Aula 09 - Ensaio não destrutivos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Noções Básicas de Corrosão
Advertisements

Que efeito terá a radiação sobre as obras de arte?
Radioatividade.
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DOS MATERIAIS
Prof.: Raphael Carvalho
INTRODUÇÃO AOS ENSAIOS MECÂNICOS
ENSAIOS NÃO-DESTRUTIVOS
DUREZA ROCKWELL Proposto em 1922 leva o nome do seu criador, é o processo mais utilizado no mundo, devido à rapidez, à facilidade de execução, isenção.
Outras propriedades propaga-se a uma velocidade de 3x108 metros por segundos; raios-x para os ensaios não destrutivos são produzidos pela.
Prof.: Raphael Carvalho
Instituto Superior Técnico
ULTRASSOM 1 - OBJETIVO Método não destrutivo no qual o feixe sônico de alta frequência é efetivado no material a ser inspecionado com objetivo de detectar.
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 2)
Ensaio por Líquido Penetrante Fonte: ABENDE.
Texto original de autoria da ABENDE
Ensaio Magnético Histórico
1) Quais são os objetivos, aplicações e tipos de tratamentos térmicos superficiais (TTS)? Em que consiste os TTS de cementação, nitretação e cianetação?
DETECÇÃO DE DEFEITOS EM MATERIAIS COMPÓSITOS UTILIZANDO SHEAROGRAFIA COMBINADA A VIBRAÇÕES Mariana Budag Becker (bolsista), Juliana M Schöntag (co-orientadora),
Ensaio Pelos Líquidos Penetrantes
46448-António Paço Filipe Duarte
Aula 3 Fundição em Areia Verde
Efeito Doppler Prof.:Marco Macêdo.
AULA 08 DUREZA ROCKWELL PROF: Elias Junior
FADIGA.
AULA 07 ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS PROF: Elias Junior.
ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI.
EMBUTIMENTO É na estamparia que o ensaio de embutimento encontra sua principal aplicação. A operação de estampagem envolve dois tipos de deformações: Estiramento,
ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS (END)
ANÁLISE DE INTEGRIDADE ESTRUTURAL
Radiações.
Aula 3: Sensores.
Soldagem Metalurgia Prof. Hélio Padilha.
SERVIÇOS COMPLEMENTARES
ENSAIO DE ULTRA-SOM Prof. Rigo.
LUZ.
SONDA DE NÊUTRONS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Piracicaba- 2009
Matérias primas: pós metálicos.
Oscar Takeshi Omar Mogames Vitor Gomes
O QUE É? Na área da metalurgia, considera-se dureza como a resistência à deforma- ção plástica permanente. Para um projetista, é uma base de medida Na.
CALIBRADORES Seguindo as diretrizes da empresa para implantar um programa de qualidade e produtividade, um dos funcionários alertou o supervisor sobre.
Ensaio de Materiais Parte III Aula 06.
Aula-10 Mais Ondas de Matéria II
ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini UNICAMP-FEM-DPM
DETETORES À GÁS 1. Introdução 2. Funcionamento
Aula 06 – Ensaio de Materiais Dureza
Aula 05 – Ensaio de Materiais
COLETORES GRAVITACIONAIS E CICLONES Prof. Marcelo José Raiol Souza
Radar de Penetração no Solo
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica
AS RADIAÇÕES NUCLEARES 4 AULA
Para ter acesso a esse material acesse : Aula Ensaio de Materiais.
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
AULA 07 ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS PROF: Elias Junior.
O NÚCLEO ATÔMICO O Núcleo e Sua Estrutura Isótopos
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Professor Fláudio LUZ.
INTRODUÇÃO À ÓPTICA GEOMÉTRICA
Fundamentos da técnica PIXE Técnica PIXE Parâmetros importantes produção detecção Medidas realizadas.
Ondas Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere.
MECANISMOS DE TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA EM FORMA DE CALOR
Manutenção de Sistemas Eletrônicos - Prof Maia 1 Roteiro Roteiro  Reconhecimentos de materiais  Técnicas de soldagem  Técnicas para dessoldar  Pesquisa.
Aula 06 – Ensaio de Compressão, Dobramento, Embutimento e Torção
Para ter acesso a esse material acesse:
Para ter acesso a esse material acesse:
Aula 04 – Ensaio de materiais
Professor Paulo Christakis
Aula 05 – Ensaio de tração Para ter acesso a esse material acesse:
MATERIAIS BETUMINOSOS APLICADOS NA PAVIMENTAÇÃO DE ESTRADAS
Prof.: Raphael Carvalho. ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando.
Transcrição da apresentação:

Aula 09 - Ensaio não destrutivos Para ter acesso a esse material acesse: http://professores.chapeco.ifsc.edu.br/keli/

ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS Todos os ensaios que serão vistos a seguir são realizados em peças e produtos acabados. Além disso, antes da realização dos ensaios as superfícies das peças devem estar limpas e livres de gorduras.

