A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral."— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral

2 EXPRESSÃO ORAL “ A Expressão Oral requer um clima de aula diferente (…). Para esta prática não esqueçamos que falar não só consiste em pronunciar correctamente mas também que o processo é audio-fonético”

3 As transformações introduzidas no Novo Programa de Língua Portuguesa apontam o domínio da Oralidade como Competência Transversal Na medida em que por um lado permite: - uma ampla integração social- fim último de todo o processo de escolaridade - -o eficiente uso e necessário e necessário em todas as áreas do saber disciplinar e não disciplinar dentro e fora da escola.

4 COMPREENSÃO DO ORAL “ Entende-se por Compreensão do Oral a capacidade de atribuir significados a discursos orais, em diferentes variedades do português. Esta competência envolve: a recepção a descodificação de mensagens por acesso ao conhecimento organizado da memória ( programa, pag. 16 )

5 EXPRESSÃO ORAL Entende por Expressão Oral a capacidade para produzir sequências fónicas dotadas de significado conforme a gramática da língua. Esta competência implica a mobilidade de saberes linguísticos e sociais e pressupõe : uma atitude cooperativa de interacção comunicativa, Conhecimento dos papéis desempenhados pelos falantes em cada tipo de situação.

6 A Comunicação Oral desempenha ( 1º momento) Função carácter adaptativo Função de Capacitação - novo ambiente escolar - exprimirem de modo - Integração na nova mais fluente e ajustado comunidade aprendizagem ; às situações; ( relatar acont, reter a inf mais relevante)

7 No 1º ciclo são iniciados e estabilizadas as aprendizagens que garantam a adequação de comportamentos verbais e não verbais em situações de comunicação. Nesta etapa está em desenvolvimento: - o domínio das relações essenciais entre os sistemas fonológicos e ortográficos; - Estabelecimento de traços distintos entre a língua falada e a língua escrita.

8 RESULTADOS ESPERADOS COMPREENSÃO DO ORAL- 1º MOMENTO  Saber escutar para reproduzir pequenas mensagens e para cumprir ordens e pedidos;  Prestar atenção a breves discursos sobre assuntos que lhe são familiares, retendo o essencial da mensagem;  Compreender o essencial de histórias contadas, de poemas e de textos da tradição oral (pág. 24)

9 RESULTADOS ESPERADOS EXPRESSÃO ORAL- 1º MOMENTO Falar de forma clara e audível; Esperar pela sua vez, saber pedir a palavra; Formular pedidos e perguntas tendo em conta a situação de interlocutor; Relatar situações vividas e imaginadas;

10 RESULTADOS ESPERADOS COMPREENSÃO DO ORAL- 2º MOMENTO  Saber escrever para organizar e reter informação essencial, discursos breves em português padrão com algum grau de formalidade;  Distinguir entre o facto e opinião informação implícita e explícita, o que é essencial do acessório; ( pág. 25)

11 RESULTADOS ESPERADOS EXPRESSÃO ORAL- 2º MOMENTO  Pedir e tomar a palavra e respeitar o tempo da palavra dos outros;  Planificar e apresentar exposições breves sobre temas variados;  Produzir breves discursos orais em português com vocabulário e estruturas gramaticais adequadas; (pág. 26)


Carregar ppt "FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google