São Tomás, Apóstolo Curso de Licenciatura em História da Arte Disciplina: Iconografia Docente: Professor Doutor Luís Urbano de Oliveira Afonso Ano Letivo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Acompanhemos o “Cordeiro de Deus” (Fauré) no caminho para a Cruz
Advertisements

C ATEQUESE 27 CREIO.
história da salvação A História da Salvação
24 de Maio de 2009 Ascensão do Senhor –B-
10 de Maio de 2009 Domingo V da PÁSCOA
Paulo e Jesus Paulo seguramente não viu o Jesus histórico e nem ouviu sua voz e suas palavras. Teve uma forte experiência do Cristo Ressuscitado (At. 9,3-9;
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
TEMA DO ESTUDO DEUS ENVIA JESUS COMO O SALVADOR DO MUNDO.
Santa Maria Madalena.
Santo André, Apóstolo.
Monte da Transfiguração…
“Tocando o discípulo duvidador as feridas da carne no seu Mestre, sarou em nós as feridas da incredulidade.” “Assim o discípulo, duvidando e palpando,
SOMOS INCRÉDULOS OU TEMOS FÉ.
Nasceu na Betsaida e teve a honra e o privilégio de ter sido o primeiro discípulo de Jesus, junto com São João o evangelista. Os dois eram discípulos de.
Evangelho segundo São Marcos Capítulo 03 Vers. 01 a 35
MARÇO 2015 TEMA: TESTEMUNHO.
Um compromisso real Atos
IGREJA CRISTÃ MARANATA
Jesus é preso, julgado e condenado
São Tomé.
DOMINGO DE PÁSCOA, 5 DE ABRIL DE 2015.
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
A Terra de Jesus.
Apóstolo e mártir, mais conhecido como Tomé o Incrédulo, é um dos doze apóstolos e é citado nos 4 evangelhos embora o de São João seja o mais detalhado.
Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote,
“Então Jesus lhes disse: Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram!” Lucas
Formação para Catequistas O SÍMBOLO DA FÉ. Sétima Sessão SANTÍSSIMA TRINDADE: UMA RELAÇÃO DE AMOR.
Índice:  O Cristianismo;  Livro Sagrado;  Templo dos cristãos;  O Fundador do Cristianismo;  Cidade Sagrada;  Calendário litúrgico;  Bibliografia;
encontros com meu amigo jesus
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
Reis Magos e tradições de Natal…
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
Cada Domingo é Dia do Senhor Ressuscitado... Vivendo o clima de Páscoa, reunimo-nos em nome de Jesus, para proclamar a nossa fé na Ressurreição. A liturgia.
"Meu Senhor e Meu Deus!" " Felizes os que creram, sem terem visto"
S. Gonçalo de Lagos Discente: Adriana Maria Pardal Costa Curso: História da Arte Disciplina: Iconografia Docente: Professor Doutor Luís Afonso Lisboa,
VIDA DO APÓSTOLO SÃO PAULO
"Pela bênção dos justos a cidade é exaltada, mas pela boca dos ímpios é destruída" Provérbios
Yarim Ha’Am Veyokhiakh Shedvaro Vetorato Omdim ירים העם ויוכיח שדברו ותורתו עומדים A Noticia que Abalou ISRAEL pelo Rabino pelo Rabino Yitzhak Kaduri 2014.
Música: “Xemá Israel” Domingo XXIII do Tempo Comum Domingo XXIII do Tempo Comum 4 de Setembro de 2011 Ciclo A.
15 de Abril de 2012 Domingo II da PÁSCOA Cântico Gregoriano.
"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho" Celebramos hoje a festa da ASCENSÃO do Senhor. Os últimos momentos de Jesus junto dos apóstolos e o regresso.
Arcanjo S. Gabriel Raquel Taborda Nº Professor Dr. Luís Urbano Afonso Raquel Taborda Nº Professor Dr. Luís Urbano Afonso História da Arte.
Ciclo C VII Domingo da Páscoa A Ascensão do Senhor VII Domingo da Páscoa A Ascensão do Senhor 9 de Maio de 2013 Música: Jesus ressuscitou das trevas.
Esboço: O problema da incredulidade de Israel (9:1-5). A escolha soberana de Deus (9:6-29). Responsabilidade do homem (9:30-10:21).
A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição.
14 DE MAIO DE 2016 Os discípulos do Filho do Homem Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as.
