SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO BATISMO EUCARISTIA CONFIRMAÇÃO ENCONTRO DE CATEQUESE

EU TE BATIZO EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO BATISMO É a “porta da vida espiritual e a porta que dá acesso aos outros sacramentos” = “o sacramento da regeneração pela água com a Palavra” (CCE 1213). Rito essencial = água e palavras. EU TE BATIZO EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO CASO DE NECESSIDADE: O QUE SEGUNDO A APRECIAÇÃO COMUM CONTINUA A SER ÁGUA. PADRINHOS

BATISMO SUJEITO Sujeito capaz de o receber: “todo e só o homem ainda não batizado” (CIC 864) Adultos: intenção pelo menos habitual de o receber. Crianças e recém-nascidos: nenhuma condição especial.

SUJEITO ADULTO - SUJEITO CRIANÇA BATISMO SUJEITO ADULTO - SUJEITO CRIANÇA VALIDADE: intenção de o receber, que pode ser implícita. LICITUDE: Conhecer as principais verdades da fé (existência de Deus, remunerador, que encarnou, Trindade); Conhecer as principais obrigações cristãs; Ter dor dos seus pecados; Catecumenato. 1 2 3 4 Caso dos batizados fora da Igreja católica: - Não voltar a batizá-los; - Se houver sérias dúvidas acerca da validade do seu batismo, batizar condicionalmente.

Eucaristia PÁSCOA: a festa mais importante do calendário judeu. Recordam como o sangue de cordeiro com que tinham assinalado as suas casas os tinha livrado do castigo. Era o anúncio de outra Páscoa na qual o sangue do “cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, Jesus Cristo, nos libertaria da escravidão do demônio e do pecado.

CERIMÔNIA DA PÁSCOA NO TEMPO DE JESUS ORDEM CERIMÔNIA DA PÁSCOA NO TEMPO DE JESUS Antes de comer o cordeiro dizia-se uma bênção e bebia-se um copo de vinho misturado com água; 1 Trazia-se para a mesa as ervas, o pão e o cordeiro assado; 2 Explicava-se o significado do que se fazia, recitavam-se salmos, tomava-se um segundo copo de vinho; 3 4 Abençoava-se, partia-se e comia-se o pão sem fermentar; Depois de comer o cordeiro com as ervas, lavadas já as mãos, benzia-se um terceiro copo de vinho e bebia-se; 5 6 Recitavam-se outros salmos; 7 Benzia-se e bebia-se um quarto copo de vinho; 8 Ação de graças final; Em 4. Jesus disse: “isto é o meu corpo”. Em 5.: “este é o meu sangue”.Não se fez 7.: “recitado o hino, saíram...” (Mt 26, 30);

Ao dar o cálice, disse: “Fazei-o em minha memória”. Eucaristia Ao dar o cálice, disse: “Fazei-o em minha memória”. Dá ao mesmo tempo aos seus Apóstolos a capacidade de produzir a transubstanciação, e o encargo de continuar a oferecer este sacrifício ao longo dos séculos. Na mesma acção instituiu a eucaristia e o sacerdócio ministerial (= de serviço).

Eucaristia PRESENÇA REAL Na eucaristia, Cristo está verdadeira, real, substancialmente presente. Fundamentado em 5 textos do Novo Testamento: Jo 6, Mt 26, Mc 14, Lc 22, 1 Cor 11, 23. Cristo presente todo, completo, em cada uma das espécies: posto que ressuscitou, com o seu corpo está o seu sangue, a sua alma e sua divindade. Presença completa em cada uma das partes das espécies.

Eucaristia MATÉRIA PÃO: - de trigo. - licitude: rito latino: sem fermentar; rito oriental: fermentado. - feito recentemente: sem perigo de corrupção. VINHO: - da videira e não corrompido. - obrigação grave de juntar-lhe um pouco de água, como fez Cristo: . Recorda que saiu água do seu lado juntamente com o seu sangue . Representa a união do povo fiel com a sua cabeça Jesus Cristo.

