Ambientação com a Sintaxe de Java: parte 2 Prof. Gustavo Wagner Slides Originais: Prof. Tiago Massoni Desenvolvimento de Sistemas FATEC-PB  Centro de.

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Transcrição da apresentação:

Ambientação com a Sintaxe de Java: parte 2 Prof. Gustavo Wagner Slides Originais: Prof. Tiago Massoni Desenvolvimento de Sistemas FATEC-PB  Centro de Informática, UFPE

2 Escopo de blocos Um bloco em Java é um conjunto de comandos delimitados por { }. Cada bloco define o escopo para suas variáveis. { int n; int k; k = 0; } { int n; { int k; } k = 0; } { int n; { int k; int n; }

3 Comando condicional (if-else) if(condicao){ comando1; } if (condicao){ comando1; }else { comando2; } if (media > 7){ resultado = “Aprovado”; } else { resultado = “Reprovado”; } condicao deve ser obrigatoriamente uma expressão booleana

4 Comandos de laço (while) while (condicao){ bloco } while (true){ fazerAlgumaCoisa; } int contador = 0; while (contador < 10) { System.out.println(contador); contador++; } Teste é feito no início Laço infinito

5 Comandos de laço (do-while) do { bloco }while(condicao); int contador = 0; do { System.out.println(contador); contador++; }while (contador < 10); Teste é feito no final Laço é executado pelo menos uma vez

6 Comando de laço (for) int soma = 0; int valor = 10; for (int i = 0; i<valor ;i = i+1) { soma = soma + i; } System.out.println(soma); Se valor for menor ou igual a 0, não executa-se o corpo do for É executado quando o for termina

7 switch(expressao) { case rotulo1: Comandos1 break; case rotulo2: Comandos2 break;... default: Comandos } O comando de escolha (switch) Para executar um switch –Avalia-se expressao –Executa-se os comandos do case cujo rótulo é igual ao valor resultante da expressão –Executa-se os comandos de default caso o valor resultante não seja igual a nenhum rótulo

8 Usando o comando switch switch(resposta) { case ‘s’: case ‘S’: retorno = true; break; case ‘n’: case ‘N’: retorno = false; break; default: retorno = false; console.println(“Erro!”); } Tipo integral apenas: int,char Pula para o final do comando Se nenhum caso for verdade... constantes

9 Comandos de desvio break: muda fluxo para depois do laço completo continue: muda fluxo para próxima execução do laço

10 Comandos de desvio int i = 0; while (true) { i++; if (i % 2 != 0) continue; System.out.println(i); if (i == 10) break; } Pula para o próximo comando DEPOIS do laço Volta para o INÍCIO do laço, para novo teste Imprime apenas os pares

11 Funções (subprogramas) Além da função main, podemos definir outras funções dentro de uma classe –Como funções em C Funções podem receber zero ou mais parâmetros Podem retornar valor ou não

12 Funções Declaração public static tipo nomeFuncao(parmtrs){..} Função que não retorna: void Exemplos public static void main (String[] args){..} public static int retornaMaior (int a, int b){..} public static int retornaCodASCII(char c){..} Obrigatório para funções

13 Funções Se funções retornam algum valor, corpo deve conter pelo menos um return Os parâmetros são passados por cópia para o corpo da função public static int retornaMaior(int a, int b){ int resultado=0;... (compara quem é o maior) return resultado; }

14 Funções Funções são chamadas a partir do nome da classe int a = Programa.retornaMaior (2,3); int c = Programa.retornaCodigoASCII(‘a’); Função main não pode ser chamada por você (Máquina virtual “chama” esta função)

Comentários Comentário em linha simples // Exemplo de comentário em linha Comentário em bloco (/*..*/) /* Exemplo de comentário em bloco */

16 Ler dados do teclado A leitura de dados do teclado será feita utilizando funções da classe Console. –int x = Console.readInt(); –double x = Console.readDbl(); –String x = Console.readStr(); Esta classe representa uma biblioteca pronta (exemplo de uso de funções)

17 Lendo dados do teclado Exemplo System.out.print(“Entre com um numero inteiro:”); int x = Console.readInt();

Exercícios em Sala: sintaxe de Java

19 Exercício em sala 1 1.Criar uma classe programa chamada Multiplicacao e crie a função main. 2.Realizar uma multiplicação entre 2 e 3, imprimindo o resultado na tela 3.Utilizar variáveis x,y para multiplicar (inicializá-las com 2,3)

20 Exercício em sala 1 4.Multiplicar x e y usando apenas o operador de adição (+) – comando de laço 5.Transformar o cálculo da multiplicação em uma função multi (recebendo dois parâmetros e retornando o resultado). A função main apenas faz a chamada

21 Exercício em sala 1 6.Receber os dois números como leitura do usuário (classe Console) 7.Proibir a entrada de números negativos do usuário (evitar que a entrada seja um número negativo)

22 Exercício em sala 2 Crie uma classe-programa chamada GeraPrimos e crie o método main. Na função main implemente um programa que lê um número inteiro do teclado e imprime todos os números primos menores que ele (divisíveis por 1 ou por ele mesmo).

23 Exercício em sala 3 Crie uma classe-programa chamada Fatorial e e crie a função main. Na função main implemente um programa que lê um número do teclado e em seguida imprime seu fatorial. (procure implementar isso utilizando alguma estrutura de laço) Pode usar uma função auxiliar