Semântica Ensino Médio Profª: Monssuete.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BIZURADA FINAL CONCURSO DETRAN PB 2013
Advertisements

Semântica= relação de significado entre as palavras
Relações de forma entre as palavras:
Regência Verbal Há verbos, na língua portuguesa, que exigem a presença de outros termos na oração a que pertencem. Quando um verbo exige a presença de.
Semântica Normativa Prof. Ms. Julio Machado.
Dúvidas frequentes.
Significação das palavras
LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO (SEMÂNTICA)
E os efeitos de sentido no texto
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
SEMÂNTICA Semântica é o estudo do sentido das palavras de uma língua.
AULA 11 O PARÁGRAFO E A REDAÇÃO JURÍDICA
Sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos
Sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos
Hiperônimo e Hipônimo.
SEMÂNTICA.
SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
Prof. Karen Neves Olivan
Língua Portuguesa Causas dos principais erros de ortografia:

Semântica I e II Profª Regina Célia
HOMÔNIMOS & PARÔNIMOS.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS PROF.ª Ms. ANA CIBARTIRA
O tempo de Deus.
NOVO HAMBURGO.
As relações entre palavras
ESTUDO DO VOCABULÁRIO.
Letra legível!! Em folha para entregar:
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
Ponto 3 Sintaxe e Semântica Semântica
Colégio Adventista de Ji-Paraná
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Relação entre as Palavras
Prof. Daiana Pasquim Linguística, Literatura, Jornalismo
Capítulo 20 – Introdução à Semântica
Ortografia n Por que - Por que você faltou? n Por quê - Você faltou por quê? n Porque - Faltei porque viajei. n Por que - Desconheço a razão por que faltou.
HOMÔNIMOS E PARÔNIMOS PROF. Daiana Pasquim
AULA 05 – PARÔNIMOS E HOMÔNIMOS
Insatisfação S. Elizio Cacoal/RO.
Profª. Luciana Balduíno
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Clareza e concisão Como tornar a linguagem mais compreensível
Material de língua portuguesa Prof. Hider oliveira
Um excelente nadador tina o costume de correr até a água e de molhar somente o dedão do pé antes de qualquer mergulho. Alguém intrigado com aquele comportamento,
Capítulo 20 – Introdução à Semântica
A semântica é o estudo da significação das palavras.
ORTOGRAFIA.
SINAIS DA ESPERANÇA.
Palavras homônimas e parônimas
Semântica Sinônimo São palavras ou expressões com sentidos parecidos ou próximos. Mulher Bonita.
Gramática de uso: homônimas e parônimas e dificuldades ortográficas
PROF. SINVAL FARIAS GRAMÁTICA TEXTUAL.
Língua Portuguesa Aula 02 – Noções de Gramática: Revisão
A língua, às vezes, prega armadilhas a quem a conhece pouco…
Relação entre forma e significado
Relações entre palavras
Professora Ana Alice Bueno. Um texto não é somente um amontoado de frases. Para se constituir um texto, é necessário que haja:  Unidade temática (tratar.
Falácias de ambiguidade
Hiperônimo e Hipônimo.
SEMÂNTICA.
SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
01. Assinale a alternativa correta:
PROFESSORA : ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE SEMÂNTICA PALAVRAS HOMÔNIMAS.
Relações entre palavras
DIFICULDADES DA LÍNGUA. A FIM DE Finalidade / Objetivo Estou fazendo cursinho na Apotec, a fim de passar no Juarez.
´ Produção Textual Mara Rúbia
Transcrição da apresentação:

Semântica Ensino Médio Profª: Monssuete

Semântica Semântica é o estudo do sentido das palavras de uma língua. Na língua portuguesa, o significado das palavras leva em consideração: SINONÍMIA, ANTONÍMIA HOMONÍMIA, PARONÍMIA e POLISSEMIA.

