A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 20 – Introdução à Semântica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 20 – Introdução à Semântica"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 20 – Introdução à Semântica
Professora Ana Paula

2 O que é Semântica? Semântica é o estudo do sentido das palavras de uma língua. Na língua portuguesa, o significado das palavras leva em consideração: Sinonímia e Antonímia Hipônimos e hiperônimos Homonímia e Paronímia Conotação e Denotação Polissemia.

3 Sinonímia É a relação que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados iguais ou semelhantes, ou seja, os sinônimos:

4

5 Antonímia É a relação que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados diferentes, contrários, isto é, os antônimos:

6

7 Eterno Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata! (...) Fácil é chorar ou sorrir quando der vontade. Difícil é sorrir com vontade de chorar ou chorar de rir, de alegria. Fácil é dar um beijo. Difícil é entregar a alma. Sinceramente, por inteiro. Fácil é sair com várias pessoas ao longo da vida. Difícil é entender que pouquíssimas delas vão te aceitar como você é e te fazer feliz por inteiro. (...) Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar. Difícil é mentir para o nosso coração. Fácil é dizer "oi" ou "como vai"? Difícil é dizer "adeus". Principalmente quando somos culpados pela partida de alguém de nossas vidas... (...) Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião. Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente sentimos Carlos Drummond de Andrade

8 Hiperonímia e Hiponímia

9 Campo semântico

10 Hipônimos versus hiperônimos
Hiperônimo é uma palavra que apresenta um significado mais abrangente do que o do seu hipônimo (vocabulário de sentido mais específico).  É o que acontece com as palavras doença e gripe – doença é hiperônimo de gripe porque em seu significado contém o significado de gripe e o significado de mais uma série de palavras como dengue, malária, câncer. Então se conclui que gripe é hipônimo de doença. 

11 Significação contextual

12 Significação literal (explícito) e não literal (contextual)
Sentido contextual

13

14 Sentido Literal: o homem está pisando na bola.
Sentido Não literal: vacilar, dar mole, decepcionar, não fazer o que foi combinado!!!

15 Efeito de sentido Reação provocada por um significado.

16 Efeito de sentido

17 Efeito de sentido

18 Explique o efeito de sentido

19 Explique o efeito de sentido

20 Compatibilidade e incompatibilidade semântica
Deve-se observar o valor semântico positivou ou negativo. O time conquistou o título tão esperado. O aluno conquistou notas vermelhas.

21 Hagar entendeu a mensagem de modo literal ou não literal?

22 Explique o efeito de sentido


Carregar ppt "Capítulo 20 – Introdução à Semântica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google