Santa Catarina de Siena História da Arte Iconografia Professor Doutor Luís Afonso Catarina Fernandes nº146112 Ano letivo 2015-2016.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
‘Um Rei Diferente’.
Advertisements

L.S+J.C.
TESTEMUNHO DE FÉ.
164 ГПИЕ “Мигел деСервантес”
Para o Meu Filho!!!.
PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS…
Nossa Senhora das Neves
Nossa Senhora de Lourdes..
Conheces s. Francisco de Assis ?.
Faro do Alentejo A minha terra.
Rainha da Paz,Padroeira da Catedral Militar do Brasil
Música: Roberto Carlos
do Coração Agonizante de Jesus
Santa Terezinha do Menino Jesus
SANTA TERESA DE JESUS.
1º de Maio, São José Operário
Nossa Senhora Rosa Mística
Santa Rita de Cássia dos Impossíveis
Rainha das Virgens.
DE PESCADOR A PAPA Adaptado por Mª Luísa Boléo
Para o Meu Filho.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Nossa Senhora Letra e Música: Roberto Carlos Voz: Daniel.
1.
“... Mas , você pode fazer tudo acontecer !
Nossa Senhora das Dores
Em todo o Portugal e em todos os países do mundo, particularmente no Brasil, tem-se criado, no decorrer da história, fortes raízes à devoção a Nossa.
Solenidade da Assunção de Nossa Senhora
Na ilha de Creta havia um quadro da Virgem Maria muito venerado devido aos estupendos milagres que operava. Certo dia, porém, um rico negociante, pensando.
Santa Catarina de Sena.
Vida de Santa Rita de Cássia
Catequese 4 ABERTOS À VIDA!
Uma Vida de Amor... Santa Teresinha do Menino Jesus
São Benedito, o Negro.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
7 de outubro, Nossa Senhora do Rosário
Nossa Senhora de Guadalupe
A Escola Rainha do Brasil cultiva um carinho especial por Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil e da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa.
Dom Bosco é o grande santo Mestre e Pai da Juventude
Maria a escolhida de Deus
Era filha de André II, rei da Hungria, tendo nascido no ano Ainda muito jovem foi dada em matrimônio a Luís IV, landgrave da Turíngia, e teve.
Nossa Senhora do Rosário.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL Dom Bosco Síntese Biográfica
Margarida nasceu em 22 de agosto de 1647, em Verosvres, na Borgonha, França. Sua formação cultural e religiosa foi feita por monjas clarissas. Porém,
Santa Rosa de Lima.
São Peregrino Laziosi nasceu na cidade de Forli, na Itália em 1274 e faleceu em Era idealista e de caráter folgoso e seu apelido era furacão.
IRMÃS FRANCISCANAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus existe desde os primeiros tempos da Igreja, quando se meditava no Coração aberto de Jesus, de onde saiu sangue.
JESUS APÓSTOLOS CRISTIANISMO.
