Fábio Rodrigues STC 5 DR4-Contexto macroestrutural.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação de redes de computadores
Advertisements

Introdução à Internet.
Redes e computadores I Aula 01: Definição e classificação de redes.
Curso de Administração
Internet NOÇOES BASÍCAS DE INTERNET Carlos Roberto das Virgens.
DISCIPLINA: Introdução à Computação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
INTERNET O que é ? História da Internet Internet no Brasil
Internet e Intranet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite.
Oficina de Pesquisa na Rede
Internet Principais conceitos.
A grande rede mundial de computadores
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
Profº Charles de Sá Graduado em Computação Profº Charles de Sá Graduado em Computação.
Conceito de Rede de Computadores Aula 1
Internet Conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo.
História da Internet 1º A Internet foi idealizada na década de 60 nos Estados Unidos. O objectivo inicial, era o enorme potencial de partilha de informações.
Instalação, configuração e operação em Redes locais e Internet
Introdução à Redes de Computadores
Infra-estrutura de TI Redes de Computadores
REDES DE COMPUTADORES Introdução
Introdução a REDES Prof. Kelly E. Medeiros.
Aula 4 – Redes de Computadores Parte 1
O mundo ao alcance de um clique.
Histórico e conceitos básicos.
Técnico em Informática
A História Da Internet & A Evolução
Escola Básica nº 2 de Rio Tinto
Evolução dos Sistemas de Computação e das arquiteturas.
O que é a Internet? É uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites.
PROJETO S.A.C.I Autores: Cleverson C. Ferreira Deborah C. Granada
Sistema de Redes 1 Componentes Principais de uma Rede de Computadores Topologia Tipo de redes FAETEC SR1.
Redes de computadores Interligação de máquinas diferentes, através de conexões físicas (cabos metálicos, fibras óticas)
Escola Secundaria Sebastião da Gama
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
Redes de comunicação A Internet e a Web
Escola Secundaria Sebastião da Gama
INTERNET BÁSICA.
O mundo ao alcance de um clique. INTERNET E REDES SOCIAIS.
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
Colégio Agrícola “José Bonifácio” Redes – Classificação de redes de computadores Prof. Carlos Eduardo Caraski.
Nesta Aula... Software de Rede Redes de Computadores
INTERNET. Apresentado por: Rita Campante e Juliana Alves, 9º F Alguns aspetos gerais sobre redes de computadores e Internet.
Administração Eletrônica de Negócios ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS Apresentação 1 NEGÓCIOS NO AMBIENTE DIGITAL Capítulos 2 e 6 LIMEIRA,Tania.
O que é a I N T E R N E T ? Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul Secretaria Municipal de Educação - SMEd NTM – Cachoeira do Sul Prof. Nilzo Machado.
TCP/IP.
Trabalho realizado por: John Severino Nuno Fernandes Conceição Mimoso.
Alguns aspetos gerais sobre redes de computadores e Internet Internet Apresentado por Filipa Correia Nº2 e Cristiana Pinheiro Nº10.
Redes Trabalho realizado por :Ronaldo Brasil.
Internet.
Linguagem de Apresentação e Estruturação de Conteúdos Professora: Fabrícia F. de Souza.
As Tecnologias no Ensino Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral Ano Lectivo 2005/2006 Escola Hélia Jacinto Rogério Rodrigues Victor Vieira.
Redes de Computadores.
REDES DE COMPUTADORES II
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 6 – A Internet Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Abrangência de Redes de Computadores
Por que Redes? Estamos cercados por redes: supermercados, lojas, bancos, cinemas, farmácias e inúmeros outros lugares; Com a queda do custo de implementação.
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Rúben Nóbrega | 2012 ESCOLA B+S PROF. DR. FRANCISCO DE FREITAS BRANCO, PORTO SANTO.
Internet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite.
Breve introdução. INTERNET A Internet é a rede das redes, um conglomerado de milhares de redes electrónicas conectadas criando um meio global de comunicação.
Curso Sobre Html. Objetivos: Definir as funcionalidades da Internet Compreender os Conceitos Básicos da Web descrevendo como disponibilizar documentos.
Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet A internet é uma rede de redes. A primeira.
Neste trabalho vou falar sobre como a internet foi evoluindo ao longo do tempo. Introdução Internet Service Providers World Wide Web (WWW) Protocolos Software.
Uso Educativo da Internet. O que é Internet? É uma rede mundial de computadores interligados, que permite trocar informações dos mais variados assuntos,
Internet - Evolução Sofia Margarida Parreira Rodrigues HOME Última página Introdução Internet Service Providers Protocolos Software para Internet Génese.
A evolução da Internet Rodrigo Melo Génese da Internet A Expansão Da Internet Fornecedor de acesso à internet service providers Contas de utilizadores.
Hardware de Rede Há dois tipos de tecnologias de transmissao em uso disseminado nos dias de hoje: 1. Links de difusao. 2. Links ponto a ponto. As redes.
A História da INTERNET.
Transcrição da apresentação:

Fábio Rodrigues STC 5 DR4-Contexto macroestrutural

 A internet é uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites e outros serviços de telecomunicações.

