Trabalho sobre blocos econÔmicos: alca e pacto andino

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS GRANDES BLOCOS ECONÔMICOS
Advertisements

Área de Livre Comércio das Américas
Trabalho de Geografia Blocos Econômicos Professora: Meiriele Lazarin
Trabalho de geografia Nome. Hugo Nome.Rafael Ano . 8ºc
Trabalho de geografia sobre: nafta e o alca
Trabalho de geografia.
BLOCOS ECONÔMICOS.
BLOCOS ECONÔMICOS E ACORDOS
CE_18_ALCA DISCIPLINA: Comércio Exterior
Comércio Internacional
OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS
Bloco Econômico Mercado Comum do Sul (Mercosul)
Pacto andino Carlos Augusto Hruschka n° 07 Guilherme Leme n° 13
BLOCOS ECONÔMICOS DA AMÉRICA
Sistemática de Importação e Exportação
Blocos Econômicos Mundiais
Fernanda Aparecida no 6 Stephanie Padilha no 19 Victoria Gomes no 21
Trabalho de Geografia Nafta e Alca NOME: Larhissa e João Victor
Gestão de Logística & Economia
Trabalho de Geografia Nome :Tatiane Lima de Souza Nº 34
Colégio Maria imaculada
Blocos Econômicos Mundiais
Antonio Thomé Nº:2 Enrico Uhieda Nº: 8 Mateus Hipólito Nº:20 Rafael Baeda Nº:24 Raul de Luca Schmidt Nº:25 -Prof. Wilson Forti.
Países Membros Brasil Argentina Uruguai Paraguai Venezuela.
Integração político-econômica
Fundação Educacional Serra dos Órgãos Centro Universitário Serra dos Órgãos Centro de Ciências Humanas e Sociais Curso de Direito Disciplina: Direito Internacional.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
UNIP Prof. Flávio Henrique de Sarmento Seixas 1/34 Ambiente Econômico Global Integração Regional Blocos Econômicos.
Itumbiara, 20 de junho de 2013 Estrutura e atribuições do CBH Paranaíba.
Regionalização Brasileira Educador: Luiz Lourenço.
Características da economia das Américas Central e do sul
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
Antônio Cordeiro Jéssyca Rodrigues Talles Henrique Marta Fabiana Rodrigo Alves Vinicius Rodrigues BLOCOS ECONÔMICOS.
AMÉRICA INTEGRAÇÃO FÍSICA EENERGÉTICA. Substituição de importações”  Modelo :“Substituição de importações” Brasil, Argentina e México  = Brasil,
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional - Senado Federal Brasília, 20 de agosto de 2013 O MERCOSUL e os acordos internacionais de comércio- José.
Politicas Ambientais. 6º Plano de Eficiência Energética 5º Comissão temporária sobre Alterações Climáticas 4º Acordo de Copenhaga 3º Convenção das Nações.
IFDM 2015 Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal Ano Base 2013 Recorte Municipal Abrangência Nacional.
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO O ESTADO E O DIREITO INTERNACIONAL - Classificação.
As relações comerciais no âmbito do MERCOSUL Senado Federal Comissão de Relações Exteriores Audiência Pública ALTO REPRESENTANTE GERAL DO MERCOSUL 20 de.
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
 REGIONALIZAÇÃO COM BASE NO CRITÉRIO HISTÓRICO-CULTURAL
Visão do e-Saúde para os próximos 5 anos Pesquisa em Saúde e Gestão do Conhecimento para o SUS Fabiana Costa Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria.
Capítulo 40 pág.571 a 583.   Atualmente passa por mudanças politicas e sociais.  Possui a maior cadeia de montanas da América.  Possui o maior Bioma.
Mercosul Nome: Guilherme dos S. Silva e Enzo N: 5 Ano: 8D.
Trabalho de Geografia sobre o MERCOSUL Alunas: Gabriela Samara Lozekam Luciana Rosset 1 Imagem 1. Disponível em:. Acesso em: 06/03/2016.
1. 2 O que são blocos econômicos
Trabalho de Geografia Blocos econômicos
APEC – Bloco econômico Colégio Maria Imaculada 8º ano B Nomes dos integrantes: Ana Luísa Turri nº02 Giuliana Tabarelli nº08 Lethícia Ocampo nº12 Trabalho.
Blocos Econômicos PROF: Wilson Forti ALUNO: João Neto Nº:7 ALUNO: Mateus Dian Nº11.
Professor: Wilson Forti Integrantes: Matheus Oliveira n° 15 Frederico da Costa n° 6 Francisco Miller n° 5.
PROFESSOR WILSON FORTI Trabalho de Geografia. POR: BEATRIZ RUSSO; 03 ISABELLA DE ABREU; 10 NAIRA FRANCHI; 17 Alca e Pacto Andino.
Giovanna Matera do Amaral nº10 Maria Clara Peregrina Aude nº15 8°ano A Professor: Wilson Fernandes Forti.
UNAMA-Universidade da Amazônia SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR TEMÁTICA : BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID)
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
RECUPERAÇÃO ANUAL Aspectos de uma economia globalizada 3º BIMESTRE O papel dos grandes organismos internacionais na economia: (GATT) OMC, FMI, BANCO MUNDIAL.
BLOCOS ECONÔMICOS MERCOSUL (1) NOMES: AUGUSTO H. DE SÁ 1 FREDERICO C. BIANCHI 9 JOÃO M. L. HADAD 12 PROFESSOR WILSON 8º A.
BLOCOS ECONÔMICOS Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em.
Henrique Pazetto- nº9 Daniel Imai- nº Matheus Sarmento- nº 16 Prof.ª: Wilson Forti 8ºB 1.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Fundamentos do Comex II - Aula 7 – Blocos Econômicos Definição: Associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si. Países.
Acadêmicas: Alana Galiazzi, Roselaine F. Lisot, Liane Degrandis
BRASIL: OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS Luiz Fernando Furlan Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Globalização e Integração Econômica. Economia Global define uma nova era na história da humanidade, em que a interdependência entre os povos será tão.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender  O que é o Mercosul  Como são os países membros do Mercosul  Mercosul legal e Mercosul real.
COLONIZAÇÃO ESPANHOLA EtapasTipoEconomiaSociedadeAdministração.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Quiz – Globalização e blocos econômicos
BLOCOS ECONÔMICOS MERCOSUL, UNASUL, ALCA
Transcrição da apresentação:

Trabalho sobre blocos econÔmicos: alca e pacto andino Prof. Wilson Componentes:Diego e Leonardo 8 Ano D

Apresentação Fizemos esse trabalho com a finalidade de explicar sobre os blocos econômicos Pacto andino ALCA

ÍNDICE Pag 4 O QUE É UM BLOCO ECONôMICO Pag 5 QUAIS SÃO OS TIPOS DE BLOCOS Pag 6 a 9 DADOS GERAIS PACTO ANDINO Pag 10 a 14 DADOS GERAIS ALCA Pag 15 a 17 OBJETIVOS POLÍTICA PERSPECTIVA PACTO ANDINO E ALCA Pag 18 e 19 RELAÇÃO COM O BRASIL Pag 20 e 21 NOTÍCIAS Pag 22 BIBLIOGRAFIA

O que é um bloco econÔmico e como serve a economia global? Os blocos econômicos são um tipo de acordo entre os países, muitas vezes parte de uma organização , onde barreiras ao comércio são reduzidas ou eliminadas entre os Estados participantes facilitando a troca de produtos. A maioria dos blocos comerciais estão definidos por uma tendência regional e podem ser classificados de acordo com seu nível de integração econômica. Fonte:www.coladaeb.com

Quais são os tipos de blocos econÔmicos atuais Zona de preferências tarifárias:é o começo de uma relação entre os países,havendo pequenas medidas que facilitam a troca de produtos. Zona de livre comércio:consiste na eliminação ou diminuição significativa das tarifas dos produtos comercializados entre os países-membros. União Aduaneira:é uma relação entre os países que diminui impostos e torna os produtos de países externos ainda mais caros. Mercado Comum: é um bloco econômico que conta com um grande nível de integração econômica, indo muito além de um acordo comercial, pois envolve a livre circulação de produtos, pessoas, bens, capital e trabalho tornando as fronteiras entre os países quase inexistentes. União Política e Monetária: consiste em um mercado que ampliou ainda mais o seu nível de integração, que passa a alcançar também o campo monetário. Adota-se, então, uma moeda comum que substitui as moedas locais ou passa a valer comercialmente em todos os países- membros. Também é criado um Banco Central do bloco, que passa a adotar uma política econômica comum para todos os integrantes.

