Como se alimentam as plantas?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANTAS Dióxido de Luz Carbono Oxigénio Água Glicose Amido
Advertisements

O reino vegetal, seus grupos principais, características e reprodução
Seres Vivos As Plantas.
As Plantas A Nutrição das Plantas.
Respiração nas Plantas
Reino Plantae Professora Debora Escola Villare 7° ano.
Agrofloresta Transpiração de Plantas
Fotossíntese.
As plantas.
As plantas.
FOTOSSÍNTESE RESPIRAÇÃO TRANSPIRAÇÃO
Caule e transporte no xilema Estrutura primária
Fotossíntese 6º ano.
A ÁGUA NOS SERES VIVOS.
CIÊNCIAS CONHECENDO AS PLANTAS
FOTOSSÍNTESE.
Análises laboratoriais O processo de fotossíntese
Reino Plantae Características Gerais : EUCARIONTES; PLURICELULARES;
Fotossíntese PROF. ADEMIR AMARAL Andrea Canassa.
 Os vegetais apresentam, na sua organização geral, órgãos essencialmente vegetativos, como raiz, caule e folhas.  A raiz é um órgão da planta que desempenha.
DIVERSIDADE NAS PLANTAS
Gênese e fertilidade do solo Profª Andréia Patricia Andrade.
GEOGRAFIA JHONNY. Solos  O solo, mais do que simplesmente a camada superficial da Terra. Trata-se de um recurso natural renovável que é responsável por.
Laboratório Agrícola Anderson L. dos Santos BIÓLOGO.
Fisiologia Vegetal. 1)Introdução A fisiologia vegetal é a parte da biologia que estuda o funcionamento do organismo das plantas, que inclui: a nutrição.
FISIOLOGIA COMPARADA DE PLANTAS C3, C4 e CAM
ANATOMIA.
CONSTITUIÇÃO QUÍMICA DOS SERES. COMPONENTES INORGÂNICOS ÁGUA E SAIS MINERAIS ÁGUA E SAIS MINERAIS COMPONENTES ORGÂNICOS CARBOIDRATOS, LIPÍDIOS, PROTEÍNAS.
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
FOTOSSINTESE.  Ser heterótrofo: ser que não produz seu próprio alimento.  Ser autótrofo: ser que produz seu próprio alimento. São os vegetais.
Venda de minerais: 1. Legislação Decreto 6296: Art. 13.Todo produto destinado à alimentação animal, produzido no País ou importado, para ser comercializado.
Fotossíntese Aula Programada Biologia Tema: Fotossíntese.
As plantas.
Planeta terra A Terra como um sistema.
Ciências As partes de uma planta.
Escola Sec. c/3º Ciclo Gonçalo Anes Bandarra Geologia Geo “Terra” + logos “estudo”. Origem e evolução;. Estrutura e composição;. Processos que nela operam;.
: Na Atmosfera da Terra: Radiação e Matéria UNIDADE 2 : Na Atmosfera da Terra: Radiação e Matéria Evolução da Atmosfera Atmosfera actual: Componentes,
Rochas Sedimentares Formação.
TECIDOS PERMANENTES DE REVESTIMENTO: EPIDERME
É a síntese de carboidratos com liberação de oxigênio, a partir de gás carbônico e água, na presença da luz e da clorofila. É um processo endergônico.
Cláudia Bacchi SUBSTÂNCIA PURAS MISTURAS OU Cláudia Bacchi Substâncias Puras Substância que não contém impurezas. A temperatura permanece constante durante.
O metabolismo e as substâncias químicas da célula
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos 1. Composição química de uma bactéria 2.
Reino Metaphyta. Relações filogenéticas Algas verdes (grupo externo) BriófitasPteridófitasGimnospermasAngiospermas Gametângios revestidos por células.
O Ciclo do Carbono. O Carbono é um elemento químico presente em todos os organismos. Também está presente dissolvido na água do mar e na atmosfera. Faz.
Aula 15 QUÍMICA GERAL Ana Luisa Daibert Pinto.
Como se alimentam as plantas?
Quimica 11º.
OS NUTRIENTES COMO FONTE DE ENERGIA A energia e o oxigénio A energia é aquilo que nos permite realizar todos os tipos de trabalho. O nosso corpo só consegue.
Funções da folha A maioria das folhas são verdes devido à presença de uma substância chamada clorofila. A sua principal função é captar a luz solar, para.
Como se alimentam as plantas?
MOVIMENTO DE ÁGUA NA PLANTA (ABSORÇÃO, TRANSPORTE E PERDAS) Professor: Clovis Pereira Peixoto.
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Quais são os principais grupos de plantas que existem na actualidade?
Diversidade nas plantas
Produção industrial dos principais
Reino Vegetal Botânica
Quimica Ambiental  Classificação da matéria - Substância pura - Misturas - Sistemas homogêneos e heterogêneos  Dispersões - Tipos de dispersões, classificação.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Sâmia Lima.
REAÇÕES DE COMBUSTÃO. COMBUSTÃO: Reação de uma substância (combustível) com oxigênio, acompanhada de liberação de energia, geralmente na forma de calor.
Camilo Piran João Pedro Machado Luiz Felipe Pimentel.
COMO SE ALIMENTAM AS PLANTAS?
A alimentação das plantas.
Ciências da Natureza e suas
A ÁGUA NOS SERES VIVOS.
TECIDOS MERISTEMÁTICOS TECIDOS PERMANENTES
Qual a sua função nas plantas? Quais os fatores que os influenciam?
Fotossíntese.
A ÁGUA NOS SERES VIVOS.
COMO SE ALIMENTAM AS PLANTAS? –
Transcrição da apresentação:

Como se alimentam as plantas?

De que precisam as plantas para crescerem? Para crescerem, as plantas precisam de água e de alimento. Espaço suficiente, luz, temperatura adequada e solo fértil são também condições essenciais para a sobrevivência das plantas.

Composição química de uma água mineral Qual a importância dos sais minerais no crescimento das plantas? Os sais minerais são essenciais para o crescimento das plantas, tal como a água. O cálcio, o magnésio e o potássio são exemplos de sais minerais que existem no solo e também dissolvidos na água mineral e na água da torneira. Composição química de uma água mineral Valor típico (média) Mín. – Máx. pH Mineralização total (mg/L) Sílica (mg/L de SiO2) Cloreto (mg/L de Cl-) Hidrogenocarbonato (mg/L de HCO3-) Nitrato (mg/L de NO3-) Sódio (mg/L de Na+) Magnésio (mg/L de Mg2+) Cálcio (mg/L de Ca2+) 6,15 24,7 9,2 3,8 4,8 1,2 2,7 0,37 1,4 5,52 -6,78 20,8 – 28,6 8,1 – 10,3 1,8 – 5,8 3,2 – 6,4 0,1 – 2,3 2,2 – 3,2 0,24 – 0,50 0,5 – 2,3 Os valores apresentados correspondem à média dos resultados quadrimestrais obtidos desde Janeiro de 2005 a Outubro de 2008. Análises realizadas em Laboratório Acreditado . I.S.T.

Qual é afinal o alimento da planta? Embora sejam essenciais para o crescimento das plantas, a água e os sais minerais não são o alimento da planta. O alimento da planta é o amido, um glícido. O amido é fabricado pela própria planta, essencialmente nas folhas.

Qual é afinal o alimento da planta? Uma vez que produzem o seu próprio alimento, as plantas denominam-se seres autotróficos. Para produzir amido a planta precisa de luz, de água e de dióxido de carbono. Luz solar Dióxido de carbono Água com sais minerais

+ + Qual é afinal o alimento da planta? O processo que está por detrás da produção de amido pela planta é a fotossíntese. Através da fotossíntese a planta também liberta oxigénio. Luz solar Oxigénio Dióxido de carbono Água com sais minerais Luz + + Água Dióxido de carbono Amido Oxigénio Clorofila

Qual é afinal o alimento da planta? É a clorofila, um pigmento de cor verde, que capta a luz. A clorofila existe dentro dos cloroplastos. É através dos estomas que as plantas realizam as trocas gasosas com o meio durante a fotossíntese, a respiração e a transpiração.

Como circulam a água e os sais minerais na planta? À mistura de água com sais minerais que sobe desde a raiz até todas partes da planta dá-se o nome de seiva bruta. Nas folhas, a seiva bruta fornece a água necessária à realização da fotossíntese e forma-se a seiva elaborada, o alimento da planta. As duas seivas circulam dentro de vasos condutores próprios.

Por que razão a seiva bruta sobe? Durante a transpiração a planta perde água sob a forma de vapor (através dos estomas das folhas). Transpiração (libertação de vapor de água) Esta perda de água faz subir mais água pelas raízes, e é por isso que a seiva bruta sobe. Subida da seiva bruta através de vasos condutores Absorção de água e sais minerais

Frutos Raízes Sementes Caules Caules Sementes Frutos Raízes Onde acumulam as plantas as suas reservas? O alimento que não é totalmente utilizado é armazenado pela planta em diferentes órgãos: Frutos Raízes Sementes Caules Sementes Caules Frutos Raízes