E.E. Miguel Sutil Disciplina: História Professora: Maria de Fátima Sobral Alunos: Glória Sthefanny Carvalho – Juverty Francisco do Carmo - João Gabriel.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEMOSHOÁ- Autor: Paula Leal Presumido
Advertisements

OS REGIMES TOTALITÁRIOS NA ITÁLIA E NA ALEMANHA
HISTÓRIA GERAL Prof. Carlos Eduardo.
“A PRIMEIRA GRANDE CRISE DO CAPITALISMO”
Fascistas No Poder O fascismo, movimento político iniciado na Itália após a Primeira Guerra Mundial, defendia a militarização e o corporativismo.
CAPÍTULO II A CRISE DE 1929.
DITADURA Ijuí, 24 de Março de 2008.
Ditadura e Totalitarismo
Ditadura ,totalitarismo
Fatores e Características
Regimes autoritários nos anos 30
Regimes de Extrema Direita
Fascismo e Nazismo Está um bom trabalho, referindo os aspectos da subida ao poder da extrema direita na Europa. Faltou enunciar os princípios do Fascismo,
NAZISMO.
Nazismo e Fascismo.
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof° Davi Ruschel.
Benito Mussolini.
Nazifascismo.
REGIMES TOTALITÁRIOS FASCISMO E NAZISMO
CRISE DE 1929 EUA após I Guerra: maior potência do planeta Liberalismo
O Vermelho e o Negro: Europa no após 1ª Guerra Mundial
O Fascismo.
Estados Totalitários Século XX.
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:
PERÍODO ENTREGUERRAS.
Nazi-fascismo.
Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano
(1919 – 1939)..
II Guerra Mundial.
ESTADOS TOTALITÁRIOS FASCISMO E NAZISMO
GOVERNOS TOTALITÁRIOS
CRISE DE 29 E TOTALITARISMO
O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
22/11/2014História profª Suzana 8ª s1 NAZISMO FASCISMO.
NAZISMO NA ALEMANHA Antecedentes
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof. Tiago.
NAZISMO, FASCISMO E REVOLUÇÃO CUBANA
REGIMES TOTALITÁRIOS Um regime totalitário é marcado por um Estado forte, absoluto e que domina todos os setores da sociedade.
Fascismo e a crise de 1929 AULA 19.
Os Regimes Totalitários
O Fascismo.
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
REGIMES AUTORITÁRIOS = ESTADOS TOTALITÁRIOS
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Fascismo e Nazismo Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITALIA E ALEMANHA,
Fascismo alemão (nazismo)
1- Antecedentes 1ª Guerra Mundial
Prof. Raphael de Almeida Prado
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof. Fernando Gondim.
TRABALHO DE HISTÓRIA NAZI-FASCISMO.
1 Estados totalitários II-A expansão 1- General Carmona entrega a economia portuguesa a Oliveira Salazar que organiza o pais nos moldes fascistas em 1932.
Consequências da Segunda Guerra Mundial
Profº Waldejares Oliveira História Geral Set/09 O NAZIFASCISMO.
NAZISMO E FASCISMO.
FASCISMO Regime autoritário de extrema-direita desenvolvido por Benedito Mussolini, a partir de 1919 na Itália. O termo fascismo deriva de fascio, que.
Definicão: Ver o texto Regimes Totalitários no portal.
Cap. 7 – Totalitarismo na Europa e na Ásia
Através do filme Lista de Schindler pudemos refletir sobre...
CAPITALISMO EM CRISE: O CRACK DA BOLSA DE NOVA YORK
GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX
O Mundo Entreguerras A Itália e a Alemanha. ITÁLIA Abalada pós guerra:  Dívida de US$4bi.  >inflação  >queda da produção agrícola e industrial.  2.
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
A crise das democracias e a ascensão dos regimes autoritários.
A Segunda Guerra. Ascensão Mussolini  Utilizando métodos violentos e inescrupulosos contra seus opositores, desenvolveram-se, transformando-se no Partido.
Os Regimes Ditatoriais
FASCISMO NA EUROPA “ assim como o corpo humano funciona com órgãos principais e secundários, assim funciona a sociedade, com órgãos superiores e inferiores.
A Crise gerada na Europa devido à Primeira Guerra Mundial possibilitou a acentuação dos problemas socioeconômicos, seja pelas catástrofes, pelo desemprego.
Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características.
Transcrição da apresentação:

E.E. Miguel Sutil Disciplina: História Professora: Maria de Fátima Sobral Alunos: Glória Sthefanny Carvalho – Juverty Francisco do Carmo - João Gabriel Melo – Marcos Vinícius Gonçalves Tema: Resumo de Nazismo e Fascismo

O Fascismo surgiu devido à crise econômica vivida pela Itália a partir do fim da Primeira Guerra Mundial. Embora tendo ficado do lado vitorioso da Guerra, a Itália não foi beneficiada com as recompensas prometidas, o que ocasionou um aumento na inflação, desemprego, fome, dentre outros problemas econômicos no país.FascismoPrimeira Guerra Mundial O monarca, Rei Vitor Emanuel III, foi incapaz de atender às reinvindicações das manifestações populares, enquanto as classes médias e altas ficavam apavoradas com estas manifestações dos trabalhadores.

Foi quando Benito Mussolini fundou uma organização chamada “fasci di combattimento”, junto com ex-combatentes e desempregados e financiada por industriais. Tal organização transformou-se no Partido Nacional Fascista, e se utilizava de ações violentas para tentar restabelecer a ordem no país. O Rei acabou por encarregar Mussolini de formar um novo governo, em 1922.Benito Mussolini O Nazismo nasceu também após a Primeira Guerra Mundial, período a partir do qual a Alemanha entrou em crise econômica que desestrutura a produção e o comércio do país. Esta crise permitiu a ascensão do poder do partido Nazista, liderado por Adolf Hitler. A partir das ideias racistas de Hitler e de seu poder de persuasão, surgiu na Alemanha um regime totalitário e militar que era baseado na idéia de regeneração nacional, a qual se daria por meio do extermínio das raças e grupos sociais considerados impuros (judeus, negros, homossexuais, etc). Durante este regime aconteceu o Holocausto, episódio da história mundial em que milhares e milhares de pessoas foram mortas cruelmente por uma nação completamente dominada pelas ideias nazistas.NazismoPrimeira Guerra MundialAdolf HitlerHolocausto

 Ambos, fascismo e nazismo, acabaram influenciando as ideias políticas no mundo todo, chegando fatalmente ao Brasil e influenciando a história política do nosso país, especialmente no período daditadura militar.ditadura militar  Os regimes fascista e nazista acabaram por adquirir grande poder popular e admiração das classes trabalhadoras, pois criaram leis e se posicionavam ao lado destas classes, mesmo que de forma fictícia. Faziam eventos e trabalhavam a mentalidade do povo de modo a aumentar sua auto-estima e o sentimento de nacionalismo, pois precisavam do povo ao seu lado para realizarem suas propostas políticas. O Nazismo, por exemplo, realizou um grande programa social para as massas populares, dando-lhes férias, esportes dentre outras conquistas que antes não existiam. A ideia era “distrair” a atenção das pessoas beneficiando-lhes, para que assim pudessem tê-los ao seu lado, enquanto que se utilizavam destas mesmas pessoas para exterminar muitas outras, seja fisica ou moralmente. Sua essência, portanto, está no totalitarismo, na ideia de que o chefe-de-Estado controla tudo e todos. Por conta disso, este mesmo chefe era tido pelo povo como um “herói”, alguém intocável, acima de qualquer suspeita. O objetivo final era a homogeneização da sociedade, ou seja, aqueles que estivessem fora dos padrões deveriam ser eliminados de alguma maneira, marginalizados, escravizados, mortos. Para conseguir tais objetivos, estes regimes se utilizavam exageradamente do medo.

Os fatores que promoveram a ascensão destes dois regimes tanto na Alemanha e na Itália quanto em outros países da Europa e na América, foram: Os problemas econômicos ocorridos nestes locais após a Guerra; A ignorância da grande massa popular, a qual se deixava levar facilmente pelas ideias totalitaristas em troca de pequenas melhoras nas suas vidas; A rejeição às ideias opostas, de movimentos como o comunismo e o anarquismo que promoviam certa desordem na sociedade através de suas manifestações; A influência de pessoas da alta sociedades, industriais, militares, etc. Pessoas que inspiravam confiança e que se beneficiavam financeiramente com tais regimes; As dificuldades das classes trabalhadoras com a crise econômica.