Sinonímia É a relação que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados iguais ou semelhantes - SINÔNIMOS. Ex.: Cômico - engraçado Débil - fraco, frágil Distante - afastado, remoto

Antonímia É a relação que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados diferentes, contrários - ANTÔNIMOS. Ex.: Economizar - gastar Bem - mal Bom - ruim

HIPONÍMIA / HIPERONÍMIA hiperônimas são as palavras capazes de agregar, englobar ou mesmo acumular outros termos que apresentem uma significação mais específica. Por outro lado, as palavras hipônimas podem ser agregadas, englobadas ou mesmo acumuladas por outros termos que apresentem uma significação mais ampla. ANIMAL CÃO POODLE

Hiperonímia /Hiponímia A palavra “cachorro” está contida no conceito “animal”. A esse fenômeno dá-se o nome de Hiponímia. Inversamente, “animal” comporta: “cachorro, lobo, carneiro, etc.” Animal é um caso de Hiperonímia. Assim deduzimos que a Hiponímia particulariza e a Hiperonímia generaliza.

                                            CONCLUINDO: Hiperônimo é uma palavra que apresenta um significado mais abrangente do que o do seu hipônimo (vocabulário de sentido mais específico). É o que acontece com as palavras doença e gripe – doença é hiperônimo de gripe porque em seu significado contém o significado de gripe e o significado de mais uma série de palavras como dengue, malária, câncer. Então se conclui que gripe é hipônimo de doença.

A relação existente entre hiperônimo e hipônimo é fundamental para a coesão textual. Ex: Grupos de refugiados chegam diariamente do sertão castigado pela seca. São pessoas famintas, maltrapilhas, destruídas. Note que a palavra “pessoas” é um hiperônimo da palavra “refugiados”, uma vez que “pessoas” apresenta um significado mais abrangente que seu hipônimo “refugiados”.

Homônimas: São aquelas que possuem grafia ou pronúncia iguais. Exemplos: seção (divisão), cessão (ato de ceder), sessão (reunião, assembléia).

Parônimas: São aquelas que possuem grafia e pronúncia parecidas. Exemplos: comprimento (extensão), cumprimento (saudação).

Polissemia É a propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar vários significados. Ex.: Ele ocupa um alto posto na empresa. Abasteci meu carro no posto da esquina. Os convites eram de graça. Os fiéis agradecem a graça recebida.

Exemplos de palavras parônimas COMPRIMENTO (extensão) e CUMPRIMENTO (saudação) DEFERIR (conceder) e DIFERIR (adiar, divergir, distinguir-se) DESCRIÇÃO ( ato de descrever) e DISCRIÇÃO (reserva em atos e atitudes) DESPERCEBIDO (desatento) e DESAPERCEBIDO (despreparado, desprevenido) EMERGIR (vir à tona, despontar) e IMERGIR (mergulhar) EMIGRANTE (quem sai voluntariamente de seu próprio país para se estabelecer em outro) IMIGRANTE (quem entra em outro país a fim de se estabelecer) EMINENTE (destacado, elevado) e IMINENTE (prestes a acontecer) FLAGRANTE (evidente) e FRAGRANTE (perfumado, aromático) FLUIR (correr com abundância) e FRUIR (desfrutar, aproveitar) INFLAÇÃO (desvalorização da moeda) e INFRAÇÃO (violação da lei) INFRINGIR (transgredir) e INFLIGIR (aplicar) RATIFICAR (confirmar) e RETIFICAR (corrigir) TRÁFEGO (trânsito de veículos em vias públicas) e TRÁFICO (comércio desonesto ou ilícito) VULTOSO ( que faz vulto, volumoso ou de grande importância) VULTUOSO (acometido de congestão da face)

Exemplos de palavras homônimas ACENDER (iluminar, por fogo) e ASCENDER (subir, elevar); ACENTO (inflexão de voz ou sinal gráfico) e ASSENTO (lugar para sentar-se); APREÇAR (avaliar preços) e APRESSAR (acelerar) ÁREA (superfície) e ÁRIA (melodia) CAÇAR (perseguir a caça) e CASSAR (anular, inutilizar); CEGAR (tornar cego) e SEGAR (ceifar, cortar para colher); CENSO (recenseamento, contagem) e SENSO (juízo); CELA (quarto pequeno ou cubículo) e SELA (arreio de animais) CERRAR (fechar) e SERRAR (cortar) CESSÃO (ato de ceder, doação), SEÇÃO ou SECÇÃO (repartição, departamento; divisão) e SESSÃO ( tempo de duração de uma representação ou espetáculo, encontro, reunião); CONCERTO (acordo, , arranjo, harmonia musical) e CONSERTO (remendo, reparo, arrumação); ESPECTADOR (o que presencia) E EXPECTADOR ( o que está na expectativa); ESPERTO (ágil, rápido, vivaz) e EXPERTO (conhecedor, especialista); ESPIAR (olhar, ver, espreitar) e EXPIAR (pagar uma culpa, sofrer castigo); ESPIRAR (respirar) e EXPIRAR (morrer); COSER (costurar) e COZER (cozinhar); INCIPIENTE (iniciante, principiante) e INSIPIENTE (ignorante); INTENÇÃO ou TENÇÃO (propósito, finalidade) e INTENSÃO ou TENSÃO ( intensidade, esforço) PAÇO (palácio) e PASSO (passada). SINTO (do verbo sentir) e CINTO (objeto de vestuário TAXA (imposto) e TACHA (prego pequeno)

