Texto escrito: o diário

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PRONOME.
Advertisements

TEXTO AUTOBIOGRÁFICO: MEMÓRIAS/ DIÁRIOS/CARTAS
Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA.
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES E ATITUDES PARA 2009
A Escrita como Processo
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
Guias ou Fichas de exploração
Professora: Ana Isabel Mota
GÊNERO TEXTUAL: CARTA GÊNERO EPISTOLAR.
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Notícia O QUE É UMA NOTÍCIA?
A notícia.
PLANIFICAR E PRODUZIR UM TEXTO ESCRITO.
Escrevemos uma carta pessoal quando queremos nos comunicar com alguém próximo de nós, como amigos ou familiares. As características desse tipo de.
Professora: Ana Isabel Mota
No mês de Setembro comemoramos o
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
COMO FAZER RESUMOS.
VARIEDADES DO PORTUGUÊS – AFRICANAS E BRASILEIRA
Juliana Lima Manfrinato Ferreira
Descrição Descrição n.f. 1. Ato ou efeito de descrever. 2. LP Momento de pausa numa narração. 3. LP Passagem de um texto onde se faz esse momento de pausa.
Texto escrito: correio eletrónico. Correio eletrónico Sistema de transmissão de mensagens por computador e através da internet. Dicionário Escolar 2.º.
Literacia da Informação Bibliotecas Escolares: Abertura ao Saber.
NOME: ANO: TURMA: PROFESSORA: DATA:
Carta pessoal.
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
Pensamento, Linguagem e Escrita
ORGANIZANDO-SE PARA O TRABALHO
Como elaborar um trabalho de pesquisa
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Carta pessoal.
Produção de texto: Texto de opinião Definição Planificação Estrutura
Discurso Directo e Discurso Indirecto
Carlise Inês Kronbauer
Discurso Directo e Discurso Indirecto
RESUMO.
Amor, Respeito e Liberdade!
Desenvolvimento da Consciência Fonológica
Catequese 9 Maria, a mulher do “Sim”.
Produção escrita Notícia
Resumo.
O Diário.
CONTEÚDOS: Diferença entre frase, oração e período; Conceito de frase;
TIPOS DE SUJEITO De quem se fala!.
Resumo.
5.ºTESTE CORREÇÃO Agrupamento de Escolas de Peniche Português - 9.º Ano
Novo programa Língua Portuguesa
BILHETES E CONVITES Angela e Camila UME Barão do Rio Branco
Leitura e escrita PALAVRAS SOLTAS Formação de Língua Portuguesa
Domínio da Leitura e Escrita
Leitura e Escrita Rosária Politano Lobo UME Pedro II
Atividades de Língua Portuguesa
A NOTÍCIA Português 2015/2016.
Desafiar o Futuro Workshop 1.
Avaliação do mês de __________________
FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral.
Introdução à Leitura.
PROJETO TCC 1.
Produção de texto: Carta formal Definição e estrutura Exemplo
Texto escrito: o texto instrucional
Texto escrito: o texto expositivo
Texto escrito: a carta.
Texto escrito: o texto de opinião
Texto escrito: a entrevista
Relatório.
Texto escrito: o texto descritivo
DA ESCRITA COMO PRODUTO À ESCRITA COMO PROCESSO Apresentação de uma proposta de trabalho.
Diálogos – Português, 7.º ano
Texto escrito: o diálogo
Declaração. A declaração é a exposição de uma situação ou de um facto em que o declarante assume a veracidade (verdade) do que é declarado. É normalmente.
Transcrição da apresentação:

Texto escrito: o diário

Qual o significado da palavra “diário”? Diário n.m. Livro onde se escreve o que acontece todos os dias. Dicionário Escolar 2.º Ciclo de Português, Texto

Excerto de um diário 4 de outubro Data Esqueci-me de me apresentar na 1ª página. Mas fiz bem. Chamo-me … mas vou inventar um nome falso para mim e para todas as pessoas de que vou falar. Assim serei uma personagem irreconhecível e não vou comprometer ninguém. Faz de conta, portanto, que sou a Sofia, que a minha escola é o Colégio Universal. O meu cão será o Pipocas. Só a minha terra permanece Lisboa. Quem me poderá descobrir? Por hoje acabo, estão a tocar à porta. Deve ser a D. Adozinda a pedir salsa ou um desses rapazes que metem anúncios na caixa de correio.” Luísa Ducla Soares, Diário de Sofia & C.ª aos 15 anos, 2004. Obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura Data Uso da 1ª pessoa Relato de factos

Diário Regista alguns dos aspetos que encontramos num diário: Data e local (opcional); Saudação inicial; Emprego da primeira pessoa (formas verbais, pronomes pessoais e possessivos e determinantes possessivos); Relato de acontecimentos e sensações experimentadas; Linguagem menos formal; Despedida (opcional); Assinatura (opcional).

Revisão e reformulação Antes de entregar o meu trabalho, refleti sobre os seguintes temas… Planificação Objetivos Tratei o diário como “confidente”. Conteúdos Relatei assuntos do quotidiano. Organização Selecionei os acontecimentos mais importantes e organizei-os, respeitando a sua ordem cronológica. Textualização Articulação das diversas partes Encadeei os acontecimentos de forma lógica. Vocabulário Utilizei vocabulário simples e menos formal. Organização do texto Organizei o texto em frases, períodos e parágrafos. Utilizei a pontuação e os sinais auxiliares de escrita de forma adequada. Estrutura compositiva e formato adequado Utilizei a 1.ª pessoa. Recorri aos tempos do passado para relatar os factos. Relatei factos e emoções vividas. Acordo ortográfico Utilizei um dicionário, quando tinha dúvidas sobre a ortografia de uma palavra. Revisão e reformulação Revisão de texto Revi os aspetos gráficos, ortográficos e de pontuação. Reorganizei e reescrevi partes do texto. Verifiquei se a abertura do texto se a relaciona com o fecho do mesmo.