REVISÃO III UNIDADE – PROFESSORA LUIZA Tirando dúvidas Uma oração é composta de termos essencias que chamamos de SUJEITO E PREDICADO. Quando o sujeito.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Termos da Oração Profa. Shirlene Xavier.
ESTUDO DO VERBO.
Frase: tipos e Polaridade
Período Composto por subordinação
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
LÍNGUA PORTUGUESA Professora Thailise Maressa.
Revisão – termos da oração
Na língua portuguesa, uma oração pode ser expressa nas vozes:
TRANSITIVIDADE VERBAL
Gramática da Sapatilha
Estudo do Predicado.
Análise Sintática.
TIPOS DE VERBO NO PREDICADO
PREDICAÇÃO VERBAL.
FUNÇÕES SINTÁCTICAS Elementos da oração Ano Lectivo
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
Sintaxe.
Sintaxe Aula 3 William Paixão – Professor
GRAMÁTICA – 1ª SÉRIE PROFESSORA MIRIAM R. FIGUR
Cursinho Vitoriano Aula de Gramática Profª Beatriz
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
PREDICAÇÃO VERBAL GRAMÁTICA – 8º Ano.
PREDICADO * MARTA DUWE.
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
PREDICAÇÃO VERBAL.
TERMOS ESSENCIAIS TERMOS INTEGRANTES TERMOS ACESSÓRIOS
VOZES DO VERBO PROFª Andréa
VERBOS.
Transitividade Verbal
Termos essenciais da oração.
SUBCLASSE DOS VERBOS.
Representação do sujeito:
Profª Adriana Paula Chaves
Língua Portuguesa Prof. Izabel Período Composto por Subordinação.
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
Termos essenciais da oração e predicação verbal
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Termos essenciais da oração
Tipos de predicado Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito.
REVISÃO FINAL DE GRAMÁTICA
TIPOS DE PREDICADO.
Elementos da oração Funções sintácticas
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
MORFOLOGIA O QUE É MORFOLOGIA?
TIPOS DE PREDICADO.
O QUE FALO SOBRE O SUJEITO?
OS OBJETOS – PÁG. 13 (apostila 2)
PREDICADO VERBAL, NOMINAL E VERBO-NOMINAL
Frases, Orações e Períodos
A N Á L I S E S I N T Á T I C A TIPOS DE VERBO.
Vozes verbais.
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
Frases, Orações e Períodos
TIPOS DE VERBO NO PREDICADO OU PREDICAÇÃO VERBAL
Estudo do Predicado Prof. Jair Nascimento.
Estudo do Predicado Profa. Vivian Gusmão.
Língua Portuguesa Aula 5 – Sintaxe: a estrutura da frase
Resumo Assuntos estudados
9º Ano LPO 2008/ sujeito sujeitoFundamentais predicado predicado Simples Composto Indeterminado Subentendido Inexistente Verbal Nominal Predicativo.
Ex: Você precisa aprender Português. Vamos estudar sintaxe? O que é sintaxe? Sintaxe é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações.
Tipos de predicado Ex. Aquele menino brincava com uma pipa.
PORTUGUÊS 5ºANO Gramática Sintaxe Gramática Sintaxe Ano letivo 2014/2015 Profª. Ana Fonseca.
Professora: Janaina Rigo Caierão.  Este, esta, estes, estas, isto → indicam o que está próximo de quem fala/escreve (locutor)  No texto → referem-se.
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão.
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão.
Apresentação sobre verbo Professora: Janaina Rigo Caierão.
Sintaxe do período simples Prof. Marcel Lúcio. Termos essenciais da oração Sujeito + Predicado Eu estudei para o concurso.
Dito e Feito, 6.º ano Funções sintáticas.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
Transcrição da apresentação:

REVISÃO III UNIDADE – PROFESSORA LUIZA

Tirando dúvidas Uma oração é composta de termos essencias que chamamos de SUJEITO E PREDICADO. Quando o sujeito é formado por apenas um núcleo ou uma palavra chamamos de SUJEITO SIMPLES, EXEMPLOS:

O MENINO SAIU MAIS CEDO DA ESCOLA. Você pergunta: Quem saiu mais cedo da escola? O menino – núcleo : menino – sujeito simples Você é inteligente. Sujeito simples : Você

Mas quando o sujeito é formado por mais de um núcleo ou por mais de uma palavra, chamamos de SUJEITO COMPOSTO. Exemplos: Os meninos e as meninas saíram. Sujeito: os meninos e as meninas – Núcleo: meninos, meninas – Dois núcleos – SUJEITO COMPOSTO Eu, Carol e Amanda fomos ao circo. Sujeito Composto : Eu, Carol e Amanda O lápis, a caneta e a borracha sumiram. Sujeito composto: o lápis, a caneta e a borracha.

VOZES VERBAIS: Existem três vozes verbais: ATIVA – PASSIVA – REFLEXIVA

A voz ativa, o sujeito é agente, ou seja, pratica a ação. Exemplo: O GAROTO QUEBROU O COPO. ( Ele praticou a ação de quebrar) A voz passiva, o sujeito é paciente, ou seja, sofre a ação expressa pelo verbo. Exemplo: O COPO FOI QUEBRADO PELO GAROTO. ( o copo sofreu a ação de ser quebrado) A voz reflexiva, o sujeito, ao mesmo tempo, agente e paciente da ação verbal, isto é, pratica e sofre a ação expressa pelo verbo. Exemplo: O GAROTO MACHUCOU-SE. (Ele machucou ele mesmo)

TRANSITIVIDADE VERBAL Quando estudamos o predicado de uma oração aprendemos que os verbos podem ser: TRANSITIVOS e INTRANSITIVOS - VERBOS DE LIGAÇÃO

Num predicado verbal, onde há ação temos os verbos transitivos diretos e indiretos e os verbos intransitivos. O VERBO INTRANSITIVO é aquele que traz em si a ideia completa da ação, ou seja, não precisa de complemento para completar o seu sentido. Exemplos: O SOL DESPONTOU. A CRIANÇA CHORA. AS FOLHAS CAEM NO INVERNO.

O VERBO TRANSITO é aquele que não traz em si a ideia completa da ação, necessitando de um complemento para que a frase fique com sentido. Esse verbo pode ser: TRANSITIVO DIRETO, quando traz um objeto direto, ligado diretamente ao verbo, sem preposição.

Exemplo: OS FEIRANTES TIVERAM LUCRO. ( você pode perguntar: os feirantes tiveram o quê ? resposta : lucro, que é o complemento do verbo) Outros exemplos: Nós ouvimos um forte barulho. Ele comeu o bolo. Luiza viu o menino.

TRANSITIVO INDIRETO é aquele que traz um objeto indireto, ligado indiretamente ao verbo por uma preposição ( de, em, com,etc, ) Exemplos: TODOS NÓS PRECISAMOS DE RESPEITO. ( você pode perguntar ao verbo: precisamos de quê? De respeito – complemento do verbo com preposição DE) Outros exemplos: Eu acredito em Deus. Não concordo com você.

Já o PREDICADO NOMINAL possui verbos de ligação, que expressam estado, liga características ao sujeito. São eles: SER, ESTAR, PERMANECER, CONTINUAR, PARECER, FICAR... Exemplos: ELE ESTÁ DOENTE. MARIA PARECE CANSADA. AMANDA É INTELIGENTE. O MENINO PERMANECEU CALADO.