A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCORDÂNCIA NOMINAL. REGRA GERAL: Os determinantes concordam em gênero e número com os substantivos. Estes são os meus dois corajosos cachorros marrons.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCORDÂNCIA NOMINAL. REGRA GERAL: Os determinantes concordam em gênero e número com os substantivos. Estes são os meus dois corajosos cachorros marrons."— Transcrição da apresentação:

1 CONCORDÂNCIA NOMINAL

2 REGRA GERAL: Os determinantes concordam em gênero e número com os substantivos. Estes são os meus dois corajosos cachorros marrons.

3 Vinculam-se às variantes lingüísticas:

4

5

6 CASOS ESPECIAIS: Adjetivo com função de adjunto adnominal: 1) Colocado depois de substantivos do mesmo gênero: a) Disciplina, ação e coragem digna. b) Disciplina, ação e coragem dignas.

7 CASOS ESPECIAIS: Adjetivo colocado depois de substantivos de gêneros diferentes: a) Escolheu lugar e hora maus. b) Escolheu lugar e hora má. c) Rapazes e moças estudiosos. d) Rapazes e moças estudiosas.

8 Adjetivo colocado ANTES de substantivos: Concordará com o mais próximo. a) Comprou adequadas lentes e óculos. b) Comprou bonito par de sapatos e gravata. O critério é a eufonia (som mais agradável)

9 Ache o erro:

10 Adjetivo com função de PREDICATIVO Em ORDEM DIRETA: concorda com a soma. O público e a imprensa estavam concentrados. Em ORDEM INDIRETA: concorda com a soma ou se faz concordância atrativa. Estavam concentrados o público e a imprensa. Estava concentrado o público e a imprensa.

11 E aqui?

12 A palavra “obrigado” Concorda com o sexo do falante: - Obrigado, disse ele. - Obrigada, disse ela.

13 A palavra “MEIO” Como numeral, concorda em gênero e número com o substantivo: Ex: Bebi meio copo. Bebi meia garrafa. Já é meio-dia e meia (hora). Como advérbio, permanece invariável: Ex: Mamãe está meio cansada.

14 A palavra “SÓ” Quando adjetivo, sinônimo de “sozinho”, concorda com a palavra a que se refere. Ex: Eles ficaram sós. Quando advérbio, sinônimo de “somente”, é invariável. Ex: Só eles não concordaram.

15 MESMO e PRÓPRIO Variam quando se ligam a nomes: Ex: Elas mesmas escreveram o recital. Eles próprios escolheram a cortina. Não variam quando se ligam a verbos: Ex: Elas cantaram mesmo. (de fato)

16 ANEXO, INCLUSO Concordam com os substantivos a que se referem: Ex:Seguem anexas as cópias. Estão inclusos os documentos. Já “em anexo” é expressão sempre invariável, por se tratar de uma locução adverbial. Ex: As observações seguem em anexo.

17 BASTANTE, MUITO, POUCO Como advérbios não variam: Elas estudaram bastante. Elas dançaram muito. Eles beberam pouco. Ligadas a nomes, variam: Muitas alunas vieram. Bastantes políticos me decepcionaram.

18 A palavra “menos” Por ser advérbio, é sempre invariável. Ex: Passe uma redação com menos linhas, professora! MENAS não existe!

19 E por aí...

20 DOIS OU MAIS ADJETIVOS SE REFEREM AO MESMO SUBSTANTIVO: Há duas hipóteses de construção: a) Estudo as línguas inglesa e francesa. b) Estudo a língua inglesa e a francesa.

21 VERBO “SER” + adjetivo Tais expressões são invariáveis quando não vêm precedidas de nenhum determinante: Ex: Vitamina é bom. É proibido entrada. São variáveis quando precedidas de determinante: Ex: A vitamina é boa. É proibida a entrada.

22 E em Brasília...

23 Adjetivos com valor de advérbio: Os adjetivos, quando utilizados como advérbios, isto é, ligados a verbos, não variam: Ex: Skol desce redondo. Elas falaram bonito.

24 ALERTA, PSEUDO Tais palavras são invariáveis: Ex: Estudantes, fiquem alerta! Pseudo-intelectuais dizem que sabem tudo!

25 Imprensa

26 Lembrem-se dos casos de SILEPSE: Isto é, quando o enunciador faz a concordância com a idéia. Há três tipos: SILEPSE DE PESSOA “Quanto à pátria de origem, todos os homens somos do céu.” (todos os homens: 3ª pessoa do plural; somos: 1ª pessoa do plural)

27 Silepse de Número “Muita gente anda no mundo sem saber pra quê: vivem porque vêem os outros viverem.” J. Simões Lopes Neto (muita gente: 3ª p. do singular; vivem/ vêem/ viverem: 3ª p. do plural)

28 Silepse de Gênero Se você acha Maria Filomena feio, chame-me Maria! “feio” (masculino) concorda com “nome” (masculino) em vez de concordar com “Maria Filomena” (feminino)

29 Silepse?


Carregar ppt "CONCORDÂNCIA NOMINAL. REGRA GERAL: Os determinantes concordam em gênero e número com os substantivos. Estes são os meus dois corajosos cachorros marrons."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google