AULA 1 – INTRODUÇÃO À ÓPTICA / FENÔMENOS ÓPTICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Luz É a energia que se propaga por ondas eletromagnéticas.
Advertisements

ÓPTICA - INTRODUÇÃO Física B Título Professor
Óptica e Reflexão da Luz
Colégio Ideal Aula de Física Princípios de Óptica
Prof.: Raphael Carvalho
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
ÓPTICA GEOMÉTRICA REFLEXÃO REFRAÇÃO.
Óptica.
ÓPTICA - INTRODUÇÃO Física B Título Professor
Introdução à Óptica Geométrica
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Física Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Óptica Geométrica Samuel Saviski.
Professor : DUDU Disciplina : Física Óptica (FO) Introdução
Professor: Diones Charles
ÓPTICA Desde os tempos remotos a natureza da luz intrigou os cientistas. Isaac Newton apresentou a teoria corpuscular da luz onde se afirma que a luz é.
Óptica Geométrica Princípios da propagação da luz
Óptica Introdução à Óptica.
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz
Colégio Ari de Sá Cavalcante
Óptica Conceitos Iniciais.
Óptica e Reflexão da Luz
ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI.
Introdução à Óptica Geométrica
Professor : DUDU Disciplina : Física Óptica (FO) Introdução:
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
LUZ.
LUZ.
Princípios Fundamentais da Óptica Geométrica.
LUZ.
ÓTICA Natureza da luz - O que é a luz?. Teoria corpuscular da luz - Newton Nesta teoria a luz era considerada como um feixe de partículas emitidas por.
Óptica Geométrica.
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Princípios da Óptica Geométrica
Comportamento e Natureza da Luz
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica
FÍSICA Introdução à Óptica Geométrica Prof: Ademir Amaral.
Sustentabilidade na Terra
PRINCÍPIOS DE ÓPTICA GEOMÉTRICA Sombras câmara escura de orifício
Professor Fláudio LUZ.
ONDULATÓRIA FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2015 MW PROFESSOR JOSÉ LUIZ.
Ondas. Onda Luciana Melo Almeida É uma perturbação que se propaga em um meio, determinando a transferência de energia, sem transporte de matéria.
ONDAS ELETROMAGNÉTICAS Taynara Nassar Vera C. B. Oliveira.
Fontes de Luz Estrelas Fonte Primária Lâmpada acesa Fonte de luz Lua
René Descartes (1596–1650).  Autor bastante conhecido pelos Filósofos;  Escreveu obras como o “O Discurso do Método” (1937) e “As Paixões da Alma” (1649);
É representado por um segmento de reta orientado.
Luz, onda ou partícula?.
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA Propagação Retilínea reversibilidade independência do caminho ótico CLASSIFICAÇÃO.
Aula 5: O Potencial Elétrico
ONDA Propagação de energia em uma região do espaço, através de uma perturbação.
Óptica Geométrica Professor: Reinaldo.
8.2 – Transmissão de Calor Site:
Prof.: Raphael Carvalho. ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando.
Estudos Iniciais sobre a Radiação Térmica: Lei de Kirchhoff Estudos Iniciais sobre a Radiação Térmica: Lei de Kirchhoff Dedução da Lei de Kirchhoff para.
Óptica Geométrica.
CAPÍTULO 12.1 CADERNO 3 - CAPÍTULO 12.1 Professor: ISRAEL AVEIRO Comportamento e Natureza da Luz.
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA Propagação Retilínea reversibilidade independência do caminho ótico CLASSIFICAÇÃO.
INTRODUÇÃO À ÓPTICA GEOMÉTRICA
Curso de Óptica Geométrica
Professor: Diones Charles
ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando as dimensões destes meios.
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
ÓPTICA GEOMÉTRICA REFLEXÃO REFRAÇÃO.
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz
LUZ.
ÓPTICA GEOMÉTRICA CONCEITOS INICIAIS.
Dois balões de vidro temperado, A e B, com capacidades de 4L e de 1L, respectivamente, estão ligados entre si por um tubo de volume desprezível. Neste.
Professores: Aline Pontes/ Gabriel Freitas / Jáder Vinícius
Transcrição da apresentação:

AULA 1 – INTRODUÇÃO À ÓPTICA / FENÔMENOS ÓPTICOS FÍSICA ÓPTICA AULA 1 – INTRODUÇÃO À ÓPTICA / FENÔMENOS ÓPTICOS

INTRODUÇÃO À FÍSICA ÓPTICA Em nossa matéria estudaremos os fenômenos relacionados a: 1- Óptica: Parte da física que estuda o conjunto de fenômenos provenientes do agente físico luz. 2- Ondulatória: Parte da física que estuda as ondas e seus efeitos. 3- Termologia: Divisão da física que estuda os fenômenos relacionados ao calor.

INTRODUÇÃO À FÍSICA ÓPTICA O estudo da óptica pode ser dividido em dois ramos: Óptica Geométrica: Estuda os fenômenos que são explicados sem a necessidade de se conhecer a natureza do agente físico luz. Óptica Física: Estuda os fenômenos no qual para a elaboração e compreensão das leis é necessário se conhecer a natureza do agente físico luz.

INTRODUÇÃO À FÍSICA ÓPTICA Então, relacionando-se a Óptica pergunta-se: O QUE É LUZ???

INTRODUÇÃO À FÍSICA ÓPTICA O QUE É LUZ ? A luz é um agente físico capaz de sensibilizar os nossos olhos. SIM! A luz é uma onda eletromagnética (não se preocupe com isso, por enquanto). A luz é capaz de se propagar no vácuo.

INTRODUÇÃO À FÍSICA ÓPTICA Alguns conceitos importantes Raio de Luz: É uma linha orientada que representa a direção e o sentido da propagação da luz.

INTRODUÇÃO À FÍSICA ÓPTICA Alguns conceitos importantes Pincel ou feixe de luz: É o conjunto de raios de luz que representa a região do espaço na qual a luz se propaga.

INTRODUÇÃO À FÍSICA ÓPTICA Alguns conceitos importantes Os feixes de Luz podem ser:

INTRODUÇÃO À FÍSICA ÓPTICA Fontes de Luz As fontes de luz são todos os corpos que podem emitir Luz.

INTRODUÇÃO À FÍSICA ÓPTICA Fontes de Luz As fontes de luz podem ser classificadas como: Fontes de luz primárias: São aquelas que emitem luz própria, e a energia radiante emitida é proveniente de outro tipo de energia. Como por exemplo o sol e os vagalumes.

INTRODUÇÃO À FÍSICA ÓPTICA Fontes de Luz As fontes de luz primárias podem ser classificadas em dois tipos: 1- Fontes Incandescentes: Emitem luz em decorrência da transformação de sua energia térmica em energia luminosa. Geralmente alta temperaturas. T filamento = 2000 ºC T superfície = 6000 ºC

INTRODUÇÃO À FÍSICA ÓPTICA Fontes de Luz As fontes de luz primárias podem ser classificadas em dois tipos: 2- Fontes Luminescentes: Aquelas que emitem luz própria a temperatura ambiente, ou seja, a temperaturas relativamente baixas. Estas fontes Luminescentes podem ser classificadas em: Fluorescentes: Aquelas que emitem luz apenas enquanto durar a ação do agente excitador. Fosforescentes: Aquelas que emitem luz mesmo no cessar do agente excitador, onde armazenam energia luminosa.

INTRODUÇÃO À FÍSICA ÓPTICA Fontes de Luz 2- Fontes Luminescentes: Fluorescente (Lâmpada Fluorescente) Fosforescente (Ponteiro do Relógio)

INTRODUÇÃO À FÍSICA ÓPTICA Fontes de Luz As fontes de luz podem ser classificadas como: Fontes de luz secundárias: São aquelas que emitem luz recebida de outros corpos, ou seja, não produz luz e é iluminada pela luz da fonte primária. Por exemplo a lua, roupas e pessoas.

