NOVOS CATECISMOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREPARAR A CATEQUESE.
Advertisements

2007 7ºCatecismo - Projecto + 8ºCatecismo - Somos +
º Catecismo º Catecismo
A PRIMEIRA ETAPA – INSERÇÃO NA COMUNIDADE
NINGUÉM TEM MAIOR AMOR DO QUE AQUELE QUE DÁ A VIDA POR SEUS AMIGOS
O catecumenato Paróquia Nossa Senhora do Cabo
Departamento Arquidiocesano da Catequese
I. Objectivos Compreender que a identidade e o ministério do Padre exigem vida sacramental.
Como orientar as Catequeses da Fé?
“PORTA FIDEI – ANO DA FÉ”.
Pais. Pais Precede Acompanha Enriquece todas as outras formas de catequese (CT 68; DGC 227, 255)
DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE 3 de junho de 2012.
Jesus Cristo em seu ministério terrestre visando a pregação do evangelho enviou os seus discípulos de dois em dois; Marcos 6:7.
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
Comunhão Eclesial Serviço do Povo de Deus
A PALAVRA DE DEUS NA CATEQUESE PALAVRA – COMUNICAÇÃO PALAVRA – COMUNICAÇÃOCONTEÚDOSSER.
O QUE É ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL ? A CAMINHADA A CAMINHADA Sínodo dos Bispos, Prop. 30 (Lineamenta, n. 21; Instrumento de Trabalho,
Formação para Catequistas O SÍMBOLO DA FÉ. Sétima Sessão SANTÍSSIMA TRINDADE: UMA RELAÇÃO DE AMOR.
Catequista – encontro, comunidade, missão, espiritualidade,discípulo
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
 Com a qual é aprovada e promulgada a edição típica do Catecismo da Igreja Católica.  Aos veneráveis Irmãos Cardeais, Patriarcas, Arcebispos, Bispos,
De 18 a 21 de Outubro de 2011, convocados pela Organização Internacional da Educação Católica e sob a protecção de Nossa Senhora do Pilar, reuniram-se.
Um presente de família que ilumina nosso caminho e faz com que o carisma siga sendo atual.
01/10/2011 – REGIÃO EPISCOPAL LAPA 1.  A paróquia,  “comunidade de comunidades” 2.
Acolhimento e Inserção na Comunidade Diocese de Setúbal Jornadas Interdiocesanas de Catequistas Fátima – 21 e 22 Fevereiro 2009.
A Música Litúrgica na Igreja hoje
UM OLHAR SOBRE A CATEQUESE...
ITINERÁRIO DA CATEQUESE DE INICIAÇÃO DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA.
SOMOS+ DESENVOLVIMENTO 2 - Identificar as sessões mais propícias para desenvolver o tema da caridade; 3 - Trabalho de Grupos: Sugestões de gestão de períodos.
 1 O.) PRIMEIRO PERÍODO ( ESQUEMA SOBRE A LITURGIA - O documento Constituição “Sacrosanctum concilium” sobre a Sagrada liturgia.
Quaresma o que é?. “Eis o tempo de conversão! Eis o dia da salvação! Ao Pai voltemos, juntos andemos! Eis o tempo de conversão”.
FunçãoMinisterial Da Música e do Canto. Canto processional de Entrada ou Abertura: Finalidade:constituir a assembléia, introduzindo-a no mistério a ser.
Gestão ministerial e administrativa fronteiras e complementações Parte 4 - Gestão Ministerial-
CATEQUESE E COMPROMISSO SÓCIO-CARITATIVO
Cada Domingo é Dia do Senhor Ressuscitado... Vivendo o clima de Páscoa, reunimo-nos em nome de Jesus, para proclamar a nossa fé na Ressurreição. A liturgia.
"Meu Senhor e Meu Deus!" " Felizes os que creram, sem terem visto"
MISSÃO: Constituir uma comunidade nacional de aprendizagem e geração colaborativa de conteúdos em torno do uso dos curtas metragens brasileiros em salas.
Mãe de Deus Dia Mundial da Paz A Liturgia coloca-nos hoje diante de diversas evocações. Celebra-se a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus : somos convidados.