Exercícios Preencha as lacunas com um dos termos entre parênteses: 1. Em tempos de crise, é necessário.............a despensa de alimentos. (sortir -surtir) 2. Os direitos de cidadania do rapaz foram....... ..................pelo governo. (caçados - cassados)  3. O..........................dos senadores é de oito anos. (mandado- mandato)  4. A Marechal Rondon estava coberta pela...............................(cerração - serração) 5. César não teve..........................de justiça. (censo - senso) 6. Todos os....................................haviam sido ocupados. (acentos - assentos) 7. Devemos uma......................quantia ao banco. (vultosa - vultuosa)  8. A próxima..............................começará atrasada. (seção - sessão)  9. ..................................-.se, mas havia hostilidade entre eles. (cumprimentaram - comprimentaram) 10. Na........................das avenidas, houve uma colisão. (intersecção - intercessão) 11. O.....................................no final do dia estava insuportável. (tráfego - tráfico) 12. O marido entrou vagarosamente e passou......... .............................(despercebido - desapercebido) 13. Não costume .......................................as leis. (infligir - infringir) 14. Após o bombardeio, o navio atingido............ .................. (emergiu- imergiu) 15. Vários....................................japoneses chega-ram a São Paulo nas primeiras décadas do século. (emigrantes - imigrantes)  16. Não há.......................................de raças naquele país. (discriminação - descriminação)  17. Após anos de luta, consegui a ........................... (dispensa - despensa)  18. A chegada do....................................... diplomata era........................ ( eminente - iminente).      

31. As pessoas foram recolhidas a suas..........(celas - selas)     19. O corpo..................................... era formado por doutores. (docente- discente)  20. Houve alguns.......................................no Congresso. (acidentes - incidentes 21. Fomos...................................pelos anfitriões. (destratados - distratados) 22. A..................................... dos direitos da emis-sora foi uma das tarefas do governo. (seção -cessão) 23. Ali, na...................................... de eletrodomésticos, há uma grande liquidação. (seção - cessão) 24. É um senhor......................................(distinto - destinto) 25. Dei o .......................................mate ao geren-te, por causa do................ sem fundos. (cheque - xeque) 26. A nuvem de gafanhotos ..................................a plantação. (infestou - enfestou) 27. Quando Joana toca piano é mais um.............que um.................. (conserto - concerto) 28. Todos eles.............................o prazer da bela melodia. (fruem - fluem) 29. Estava muito..................para.................quanto custava aquele aparelho. (apreçar - apressar) 30. Nas festas de São João é comum ............balões e vê-los.............. (ascender - acender) 31. As pessoas foram recolhidas a suas..........(celas - selas) 32. Segui a...............................médica, mas não obtive resultados. (proscrição - prescrição) 33. Alguns modelos.................................serão vendidos. (recreados - recriados)  34. A bandeira de São Paulo tem...................pretas. (listas - listras)  35. Para passar, precisava ..............................mais das lições. ( apreender -aprender)  36. O réu..............................suas culpas. (expiará - espiará)  37. Encontrei uma carteira com .........................de cem dólares. (cédulas - sédulas)  38. Iremos à..............para lermos deliciosa....... ................medieval. (xácara - chácara)  39. Na hora da................................., os mexicanos dormem. (cesta-sesta) 40. Percebe-se que ele ainda é meio...................., pois não tem prática de comércio. (incipiente - insipiente)