Eucaristia FRUTOS DA SANTA MISSA São quatro: 1) Geral (aproveita ao conjunto da Igreja militante e purgante) 2) Especial (aproveita aos assistentes) 3) Especialíssimo (aproveita ao sacerdote celebrante) 4) Ministerial (aproveita àqueles por quem se oferece a missa). A aplicação do ministerial só a pode fazer o sacerdote celebrante: pelos vivos ou pelos defuntos (a modo de sufrágio).

RECEPÇÃO DA EUCARISTIA Primeira comunhão das crianças: quando tenham suficiente conhecimento (preparação cuidadosa) de maneira que entendam o mistério de Cristo na medida da sua capacidade, e possam receber o corpo do Senhor com fé e devoção (cfr. CIC 913). Perigo de morte: basta que sejam capazes de distinguir o Corpo de Cristo do alimento comum e de receber a comunhão com reverência. Suficiente conhecimento = uso de razão (presume-se que seja pelos 7 anos). Primeira confissão antes de receber a primeira comunhão (cfr. CIC 914).

DISTRIBUIÇÃO DA EUCARISTIA Ministros ordinários: bispo, presbítero, diácono. Ministro extraordinário: acólito ou outro fiel que “onde o aconselhe a necessidade da Igreja e não haja ministro” tenha sido legitimamente delegado (cfr. CIC 910 e 230). Critérios para se ver a necessidade de delegar num leigo: 1) ausência de ministro ordinário e acólito; 2) exigência do ministério pastoral, doença ou velhice; 3) grande número de pessoas. Bispo pode conceder a faculdade de delegar: bispos auxiliares, vigários episcopais e delegados episcopais. Outros: 1 vez

Eucaristia RESERVA DA EUCARISTIA (CIC 934-944) Só num lugar digno e seguro; Num tabernáculo, dentro de uma píxide sobre um corporal; Com lâmpada continuamente ardendo diante dele; Renovar as formas consagradas com frequência, pelo menos cada quinze dias.

CONFIRMAÇÃO INSTITUIÇÃO Não se administrou até depois do Pentecostes “Como todos os sacramentos: CRISTO. Não se sabe quando: talvez na Última Ceia (consagração do crisma), talvez depois da ressurreição. Não se administrou até depois do Pentecostes (plenitude do Espírito Santo).

Confirmação TESTEMUNHOS ANTIGOS Actos dos Apóstolos: diácono Filipe = enviaram Pedro e João para que os que baptizasse e recebessem o Espírito Santo. Diversidade de nomes: imposição das mãos, sacramento do crisma, sacramento de plenitude. Primeiro a aplicar o nome de confirmação: Santo Ambrósio.

Confirmação SINAL SACRAMENTAL O rito essencial: “é conferido mediante a unção do crisma na fronte, a qual se realiza pela imposição das mãos” (CIC 880). Para a validade, a imposição da mão não é necessária. Crisma = azeite consagrado pelo bispo na missa crismal de Quinta-feira Santa: azeite de oliveira misturado com uma pequena quantidade de bálsamo. Forma no rito latino: N. “recebe por este sinal o dom do Espírito Santo”.

Confirmação NECESSIDADE Não necessária com necessidade de meio. Mas muito conveniente para o desenvolvimen- to da vida cristã: de outro modo não teria sido instituída por Cristo. CCE 1285: “é preciso explicar aos fiéis que a recepção deste sacramento é necessária para a plenitude da graça baptismal”. “Os fiéis estão obrigados” a recebê-lo “no tempo oportuno” (CIC 890).

Que a Bondade de DEUS nos guie SEMPRE! OBRIGADO! “ Não permita que alguém saia da sua presença sem se sentir melhor e mais FELIZ”. Roberto Diocese de Araçuaí