12 de outubro Dia de nossa Senhora Aparecida Nossa querida mãe, que com seu grande amor quer caminhar com seus filhos... No Brasil aparece-nos de maneira.
NOSSA SENHORA 1-Cubra-me com seu manto de amor. Guarda-me na paz desse olhar. Cura-me as feridas e a dor me faz suportar. Que as pedras do meu caminho.
1. Na escola de Maria Jubileu Extraordinário da Misericórdia Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai MV 1 «Sabemos com certeza que nunca se fecha.
HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DAS DIVINA PROVIDÊNCIA
ILUSTRAÇÕES SOBRE A VIDA DE SÃO LUIZ GUANELLA
Sua Santidade o Papa João Paulo II, faleceu no dia 2 de abril de 2005, hás 21:37, hora local. No dia seguinte, ele nos agraciou com a mensagem a seguir.
Telmo Alves História da Arte Iconografia Professor Luís Urbano Afonso Ano Letivo 2015/2016 Lisboa, 2016.
Curso: História da Arte Disciplina: Iconografia Docente: Professor Luís Urbano Afonso Ano Letivo: 2015/2016.
Santo Agostinho Unidade Curricular: Iconografia Docente: Luís Afonso Ano Lectivo: 2015/2016 Aluna: Sara Florêncio nº
Santa Cristina de Bolsena Cristiana Gaspar História da Arte Iconografia Professor Luís Urbano Afonso Ano letivo 2015/2016 Lisboa, 2016.
A Quaresma, na Igreja primitiva, além de ser um tempo de penitência e de conversão, era um tempo de preparação para os baptizados, que aconteciam no.
Santo Antão Maria Francisca Antão Nº145689Iconografia Professor Doutor Luís Urbano Afonso 2ºSemestre 2015/2016 Estudos Gerais.
São Tomás, Apóstolo Curso de Licenciatura em História da Arte Disciplina: Iconografia Docente: Professor Doutor Luís Urbano de Oliveira Afonso Ano Letivo.
SANTA ENGRÁCIA DE SARAGOÇA:VIRGEM E MÁRTIR Edinílvia N. F. Rodrigues nº Docente: Professor Doutor Luís Afonso Licenciatura: História da Arte.
Aluno: Tiago Blé Número: Curso: História da Arte Cadeira: Iconografia Ano letivo: 2015/2016.
S. Luís de Toulouse Licenciatura: História da Arte Cadeira: Iconografia Prof. Luís Urbano Afono Bárbara Inês Martinez Caetano Clemente Ribeiro Licenciatura:
Santa Matilde de Ringelheim Matilde Outeiro | nº Artes e Humanidades Iconografia | Professor Luís Urbano 2016.
SANTA ISABEL da Hungria 17 de Novembro Curso de Licenciatura de História Da Arte Disciplina de Iconografia Docente Professor Doutor Luís Urbano Afonso.
Curso: Hist ó ria da Arte Disciplina: Iconografia Docente: Professor Luís Urbano Afonso Ano Letivo: 2015/2016 Helena Sofia Chaves Bulcão, Nº Santa.
Santa Rosália de Palermo Trabalho realizado por: Rita Sousa, nº História da Arte Iconografia.
Santa Inês de Montepulciano Inês Serrario de Macedo Curso: História de arte Cadeira: Iconografia.
Transcrição da apresentação:

Santa Catarina de Siena História da Arte Iconografia Professor Doutor Luís Afonso Catarina Fernandes nº Ano letivo

Catarina Benincasa, nasceu a 25 de Março de 1347 e acabou por falecer a 29 de abril de 1380 com 33 anos de idade; vigésima quinta filha de Jacopo Benincasa, um tintureiro e de Sra. Lapa di Piagente; Cresceu numa família religiosa e desde infância que manifestava interesse para a vida de piedade. Relata ‐ se que aos 7 anos de idade, 1354, fez voto secreto de virgindade. Por volta dos 12 anos de idade seus pais pensaram em casá ‐ la, principalmente a sua mãe. Com influencias por parte da sua irmã, Boaventura, Catarina começou a preparar ‐ se, para deste modo corresponder aos desejos familiares. Quando a mãe lhe acabou por apresentar um pretendente, Catarina percebeu o que realmente queria e reagiu decididamente. Acabou por cortar o cabelo, intensificou as suas penitências e fixou ‐ se na vida religiosa, fazendo, mais tarde, os três votos religiosos, depois recebida por Santo Domingo aos 16 anos acabou por entrar na terceira ordem das freiras dominicanas delle Mantellate, vestindo assim o manto negro das mesmas.

Santa Catarina de Siena era uma alma caridosa, ajudava e cuidava dos pobres; - ela curou leprosos e pessoas com cancro; - segundo Réau ela sugou o pus das feridas que causavam náuseas a um doente e como recompensa deste acto de valor sobre humano; - Cristo mostrou-lhe então as suas feridas como uma mãe apresenta o seu peito ao recém nascido e deste modo deixou que ela apoia-se os seus lábios nas suas feridas; - Cristo desposou-a misticamente, colocando-lhe um anel no dedo.

Santa Catarina de Siena a 29 de junho de 1461 foi canonizada pelo papa com o nome de Pio II. Foi também proclamada com doutora da igreja a 3 de Outubro de 1970 por Paulo VI. Em 13 de abril de 1866, Pio lX declarou Santa Catarina co padroeira de Roma e a 18 de junho de 1939, Pio Xll declarou-a padroeira da Itália. São João Paulo II tornou-a também padroeira da Europa a 1 de outubro de É a padroeira da Itália e da Europa, é padroeira das enfermeiras da Cruz Vermelha desde é também do fogo; doenças corporais; contra abortos naturais; pessoas ridicularizadas por sua fé e contra tentações sexuais.

Iconografia e os seu atributos Não existe nenhum retrato autentico de Santa Catarina de Siena; A sua iconografia é convencional; Normalmente aparece representada com uma túnica branca e com um manto negro das dominicanas, ordem religiosa a qual pertencia. Como atributos leva normalmente na mão um lírio simbólico da virgindade ou um crucifixo e por vezes até pode surgir com um coração, isto símbolo da troca de corações entre ela e Cristo; tem também a testa rodeada por uma coroa de espinhos, a que ela escolheu em vez da de ouro e ainda como São Francisco de Asis, os estigmas. Outros atributos: livro; anel; pomba; rosa; caveira; miniatura de uma igreja e miniatura de um navio com o brasão papal.

Cenas Jesus dá-lhe a escolher entre uma coroa de ouro e uma de espinhos; Casamento místico de Catarina de Siena; Santa Catarina troca de coração com Cristo; Êxtase de Santa Catarina; O Milagre junto ao túmulo de Santa Inês de Montepulciano; A canonização da Santa Catarina de Siena.

Figura 1 - Casamento místico e de Santa Catarina de Siena com Cristo. Figura 2 – Santa Catarina de Siena, ; Carlo Dolci. Dulwich Picture Gallery, em Londres.

Figura 3- Santa Catarina de Siena; anónimo. Igreja de Santa Maria do Rosário em Prati, Roma. Figura 5- O êxtase de Santa Catarina de Siena; Pompeo Girolamo Batoni. Figura 4- Santa Catarina recebendo o estigmatismo; Giovanni Antonio Bazzi (II Sodoma).

Figura 6- Vitral de Santa Catarina de Siena na Igreja de Saint Patrick, Nova York. Figura 7- estatueta de Santa Catarina de Siena. Figura 8- fresco de Santa Catarina de Siena; Andrea Vann. Basílica de São Domingos em Siena, Itália.

Figura 9- canonização da Santa Catarina de Siena por Pío II; Biblioteca Piccolomini na Catedral de Siena. Figura 10- Santa Catarina trocando o seu coração com Cristo; Giovanni di Polo. Metropolitan Museum of Arte.

O corpo de Santa Catarina Siena encontra-se na Igreja Dominicana de Santa Maria sopra Minerva, em Roma; mas a sua cabeça foi reclamada por Siena que era a sua cidade natal e está na Basílica de são Domingos, esta basílica tem também como relíquia um dedo da Santa. Figura 11-Cabeça de Santa Catarina preservada; Basílica de São Domingos. Figura 13-Dedo de Santa Catrina de Siena preservado; Basílica de São Domingos. Figura 12-Túmulo de Santa Catarina de Siena; Igreja Dominicana de Santa Maria sopra Minerva em Roma.

Bibliografia e Webrafia RÉAU, Louis – Iconografía del arte cristiano. Iconografía de los santos. De la A a la F. Tomo 2/Volumen 3. 2ª edición. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2000;