Angelo Gonçalves da Luz Sérgio Luis Rodrigues.  Cloud Computing é um paradigma de computação em larga escala que possui foco em proporcionar economia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro Computação em Nuvem
Advertisements

Paulo Pedrosa Tiago Nogueira
Noções de Sistemas Operacionais
Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software
Grid Anywhere Um Middleware Extensível para Grades Computacionais
CLOUD COMPUTING IDEIA-Inst. Desenv. Educ. “Inovando o Aprendizado”
Fernando Seabra Chirigati
Cloud Computing O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo.
Introdução a Arquitetura Orientada a serviços
Cloud Computing Computação nas Nuvens Prof. Bruno Catiari.
Computação em Nuvem.
Cloud Computing.
Sistema Cliente-servidor ou Sistema Client-server
Professora Vanessa Fonseca
Mandic Partner Program
Cleber da Paixão Rojas Rafael Xavier
Felipe Bogossian Luiz Felipe Maciel Renato Sampaio Rodrigo Couto
Cloud Computing Universidade Federal do Rio de Janeiro
Cloud Computing ELVIO ARRUDA FELIPE TRÄSEL JOÃO MARCELO JULIANA COSTA
Open Cloud Computing Interface - OCCI Projeto EUBrazilCC
Introdução ao Windows Azure
Infraestrutura para BI
Cloud Computing Também conhecido no Brasil como computação nas nuvens ou computação em nuvem, cloud computing se refere, essencialmente, à ideia de utilizarmos,
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Alexandre Barbosa de Lima SF/PMSP
Laboratório de Informática Computação em Nuvem
11 13/01/10 CLOUD COMPUTING O QUE É COMPUTAÇÃO EM NUVEM ?
Private Cloud na Prática VIR302
Intercloud Cauê R P Moresi.
O primeiro passo para a nuvem
Cloud Computing Cátia Ledesma Diogo Gomes
Conceito Cloud Computing
Cloud Computing Willamys Araújo.
Infra-estrutura da tecnologia de informação
Virtualização/Hipervisão/Servidores Microsoft
Tópicos Avançados Prof. Bal. Emerson Meneses Inocente.
Automação Comercial Faculdade Estácio Radial Prof. Paulo Alipio Alves de Oliveira 2010.
Gestão da Tecnologia da Informação
Infra-Estrutura para Computação Distribuída
Convergência Digital Porque ela aconteceu:
Windows Azure: computação em nuvem no melhor estilo self-service Fabrício Lopes Sanchez.
Computação em Nuvem Felipe Carvalho UFES 2009/2 Conceitos Básicos.
SaaS – Como Precificar? 1.
Cloud computing e o novo modelo de software
SEIS PREVISÕES DO FUTURO PÓS-CLOUD Engenharia de Software II.
OO, O2 : à objetos; baseada em objetos; por objetos; em objetos{em direção a objetos; a partir de objetos} OBJECT ORIENTED Por que desta tecnologia ?.
Computação em Nuvem Felipe Carvalho UFES 2009/2 Windows Azure.
Versão 1 - julho/2013 Tecgraf PUC-Rio Novembro de 2013 Introdução ao OpenBus.
Ferramentas e Suporte Multiplataforma Cliente Servidor ComputadorTelefoneTV Nuvem.
Prof. Gilson Simões Gonçalves Sistemas Operacionais Prof. Gilson Simões Gonçalves Aula II.
Cloud Computing O que é?. Um novo paradigma da computação ; Pagamento baseado no uso ; Pretenção global.
Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS.
COMPUTAÇÃO NAS NUVENS Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
Java é uma linguagem de programação e uma plataforma de computação lançada pela primeira vez pela Sun Microsystems em É a tecnologia que capacita.
Angelo Gonçalves da Luz Sérgio Luis Rodrigues.  Cloud Computing é um paradigma de computação em larga escala que possui foco em proporcionar economia.
Introdução ao MS-Office Módulo Word. Word O Word é um processador de texto - programa usado para escrever no computador. Com ele, é possível criar desde.
© Homelaber Brasil Homelaber Brasil Homelab & Virtualização.
Gestão de Infraestrutura de TI
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
Web Services / SOA. O cenário de TI nas corporações Novas tendências batiam à porta das corporações Migraram o foco do “gerenciamento de dados” para o.
Capítulo 1 Introdução aos Sistemas Operacionais Curso Técnico de Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Administração de Sistemas Operacionais.
Escola de Ciência e Tecnologia Disciplina: Tópicos em Sistemas Operacionais Implementando uma solução de Storage com iSCSI 1
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
TEMPLATE DESIGN © Ontologias na Descoberta de Recursos da Computação Pervasiva Renato Marques Dilli 1, Luiz Antônio Moro.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores TCC Seminário Final Aluno: Julio Cezar Oliveira de Borba Orientador: Professor Carlos Vinícius Rasch.
Tecnologia como ferramenta para redução de custos no cartório Luiz Werner
A implantação da nuvem acadêmica brasileira – status e perspectivas.
B RASIL 2035 Tendências: Tecnologias de Informação e Comunicação Brasil 2035 – Construindo hoje o país de amanhã.
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Transcrição da apresentação:

Angelo Gonçalves da Luz Sérgio Luis Rodrigues

 Cloud Computing é um paradigma de computação em larga escala que possui foco em proporcionar economia de escala, em que um conjunto abstrato, virtualizado, dinamicamente escalável de poder de processamento, armazenamento, plataformas e serviços são disponibilizados sob demanda para clientes externos através da Internet.