Vem Espírito Santo, traz à Igreja novo vigor! Com o PENTECOSTES, encerramos na Liturgia o Ciclo Pascal... PENTECOSTES é uma festa, que já existia no.
Eu sou muito teu amigo Eu também sou tua amiga e gosto de falar contigo.
Clique e leia o texto, lentamente, sob um lindo fundo musical. Aline barros- Tu és Fiel Senhor Formatação- Décio Rodrigues Lopes Visite o site- angelicaslides.com.br.
Páscoa de Ressurreição de Jesus -A- João 20, 1-9 Comentários e apresentação: Asun Gutiérrez. Música: Grieg. La Mañana //Haendel. Aleluya.Orfeón Donostiarra.
Ao longo da História, Deus sempre CHAMOU pessoas para realizar os seus planos. A Liturgia de hoje mostra vários exemplos: Na 1.ª Leitura, temos o Chamamento.
A B C Lucas revela em seu evangelho que a combinação do Espírito Santo com a oração foi o SEGREDO da vida vitoriosa e bem- sucedida de Jesus. Ao longo.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Santa Cristina de Bolsena Cristiana Gaspar História da Arte Iconografia Professor Luís Urbano Afonso Ano letivo 2015/2016 Lisboa, 2016.
A Liturgia de hoje mostra que Deus é SENHOR DA VIDA. Ele VISITA o seu povo e liberta-o do pecado e do sofrimento. As Leituras bíblicas ilustram esta.
São João Baptista Aluno do Curso de História de Arte: João Faria Trabalho realizado no âmbito de Iconografia Professor Dr: Luís Urbano Afonso Ano Letivo.
NOSSA SENHORA DE FÁTIMA. FÁTIMA É UM LUGAR DE ORAÇÃO. NOSSA SENHORA DISSE QUE É MUITO IMPORTANTE REZAR. VÊM PESSOAS DE TODO O MUNDO REZAR NO LUGAR ONDE.
Lição da Escola Sabatina 26 de Março 2016 a 1 de Abril.
SANTA ENGRÁCIA DE SARAGOÇA:VIRGEM E MÁRTIR Edinílvia N. F. Rodrigues nº Docente: Professor Doutor Luís Afonso Licenciatura: História da Arte.
Três verdades que nos ajudam vencer o pecado
A Liturgia de hoje mostra que Deus é SENHOR DA VIDA. Ele VISITA seu povo e o liberta do pecado e do sofrimento. As Leituras bíblicas ilustram essa verdade:
A Caminho de Jerusalém Ao longo da História, Deus sempre CHAMOU pessoas para realizar seus planos. A Liturgia de hoje ilustra esse fato com vários exemplos:
Somos cristãos, SEGUIDORES de Cristo. Mas quem é Cristo para você? Hoje somos convidados a descobrir em Jesus o Messias de Deus e a identificar-nos.
Na vida, deparamo-nos com muitas encruzilhadas, em que devemos fazer a ESCOLHA: Tomar uma estrada e deixar a outra… Como é importante, então, o testemunho.
12º Domingo do Tempo Comum ‘Jesus perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?‘ Lucas 9,20.
SANTA ISABEL da Hungria 17 de Novembro Curso de Licenciatura de História Da Arte Disciplina de Iconografia Docente Professor Doutor Luís Urbano Afonso.
A Memória que a Igreja celebra hoje não encontra fundamentos explícitos nos Evangelhos Canônicos, mas algumas pistas no chamado Proto-evangelho de Tiago,
SÓ DEPOIS DE ESMAGADA É QUE PRODUZ O PERFUME 3ª AULA: CARTA DO APÓSTOLO JOÃO À IGREJA DE ESMIRNA – AP. 2:8 a 11 O NOME ESMIRNA VEM DE UMA PLANTA CHAMADA.
Ciclo C Ciclo C Domingo XXVIII do Tempo Comum Domingo XXVIII do Tempo Comum 13 de Outubro de de Outubro de 2013 Música: oração sefardita Música:
24 DE SETEMBRO DE 2016 A história precisa continuar Por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam,
Transcrição da apresentação:

São Tomás, Apóstolo Curso de Licenciatura em História da Arte Disciplina: Iconografia Docente: Professor Doutor Luís Urbano de Oliveira Afonso Ano Letivo

Biografia Nasceu judeu e foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. São Tomás era o seu nome em hebraico e Didymus em grego, que significa “o gêmeo”. Nasceu e viveu na Galiléia, Israel, sendo que a data de nascimento seja desconhecida. Diz a tradição que São Tomás pregou na Pártia, Pérsia e na Índia. É pouco presente nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas mas no de João, São Tomás é referido mais frequentemente.

