Profa. Adriana Nogueira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Morfofisiologia do Sistema Reprodutor Feminino
Advertisements

FISIOLOGIA DO CICLO MENSTRUAL
Fisiologia do Sistema Reprodutivo
CICLOS REPRODUTIVOS FEMININO
Colégio INEDI Biologia
CICLO MENSTRUAL HORMÔNIOS
PUBERDADE  FSH  LH o aumento na produção de FSH gera o Crescimento dos ovários e secreção de Estrogênio (8-12 anos) Com o aumento do LH pode ocorrer.
Sistema Reprodutor/Sistema Genital
Glândula Ovariana e hormônios femininos
APARELHO REPRODUTOR FEMININO REGULAÇÃO HORMONAL (ANIMAÇÕES)
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
CICLO MENSTRUAL.
CICLO REPRODUTOR FEMININO
O que é gametogênese?.
CICLO MENSTRUAL Profª. Dera Bastos 1.
Sistema Reprodutor Feminino
Prof. Bartolomeu Garcia
SISTEMA ENDÓCRINO * O CONTROLE MESTRE.
Biotecnologia da Reprodução
GAMETOGÊNESE Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna. GAMETOGÊNESE MEIOSE A gametogênese é o processo de formação e desenvolvimento dos gametas ou células.
Ciclo Menstrual.
SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas endócrinas x exócrinas Ação dos hormonal
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA GENITAL FEMININO
Sistema Endócrino HORMÔNIOS!!!.
BIOLOGIA – APOSTILA 1 OVULAÇÃO, MENSTRUAÇÃO, FECUNDAÇÃO
Sistema Reprodutor Venus e Adonis – Rubens
PUBERDADE Profa. Adriana Pires Neves UNIPAMPA REPROLAB – UFRGS.
USO DE MEDICAMENTOS NA GRAVIDEZ
:. Usina a Carvão 955g Usina a Óleo 818g Usina a Gás 446g Usina Nuclear: 4g!!!
Enfermagem Disciplina de Saúde Criança e Adolescente.
Sistema Endócrino Principais glândulas endócrinas humanas Gônadas
Desde cedo, tendo em conta as caraterísticas do nosso corpo, é-nos atribuído um sexo: MasculinoFeminino Apresentam órgãos sexuais externos diferentes.
Transmissão da vida. -O corpo humano é constituído por, aproximadamente, 100 mil milhões de células, a maioria das quais tem menos de um décimo de milímetro.
Equilíbrio Químico Profa. Karen.
*Sistema Reprodutor* Função: garantir a perpetuação da espécie, ou seja, não deixar a espécie entrar em extinção. Temos 2 tipos: Sistema reprodutor feminino.
OVOGÊNESE E FOLICULOGÊNESE
1) Que análise e conclusões podem ser feitas em relação a glândula hipófise a partir dessa imagem? Façam suas análises e conclusões depois de ter pesquisado.
Dezembro de 2008 S ISTEMA E NDÓCRINO N UNO C ORTEZ- D IAS.
O SISTEMA REPRODUTOR 8º ano Professora Natália. Cobrado como um adulto e tratado como uma criança.
Ciências Naturais – 9.o ano
Sistema Reprodutor Humano Disciplina de Biologia
Ciclos ovárico e uterino
Aparelho Reprodutor Feminino
Fisiologia e anatomia sexual e reprodutiva
Sistema Circulatório BALA 2011.
PLACENTA.
CÉLULAS TRONCO.
Anabolizantes “Corpo e Aparência 2”. Refletir sobre o corpo e a aparência no contexto contemporâneo da juventude. Refletir sobre o conceito de esteróide.
.  Como todos sabemos, a urina é formada nos rins, órgãos em formato de feijão e de cor marrom- avermelhada localizados na região posterior da cavidade.
O sistema reprodutor Puberdade Adolescência Hormônios Ejaculação
Ciclos sexuais femininos
Sistema Cardio-vascular Constituição. Sistema Cardio-vascular Coração Vasos sanguíneos Sangue.
Principais tipos de sistemas circulatórios. Sistema de transporte aberto Assim designado porque o sangue abandona os vasos e passa para os espaços, as.
CICLO OVARIANO E MENSTRUAL
Uma visão reprodutiva da mulher
Sistema Circulatório - O Sistema Circulatório é formado pelo: SANGUE (líquido circulante); VASOS SANGUÍNEOS (canais condutores); CORAÇÃO (bomba propulsora).
Comportamento Sexual e Sistema Nervoso
RFM0005 Embriologia Prof. Dr. Klaus Hartfelder
Análise de Fadiga Segundo o Método da Distância Crítica – Módulo 2.3 FADIGA DOS MATERIAIS Professores Jorge Luiz Almeida Ferreira.
BIOLOGIA PROF. CALINA GREINER.  Vulva (parte externa)  Vagina  Útero  Tubas uterinas  Ovários.
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
Ocorrendo a falência ovariana, após a menopausa, as taxas do estrogênio e da progesterona sofrem uma queda e, consequentemente, as taxas dos hormônios.
FASES DA VIDA.
Prof: Marcus Ferrassoli
Orientações de estudo SISTEMA NERVOSO
Transcrição da apresentação:

Profa. Adriana Nogueira Ciclo menstrual Profa. Adriana Nogueira

Processo cíclico decorrente da secreção alternada de 4 hormônios: estrógeno e progesterona - secretados pelo ovários FSH e LH - secretados pela hipófise

No início de cada ciclo, há liberação de FSH e LH (pequenos pulsos), principalmente de FSH que estimula o crescimento de diversos folículos ovarianos. O crescimento destes folículos induz o aumento da produção de estrógeno. O estrógeno estimula a proliferação endometrial, atingindo o seu pico aproximadamente na metade do ciclo.

O LH é responsável pela ovulação. A concentração alta de estrógeno, inicialmente, reduz o pulso de FSH e LH – feedback negativo. Em seguida, provoca um aumento – surto pré-ovulatório – destes dois hormônios. O LH é responsável pela ovulação. (Ruptura do folículo maduro com consequente liberação do óvulo / ovócito II).

Após a ovulação, os elementos residuais do folículo rompido formam o corpo lúteo, sobre a ação do LH. O corpo lúteo secreta estrogênio e quantidades elevadas de progesterona. A grande quantidade de progesterona tem como objetivo manter a gestação, até que a placenta possa assumir esta função.

As fases

Ovulação Liberação do ovócito II.

As fases Proliferativa: Após a fase menstrual a mucosa uterina fica reduzida a uma pequena faixa de tecido conjuntivo. Ocorre proliferação das células do conjuntivo da lâmina própria, havendo crescimento do endométrio como um todo.

As fases Secretória: Inicia-se após a ovulação. Depende da formação do corpo lúteo - secreção de progesterona; O endométrio atinge sua espessura máxima (5mm).

As fases Menstrual: Não havendo fertilização, ocorrerá uma queda brusca dos níveis de estrógenos e progesterona no sangue. O endométrio, entra em colapso, sendo parcialmente destruído. O sangue tem, principalmente, origem venosa, pois as artérias, ao se romperem, contraem suas paredes, fechando a extremidade rompida.

Resumindo

E foi assim na prova ...

FSH, LH, estrógeno e progesterona H1, H2, A, B, respectivamente Resolução: FSH, LH, estrógeno e progesterona H1, H2, A, B, respectivamente

O gráfico abaixo representa as variações de determinados hormônios no sangue de uma mulher durante alguns dias.

Indique os eventos ocorridos nos momentos indicados pela: a) seta I Indique os eventos ocorridos nos momentos indicados pela: a) seta I. b) seta II. c) Suponha a administração de alta dose de estrógeno e progesterona na corrente sanguínea dessa mulher antes do ciclo. Como consequência disso, o que aconteceria com as taxas de FSH e LH?

Resolução: a) A seta I indica ovulação, pois o nível de LH é alto e, a partir daí, o nível de progesterona aumenta em razão da formação do corpo lúteo. b) A seta II indica o aumento da concentração do HCG, gonadotrofina coriônica, o que significa gravidez. c) As taxas de ambos os hormônios cairiam, pois o estrógeno inibe a hipófise de secretar FSH, e as altas doses de progesterona inibem a secreção de LH. Esse é o princípio da pílula anticoncepcional.  

Dúvidas???????

Os hormônios hipofisários nos homens