Quem quer ser um livro aberto?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTUDO DO VERBO.
Advertisements

Frase: tipos e Polaridade
Gestão de Resultados Em uma cidade do interior, viviam duas mulheres que tinham o mesmo nome: Flávia; uma era freira e a outra, taxista. Quis o destino.
O barbeiro Um homem foi ao barbeiro para cortar o cabelo como ele sempre fazia. Ele começou a conversar com o barbeiro sobre vários assuntos. Conversa.
O texto literário: Recursos retóricos/expressivos
O Verbo.
Classes Gramaticais.
Colocação Pronominal Fátima Liporage.
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
Atos dos Apóstolos 8,26-40 Naqueles dias, um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: “Prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de Jerusalém a.
O barbeiro.
Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo.
PLANO DAS CLASSES DE PALAVRAS
Língua Portuguesa Nome : ______________________________________
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
GOSTO MUITO DE VOCE !.
AULA 18 COLOCAÇÃO PRONOMINAL
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Tipos de texto Banda Desenhada.
Advérbio?! Advérbio de afirmação e advérbio de negação?
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios
Ligue o Som A VIDA SEM PRESSA....
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
Análise Sintática Parte 2.
GOSTO MUITO DE TI!!!.
História adaptada por Maria Jesus Sousa (Juca) a partir de:
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
Recursos Expresssivos
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
Classes de palavras: o quantificador
ADVÉRBIOS e locuções adverbiais
Classes abertas de palavras
Slide automático e sonorizado
Fonologia – o estudo dos sons
Próclise – Ênclise – Mesóclise MARTA DUWE
Colocação Pronominal Profª Giovana B. Schubert.
A VIDA SEM PRESSA....
Usos dos tempos verbais
CLASSES DE PALAVRAS: VERBOS.
Apreender a Gramática Contextualização Parte 1.
Língua Portuguesa Profª Joelma
Vamos lá falar de… DETERMINANTES.
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
Discurso Directo Indirecto.
A felicidade Compartilhada
CAPACITAÇÃO DE PORTUGUÊS
ESTOU AQUI PRA CONFESSAR
PORTUGUESE GAME JOGAR.
No tempo em que as bruxas voavam pelo céu montadas em vassouras…
Discurso Directo e Discurso Indirecto
PROVA BIMESTRAL 9º Ano (1º Bimestre) PROF. RAQUEL
Uma floresta encantada
QUANTIFICADORES (p.304 do manual)
Colocação dos pronomes oblíquos
"Um homem, seu cavalo e seu cão, caminhavam por uma estrada
Music: Smoke gets in your eyes Imagens: origem desconhecida.
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
PRINCÍPIO DA PROGRESSÃO
Clique para passagem de slides Ligue o som
ADVÉRBIO É a palavra que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Ex: Paulo jogou Paulo jogou bem Paulo.
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
Laboratório da Língua Classes de Palavras
Língua Portuguesa “Conhecer a norma culta nunca será uma necessidade para se comunicar. Será sempre uma vantagem” ( Luiz Antonio Sacconi)
Tópicos diversos “Conhecer a norma culta nunca será uma necessidade para se comunicar. Será sempre uma vantagem” ( Luiz Antonio Sacconi)
A Metáfora Sabes como se constrói?.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Classes abertas de palavras Porto Editora. As classes abertas de palavras são constituídas por um número ilimitado de palavras e recebem constantemente.
De repente lá estava ela assentada em um dos bancos da pequena praça, da também pequena cidade de Anjos Santos; de longe parecia uma enorme flor colorida,
Transcrição da apresentação:

Quem quer ser um livro aberto? A Fada Oriana e outros textos Jogo de revisão Quem quer ser um livro aberto?

Quem quer ser um livro aberto? Regras 12 ➤ A turma é dividida em cinco grupos: 1, 2, 3, 4 e 5. 11 ➤ Um aluno do grupo 1 começa o jogo. Para cada pergunta apresentam-se quatro hipóteses de resposta. 10 9 ➤ Se não souber alguma resposta, o concorrente dispõe de duas ajudas que poderá utilizar apenas uma vez: 8 7 a) consulta do Manual : o concorrente tem 30 segundos para consultar o Manual; 6 b) ajuda do seu grupo : o concorrente tem 30 segundos para falar com o seu grupo. 5 4 ➤ Se errar, é substituído por um aluno do grupo 2, que responde à mesma pergunta, passando para o nível seguinte, e assim sucessivamente. 3 2 ➤ Ganha o grupo que chegar à pergunta 12. 1

A Fada Oriana e outros textos Completa a afirmação: Oriana era uma fada a quem a Rainha das Fadas entregou o cuidado e a proteção de… 12 11 10 9 8 A. um grupo de crianças. B. um bando de andorinhas. 7 6 5 C. um raio de sol de uma floresta. D. Uma floresta e todos os seus seres. D. uma floresta e todos os seus seres. 4 3 2 1

