O MENINO POUPADINHO Uma história criada por Maria Jesus Sousa (Juca) e formatada com imagens disponíveis na internet. http://historiasparapre.blogspot.com.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DELFINA DE JESUS QUEM SOU EU?.
Advertisements

Um beijo para o Pai Natal.
Tente ler sem chorar!!!.
Às vezes perdemos tanto tempo na
A Boneca e a Rosa.
A Boneca e a Rosa Branca.
Pensei em você....
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
AS CRIANÇAS SÃO PURAS NA FÉ.
Uma linda ideia a ser imitada...
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
A BONECA.
A menina mal comportada!
O BONECO DE NEVE QUE QUERIA IR PARA A ESCOLA
Em uma cidadezinha havia uma fábrica de chocolates muito gostosos, até parecia que eram feitos pelos anjos.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
A flor... O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária.
O que procuro? Onde procuro?
CARTA DE UM PAI AO FILHO Amado filho.
A BONECA 002 Colacio.j.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Leia com A T E N Ç Ã O Click p/ mudar o slide LIGUE O SOM
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
DEUS ESTÁ CUIDANDO.
JESUS É O GRUPO SOMENTE JESUS É O CAMINHO
Leia e tente não chorar Exatamente na véspera de Natal, eu corri ao mercado para comprar os últimos presentinhos, que eu não havia conseguido comprar antes.
NATAL EM PAZ Era uma vez dois irmãos que se chamavam Alex e Madalena. Apesar da diferença de idades entre eles – Alex tinha catorze anos e Madalena tinha.
LUZ NA ESCURIDÃO.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Presente de Natal.
A HISTÓRIA DA ÁRVORE DE NATAL
ALCANCE KIDS Porque, onde está o teu tesouro, ai
Era uma vez ………….
A Tábua.
Ligue o som.
A Boneca e a Rosa Branca.
A Estrela Dourada A noite estava fria, muito fria, e como todas as vésperas de Natal, a minha mãe e a minha avó estavam a preparar a comida habitual para.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
Presente de Natal !!!.
Ligue o Som.
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
Em uma casa muito simples, moravam dona Ana e "seu" Flávio, com 4 filhos. O mais velho era o Gerson, que estava com 9 anos de idade. "Seu" Flávio estava.
Uma garotinha esperta, de apenas seis anos de idade, ouviu seus pais conversando sobre seu irmãozinho mais novo. Tudo que ela sabia era que o menino.
Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem- sucedidos. Pv 16.3.
Nome cooperativa Sicoob Breve informações sobre a Singular.
Joana e o laço azul Uma história criada por Maria Jesus Sousa (Juca)
UMA VISÃO DE FÉ: SEGREDO PARA O SUCESSO DO LÍDER I Co
Os 3 reis magos e a estrela de Natal
Reis Magos e tradições de Natal…
A boneca Véspera de feriado. Corri ao mercado para fazer compras de última hora. Quando vi todas aquelas pessoas na fila, comecei a reclamar: “Isto vai.
O Mundo das Palavras mágicas
Um jardim de infância muito especial… Uma história adaptada e formatada por Maria Jesus Sousa (Juca) a partir de texto partilhado por Sílvia Cruz (Professora.
O coelhinho matemático
Joana e a Natureza Uma história criada por Maria Jesus Sousa (Juca)
DIA MUNDIAL DA POESIA.
Um monstrinho no jardim…
Uma história adaptada e formatada por Maria Jesus Sousa (Juca)
O meu PAI. Uma história criada por Maria Jesus Sousa (Juca)
João Comilão, Luís Torce-o-nariz e Augusto Robusto: 3 irmãos… e um susto! História adaptada e formatada por Maria Jesus Sousa (Juca)
1 As viagens do Miguel História criada por: Mª Jesus Sousa (Juca)
Um Rei que queria ser dono do Mundo…
Uma carta ao Pai (e à Mãe no) Natal
Justiça Quando criança eu tinha a mania de me sentir sempre injustiçado. Por um ou outro motivo, não me tinham feito justiça, sem perceber que, para.
NOSSA SENHORA DE FÁTIMA. FÁTIMA É UM LUGAR DE ORAÇÃO. NOSSA SENHORA DISSE QUE É MUITO IMPORTANTE REZAR. VÊM PESSOAS DE TODO O MUNDO REZAR NO LUGAR ONDE.
Confusão na cidade dos números
3 REIS MAGOS DOS TEMPOS MODERNOS...
Mãe chata História criada por Maria Jesus Sousa (Juca) 1.
Uma bruxinha muito gulosinha… História criada por Maria Jesus Sousa (Juca)
1 Uma boa ideia! Uma história de M. Jesus Sousa (Juca)
Transcrição da apresentação:

O MENINO POUPADINHO Uma história criada por Maria Jesus Sousa (Juca) e formatada com imagens disponíveis na internet. http://historiasparapre.blogspot.com

Era uma vez um menino que gostava muito de dinheiro.