 A internet, surgiu por vias militares nos períodos da Guerra Fria.  A primeira antepassada da internet nasceu em 1969, de um projecto do Ministério da Defesa dos Estados Unidos da América.  Chamava-se ARPANET e tinha como objectivo a interligação de computadores utilizados em centros de pesquisa militares.

 A sua apresentação pública foi em  A ARPANET continuou a crescer durante os anos 70 mas, por razões de segurança, continuava a ser uma rede estritamente controlada pelos militares e inacessível a largos sectores da comunidade internacional e dos EUA.

Crescimento da ARPANET

 Foi no início dos anos 80, mais precisamente em 1983, com adopção dos protocolos TCP/IP na ARPANET (onde se separou o componente estritamente militar) que surgiu a verdadeira internet.

 Foi apenas no ano de 1990 que a internet começou a alcançar a população geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Berneslee desenvolveu a WWW (World Wide Web), que possibilitou a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e interessantes.

 A década de 1990 tornou-se a era de expansão da internet.  Para facilitar a navegação pela internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o internet explorer e o firefox.

 Até 2003, cerca de 600 milhões de pessoas estavam conectadas à rede. Segundo a Internet World Estatistics, em Junho de 2007 este número aproximava-se a 1 bilião e 234 milhões de usuários.

 A internet é uma rede global de computadores ligados entre si por redes de telefone, satélite, entre outros modos…  Para simplificar digamos que há dois tipos de computadores na rede: browsers e servidores.

 Servidores é onde existe maior parte da informação da internet. São computadores especializados em guardar informação.  Browsers é o que as pessoas usam para aceder à World Wide Web através de qualquer computador.

 Quando conectas o teu computador à internetm tu estas a conectar-te a um tipo especial de servidor, que te é oferecido e operado pela teu ISP (Internet Service Provider – fornecedor de internet).  O trabalho deste “Servidor ISP” é fornecer a ligação entre o browser e o resto da internet.

 Servidores ISP recebem pedidos dos browsers para verem páginas da web, ver o , etc. Claro que cada servidor não pode guardar toda a informação da internet, portanto para que os browsers tenham acesso às páginas e ficheiros que eles pediram, os servidores têm que se conectar a outros servidores da internet.  Também existem os Servidores Host, que são basicamente servidores 24h ligados e autónomos. Por exemplo os sites são armazenados em servidores Host em algures no planeta.

 Existem vários tipos de rede, sendo eles os seguintes: LAN; MAN; WAN.

 LAN – é uma rede local, chamadas Local Area Networks e interligam computadores presentes dentro do mesmo espaço físico. São usadas em empresas, escolas ou até em casa, sendo possível fazer trocas de informação entre esses computadores.

 MAN – Metropolitan Area Network, ou Rede Metropolitana. Conecta diversas Redes Locais dentro de algumas dezenas de quilómetros.

 WAN – Rede de Longa Distância A Wide Area Network, ou Rede de Longa Distância, vai um pouco além da MAN e consegue abranger uma área maior, como um país ou até mesmo um continente.

 A Ethernet é o padrão mais utilizado em redes locais (LAN).  Seu funcionamento parte do princípio de todos os computadores compartilharem uma mesma linha (cabo), independente da topologia física utilizada, isto significa que, quando uma linha estiver em uso, nenhum outro computador poderá enviar informações até que a linha esteja livre.

 Na Ethernet, é utilizado o protocolo CSMA/CD. Um ponto fraco é que ele não utiliza nenhum tipo de prioridade, ou seja, todos os micros fazem a confirmação da linha até que ela esteja livre, se dois ou mais micros tentarem enviar dados ao mesmo tempo, ocorrerá uma colisão e nenhuma das placas conseguirá transmitir os dados.

 Existem vários serviços disponíveis para usar a partir da internet. Temos como exemplo: - ; -World Wide Web; -Acesso Remoto; -Redes Sociais; -Partilha de Arquivos; -Transmissão de Media; -VOIP (Voz sobre IP);

 Os perigos na internet são variados. Para além dos perigos os vírus e outras formas de programas maliciosos, existe ainda o facto de não haver censura logo pode-se encontrar tudo desde racismo, cyberbullying, falsas identidades, pornografia (entre outros) por toda a internet, mas isto é apenas uma pequena porção da internet, sendo maior parte segura.