Propriedades das ondas. A fibra óptica nas comunicações. A importância das microondas nas comunicações. Larguras de banda de ELF a UHF.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nesta apresentação, vamos investigar...
Advertisements

FENÔMENOS ONDULATÓRIOS
Ondas Electromagnéticas
Redes de Computadores Cabamento e Topologia
Refração da luz ao passar do ar para a água
Ondas Perturbação(oscilação) se propagam.
2.3. SENSORIAMENTO REMOTO 2.3. Energia Eletromagnética
Física e Química – 8º Ano Som e Luz Cláudia Narciso Hugo Pereira
Meios físicos de transmissão
Propriedades das ondas
Ultra Wideband Termo em inglês para banda ultra-larga.
REFRAÇÃO DA LUZ A luz ao passar de um meio para outro sofre o fenômeno da refração, com mudança na velocidade, no comprimento de onda e na direção de propagação.
Revisão As ondas podem ser classificadas de três modos:
Emissão e absorção de radiação
ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI.
2.2.2 Fenómenos ondulatórios
RELEXÃO TOTAL Luciano.
Reflexão 1.ª Lei da Reflexão: o raio incidente, a normal à superfície de separação no ponto de incidência e o raio reflectido estão todos contidos no mesmo.
Introdução a Redes de Computadores Cabeamento
2.2.3 Bandas de radiofrequências
Introdução a Propagação
Transmissão de Sinais Modulação e Demodulação de Sinais Analógicos
Estudo da Prática Apométrica
Capítulo 12.3 Leis da Refração Luminosa
CFQ 8ºano NATUREZA DA LUZ. CFQ 8ºano NATUREZA DA LUZ Teoria Corpuscular Proposta por Isaac Newton, que explicava a luz como sendo constituída por pequenas.
ONDULATÓRIA TEACHERS: PAULO HENRIQUE TEACHERS: ARNALDO NORONHA.
EXERCÍCIO 10
Temperatura da Superfície do Mar Meteorologia por Satélites Profa. Marcia Yamasoe.
Livro 3 CAPÍTULO 11 – Ondas e Som
Propagação.
Bem vindos ao mundo da Física...
Fenómeno óptico que ocorre quando a radiação que incide sobre uma superfície é reenviada para o mesmo meio de onde provinha. Meio 2 Meio 1.
GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS Redes Wireless Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson.
Redes de Computadores e Aplicações – Formas de acesso IGOR ALVES.
Prof. Ivair Teixeira Redes de Computadores.
ONDULATÓRIA FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2015 MW PROFESSOR JOSÉ LUIZ.
Ondas. Onda Luciana Melo Almeida É uma perturbação que se propaga em um meio, determinando a transferência de energia, sem transporte de matéria.
: Comunicações a longas distâncias UNIDADE 2 : Comunicações a longas distâncias Propriedades das Ondas: Reflexão; Refracção; Reflexão Total e Difracção.
ONDAS ELETROMAGNÉTICAS Taynara Nassar Vera C. B. Oliveira.
A Atmosfera e a Radiação Solar
Fontes de Luz Estrelas Fonte Primária Lâmpada acesa Fonte de luz Lua
Eng. Civil Chequer Jabour Chequer, MSc.
Rádio Os aparelhos de radar e as ondas de rádio São as ondas menos energéticas. Os aparelhos de radar são largamente utilizados em muitas situações.
Luz, onda ou partícula?.
Mudança no meio de propagação da luz
Camada Física – Meios Físicos de Transmissão de Dados Prof. Luiz Paulo de S. Medeiros Redes de Computadores.
Profa Michelle Rodrigues Ayres de Almeida
Ondas Sonoras Profo Josevi Carvalho.
Estudo das Marés Atmosféricas na alta atmosfera do sul brasileiro SICINPE 2008 Tiago D. dos Santos 1, Barclay R. Clemesha 2, Nelson J. Schuch 1. [1] Centro.
ONDA Propagação de energia em uma região do espaço, através de uma perturbação.
O espectro normal da radiação.  É radiação eletromagnética emitida por todo corpo como resultado de sua temperatura. Todos os corpos emitem essa radiação.
ÓPTICA GEOMÉTRICA REFRAÇÃO DA LUZ CONCEITOS BÁSICOS FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2015 MW PROFESSOR JOSÉ LUIZ.
AULA 1 – INTRODUÇÃO À ÓPTICA / FENÔMENOS ÓPTICOS
Olá estudante, sou o Professor Newton e estou aqui para auxiliá-lo(a) em seus estudos sobre ONDULATÓRIA: Oscilações e Ondas I. Continuar.
X-RAY DIFFRACTION ANALYSIS (XRD) BIOMATERIAIS I Alexandre Cunha.
Optativa Cabeamento estruturado e fibras ópticas Aula 6: Fundamentos de comunicação óptica. (continuação) Prof. Diovani Milhorim.
Prof.: Raphael Carvalho. ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando.
Introdução a espelhos planos Professor: REInaldo.
Óptica Geométrica.
SINAIS ANALÓGICOS E SINAIS DIGITAIS SINAIS ANALÓGICO E SINAIS DIGITAIS.
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Refração da Luz Absorção da luz E Dispersão da luz.
Que sabem vocês de ondas?
Capítulo: 27 Refração da Luz
ÓPTICA Prof. Roberto Salgado Plantaodematematica.weebly.com
ONDULATÓRIA Prof. Sergio Muryllo.
ÓPTICA GEOMÉTRICA CONCEITOS INICIAIS.
Fibras Ópticas.
Reflexão.
Ângulo limite e reflexão total
Transcrição da apresentação:

Propriedades das ondas. A fibra óptica nas comunicações. A importância das microondas nas comunicações. Larguras de banda de ELF a UHF.

Leis de Snell-Descartes da reflexão.O ângulo de incidência è igual ao ângulo de reflexão..O raio incidente a normal ao espelho no ponto de incidência e o raio reflectido estão no mesmo plano. Reflexão Difusão da luz Absorção

Transmissão/refracção Leis de Snell-Descartes da refracção.O produto do seno do ângulo de incidência pelo índice de refracção do meio onde a luz incide é igual ao produto do seno do ângulo de refracção pelo índice de refracção do meio onde a luz se refracta. sin α i.n 1 = sin α r.n 2 O raio incidente a normal à superfície de separação de dois meios no ponto de incidência e o raio refractado estão no mesmo plano.

Reflexão total Ângulo crítico é o ângulo de incidência a que corresponde um ângulo de refracção de 90º Para ângulos superiores ao ângulo crítico ocorre a reflexão total

Indíce de refracção

DIFRACÇÃO DA LUZ < ≈

PhET PEHT

DIFRACÇÃO EM DUAS FENDAS ORIGINA INTERFERÊNCIA

Banda de Frequências

Difracção

Nome da bandaAbrFrequência Comprimento de onda/m Exemplos de utilizações Freq. extra baixa ELF 3Hz-3kHz> Comunicações com submarinos Freq. muito baixa VLF 3kHz-30kHz Comunicações de longo alcance Navegação e militares Freq. baixa LF 30kHz-300kHz Comunicações de longo alcance Navegação e militares Freq. média MF 300kHz-3MHz Som, rádios nacionais Freq. alta HF 3MHz-30MHz100-10Som, rádio nacionais e locais Freq. muito alta VHF 30MHz- 300MHz 10-1 Rádios internacionais e rádios amadores, som de alta qualidade Freq. ultra alta UHF 300MHz-3GHz1-0,1 TV, sistemas de orientação de tráfego aério, telefones móveis, fornos de microondas, wireless, bluetooth Freq. Microondas 3GHz-300GHz< 0,1 Telefones, satélites de comunicações, radar, wireless A atmosfera é opaca a radiações acima dos 300 GHz. Banda de Frequências/Utilizações

1. Quais das seguintes afirmações são verdadeiras? A- Os raios X propagam-se no vácuo com velocidade maior que a das ondas de rádio. B- Os raios X têm menor frequência que as ondas de rádio. C- As comunicações fazem-se sobretudo na banda das ondas de rádio e microondas. D- Todas as radiações têm a mesma velocidade de propagação no vazio. E- O espectro de rádio frequências situa-se entre os 3 kHz e os 300 GHz. 2. A rádio utiliza uma banda de baixas frequências. Quais são as vantagens e inconvenientes no transporte de informação, atendendo aos fenómenos ópticos a que estão sujeitas? 3- As microondas sofrem difracção na atmosfera? E absorção? Porque é que são utilizadas nas comunicações via satélite’ 4- Uma das frequências utilizadas pela RDP Internacional nas suas emissões para a Europa é de 9755kHz. Em que banda de onda curta pode ser sintonizada a emissão? APLICAÇÕES