charles Peirce e outros nomes da década de 1880, e tomaram a forma atual em 1922 através dos trabalhos de Emil Post e Ludwig Wittgenstein. A publicação do Tractatus Logico- Philosophicus, de Wittgenstein, utilizava as mesmas para classificar funções veritativas em uma série. A vasta influência de seu trabalho levou, então, à difusão do uso de tabelas verdade.

Conclusão Com este trabalho, fiquei a saber mais sobre os dispositivos lógicos, a Tabela da Verdade, entre outros temas. Espero, um dia, ter a oportunidade de aprofundar mais este assunto