João Neves, SDCIA-Santarém 21 de Novembro de 2009
RELAÇÃO ENTRE LITURGIA E CATEQUESE
Deus Uno e Trino A festa da TRINDADE Convida-nos a reflectir sobre o Mistério da vida íntima de Deus e conhecer melhor quem é o nosso Deus. Ele revela-se.
DOMINGO VI DO TEMPO PASCAL FESTA DA PALAVRA 1 de maio de 2016 Eucaristia das 12h00 | Igreja Matriz de Vila do Conde.
"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho" Celebramos hoje a festa da ASCENSÃO do Senhor. Os últimos momentos de Jesus junto dos apóstolos e o regresso.
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição.
ESCOLA DIOCESANA BÍBLICO- CATEQUÉTICA ÁGUA VIVA DIOCESE DE CAMPO MOURÃO ANIMAÇÃO BÍBLICA-CATEQUÉTICA “ Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha.
Vem Espírito Santo, traz à Igreja novo vigor! Com o PENTECOSTES, encerramos na Liturgia o Ciclo Pascal... PENTECOSTES é uma festa, que já existia no.
TESTEMUNHAR RELAÇÕES RELAÇÕES PESSOAIS SINCERAS ACOLHEDORAS PACIENTES RECONCILIADORAS.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ A PARTIR DE JESUS-CATEQUISTA.
Construir novas formas de renovação das comunidades Pe. Érico Hammes e Dom Leomar Brusolin.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
REUNIÃO DE PAIS Paróquia de Oliveira do Conde Setembro/09.
Texto: Jo, 15, 1-8 // Páscoa 5 B. Comentários e apresentação: Asun Gutiérrez. Música: Mahler. Sinfonia 5ª. Adagietto. São bons frutos os que procedem.
Itinerário dos vocacionados “Vivendo segundo a verdade, no amor, cresceremos sob todos os aspectos em relação a Cristo, que é a cabeça” (Ef 4,15).
Creio no Espírito Santo 17 GIAQUINTO, Corrado O Espírito Santo Cerca de 1750 Colecção privada.
"Eu sou o Bom Pastor" O 4º domingo de Páscoa é conhecido como o Domingo do BOM PASTOR, porque todos os anos, Jesus é apresentado como o "Bom Pastor".
Aos Discípulos e a Você: Quem sou EU ? Estamos aqui reunidos em oração, porque somos "CRISTÃOS". Mas quem é Cristo para você? A Palavra de Deus nos propõe.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
1.A Revelação divina 2.Os livros da Bíblia 3.A integridade da Bíblia 4.Livros inspirados e verdade da Bíblia 5.O cânone das Escrituras 6.Santidade e unidade.
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
A Liturgia continua o tema do Chamamento. A resposta do homem passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. Na 1.ª Leitura,
Orações do Padre Carlos Démia. “Ó Espírito Santo, luz da Igreja, enviado do céu por Jesus, para nos ensinar as verdades eternas. Disponde nosso coração.
Processo Catecumenal A partir do RICA.
O homem deseja ser Feliz. O Catecismo da Igreja Católica afirma: "O próprio Deus colocou no coração do homem um desejo íntimo de felicidade". (CIC 1718).
RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓICA Rumo ao Jubileu em DIOCESE DE URUAÇU “Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” Ef. 4,3.
A Memória que a Igreja celebra hoje não encontra fundamentos explícitos nos Evangelhos Canônicos, mas algumas pistas no chamado Proto-evangelho de Tiago,
"Tu és Pedro" Celebramos hoje a festa de dois Apóstolos marcantes da Igreja primitiva: São Pedro e São Paulo. - Diferentes: na vocação, no caráter,
Partes da Eucaristia.
PREPARAR A CATEQUESE.
Transcrição da apresentação:

NOVOS CATECISMOS

7º CATECISMO “ PROJECTO + “

8º CATECISMO “ SOMOS +”

Comparação com os catecismos anteriores Fase I: Iniciação ao It. Catequético (integração progressiva na comunidade) Fase II: A vida do discípulo de Cristo (seguir, celebrar, comprometer-se) Fase III: Aprofundamento da fé (1ª síntese da fé cristã) 1ª Etapa: Inserção na comunidade 2ª Etapa: A vida da fé (1ª síntese da fé cristã)

Comparação com os catecismos anteriores Fase IV: Busca do sentido cristão da vida (Jesus Cristo Amigo/Modelo) Fase V: Personalização da fé/compromisso cristão 3ª Etapa : O sentido cristão da vida (Jesus Cristo, o Grande Amigo) 4ª Etapa : O compromisso cristão/Nova síntese da Fé

FESTAS/CELEBRAÇÕES Fase I : Pai-Nosso, Perdão, Eucaristia Fase II : Entrega do N.T., Festa da Palavra Fase III : Entrega do Credo, Profissão de Fé 1ª Etapa : Pai-Nosso, Eucaristia 2ª Etapa : Entrega da Bíblia, Entrega do Credo, Festa da Fé

FESTAS /CELEBRAÇÕES Fase IV : Proclamação das Bem-aventuranças, Festa da Vida Fase V : Envio/compromisso, Festa do Espírito Santo 3ª Etapa : Bem-aventuranças, Festa da Vida 4ª Etapa : Celebração do Compromisso, Festa do Envio

Introdução do Guia do Catequista Destinatários Objectivos Conteúdos Orientações pedagógicas O Catequista Compromisso cristão no adolescente Destinatários Objectivos Conteúdos Orientações pedagógicas Perfil do Catequista O Catecismo e os materiais de apoio

CONTEÚDOS DO 7º ANO ELE CAMINHA CONNOSCO PROJECTO + A Vida A Vida como Projecto A Vida Nova PROJECTO + A Vida como Projecto O Projecto de Jesus Anúncio de Alegria

CONTEÚDOS DO 8º ANO SOMOS UM POVO A pessoa em relação A pessoa de Jesus em relação com o Pai e com os homens A Igreja, lugar da comunhão Trinitária SOMOS + Somos seres em relação Somos sal e luz Somos testemunhas da Esperança

Estrutura de cada Catequese no Guia do Catecismo Introdução/ Aprofundamento do Tema Objectivos Observações Pedagógicas Material de Apoio Desenvolvimento da Catequese: 1º e 2º Encontros Estrutura idêntica à dos guias anteriores Algumas catequeses têm anexos, cuja utilização é explicada no desenvolvimento da catequese Propostas entre catequeses: sugestões de filmes, actividades, etc.

Estrutura de cada Catequese no Catecismo do Adolescente Introdução do tema Texto para reflexão Texto bíblico Comentário ou complemento do texto bíblico Por vezes pormenor de cultura bíblica ou doutrinal (em caixa) Oração Vivemos : Introdução/Actividade (experiência ou preparação) Para interiorizar = Oração Aprofundamos: Texto bíblico/reflexão ou actividade Celebramos: Texto sobre pessoa ou situação/Oração Actuamos: Actividade (Atitude/compromisso) Para guardar na memória e no coração: síntese Realizamos: Actividade (s)

OBSERVAÇÕES ELE CAMINHA CONNOSCO 17 Catequeses 3 Encontros de pais SOMOS UM POVO e Festa da Vida PROJECTO + 15 Catequeses Proposta para reuniões de pais Cânticos SOMOS + Festa da Vida

CATECISMOS NOVOS: UM APELO À FORMAÇÃO Os catequistas são mais importantes do que os catecismos. D. José Policarpo São necessários catequistas que sejam, ao mesmo tempo, mestres, educadores e testemunhas. DGC 237