O sacramento do matrimónio 36 CHAMPAIGNE, Philippe de O matrimónio da Virgem c. 1644 Colecção Wallace, Londres.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SER E PARTICIPAR NA IGREJA
Advertisements

O Sacramento do Matrimônio
Vida e Sexo Cap. VII CASAMENTO.
O PROPÓSITO DE DEUS COM O CASAMENTO By Kleber Reis.
São Joaquim e Santa Ana Pais de Nossa Senhora.
Creio em Deus, Pai todo - poderoso
O fim do homem: dar glória a Deus, conhecê-Lo e amá-Lo
MATRIMONIO – VIDA DE COMUNHAO
20 A comunhão dos santos PRETI, Mattia Cristo na Glória (detalhe)
CARISMA MISTICA ESPIRITUALIDADE DAS ENS
A FAMILIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA FAMÍLIA I
06: Os deveres para com o próximo (IV)
CELEBRAÇÃO LITÚRGICA DO MATRIMÔNIO
Família no molde de DEUS.
MATRIMÔNIO.
ORIENTAÇÕES 2008.
Deus criou o homem livre e responsável
A Família que Deus quer.
QUE DEUS UNIU, O HOMEM NÃO SEPARE..
A MENSAGEM DAS NARRATIVAS DA CRIAÇÃO
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
Sacramental vida.
Maria a Bem-Aventurada
Deus poderia ter escolhido outras maneiras para que Jesus viesse ao mundo. Mas Ele, na sua infinita sabedoria, escolheu a maneira mais simples: através.
A oração do Senhor: “Pai Nosso"
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA FAMÍLIA III
O Sacramento do Matrimônio
Sagrada Familia.
Maria: Modelo original dos homens
Sinais eficazes da presença de Cristo na Igreja
Pais. Pais Precede Acompanha Enriquece todas as outras formas de catequese (CT 68; DGC 227, 255)
Sejam Bem Vindos E Bem Vindas.
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS
A FAMÍLIA Letícia Thompson.
AMOR E SEXUALIDADE I
FAMÍLIA, INSTITUIÇÃO DIVINA.
Desenvolvimento 1. Em que momento marido e mulher começam a conhecer o caráter mutuamente? LA, 105 mutuamente? LA, 105 Ao enfrentar o recém-casado par.
Maria, Mãe de Deus.
Festa da Sagrada Família de Nazaré
Tu és verdadeiramente Mãe de Deus, ó Virgem Maria! “Causa-me profunda admiração haver alguns que duvidam em dar à Virgem Santíssima o título de Mãe.
Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor
ADIRLEI RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA – LONDRINA-PR.
LIÇÃO 3 ORAÇÃO E RECOMENDAÇÃO ÁS MULHERES CRISTÃS
Deus sai ao encontro do homem: a Revelação
O Milagre do Amor nas Bodas de Caná (Jo 2, 1-1)
A CELEBRAÇÃO LITÚRGICA
07 Deus criou os anjos TIEPOLO, Giovanni Battista
DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR
Deus criou o mundo por amor
A resposta do homem a Deus: crer
LIÇÃO 2 – O CASAMENTO BÍBLICO
Quarto mandamento: honrarás teu pai e tua mãe
É um órgão judiciário da Igreja Católica;
Segundo mandamento: não invocarás o nome de Deus em vão 46 GRECO, El A adoração do nome de Jesus National Gallery, Londres.
Deus chama o homem à oração
Os 7 sacramentos da Igreja
Sacramento do Matrimônio Dom para a comunhão e educação dos filhos.
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
01.Introdução (18 slides) 10. Sacramentos_communicatio (4 slides) 02.Baptismo (11 slides) 03.Confirmação (8 slides) 04.Eucaristia (26 slides) 05.Penitência.
19 Quem pertence à Igreja PERUGINO, Pietro Cristo entregando as chaves a Pedro Fresco Capela Sistina, Vaticano.
A vocação do cristão 37 CARAVAGGIO A vocação de São Mateus Capela Contarelli São Luís de França, Roma.
Vivemos num tempo em que os Valores da família são por muitos ignorados ou esquecidos. As leituras falam da dignidade do Matrimónio cristão, dentro.
Deus concede-nos a graça 43 BOSCH, Hieronymus Tríptico do jardim das delícias (detalhe) c Museu do Prado, Madrid.
Catecismo da Igreja Católica nº 2360 “A sexualidade está ordenada para o amor conjugal entre o homem e a mulher. No casamento, a intimidade.
A paixão e morte de Jesus 14 RUBENS, Pieter Pauwel Cristo na Cruz 1627 Rockox House, Amberes.
Índice: 01. Desígnio de Deus (15 slides) 02. Obscurecimento actual (16 slides) 03. Identidade do matrimónio (23 slides) 04. Fins do matrimónio (13 slides)
Na Sagrada Comunhão recebe-se a Cristo 30 Rafael ( ) A Missa em Bolsena Fresco, 1512 Stanza della Segnatura, Palácio Pontifício, Vaticano.
Índice: 01. Desígnio de Deus (15 slides) 02. Obscurecimento actual (16 slides) 03. Identidade do matrimónio (23 slides) 04. Fins do matrimónio (13 slides)
Transcrição da apresentação:

O sacramento do matrimónio 36 CHAMPAIGNE, Philippe de O matrimónio da Virgem c Colecção Wallace, Londres

Compêndio do Catecismo 338. Para que fins instituiu Deus o Matrimónio? A união matrimonial do homem e da mulher, fundada e dotada de leis próprias pelo Criador, está por sua natureza ordenada à comunhão e ao bem dos cônjuges e à geração e bem dos filhos. Segundo o desígnio originário de Deus, a união matrimonial é indissolúvel, como afirma Jesus Cristo: «O que Deus uniu não o separe o homem» (Mc 10,9).

Introdução O amor dos pais para com os seus filhos e os detalhes de amor que têm entre si os esposos, fazem-nos pensar na grandeza do sacramento do matrimónio. Sabemos agradecer o que os nossos pais fazem por nós? Ajudamo-los nas suas necessidades? Procuramos tornar-lhes a vida agradável? Lembramo-nos de rezar por eles todos os dias? DAVID, Gerard As bodas de Caná c Museu do Louvre, Paris

Ideias principais

1. Instituição do matrimónio no Paraíso terreno "Homem e mulher os criou, e os bendisse Deus, dizendo-lhes: Procriai e multiplicai-vos e enchei a terra" (Génesis 1,27-28). Então Deus institui o matrimónio,  e o institui - como fim principal - para ter filhos e educá-los;  como fim secundário, para que os esposos se ajudem entre si: porque "não é bom que o homem esteja só, vou dar-lhe uma ajuda semelhante a ele" (Génesis 2,18). Em consequência, o matrimónio é algo sagrado pela sua própria natureza, e os esposos são colaboradores de Deus, participando do poder divino de dar a vida. BOUCICAUT Master O matrimónio de Adão e Eva em 'Des Proprietes De Chozes' c.1415 Fitzwilliam Museum, Universidade de Cambridge, UK

2. O matrimónio, sacramento cristão Jesus Cristo elevou à dignidade de sacramento o matrimónio instituído no começo da humanidade. O matrimónio entre cristãos é imagem da união de Jesus Cristo e sua esposa a Igreja. Por isso, nenhum católico pode contrair o chamado "matrimónio civil"; tal união não seria válida, já que não tem mais valor que o de uma simples cerimónia legal perante o Estado. Entre católicos só é válido o matrimónio – sacramento contraído na Igreja. MYUNG-BO SIM A catedral de São Patrício 1990 Nova Iorque, Colecção privada

3. As propriedades do matrimónio Unidade: o matrimónio é a união de um só homem com uma só mulher: "Deixará o homem seu pai e sua mãe, e juntar-se- á à sua mulher, e virão a ser os dois uma só carne" (Génesis 2,24). Indissolubilidade: o vínculo conjugal não pode nunca desatar-se: "O que Deus uniu não o separe o homem", diz o Evangelho (Mateus 19,6; 5,32; Lucas 16,18). O divórcio, pois, está proibido.  Deus quis que fosse assim por várias razões: pelo bem dos filhos; pelo bem, a felicidade e segurança dos esposos; pelo bem de toda a sociedade humana, pois a humanidade compõe-se de famílias. ALMA – TADERNA, Sir Lawrence A lua de mel Colecção privada

4. Efeitos do sacramento do matrimónio Aumenta a graça santificante nos que o recebem. É preciso recebê-lo em estado de graça; se não, comete-se um sacrilégio, ainda que o matrimónio possa ser válido. Comunica os auxílios especiais para educar os seus filhos e cumprir os deveres que contraem ao casar-se.  Estes deveres são, para com eles próprios: amar-se e respeitar-se, guardar fidelidade e ajudar-se mutuamente; com respeito aos filhos: alimentá-los, vesti-los, educá-los religiosa, moral e intelectualmente, e assegurar o seu futuro. Os ministros do sacramento são os mesmos contraentes; Contudo deve celebrar-se perante testemunhas: diante do pároco ou seu delegado; se não, é inválido. CABRERA, Miguel Um espanhol com a sua mulher índia mexicana e seu filho Museu da América, Madrid

5. O matrimónio, caminho de santidade O sacramento do matrimónio concede aos esposos as graças necessárias para que se santifiquem e santifiquem os outros. É dever de toda a família - também dos filhos - facilitar esse clima humano e cristão em que se consegue que os lares sejam luminosos e alegres, sacrificando- -se para alcançar as virtudes humanas e sobrenaturais de uma família que começou a santificar- -se com um sacramento. GRECO, El O matrimónio da Virgem Museu Nacional de Arte da Roménia, Bucareste

Propósitos de vida cristã

Um propósito para avançar Esforçares-te por tornar agradável a vida das pessoas com que convives. Estimar muito este sacramento e ajudar a que as outras pessoas o entendam e agradeçam a Deus.