Diversidade nas plantas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANTAS Dióxido de Luz Carbono Oxigénio Água Glicose Amido
Advertisements

Ciências As partes de uma planta.
Zona Climática.
Conceitos básicos em Ecologia
Reino Vegetal.
Seres Vivos As Plantas.
Os vegetais.
O que é preciso para classificar as plantas ?
Factores Climáticos Adaptações às Condições do Meio
Ervilheiras.
Regulação nos Seres Vivos
Movimentos vegetais: 2ºEM B.
Da semente à flor.
As plantas.
Partes constituintes de uma planta
Reino Plantae Professora Debora Escola Villare 7° ano.
DIVERSIDADE NAS PLANTAS
Ciências naturais – 8º ano
BRIO=musgo; FITO= planta Prof: Alexsandra Ribeiro
As plantas.
As plantas.
Partes constituintes de uma planta
BRIO=musgo; FITO= planta Prof: Gleice Cristina
Mônica Pernambuco Costa
Auxina Hormônios Vegetais Também chamados de fitormônios.
“OS FACTORES ABIÓTICOS”
Hormônios vegetais ou Fitormônios
Reino Vegetal.
Plantas e o meio.
1. Hormônios Vegetais – responsáveis pelo controle da divisão celular, do crescimento celular e da diferenciação das células Auxina: Alongamento.
Begónia Elatior.
CIÊNCIAS CONHECENDO AS PLANTAS
AS PLANTAS.
FOTOSSÍNTESE.
Adaptações dos seres vivos Animais
 Os vegetais apresentam, na sua organização geral, órgãos essencialmente vegetativos, como raiz, caule e folhas.  A raiz é um órgão da planta que desempenha.
Ciências Naturais – 8.o ano
FACTORES ABIÓTICOS (do Grego a = sem + bíos = vida)
DIVERSIDADE NAS PLANTAS
Fases da Lua Nomes: Leonardo Schneider e Bruna. Influência da LUA NOVA na Terra: A seiva se concentra no caule e nas raízes, por isso frutos e flores.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
PUBERDADE Profa. Adriana Pires Neves UNIPAMPA REPROLAB – UFRGS.
Ciências da Natureza 5º ano
As plantas.
Distribuição da Vegetação Brasileira
Ciências As partes de uma planta.
Plantas Sem Flor.
Evaporação Condensação Formação de NUVENS Evapotranspiração Precipitação Escorrência Infiltração.
PLANTAS AVASCULARES MAIS SIMPLES Pequeno porte Ausência de vasos condutores de nutrientes Lento transporte de água (célula a célula) Ausência.
Reino Metaphyta. Relações filogenéticas Algas verdes (grupo externo) BriófitasPteridófitasGimnospermasAngiospermas Gametângios revestidos por células.
Pluviosidade É a quantidade de chuva que cai numa região num determinado período de tempo. Este factor abiótico condiciona a distribuição das plantas terrestres.
Como se alimentam as plantas?
VAMOS À DESCOBERTA DO AMBIENTE!. Os diferentes factores abióticos podem agrupar-se em dois tipos principais: factores climáticos, como a luz, a temperatura.
Funções da folha A maioria das folhas são verdes devido à presença de uma substância chamada clorofila. A sua principal função é captar a luz solar, para.
MOVIMENTO DE ÁGUA NA PLANTA (ABSORÇÃO, TRANSPORTE E PERDAS) Professor: Clovis Pereira Peixoto.
Como se alimentam as plantas?
Quais são os principais grupos de plantas que existem na actualidade?
FATORES QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DAS PLANTAS
Deterioração e Processos de Conservação de Alimentos.
Ecologia Profª. Andréa R. Franz.
Aspectos Físicos do Paraná.  Não podem ser trabalhados e analisados isoladamente;  Relação de interdependência entre aspectos físicos da paisagem: relevo,
Reino Vegetal Botânica
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Sâmia Lima.
ECOLOGIA Scheilla Bastos.
# Invernos extremamente frios e bastante longos # Inexistência de Verão # Amplitudes térmicas anuais elevadíssimas # só existe, na prática, uma estação:
Movimentos de rotação e translação Luz solar, sua importância Fusos Horários Criação: Profª Sheila.
Fatores abióticos e plantas
Fisiologia Vegetal Hormônios Vegetais
Transcrição da apresentação:

Diversidade nas plantas

Como são constituídas as plantas? As plantas desempenham um papel fundamental na Biosfera, distribuem-se por vários habitats e apresentam uma grande variedade de formas e tamanhos. Podemos dividir as plantas em: Plantas com flor Plantas sem flor

Como são constituídas as plantas com flor? Fruto Folha Caule Raiz

Como são constituídas as plantas com flor? O fruto contém as sementes que serão depois disseminadas podendo dar origem a outra planta. As flores permitem que a planta se reproduza. As folhas captam a luz do Sol e produzem alimento. O caule serve de suporte à planta, fazendo a ligação entre a raiz e os outros órgãos. A raiz capta a água e os sais minerais do solo e fixa a planta ao substrato.

