CONCORDÂNCIA NOMINAL REGRA GERAL Os meus dois melhores amigos viajaram Aqueles dois alunos estudam muito. Aqueles dois meninos estudioso leram livros antigo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diferencas entre Adjunto adnominal e Predicativo do objeto
Advertisements

Concordância Nominal.
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Nominal.
ESQUEMA CONCORDÂNCIA NOMINAL
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Edito Romão.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
CONCORDÂNCIA NOMINAL PORTUGUÊS PROFª ANDRÉA
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
Mais concordância....
CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255
Concordância Nominal 2.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele.
Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
CONCORDÂNCIA NOMINAL APOTEC – PROFª PATTY.
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
CONCORDÂNCIA NOMINAL Prof. Karen Olivan.
DISCIPLINA: Português
Concordância Nominal.
PROF. GEORDANO VALENTE RAAD
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Profª Adriana Guimarães
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Concordância verbal Concordância nominal Quezia Lopes
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Concordância nominal.
Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE
Concordância Nominal Professora Patrícia.
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Concordância Nominal Professora France Lima. Regra geral: Toda palavra variável associada a substantivo concorda com ele. (Ganhei de presente estes dois.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância Nominal Concordância Verbal
CONCORDÂNCIAS ESPECIAIS
Prof. Msc. Richard da Silva
ENSINO MÉDIO PROFa. GLAUCIA LOPES
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA
Concordância Nominal.
Revisão Gramática Prof. Valmir.
Concordância Nominal Por Carlos Daniel S. Vieira.
Concordância Nominal Adjetivos ( nomes ou pronomes), artigos e numerais concordam em gênero e número com os substantivos de que dependem. Ex: Aqueles dois.
Concordância verbal e nominal
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
Orações Subordinadas adjetivas
Tipos de predicado Ex. Aquele menino brincava com uma pipa.
CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM PESSOA E NÚMERO. EXEMPLO: Nós fomos ao cinema. Os anúncios saíram com atraso.
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN CAMPUS JOÃO CÂMARA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS PROF: CHICO ARRUDA Conceituação de Verbo.
Professora: Janaina Rigo Caierão.  Este, esta, estes, estas, isto → indicam o que está próximo de quem fala/escreve (locutor)  No texto → referem-se.
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplo: O jogo.
Pronome  É a palavra variável em gênero, número e pessoa que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso.
Principais diferenças entre complemento nominal e adjunto adnominal
CONCORDÂNCIA NOMINAL. REGRA GERAL: Os determinantes concordam em gênero e número com os substantivos. Estes são os meus dois corajosos cachorros marrons.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
SEMÂNTICA Amém.... COMO TUDO COMEÇOU: Manual do Candidato (UNICAMP – 1992) “Partimos do pressuposto de que uma competência voltada para um desempenho.
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães.  É uma palavra variável em número, pessoa, modo, tempo e voz que indica um processo no tempo – alguma coisa que.
E. M. Profª. Vilma Tâmega Inclusão Digital Professoras: Cláudia( Língua Portuguesa) Simone ( Informática)
Renomados terapeutas que trabalham com famílias, divulgaram uma recente pesquisa onde nota-se que os membros das famílias brasileiras estão cada vez.
Concordância Nominal Prof: Juliano Zamperete.
Transcrição da apresentação:

CONCORDÂNCIA NOMINAL REGRA GERAL Os meus dois melhores amigos viajaram Aqueles dois alunos estudam muito. Aqueles dois meninos estudioso leram livros antigo.

Adjetivo = Adjunto Adnominal 1 adjetivo + 2 substantivos = concorda com o mais próximo Sentia sujas as mãos e o rosto. Sentia sujo o rosto e as mãos. Obs: Se o adjetivo vier antes de nomes próprios. Os ilutres Machado de Assis e Guimarães Rosa. 2 substantivos e 1 adjetivo = concorda com o + próximo / concorda com os dois subs. Flores e cortinas despedaçadas jaziam a um canto. Quadro e vaso decrépitos atulharam o armário. Quadro e cortinas despedaçados jaziam a um canto.

Adjetivo = como predicativo do sujeito Posposto = concorda com os dois Aluno e mãe mantiveram-se calados. Aluna e mãe mantiveram-se caladas. Anteposto = concorda com os dois concorda com o + próximo Desconfiados, o zelador e a mulher abandonaram o prédio. Desconfiado, o zelador e a mulher abandonaram o prédio. Simplificadas, a nota fiscal e a guia serão mais úteis.

Adjetivo = como predicativo do objeto = concorda com o substantivo. Encontrou a filha cansada e abatida. Encontrou o filho cansado e abatido. Encontrou as filhas cansadas e abatidas. Encontrou os filhos cansados e abatidos.

PARTICULARIDADES DA CONCORDÂNCIA NOMINAL 1-Anexo, incluso, mesmo, próprio, leso: Concordam com o substantivo a que se referem. A duplicata segue anexa. Estão inclusos os recibos. Inclusas estão sendo remetidas as listas. Ela mesma chorou. Crime de lesa-pátria. Crime de leso-patriotismo. Ela própria saiu. Eles próprios fizeram.

2- Quite : concorda em número com o substantivo. Eu estou quite com vocês. Nós estamos quites com vocês. 3-Só = adjetivo = sozinho ( a ) = concorda em número com o substantivo. Ele ficou só. Os rapazes ficaram sós. Obs: Só = advérbio = somente Não escolha o curso superior só pela vontade de seus pais.

4- Alerta / menos / pseudo = advérbio = invariável Fiquem alerta. Os escoteiros dizem: “sempre alerta” ! Há menos pessoas do que imaginávamos. Há muito pseudopedagogo por aí. Não seja um pseudo-estudante. Obs: Com hífen antes de vogal –H – R- S Pseudo-reação / pseudo-aroma

5- Possível = o mais possível os mais possíveis Encontrou argumentos o mais fáceis possível. Encontrou argumentos os mais fáceis possíveis 6-Tal qual - O filho é tal qual o pai. Os filhos são tais quais os pais. O filho é tal quais os pais. Os filhos são tais qual o pai.

7- Bastante/ caro / barato / meio / longe : Advérbio = invariável - Adjetivo/numeral = concordam com o nome a que se referem. São problemas bastante difíceis. ( advérbio ) Esse fato já aconteceu bastantes vezes na história no século XVII. (adjetivo) Estes livros custam caro. ( advérbio ) Os livros estão caros. ( adjetivo ) As laranjas custam barato. ( advérbio ) Que bananas baratas ! ( adjetivo ) Minha tia anda meio esquisita. ( advérbio ) Comprei meia fruta. ( numeral ) A escola fica longe daqui. ( advérbio ) Passara a cuidar do jardim depois de muito sofrer e aprender por longes terras. ( adjetivo )

10-É proibido / é necessário / é bom / é preciso ( verbo ser + adjetivo ) É proibido entrada. A entrada é proibida. Cerveja é bom. A cerveja é boa. É necessário prudência. Muita prudência é necessária. É preciso cuidados. Muitos cuidados são precisos.

11- Obrigado - Um homem dirá : Muito obrigado ! Uma mulher dirá : Muito obrigada ! Vários homens dirão : Muito obrigados ! Várias mulheres dirão : Muito obrigadas !