 Pode-se dizer que a computação em nuvem, assim chamada, incorpora o paradigma de Arquitetura Orientada a Serviço (Service Oriented Architecture – SOA), todas as funções de um sistema são vistas como serviços de software, independentes e autocontidos. Destacam que SOA é um meio de desenvolvimento de sistemas distribuídos onde os componentes são serviços dedicados, utilizados a partir de provedores de serviços, com uso de protocolos padronizados.

 As organizações de TI gastam hoje 80% de seu tempo com a manutenção de sistemas e não é seu objetivo de negócio manter dados e aplicativos em operação.  Cloud apresenta um enfoque comercial patrocinado por grandes empresas como Google¸ Amazon e Microsoft.  Acesso a informação de qualquer lugar.

 Ser um Sistema Operacional na Internet.  Aumentar a capacidade de processamento sem a necessidade de novos investimentos em infraestrutura, treinamento de pessoal e aquisição de licenças adicionais de software.

 IaaS (Infrastructure as a Service): dispo- nibilização de recursos de hardware, como espaço em disco e capacidade de processamento.  DaaS (Database as a Service): um tipo especializado de armazenamento que envolve serviços de Banco de Dados.

 PaaS (Platform as a Service): provê serviços para facilitar o desenvolvimento e distri- buição de aplicações.  SaaS (Software as a Service): provê aplicações inteiras que, ao invés de serem utilizadas por um mecanismo de aquisição de licenças e download de software, são acessadas diretamente através da Internet.

 Amazon S3 (  Amazon SimpleDB (  Microsoft Azure ( oducts/) oducts/  Google Docs (

 YouOS (  G.ho.st (  eyeOS (  Windows Cloud (em desenvolvimento)

CLOUDGRID Disponibilidade de Aplicações Invisibilidade de Hardware Segurança (Fraca)Segurança (Forte) Modelo de Negócio (Comercial)Modelo de Negócio (Científico) Nível de Abstração e Facilidade de Uso (Simples) Nível de Abstração e Facilidade de Uso (Complexo) Modelo de Computação e Compartilhamento de Recursos. (Batch) Modelo de Computação e Compartilhamento de Recursos. (On-Line)

 Segurança;  Gerenciamento de Dados;  Autonomia;  Disponibilidade de Serviços;  Escalabilidade e Desempenho;  Descrição, Descoberta e Composição de Serviços;  Licenciamento de Software;  Integração de Serviços;  Padronização;

 Cloud e Grid parecerem paradigmas concorrentes, na verdade eles tem muito a contribuir um com o outro. O mecanismo de segurança disponível nos Grids pode servir de base para implementações futuras em Cloud, caso a exigência de segurança aumente. Por outro lado, a simplicidade com que os ambientes Cloud tratam o acesso aos seus serviços pode ser utilizada como exemplo para aumentar a transparência e facilidade de uso dos ambientes em Grid. A própria utilização de ambientes Cloud para aumentar o nível de abstração das interfaces utilizadas para prover serviços em Grid já vem sendo discutida na comunidade científica.

 Por outro lado, apesar de possuírem focos diferentes – Grid com enfoque na comunidade científica e colaboração para pesquisas, enquanto Cloud apresenta um enfoque comercial patrocinado por grandes empresas como Google¸Amazon e Microsoft – o fato de os dois paradigmas apresentarem pontos fortes e fracos que se complementam indica que não só a comunidade científica irá contribuir para a melhoria dos serviços destas empresas, como também será beneficiada pela evolução da pesquisa feita por estas mesmas empresas.

 Barbosa F.P, Charão A.S, Grid Computing e Cloud Computing – Uma Relação de Diferenças, Semelhanças, Aplicabilidade e Possibilidades de Cooperação entre os dois Paradigmas. Disponível : em novembro de  Foster I., Yong Zhao, Raicu I, Lu S. “Cloud Computing and Grid Computing 360-Degree Compared” – Department of Computer Science, University of Chigado – 16 de dezembro de  Lizhe WANG, Gregor VON LASZEWSKI. “Cloud Computing: a Perspective Study” - Service Oriented Cyberinfrastruture Lab, Rochester Inst. of Tech – Dezembro de 2008