DADOS Gerais: Pacto Andino A formação ocorreu com o Acordo de Cartagena,um pacto que foi estabelecido em 1969 na cidade colombiana de Cartagena das Índias e que ficou conhecido como Pacto andino e que visava acelerar o desenvolvimento dos países membros através da integração econômica e social. Países membros: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.,sendo que o Chile deixou o bloco em 1977 e a Venezuela em 2006. País sede: o país sede é o Peru com sede na cidade de Lima. Organização: é organizado por 4 integrantes,5 associados(Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai) e 2 observadores(México e Panamá).Os integrantes e os associados podem comercializar a vontade entre si porém os observadores não tem os mesmos privilégios dos outros.

Significado da sigla: atualmente se chama Comunidade Andina (em espanhol, Comunidad Andina) possui a sigla CAN. Funcionamento: como a maioria dos blocos,foi criado com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotando redução ou isenção de impostos ou de tarifas e buscam soluções em comum para problemas comerciais. Estrutura: seu órgão máximo é o Conselho Presidencial Andino seguido pelo Conselho Andino de Ministros de Relações Exteriores e pela Comissão da Comunidade Andina que está integrada pelos Ministros de Comércio dos países membros.

Fonte:https://pt. wikipedia

Bandeira Fonte:http://www.horadesaber.com.br/ciencias-sociais/economia/pacto-andino-399.php

DADOS Gerais: ALCA A ALCA foi uma proposta feita pelo presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, durante a Cúpula das Américas, em Miami, no dia 9 de dezembro de 1994, com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos, formando assim uma área de livre comércio, cuja data limite seria o final de 2005. Organização:A ALCA foi criada para ser a maior zona de livre comércio  do mundo, com acordos comerciais que atingiriam todos os aspectos da vida dos cidadãos das Américas. A ALCA foi lançada pelos lideres de 34 países das Américas do Norte, Central e do Sul e do Caribe. Estrutura:As negociações da ALCA foram oficialmente lançadas em Abril de 1998 na Segunda Cúpula das Américas em Santiago, Chile. A fase preparatória foi de 1994-1998 ,os 34 Ministros estabeleceram doze grupos de trabalho para identificar e examinar as medidas relacionadas com o comércio as suas respectivas áreas com vistas a definir os possíveis enfoques das negociações.

Funcionamento:A estratégia era a de gradualmente suprimir as barreiras ao comércio entre os estados-membros, prevendo-se a isenção das tarifas alfandegárias para quase todos os itens de comércio entre os países associados. Uma vez implementada, a ALCA tornaria-se o maior bloco econômico do mundo englobando também as áreas do NAFTA, na (América do Norte), e do Mercosul, na (América do Sul). O bloco representaria um PIB de mais de US$ 20 trilhões, reunindo uma população de 850 milhões de pessoas. O projeto da ALCA foi recusado pela maioria dos governos latino-americanos desde novembro de 2005 quando foi realizada a 4º Cúpula das Américas, sendo praticamente "engavetada" na Quarta Reunião, realizada em novembro de 2005, em Mar del Plata. Significado da sigla: Área de Livre Comércio das Américas (ALCA)

Países Membros A ALCA seria composta pelos 34 países autônomos membros da Organização dos Estados Americanos, com exceção de Cuba, por exigência dos Estados Unidos, que mantinha um embargo econômico contra aquele país.Sendo o Estados Unidos o país sede. - Peru - Bolívia - Honduras - Belize - Guatemala São Vicente e Granadinas - Paraguai Dominica - República Dominicana - Antígua e Barbuda - Trinidad e Tobago - Bahamas - México - Panamá - Suriname - Guiana - Brasil - Chile - Argentina - Equador - Venezuela - Colômbia - Uruguai São Cristóvão e Nevis - Santa Lúcia - Nicarágua - El Salvador - Granada - Barbados - Estados Unidos - Canadá - Jamaica - Haiti - Costa Rica

