Jean Carlo mendes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientação a objetos identidade abstração classificação encapsulamento
Advertisements

Modificadores Marco Antonio. Introdução Em todas as linguagens de programação o acesso a classes/métodos deve seguir algumas regras.
PHPOO Erick Souza. Conceitos de Orientação a Objetos Objeto é um conceito ou item(concreto ou abstrato). Software orientado a objetos Uma classe é uma.
Herança, Polimorfismo e Classes Abstratas em Java
Java – Classes Abstratas
Modelagem Orientada a Objetos
Generalização, Especialização e Conceitos
Orientação a Objetos Introdução. Objetos: o que são? Olhando o mundo real pode-se ver vários objetos: mesa, cadeiras, alunos, professores etc. Esses objetos.
Classes Concretas e Abstratas
1 Introdução aos padrões de projeto (GoF) Conceitos preliminares –Mecanismos de herança –Princípio de Substituição de Liskov –Acoplamento concreto x Acoplamento.
Abstract Factory Intenção: fornecer uma interface comum para a criação de famílias de objetos relacionados ou dependentes, sem especificar suas classes.
Template Method Intenção: definir o esqueleto de um algoritmo em uma operação, postergando (delegando) a definição de alguns passos desse algoritmo para.
Padrões GoF – Factory Method
Programação Concorrente
Introdução ao paradigma de programação: Orientado a Objetos
Alexandre Parra Site: Os Pilares da OO em Java Alexandre Parra Site:
Capítulo 12 Interfaces 1.
Interfaces em Java1 Interfaces Prof. Ricardo Linden.
Programação Orientada a Objetos
Aspectos Avançados em Engenharia de Software Aula 3 Fernanda Campos
UMA ABORDAGEM SOBRE ORIENTAÇÃO A OBJETOS!
Herança e Polimorfismo
Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace.
Curso de extensão em Desenvolvimento Web
Arquitetura Orientado a Serviços
Aula Prática If669 – Introdução à Programação
Padrões de projeto detalhados Factory Method, Abstract Factory
METODOLOGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Prof. Dr. rer. nat. Daniel D. Abdala 1.
GEJAVA IV SCJA – Certificação Sun java associado exame cx
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
Aula 3 CoL, atividade Polimorfismo (late binding) Modificador final Modificador abstract Interfaces Herança múltipla Atribuição, Construtores, Destrutores,
Métodos de Construção de Software: Orientação a Objetos
Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 2 Professores: Eduardo Mantovani Fábio de Paula.
Paulo Borba Centro de Informática Universidade Federal de Pernambuco Classes Abstratas e Interfaces.
Programação Orientada à Objetos
Programação Orientada a Objetos - Java
SISTEMAS DISTRIBUIDOS Aula 4
POO II JEAN CARLO MENDES
Introdução às Java Threads
Classes Abstratas P. O. O. Prof. Ângela e Grace.
Polimorfismo.
POO II JEAN CARLO MENDES
1 Marcio de Carvalho Victorino JAVA. 2 Declaração de Atributos [ ] [transient] [volatile] [static] [final] ; controle de acesso –public, package (default),
Interfaces POO Avançado.
Classes Abstratas e Interface
POO II JEAN CARLO MENDES
Programação Orientada a Objetos - Java Professor: Jean Carlo Mendes.
Programação Orientada a Objetos - Java Professor: Jean Carlo Mendes.
Classes Abstratas e Interfaces GX – Aula05 1.
Programação II Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Paradigmas de Programação –Aula 7 Lab 2 Professores: Eduardo Mantovani Fábio Paula Santos.
Herança Modelagem e Programação Orientada a Objetos
Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 8 Professor: Eduardo Mantovani )
POO - II PROF.: JEAN CARLO MENDES
Bruno Inojosa MCP .NET Framework
Linguagem II Classes Abstratas Interfaces. Davi Pires Revisão Reuso de código Superclasses e subclasses Composição vs. Herança Construtores.
Introdução a Programação Orientada a Objetos
Introdução a Orientação a Objetos
Herança.
Classes abstratas São classes das quais não se pode instanciar objetos. São classes das quais não se pode instanciar objetos. Seu objetivo é ser herdada.
UCSal – Bacharelado em Informática Tópicos Especiais em Informática II Profa. Semíramis Assis
Padrões de Projeto Aula 9 – Padrão Adapter.
Orientação a Objetos e Java Graduação em Ciência da Computação  Centro de Informática, UFPE Alexandre Mota
Jean Carlo mendes
1. 2 Programação Orientada a Objetos Prof. Maurício Rodrigues de Morais
Classes Abstratas e Interface. 2 Classe Abstrata  Uma classe abstrata serve apenas como modelo para uma classe concreta (classe que comumente usamos);
Jean Carlo mendes
Análise e Projeto de Sistemas Análise & modelagem conceitual Prof. Edjandir Corrêa Costa
Linguagem de Programação – Aula 04 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal.
Java: Interfaces Alcides Calsavara.
Transcrição da apresentação:

Jean Carlo mendes

 Interfaces apresentam o comportamento padrão que deve ser apresentado por todas as classes que a implementam  Representa a especificação ou as funcionalidades esperadas de uma classe  É o conjunto de operações públicas que podem ser realizadas

 Estabelecem as mensagens que podem ser trocadas entre os componentes de software (ocultando porém os detalhes de implementação destas funcionalidades)

 Semelhante a uma classe abstrata  Porém, interfaces não podem ter métodos não abstratos (as classes abstratas permitem isto)  A Interface, assim como a classe abstrata, não pode ser instanciada

 Caso uma interface forneça atributos, estes devem ser obrigatoriamente public, static e final  Uma interface pode ser implementada por classes. Para isto utiliza-se a palavra-chave implements  Interfaces admitem apenas os níveis de acesso public e default

 Qual a vantagem então de uma interface, já que com uma classe Abstrata eu consigo atingir o mesmo objetivo?  Resposta: Interfaces criam um mecanismo simplificado de herança múltipla!

 Suponhamos que temos em nosso sistema as seguintes classes: public abstract class Impressora { public abstract void imprime(Documento d); } public abstract class Scanner{ public abstract void digitaliza (Documento d); }

 Precisamos agora modelar uma impressora multifuncional, que possuí as características de Impressora e Scanner.  Como fazer?? public class multifuncional extends impressora, scanner { public void imprime (Documento d)..... } NÃO COMPILA! Uma classe só pode fazer herança com UMA superclasse!

 Solução: Usar interfaces! public class multifuncional implements impressora, scanner { public void imprime (Documento d) {... } public void trasmite (Documento d){.....} }

 A interface estabelece o que chamados de “Contrato” que deve ser obrigatoriamente obedecido pelas classes que a implementam