Quando fazia anos, não pedia brinquedos, queria dinheiro.

Ao chegar o Natal, escrevia a sua carta ao Pai Natal só com um pedido: dinheiro.

Os pais estavam contentes, porque pensavam que ele era poupado e queria guardar bem o seu dinheiro. Por isso ofereceram-lhe um porquinho-mealheiro.

Mas o menino, sem ninguém saber, ia gastar o dinheiro na primeira coisa que se lembrasse… mesmo que não lhe fizesse falta nenhuma! E o dinheiro assim voava…

Ele via na televisão a publicidade e não pensava, só comprava coisas que não prestavam para nada! E o porquinho-mealheiro ficava de barriga vazia!

Um dia, a sua bicicleta estragou-se e ele começou a sonhar com uma bicicleta nova. Foi pedir aos pais e eles disseram-lhe para ir ver quanto dinheiro tinha no porquinho-mealheiro.

Aí é que “o porco torceu o rabo”, ele ficou muito aflito, porque não havia dinheiro no porquinho-mealheiro, nem sequer na sua carteira, porque ele tinha-o gasto todo sem pensar!

Pensou o que haveria de fazer e foi conversar com o pai; contou-lhe que o seu porquinho-mealheiro estava vazio, porque ele tinha gasto o dinheiro em coisas que não faziam falta nenhuma….

O pai ficou um bocadinho triste, pois pensava que o filho era poupadinho, mas depois, junto com a mãe, explicaram-lhe algumas coisas importantes, que ele deveria aprender:

O dinheiro não nasce nas árvores, nem cai do céu: as pessoas têm que trabalhar para receberem o salário (ou ordenado) no fim do mês.

2. Há coisas que compramos por necessidade (alimentos, medicamentos…) e outras que compramos por desejo (brinquedos, guloseimas…); as necessidades são sempre mais importantes do que os desejos!

3. Quando vamos às compras temos que olhar para os preços; são muito importantes pois dizem-nos quanto dinheiro custa o que queremos comprar. E há coisas caras e baratas, por isso temos que fazer contas.

4. O dinheiro não estica, nem se desperdiça; quando se gasta já não se tem!

Há várias formas de poupança e não só de dinheiro; podemos poupar as nossas coisas, para não termos que comprar outras novas e em casa podemos poupar energia (água e electricidade) se nos esforçarmos por não desperdiçar.

Ao ouvir tudo isto, o menino aprendeu a lição e, a partir dessa altura, tornou-se num menino poupadinho e tinha o seu porquinho-mealheiro sempre com a barriguinha bem cheia, pois guardava bem o que lhe davam.

Os pais até abriram uma conta no banco, para ele guardar as suas poupanças!

Foi assim que o menino aprendeu a lidar com o dinheiro e conseguiu juntar o suficiente para comprar a sua bicicleta! FIM

E vocês, também querem ser poupadinhos. O que podem fazer para isso E vocês, também querem ser poupadinhos? O que podem fazer para isso? Eis algumas ideias para brincar às poupanças… Fazer uma carteira para guardar moedas com um pacote tetrapak Fazer dinheiro de brincar Fazer um porquinho-mealheiro para guardar as notas

Os pais também podem ajudar a ensinar as crianças a lidar com o dinheiro . Eis que se deve ensinar nesta faixa etária: - A partir dos 2/3 anos: Ensine o seu filho a distinguir as coisas que compramos porque queremos (desejos), daquelas que compramos por necessidade. Muita da habilidade financeira depende disso; Faça o seu filho compreender que é importante não desperdiçar dinheiro. Apresente-lhe moedas e notas, mostrando as diferenças de tamanho e de cor. - A partir dos 4/5 anos: Peça ao seu filho para ajudar a fazer a lista do supermercado e ensine-o que as compras devem respeitar a lista. Chame a sua atenção para os preços, alerte-o que há coisas caras e baratas. É o primeiro passo que leva à racionalidade na hora de usar o dinheiro. Se puder, dê-lhe uma semanada. Assim, a criança aprende a tomar decisões desde cedo. Comece com 1 euro por semana…