Fonte:http://www. estudopratico. com

Bandeira Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81rea_de_Livre_Com%C3%A9rcio_das_Am%C3%A9ricas#/media/File:Free_Trade_Area_of_the_Americas_logo.svg

Objetivos,política e perspectivas Os objetivos primordiais da Comunidade Andina são: - Realizar a integração comercial, econômica e política entre os países componentes do bloco; - Facilitar a sua participação no processo de integração regional, visando à formação progressiva de um Mercado Comum Latino-Americano; - Promover o desenvolvimento equilibrado e harmonioso dos países-membros por meio da integração e da cooperação econômica e social; - Proporcionar mais postos de trabalho; - Reduzir as diferenças de desenvolvimento entre os países integrantes da Comunidade Andina; - Promover a melhoria da qualidade de vida da população; - Melhorar a posição dos países do bloco no contexto econômico global.

Quando estiver em pleno funcionamento, a Alca será um dos maiores blocos econômicos do mundo. Na América do Norte, já funciona o bloco econômico NAFTA ( Estados Unidos, Canadá e México ) e na América do Sul, o Mercosul ( Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai ). Em funcionamento, a Alca terá, aproximadamente um PIB (todos os países juntos) de US$ 20 trilhões e uma população de cerca de 850 milhões de habitantes.

Principais objetivos da ALCA:  - Eliminar gradualmente as barreiras alfandegárias para grande parte dos itens comerciais entre os países membros Esta seria uma forma de aumentar e dinamizar as relações comerciais entre estes países;  - Formação de uma área de livre comércio composta pelos países membros; - Estabelecimento de regras globais sobre patentes, direitos autorais e marcas registradas; - Aumentar a circulação de serviços dentro do bloco econômico. - Criação de mecanismos e procedimentos jurídicos, alfandegários e comerciais facilitadores, que possam aumentar as relações comerciais entre os países membros da Alca.

Relação com o brasil Brasil representa mais de 50% da economia da América do Sul e 49% da população da região. (...) Muitos diplomatas brasileiros e economistas de esquerda acreditam que os Estados Unidos não formariam a Alca sem o Brasil. Esses números podem sugerir também que o Brasil é uma economia que pode viver muito bem com seu mercado interno. É ilusão. Esse seria, talvez, o maior perigo envolvido nas vacilações brasileiras a respeito da Alca."

Relação com Brasil O brasil tem grande relação com o pacto andino pois é um associado do bloco econômico tendo privilégios em relação a impostos ,tarifas alfandegarias entre outras coisas

Notícia Cronologia Antecedentes   Cronologia Antecedentes Em 1990, o presidente dos Estados Unidos, George Bush, lança a idéia de estabelecer um bloco de livre comércio nas Américas - do Alasca à Patagônia, com exceção de Cuba - para integrar seus países e estimular o crescimento econômico. Na época, americanos, canadenses e mexicanos já acertavam o lançamento do Nafta, o mercado comum da América do Norte. Em 1994, com o Nafta já em vigência, o sucessor de Bush, Bill Clinton, reúne os líderes de 34 países americanos num encontro de cúpula em Miami e formaliza o projeto da Alca. Os americanos propõem que os países do continente derrubem todas as suas barreiras alfandegárias até 2005.

notícia O Brasil ampliará sua atuação comercial na América do Sul a partir do acordo firmado pelos países do Mercosul com os do Pacto Andino. O projeto de criar uma zona de livre comércio entre os dois blocos está previsto para começar a funcionar em seis meses. "Estamos com um plano de trabalhos acelerados", afirmou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de entrega do prêmio da "Melhor Empresa dos 30 anos de MELHORES E MAIORES" de EXAME, realizado em São Paulo. Lula entregou o prêmio para o empresário Antonio Ermírio de Moraes, presidente do conselho de administração do Grupo Votorantim. "A área de livre comércio estará implantada, no máximo, até 31 de dezembro."  No final de junho, o presidente havia dito, na abertura da 14ª reunião de cúpula da Comunidade Andina de Nações, que pretendia estabelecer uma zona de livre comércio entre os blocos. O Mercosul é formado por: Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Enquanto o bloco andino reúne: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. 

Bibliografia http://exame.abril.com.br http://brasilescola.uol.com.br/ http://www.suapesquisa.com/ https://pt.wikipedia.org