A Fada Oriana e outros textos 2. Identifica o recurso expressivo presente nesta frase de A Fada Oriana: “À roda da floresta havia campos e montanhas adormecidos.” 12 11 10 9 8 A. Comparação. B. Personificação. B. Personificação. 7 6 5 C. Onomatopeia. D. Enumeração. 4 3 2 1

A Fada Oriana e outros textos 3. Oriana foi voando no ar como uma borboleta. A comparação sublinhada exprime... 12 11 10 9 8 A. … a tristeza e a lentidão da fada. B. … a dificuldade que sentia em movimentar-se. 7 6 5 C. … a leveza e alegria da fada. C. … a leveza e alegria da fada. D. … a rapidez e o desânimo da fada. 4 3 2 1

A Fada Oriana e outros textos 4. Identifica os dois recursos expressivos usados nesta caracterização da cidade: “Parecia feita de opalas, de rubis, de brilhantes, de esmeraldas e de safiras.” 12 11 10 9 8 A. Comparação e onomatopeia. B. Personificação e enumeração. 7 6 5 C. Comparação e personificação. D. Comparação e enumeração. D. Comparação e enumeração. 4 3 2 1

A Fada Oriana e outros textos 5. Identifica os dois recursos expressivos usados nesta passagem da obra: “[...] ouviu o riso mau e sibilante da víbora: — SSSSSSSSSSS.” 12 11 10 9 8 A. Comparação e onomatopeia. B. Personificação e onomatopeia. B. Personificação e onomatopeia. 7 6 5 C. Comparação e personificação. D. Comparação e enumeração. 4 3 2 1

A Fada Oriana e outros textos 6. — Sabem onde é que está o filho do moleiro? — Está aqui — disse o veado. Os advérbios sublinhados neste diálogo são... 12 11 10 9 8 A. … de lugar e de tempo. B. … de lugar e de modo. 7 6 5 C. … de lugar e de lugar. D. … interrogativo e de lugar. D. … interrogativo e de lugar. 4 3 2 1

A Fada Oriana e outros textos 7. “— E agora eu trago-te duas asas iguais às asas das borboletas e tu não as queres.” Nesta fala da Rainha das Fadas Más, os advérbios sublinhados são... 12 11 10 9 8 A. … de lugar e de tempo. B. … de modo e de negação. 7 6 5 C. … de tempo e de negação. C. … de tempo e de negação. D. … de quantidade e grau e de negação. 4 3 2 1

A Fada Oriana e outros textos 8. Indica as duas preposições presentes nesta frase: Oriana procurou uma árvore para dormir, porque as fadas só podem dormir em árvores. 12 11 10 9 8 A. “uma” e “as”. B. “para” e “porque”. 7 6 5 C. “porque” e “em”. D. “para” e “em”. D. “para” e “em”. 4 3 2 1

A Fada Oriana e outros textos 9. Oriana pôs-se à espera, enquanto o sol ia subindo naquele céu azul. As palavras sublinhadas são contrações de preposições com determinantes. Identifica-os. 12 11 10 9 8 A. “a” + “a” e “na” + “aquele”. B. “a” + “ao” e “na” + “aquele”. 7 6 5 C. “a” + “a” e “em” + “aquele”. C. “a” + “a” e “em” + “aquele”. D. “a” + “o” e “em” + “aquela”. 4 3 2 1

A Fada Oriana e outros textos 10. Identifica a subclasse dos quantificadores numerais sublinhados: Mil raios de sol atravessavam a floresta, mas apenas metade dos seres recebiam a sua luz. 12 11 10 9 8 A. Multiplicativo e fracionário. B. Multiplicativo e cardinal. 7 6 5 C. Cardinal e fracionário. C. Cardinal e fracionário. D. Cardinal e multiplicativo. 4 3 2 1

A Fada Oriana e outros textos 11. “Quando quiseres, vem ao rio e chama por mim. Pede-me tudo quanto quiseres.” As formas verbais sublinhadas nesta passagem da obra estão no... 12 11 10 9 8 A. … presente do indicativo. B. … futuro do indicativo. 7 6 5 C. … imperativo. C. … imperativo. D. … infinitivo. 4 3 2 1

FIM A Fada Oriana e outros textos 12. Identifica a classe e subclasse das palavras sublinhadas: Estava a dez passos da velha. A correr, Oriana pensou “Ainda chego a tempo!”. 12 11 10 9 8 A. Numeral, preposição, advérbio de tempo. B. Numeral, determinante artigo, advérbio. 7 6 5 C. Numeral cardinal, preposição, advérbio de modo. D. Numeral cardinal, preposição, advérbio de tempo. D. Numeral cardinal, preposição, advérbio de tempo. 4 3 2 1