Por: Dom Julio Endi Akamine  Em nossa última conversa começamos a falar sobre as etapas da revelação. Sabemos que a plenitude da revelação acontece.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pentateuco Classe Visão Bíblica Pb. Cícero N Martins 20 Fev 2011
Advertisements

EFÉSIOS Lição 4 A PAREDE CAIU E UM NOVO POVO APARECEU
Lição 12 para o dia 20 de Dezembro de 2008
Convertei-vos Clique....
Leitura cristã da Criação
A aliança de Deus com os homens:
5) LEI.
Atos dos Apóstolos 3,11-26 Naqueles dias, como o paralítico não deixava mais Pedro e João, todo o povo, assombrado, foi correndo para junto deles, no chamado.
Caminhada do Povo de Deus
NOVA EBD LIÇÃO 20.
Por Moisés Sampaio de Paula
“Creio na igreja una, Santa, católica e apostólica”
O dia do senhor ressuscitado
Rainha dos Apóstolos.
A nossa oração é pública e universal
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
Compreender que Jesus foi o fundador das Leis do Velho Testamento Seguir o exemplo de Jesus, vivendo dinamicamente no contexto das.
O CANCELAMENTO DA VELHA ALIANÇA
“Eu Creio” - “Nós Cremos”
O Livro da Sabedoria.
A eucaristia Começar.
A Bíblia na nossa história hoje.
O dispensacionalismo é um grupo religioso que interpreta as profecias de acordo com o método futurista.
EM QUE CREMOS?.
Maria: Modelo original dos homens
Bem aventurados... Todos os Santos.
O Chamado de Deus para Liderarmos
A Trindade
O estudo das Doutrinas Bíblicas
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
Pentecostes Vem Espírito Santo.
“Dele, o Mestre, toda a luz….” Contemplando a imagem do Mestre.
CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA!
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
O Mistério do Evangelho
«Tu és o meu Filho muito, amado em Ti pus toda a minha complacência».
IBFT – Escatologia Bíblica - 7
Moisés Sobe ao Monte Sinai
Batismo de Jesus.
Solenidade DO BATISMO DO SENHOR
Felizes aqueles que escutam a Palavra de Deus e vivem cada dia
SOLENIDADE DO PENTECOSTES RECEBAM O ESPIRITO SANTO!
POR QUE EU DEVO CONGREGAR?
5º DOMINGO DA PÁSCOA 18 DE MAIO DE 2014 Atos 6,1-7 Salmo 32 (33) 1 Pedro 2,4-9 Jo 14,6.
NOVA EBD LIÇÃO 17.
Trindade.
VIEMOS DO ORIENTE PARA ADORAR O SENHOR JESUS!
O Bom Pastor.
APROFUNDANDO OS TEXTOS BÍBLICOS Is 66,10-14c Salmo 65 (66) Gal 6,14-18 Lc 10,
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
FAMÍLIA DA ALIANÇA ALIANÇA ACORDO PACTO CONCORDÂNCIA EM DETERMINAÇÕES
Sinais da presença de Deus
1. A igreja é um organismo invisível DOUTRINAS DA GRAÇA
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
O núcleo central da Bíblia é a
Uma Estrela.
Maria junto com Jesus inicia uma época nova na história da humanidade. “É o tempo da presença de Deus na carne humana, e ela forma de sua própria carne.
Amar Missões Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. I João
Maria no mistério de Cristo
Mas o que é o Advento? O Advento é o tempo que antecede o Natal É um tempo de preparação e alegria, onde os fieis esperam o Nascimento de Jesus Cristo.
A NECESSIDADE ESPIRITUAL DOS JUDEUS
Introdução à Carta SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL Primeira credencial: “Servo de Jesus Cristo”. (1.1). Servo, do grego “doulos” significa escravo. Pertencer.
A BÍBLIA E A REVITALIZAÇÃO DA IGREJA Elaborado por: Ana Paula Morais O que é revitalizar? - Dar vida ou existência, animar, reviver, tornar vívido, dar.
DEUS CHAMA: A Igreja. Atos Presb. Josimar Santos Rosa.
Por: Dom Julio Endi Akamine  Caro ouvinte da Rádio 9 de Julho  A Revelação divina é uma iniciativa amorosa de Deus finalizada a estabelecer com o ser.
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
A REVELAÇÃO NO 1º TESTAMENTO 1. RECORDANDO A AULA ANTERIOR 1º) A Bíblia não caiu pronta do céu, é um livro feito em mutirão. 2º)A Revelação se faz na.
A REVELAÇÃO BÍBLICA 1. RECORDANDO A AULA ANTERIOR 1º) O homem é um vocacionado a perguntar. 2º) Fazer perguntas já é estar na “ambiência” de Deus. 3º)
CURSO SOBRE APOCALIPS E ESCATOLOGIA: O TEMPO DO FIM APOCALIPSE DANIEL EM GRÁFICOS Prof. Dr. Durval A. Ramanholi
Transcrição da apresentação:

Por: Dom Julio Endi Akamine

 Em nossa última conversa começamos a falar sobre as etapas da revelação. Sabemos que a plenitude da revelação acontece em Jesus Cristo, quando Deus vem pessoalmente ao encontro do homem. De fato, “Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho” (Hb 1,1). Ora, esses “diversos modos” são aquilo que nós chamamos de etapas da revelação.  A primeira etapa da Revelação é a Aliança com Nóe. Nessa Aliança Deus fala aos homens porque age não somente na intimidade da consciência e nos indivíduos, mas está presente e age também nos homens reagrupados «por países e línguas, por famílias e nações». Essa aliança, porém, é continuamente ameaçada de perversão pelo pecado, principalmente pelos pecados do politeísmo e pela idolatria da nação e do seu chefe. Por isso essa etapa é provisória.

 Hoje gostaria de falar sobre as Alianças com Abraão e Moisés. Elas marcam um salto qualitativo na presença e na ação pessoal de Deus, uma vez que nessas etapas Deus escolhe para si um povo: o povo de Israel.  Essa Aliança tem uma grande importância para os cristãos porque a Igreja se sente profundamente unida a Israel.  Que tipo de relação há entre a Igreja e Israel.  Evidentemente, essa ligação não consiste em laços étnicos ou nacionais. O que une os cristãos com Israel são laços espirituais. Esses vínculos espirituais são muitos, mas podem ser sintetizados em 4.

Primeiro, a Igreja reconhece que ela está presente já no chamado divino feito aos Patriarcas e na Aliança de Deus com Abraão. Assim os cristãos, mesmo que não tenham laços de sangue com Abraão, sentem-se incluídos na vocação dos Patriarcas. O povo que tem sua origem em Abraão é a raiz onde foram enxertados os pagãos que se tornaram cristãos pela graça de Cristo. Segundo: a união espiritual se verifica no êxodo que é o evento fundador da Aliança e cujo significado e efeito não dizem respeito somente a Israel, mas assinala o início da salvação que Cristo realizou e, por isso, inclui a Igreja. Terceiro: uma vez que os dons de Deus são sem arrependimento, a Igreja reconhece que é devedora de Israel porque dele recebeu a revelação bíblica do Antigo Testamento. Em relação ao AT, a Igreja percebe que se apropria da revelação veterotestamentária, quanto é acolhida nela. Em outras palavras, os cristãos se sentem destinatários da revelação do AT e, ao mesmo tempo, se veem inseridos e mergulhados nela. A união espiritual está fundada na reconciliação e na paz que Cristo estabeleceu pela sua cruz entre os judeus e os gentios, derrubando o muro de separação e fazendo dos dois uma só coisa nele.

 A partir dessa união espiritual, que vincula Israel e a Igreja, podemos chamar os filhos de Abraão de “nossos irmãos mais velhos”.  Por hoje é só, semana que vem nós continuamos