INTRODUÇÃO À FÍSICA ÓPTICA Meios onde se propaga a luz A luz pode se propagar através dos meios: Meio transparente: Permite a propagação da luz através de si e é possível observar nitidamente a forma da fonte que a emitiu. A trajetória da luz é regular e bem definida.

INTRODUÇÃO À FÍSICA ÓPTICA Meios onde se propaga a luz A luz pode se propagar através dos meios: Meio translúcido: A forma da fonte que a emitiu não é vista com nitidez mas “borrada”, sendo que a trajetória da luz é irregular e indefinida.

INTRODUÇÃO À FÍSICA ÓPTICA Meios onde se propaga a luz A luz pode se propagar através dos meios: Meio opaco: Não permite a propagação da luz através de si, portanto não se pode ver a fonte que emitiu a luz.

INTRODUÇÃO À FÍSICA ÓPTICA Meios onde se propaga a luz Meios Homogêneos: Meio onde todos os pontos apresentam as mesmas propriedades. Meios Isotrópicos: Meio em que a velocidade da luz é a mesma em todas as direções.

INTRODUÇÃO À FÍSICA ÓPTICA Princípios da óptica geométrica São três os princípios da óptica geométrica: 1- Principio da propagação retilínea: Nos meios transparentes, homogêneos e isotrópicos a luz se propaga em linha reta.

INTRODUÇÃO À FÍSICA ÓPTICA Princípios da óptica geométrica São três os princípios da óptica geométrica: 2- Principio da independência dos raios de luz: Após o cruzamento dos raios luminosos estes não alteram suas trajetórias nem suas propriedades de antes do cruzamento.

INTRODUÇÃO À FÍSICA ÓPTICA Princípios da óptica geométrica São três os princípios da óptica geométrica: 3- Principio da reversibilidade da luz (Principio do caminho inverso): A trajetória do raio de luz independe do seu sentido de propagação.

FENÔMENOS ÓPTICOS Quando o agente físico luz encontra uma barreira que separa dois meios pode ocorrer uma série de fenômenos. Estes fenômenos podem ser o de reflexão da luz, refração da luz e absorção da luz.

FENÔMENOS ÓPTICOS Reflexão da luz: Os raios de luz incidentes na superfície são devolvidos para o meio em que foram originados. A reflexão pode ser: Difusa: Os raios de luz emergentes apresentam uma forma totalmente desorganizada. Regular: Ocorre quando os raios incidentes na superfície possuem a mesma organização dos raios emergentes da superfícies.

FENÔMENOS ÓPTICOS Reflexão da luz: Regular Difusa

FENÔMENOS ÓPTICOS Refração da luz: É a passagem dos raios de luz de um meio para o outro, sendo a luz desviada de um meio para o outro.

FENÔMENOS ÓPTICOS Absorção da luz: A luz é absorvida pela superfície e transformada em energia térmica, o que acarreta na elevação da temperatura dessa superfície, ocorrendo com maior intensidade em superfícies opacas, rugosas, e dor escura.

Exercícios 1) A figura representa uma estreita faixa de luz proveniente do sol chegando a uma região da Terra. a) Como se denominam as linhas representadas e que traduzem a propagação da luz?

Exercícios b) Como é classificada essa faixa de luz solar? c) Como qual tipo de fonte de luz pode ser classificada o sol?

Exercícios Respostas (1) As linhas se denominam-se “raios de luz”, e o conjunto destes raios se chama feixe ou pincel de luz. Essa faixa pode ser classificada como pincel ou feixe de luz paralelo. O sol é uma fonte primária incandescente.

Exercícios 2) (UNITAU) – Um observador A, olhando num espelho, vê um outro observador B. Se B olhar no mesmo espelho, ele verá o observador A. Este fato é explicado pelo (a): Principio da propagação retilínea da luz. Principio da independência dos raios luminosos. Principio da reversibilidade dos raios luminosos. Refração da luz. Absorção da luz. Resposta: C

BONS ESTUDOS!