São Tomás foi o que exortou os outros Apóstolos a acompanhar Jesus quando Este disse que iria returnar à Judéia para visitar Lázaro, "Vamos nós também, para que possamos morrer com ele" (João 11:16). Durante a última Ceia, São Tomás impôs a questão :"Senhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?" (João 14: 5) Morreu a 21 de Dezembro, 72 d.C enquanto rezava em Madras (atualmente Chennai), no Monte S. São Tomás, na Índia. É reconhecido como o santo padroeiro dos arquitetos.

Culto São Tomás é reverenciado como um santo, tanto na Igreja Católica Romana, na Igreja Ortodoxa Oriental e na ortodoxia oriental. São Tomás é festejado nos dias 3 de Julho e 21 de Dezembro.

Iconografia Na arte, São Tomás é frequentemente representado como um jovem segurando um rolo, ou como um adulto a tocar as feridas de Cristo ressuscitado.

Incredulidade de S. Tomás Tomás, o Duvidoso São Tomás é mais conhecido como o que desejou verificar a resurreição de Cristo com os seus próprios olhos. Após a resurreição de Cristo, os outros apóstolos foram anunciar a novidade, no entanto, São Tomás não quis acreditar, dando-lhe assim o nome/alcunha de “Tomás, o Duvidoso”. Em João 20:25, podemos vê-lo dizer que a menos que ele veja as marcas dos pregos na mão de Jesus e o corte da lança em Seu lado, ele não irá acreditar. Meu Senhor e meu Deus Na segunda aparição de Cristo, São Tomás foi repreendido de forma gentil por ter desacreditado e consequentemente foram-lhe apresentadas as evidências que ele tinha exigido anteriormente. Ao ver que as feridas no corpo de Cristo eram reais e que de facto Cristo ressuscitára, São Tomás exclama “Meu Senhor e meu Deus”.

A Incredulidade de S.Tomás A Incredulidade de S.Tomás (c.1622), Hendrick ter Brugghen – Rijksmuseum, Amsterdão

Dúvida de Tomás Dúvida de Tomás (c ), Francesco de’ Rossi/Salviati - Louvre, Paris

Cristo e S. Tomás/Dúvida de Tomás, (, Cristo e S. Tomás/Dúvida de Tomás, (c ), Andrea del Verrocchio - Igreja de Orsanmichele, Itália

A Dúvida de Tomás (Maesta of Duccio), (c ), Duccio di Buoninsegna

Assun ç ão de Maria São Tomás foi mencionado em vários textos, inclusive um documento chamado “A Morte de Maria”, que reivindica o então apóstolo São Tomás foi o único a testemunhar a Assunção de Maria ao céu. São Tomás não teria assistido à morte de Maria por estar na Índia. Mas quando visitou o túmulo de Maria, este estaria vazio, no entanto São Tomás viu a assunção corpórea de Maria ao céu e esta deixou o seu cinto para trás como se fosse uma prova da sua assunção. Algumas versões da história dizem que os outros apóstolos duvidaram de São Tomás, quando este lhes falou sobre a assunção, até que viram o túmulo de Maria vazio, excepto o seu cinto. São Tomás é por vezes representado com o cinto na arte renascentista.

Assunção de Maria Assunção de Maria (c ), Francesco Granacci - Ringling Museum of Art, Florida

Atributos São Tomás é possivelmente representado com os seguintes atributos: Esquadro Rolo Cinto

Verificando o lado de Cristo (ferida).

Lança – Símbolo do seu martírio;

Bibliografia ►RÉAU, Louis, ICONOGRAFI DEL ARTE CRISTIANO – ICONOGRAFIA DE LOS SANTOS – DE LA P A LA Z – REPERTÓRIOS ► ► ► ► ► ► ► Webgrafia