Qual a influência das variações dos fatores do meio nas plantas? É possível encontrar plantas que crescem em ambientes frios, enquanto outras se desenvolvem em ambientes quentes. Existem plantas de ambientes húmidos e plantas de ambientes secos e ainda há plantas que crescem em condições de escassa luminosidade enquanto outras preferem luminosidade elevada. As plantas são influenciadas pelos fatores abióticos: Água Luz Temperatura

Qual a influência das variações dos fatores do meio nas plantas? I. Qual a influência da água nas plantas e como se adaptam as plantas a este fator? III. Qual a influência da temperatura nas plantas e como se adaptam as plantas a este fator? II. Qual é a influência da luz nas plantas e como se adaptam as plantas a este fator?

Qual a influência da água no desenvolvimento das plantas? A água é fundamental para a germinação e crescimento das plantas, participa no transporte das substâncias no seu interior e é necessária para vários processos químicos, sem os quais as plantas não sobrevivem. Quando a água escasseia a planta emurchece e pode mesmo morrer. Água em excesso é igualmente prejudicial para as plantas que se desenvolvem em meio terrestre.

Qual a influência da água no desenvolvimento das plantas? Colocaram-se sementes de feijão em meios com diferentes quantidades de água. As imagens seguintes revelam os resultados: Sem água Quantidade moderada de água Excesso de água na situação I, os feijões não germinaram devido à ausência de água; na situação II, todos os feijões germinaram e a planta cresce devido à quantidade moderada de água com que foram regados; na situação III, alguns feijões germinam e outros não, devido à elevada quantidade de água com que foram regados.

Quais são as adaptações das plantas à água? As plantas apresentam adaptações morfológicas à disponibilidade de água nos vários habitats.Existem plantas: Xerófitas – adaptadas a ambientes secos (ex: cato). Hidrófitas – adaptadas a ambientes aquáticos (ex: nenufar). PLANTAS XERÓFITAS PLANTAS HIDRÓFITAS Adaptações morfológicas - raízes longas e superficiais; - caules carnudos; folhas inexistentes ou folhas pequenas, - folhas reduzidas a espinhos ou folhas cobertas de pelos. Revestimento impermeável. Adaptações morfológicas - raízes curtas; - caules flexíveis; - folhas largas.

Qual a influência da variação da luz nas plantas? Plantas que necessitam de muita luz para viverem (ex.: girassol) Plantas que vivem em locais pouco iluminados ou na sombra de outras plantas (ex.: feto) As plantas trepadeiras crescem sobre os troncos das árvores para utilizarem a luz do Sol.

Qual a influência da variação da luz nas plantas? Todas as plantas dependem da luz para produzir o seu próprio alimento. A luz é fundamental para o desenvolvimento das plantas. Quando se colocam plantas numa caixa fechada, numa caixa com um orifício ou ao ar livre: a planta fechada na caixa (situação I) fica murcha e com as folhas amarelas , devido à ausência de luz. a planta fechada na caixa com um orifício (situação II) cresce no sentido da fonte de luz. a planta ao ar livre apresenta um maior desenvolvimento por ter estado na presença de maior quantidade de luz.

Qual a influência da variação da luz nas plantas? A necessidade de luz faz com que algumas plantas cresçam na sua direção. Movimento de uma planta na direção de uma fonte luminosa. Fototropismo

Qual a influência da variação da luz nas plantas? A luz solar influencia o desenvolvimento e o florescimento das plantas ☼  PLANTAS DE DIA LONGO PLANTAS DE DIA CURTO ☼  Papoila Morangueiro A papoila floresce na primavera e no verão. Nestas estações, existem, por dia, mais horas de luz do que de escuridão. O morangueiro floresce no outono e no inverno. Nestas estações, existem, por dia mais horas de escuridão do que de luz. Plantas que podem florescer em qualquer período do ano, independentemente do fotoperíodo – plantas indiferentes. (ex.: cravo)

Qual a influência da variação da temperatura nas plantas? O desenvolvimento e a sobrevivência das plantas dependem da temperatura. Quando se colocam sementes de lentilha a diferentes temperaturas… … as sementes de lentilha apresentam um maior desenvolvimento em ambientes com temperaturas moderadas (20ºC) do que em ambientes frios (5ºC).

Qual a influência da variação da temperatura nas plantas? As plantas adaptam-se às variações sazonais de temperatura. PLANTAS DE FOLHA CADUCA PLANTAS DE FOLHA PERSISTENTE ou PERENE Perdem a folhagem na época fria (ex.: castanheiro) Mantêm a folhagem todo o ano (ex.: eucalipto) PLANTA VIVAZ Há plantas que perdem toda a parte aérea na época fria, ficando reduzidas a caules, raízes ou sementes (ex.: narciso)