ENSAIO VISUAL Conceito: este ensaio consiste, simplesmente, na visualização através do olho humano, de defeitos e descontinuidades em peças e produtos. Propriedades Avaliadas: trincas, descontinuidades e defeitos aparentes; Observação: este ensaio é realizado em peças e produtos acabados.

ENSAIO VISUAL Alguns Cuidados: Limpeza da superfície; Descontinuidade: Produto pode ser utilizado. Defeito: Produto não pode ser utilizado. Alguns Cuidados: Limpeza da superfície; Acabamento da superfície; Nível de iluminação do local; Seu posicionamento em relação ao ensaio.

ENSAIO COM LÍQUIDO PENETRANTE Propriedades Avaliadas: trincas, poros, descontinuidades na superfície, e defeitos não aparentes;

ENSAIO COM LÍQUIDO PENETRANTE Etapas: Preparação e limpeza da superfície. Aplicação do líquido penetrante. Remoção do excesso de penetrante. Revelação. Inspeção. Limpeza final. Vídeo: Ensaio de Líquido Penetrante - CFP CURSOS

ENSAIO COM LÍQUIDO PENETRANTE Vantagens Ensaio rápido Simplicidade de realização e interpretação dos resultados. Não há limitações quanto ao tamanho, forma, nem ao tipo de material a ser ensaiado O ensaio pode revelar descontinuidades extremamente finas, da ordem de 0,001mm de largura, totalmente imperceptíveis a olho nu.

ENSAIO COM LÍQUIDO PENETRANTE Limitações O ensaio só detecta descontinuidades abertas e superficiais, já que o líquido tem de penetrar na descontinuidade. A superfície do material a ser examinada não pode ser porosa ou absorvente, já que não conseguiríamos remover totalmente o excesso de penetrante, e isso iria mascarar os resultados.

ENSAIO COM PARTÍCULAS MAGNÉTICAS Conceito: O ensaio por partículas magnéticas é utilizado para detectar descontinuidades superficiais e subsuperficiais, até aproximadamente 3 mm de profundidade, em materiais ferromagnéticos.

ENSAIO COM PARTÍCULAS MAGNÉTICAS Quando existem defeitos, o local da trinca atrai um maior número de partículas, formando uma camada carga e concentrada. Vídeo: Telecurso 2000 Ensaios de Materiais 20 Particulas magnéticas 4:00 – 5:00

ENSAIO DE ULTRASSOM Conceito: esse ensaio é baseado em ondas de ultrassom para detecção de defeitos internos. Nesse ensaio são induzidas ondas ultrasônicas que se propagam através do material. Pelo eco captado no receptor, determina-se a existência ou não de descontinuidades.

ENSAIO DE ULTRASSOM Propriedades Avaliadas: descontinuidades e defeitos internos em peças, produtos e matéria prima;

ENSAIO DE ULTRASSOM Vantagens: Localização precisa das descontinuidades existentes independente da localização das mesmas. Alta sensibilidade ao detectar pequenas descontinuidades; Respostas imediatas pelo uso de equipamento eletrônico.

ENSAIO DE ULTRASSOM Desvantagens: Exigência de bons conhecimentos técnicos do operador; Atenção durante todo o ensaio; Obediência a padrões para calibração do equipamento; Necessidade de aplicar substâncias que façam a ligação entre o equipamento de ensaio e a peça (acoplantes).

Radiografia Industrial Na radiografia industrial, utilizamos o mesmo princípio da radiografia clínica.

Radiografia Industrial Metodologia: Coloca-se o material a ser ensaiado entre uma fonte emissora de radiação e um filme. Uma parte dos raios emitidos é absorvida pelo material e a outra parte irá atravessá-lo, sensibilizando o filme e produzindo nele uma imagem do material ensaiado.