Segunda Guerra Mundial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Advertisements

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
REGIMES TOTALITÁRIOS FASCISMO E NAZISMO
2º Guerra Mundial.
A II GUERRA MUNDIAL
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:
2ª Guerra Mundial.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914 – 1918 )
II Guerra Mundial.
A Segunda Guerra Mundial
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
Assim como a América do Sul e Central e Ásia, a África também foi colonizada pelos europeus, fato comum entre os citados é que todos foram colônias de.
O MUNDO VIVEU DURANTE A DÉCADA D E 1930 UM PERÍODO BASTANTE CONTURBADO.
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
A Segunda Guerra Mundial
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
II Guerra Mundial (1939 – 1945) Thiago Rocha.
Prof. Carlos Nasser. 1.Resquícios do Tratado de Versalhes  “única culpada”  exagero de punições  Resultado: desejo de vingança. 2.Crise de 29  aprofundamento.
ÍNDICE “UMA CONTINUAÇÃO DA ANTERIOR” A GUERRA (1939–1945)
P RIMEIRA G UERRA M UNDIAL ) INTRODUÇÃO: Na transição do século XIX para o XX, a Europa vivia um período de euforia e de grandes avanços tecnológicos.
Trabalho de História Alunas: nº: Gracielle B. Vasconcelos 11 Laylla Cristina Lima 17 Nayara de Abreu Reis 25 Sala: 8ª 10 Professora: Márcia Cristina Tannús.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Capítulo 1 - Século XX: onde tudo começou Capítulo 2 – A Primeira Grande Guerra: uma experiência traumática PROGRAMA I ETAPA 9º ANO Capítulo 4 – :
As fases da 2ª Guerra Mundial 1 de setembro de 1939 – Invasão da Polónia.
Professora Odeti Ertel.  Regime político de caráter autoritário que se desenvolve na Alemanha durante as sucessivas crises da República de Weimar ( )
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
O PAPEL DA ONU NO MUNDO CAPÍTULO 2 - 9º ANO PROFESSORA: CARLA MENEZES.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARTE I Natania A S Nogueira
Aspectos Naturais, econômicos, políticos e sociais
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
CONFLITOS NA ÁSIA E.E. BRAZ SINIGÁGLIA ALUNO: FLÁVIO DE MELO MENDES PROFª: MARIA DE LOURDES SÉRIE: 9ºB TURNO: VESPERTINO.
Amaury Gremaud HEG II A Segunda Guerra Mundial: origens e impactos.
NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO 2 ANO, APOSTILA 12.
II Guerra Mundial
Crises Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial ( ) Prof. Alan
II Guerra Mundial feita para por fim a todas as guerras Profª Marilia Coltri Colégio Ser!
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
I Guerra Mundial em imagens. Mapa da Europa antes da Guerra.
A Era Vargas ( ). 1. Introdução: 1.1. Significado: Segundo momento da história republicana brasileira. Exemplo de carteira de trabalho dos anos.
Primeira Guerra Mundial
Neocolonialismo: Gerou rivalidades imperialistas entre as potências européias. Unificação de Itália e Alemanha: rompimento do equilíbrio do continente.
Czar Nobres Clero Burguesia Operários......Camponeses.
Luiz Gustavo Rosa Martins 5º ANO B
 1918 á 1939  PERÍODO ENTRE GUERRAS Alunas: Blenda Santos; Maria Julyanna Moraes Série: 9º ano “D”
Professor responsável: Jorge Pacheco Feito por: Mafalda Aguiar nº22 6ºG.
A GEOPOLÍTICA DA GUERRA FRIA
FOUCAULT: REFLEXÕES SOBRE A CRISE NA MEDICINA. BREVE RESGATE HISTÓRICO O SURGIMENTO DO DIREITO À SAÚDE A SOMATOCRACIA.
TEMA III: Mundo Fragmentado Fluxos de bens e serviços Por: Inês Gomes.
OS FASCISMOS Conceito * origem da palavra: fascio * regimes de características autoritárias surgidas no período entre guerras. * em outro sentido, pode.
IDADE CONTEMPORÂNEA – SÉCULO XX Prof. Iair I GUERRA MUNDIAL (1914 – 1918) 1 - Antecedentes/causas: Disputas imperialistas; Rivalidades.
Diversidades regionais da Europa
A República das Oligarquias
O desenvolvimento do conflito Trabalho realizado por: Beatriz Ferreira de Pinho Nº8.
RECUPERAÇÃO ANUAL Aspectos de uma economia globalizada 3º BIMESTRE O papel dos grandes organismos internacionais na economia: (GATT) OMC, FMI, BANCO MUNDIAL.
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
BLOCOS ECONÔMICOS Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em.
A ú ltima foto: curvado e abatido, Hitler, à beira da morte, inspeciona danos na chancelaria VEJA, Maio de 1945.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Segunda Guerra Mundial ( ). 1. Contexto histórico e motivações Ascensão da Alemanha Nazista na década de 1930: A maior prejudicada da Primeira.
TRABALHO DE HISTÓRIA ALUNOS:NIVALDO E PEDRO INACIO PROFESSORA: MARIA DE FATIMA 9º A.
PERCURSO 3 – Organizações internacionais mundiais.
Fortalecimento de regimes totalitários nazifascistas.
As Fases da 2ª Guerra Mundial
A 1º Guerra Mundial.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
1 – Antecedentes/causas (década de 1930):
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
Transcrição da apresentação:

Segunda Guerra Mundial

MUNDO PRÉ-GUERRA O fim da Primeira Guerra não significou consolidação da paz mundial; afinal, o tratamento dado a alguns países só favoreceu o surgimento de sentimentos nacionalistas revanchistas. Três países merecem destaques nesse contexto: Alemanha, Itália e Japão. Os três se sentiram prejudicados com os resultados da Guerra, pois o primeiro foi humilhado pelo Tratado de Versalhes, e os outros dois, apesar de lutarem ao lado dos vencedores, não receberam o que esperavam e saíram do conflito se sentindo traídos

Bomba em Hiroshima e Nagasaki

Política expansionista (Alemanha, Itália e Japão) O Japão, agindo na frente asiática, invadiu a região da Manchúria (1931), na china, país que chegou a dominar completamente durante a Guerra. Já a Itália, atuando na África, invadiu a Etiópia (1935), que até então se mantinha independente. O caso mais polêmico, no entanto, foi o alemão, pois, desrespeitando o Tratado de Versalhes, a Alemanha reconstruiu sua máquina bélica. Sob o comando do governo nazista, os alemães aumentaram o seu contingente militar e reorganizaram a marinha e aviação de guerra.

Liga da Nações A Liga das Nações, órgão criado para garantir a paz mundial no final da Primeira Guerra, consentia com o expansionismo do Eixo, evidenciando o seu fracasso em cumprir seus objetivos. Além disso, Inglaterra e França adotaram a política de apaziguamento, que se caracterizou pela omissão dos dois países diante do avanço nazista com o objetivo de evitar um conflito armado com a Alemanha. Hitler se aproveitou da situação para exigir os Sudetos, região da Tchecoslováquia habitada por maioria germânica.

Europa década de 1930

Em 1939, Hitler foi além, incorporando toda a Tchecoslováquia sem que a Inglaterra e a França fizessem nada, já que esses dois países também viam o poderio alemão como uma forma de impedir o avanço do socialismo sobre a Europa, ficando tal atitude conhecida como o Cordão Sanitário (impedir avanço Russo). Para esses Estados, era uma questão de tempo até que Hitler atacasse Stálin e, assim, eliminasse a influência da esquerda sobre o continente.

Resolução