10. Métodos de dobra de tubos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estruturas resistentes
Advertisements

ESTRUTURAS.
Elementos Básicos de Operações
Metrologia Professor: Dímisson Abreu Louzada
Metrologia Professor: MSc. Dímisson Abreu Louzada
PARAFUSOS Universidade Federal de Goiás
Conformação Mecânica de Chapas
LIGAÇÕES ENTRE ELEMENTOS PRÉ-MOLDADOS
O que você deve saber sobre DILATAÇÃO DOS SÓLIDOS E DOS LÍQUIDOS
ELETRIZAÇÃO LEI DE COULOMB
SUPORTES DE TUBULAÇÕES
CONFORMAÇÃO MECÂNICA Conformação mecânica é qualquer operação durante a qual se aplicam esforços mecânicos em metais.
CONFORMAÇÃO MECÂNICA PARTE 1
AULA 04 TORNO MECÂNICO PROF: Elias Junior
APONTAMENTOS DE AULA – ROLAMENTOS ENG. MECATRÔNICA - UNISALESIANO
Preparativos Antes da Montagem
Fundição Centrífuga Centrifugal Casting
Aulas 8 e 9 Processos de Conformação Mecânica LAMINAÇÃO
TRANSFERÊNCIA DE CALOR
Ferramentas manuais e elétricas para o eletricista
Aula Complementos de Solda Oxiacetilênica
Aula 27 Processos de soldagem Oxigás
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
Aula 14 Processos de soldagem - Noções
Introdução Basicamente, o torneamento gera formas cilíndricas com uma ferramenta de corte usinando com uma única aresta, e, na maioria dos casos, a ferramenta.
Propagação de Calor.
Correção dos exercícios
Micrômetro: tipos e usos
TREFILAÇÃO O que é: é uma operação em que a matéria-prima é estirada através de uma matriz em forma de canal convergente (FIEIRA ou TREFILA) por meio de.
Aula 34 Processos de soldagem Oxigás
Tecnologia Mecânica Tratamentos Térmicos.
Aula 10 – Cisalhamento Puro
REFRIGERAÇÃO.
Estampagem Conformação de chapas é definida como a transição de uma dada forma de um semi-acabado plano em uma outra forma. Os processos de conformação.
SEMINÁRIO DO TERMOSTATO DE REFRIGERAÇÃO SÉRIE RC
Instrumento de Medição Angular Parte 1
ANDAIMES PLATAFORMAS DE TRABALHO
Propagação(transmissão) do calor
Fios cirúrgicos não-absorvíveis
DOBRAMENTO DE CHAPAS.
PROPAGAÇÃO (TRANSMISSÃO) DE CALOR
FENÔMENOS DE TRANSPORTE
Apontamentos de aula Elementos de máquinas I
INFORMAÇÃO TÉCNICA.
PRINCIPAIS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NO DESENHO TÉCNICO.
PRF AULA 09 SOLDA OXIACETILÊNICA Prof: Elias Junior.
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
3. Fabricação de tubos; 4. Classificação de tubos 5. Código de cores
Preparativos Antes da Montagem
Processos de conformação
HIDRÁULICA AULA 2 PERDA DE CARGA
A01 Prof. Nilton Ferruzzi Prof. Nilton Ferruzzi.
Para ter acesso a esse material acesse:
Aula 08 – Conformação de chapas finas
Caldeiras T Automação e Controle industrial.
1. A 60 cm de uma lente convergente de 5 di, coloca-se, perpendicularmente ao seu eixo principal, um objeto de 15 cm de altura. A altura da imagem desse.
Materiais de Construção Civil I Aulas - 05/11/2015
Tratamento térmico no latão
Estampagem.
6. Conexões 7. Juntas e curvas de expansão 8. Vedantes
Aula 13 - Trefilação Para ter acesso a esse material acesse:
Corrosão Galvânica Corrosão Eletrolítica
Para ter acesso a esse material acesse:
Para ter acesso a esse material acesse:
Engrenagens - Gears Elementos básicos das engrenagens
Transcrição da apresentação:

10. Métodos de dobra de tubos TUBULAÇÃO INDUSTRIAL 10. Métodos de dobra de tubos

10. Métodos de dobra de tubos Muitas vezes uma tubulação precisa ser desviada de algum obstáculo ou seguir uma direção diferente; nestes casos, é necessário curvar um ou mais tubos que compõem a linha de tubulação.

10. Métodos de dobra de tubos O curvamento de um tubo pode ser feito segundo vários métodos: • A frio, geralmente com o tubo vazio; • A quente, geralmente com o tubo cheio de areia; • Por pregas, trabalho feito com emprego de calor, • Criocurvamento, feito com o tubo cheio de gelo. O material de que é feito o tubo condiciona o método a ser empregado no curvamento.

10.1. Tubos de aço CURVAMENTO A FRIO O curvamento a frio é o mais utilizado e pode ser feito a mão ou a máquina. • Curvamento a mão Pode ser feito por meio de flexões sucessivas do tubo colocado entre dois pinos encaixados em furos de uma bancada ou mesa. Dependendo do ângulo de curvatura desejado, os pinos podem ser colocados em diversas posições.

10.1. Tubos de aço • Curvamento a máquina É feito por dois tipos de máquina: as que funcionam por pressão, como uma prensa, e as que curvam por meio de um gabarito.

10.1. Tubos de aço Curvamento a quente O curvamento a quente é feito com auxílio de maçarico oxiacetilênico ou oxipropano. Para executar esse trabalho, o tubo deve ser preso ao gabarito e aquecido até o vermelho cereja claro (800ºa 900ºC); em seguida, é feito o curvamento. No curvamento a quente, geralmente se usa o tubo cheio de areia bem seca e de granulação fina para evitar que tubos médios e grandes, se curvados com raios reduzidos, fiquem aplastados ou ovalados. Características do curvamento a quente: O aquecimento para curvar um tubo cheio de areia deve ser lento; Ao atingir a curvatura desejada, o tubo deve esfriar sob temperatura ambiente, lentamente. A areia empregada deve ser seca

10.1. Tubos de aço Tubos de diâmetro grande podem ser curvados com auxílio do tirfor. Esta máquina funciona por meio de três alavancas: uma serve para puxar, outra para retroceder e outra para permitir o encaixe de um cabo de aço dentro do tirfor. Existem também dois ganchos: um é fixo na máquina e nele se prende um cabo de aço ligado a um ponto fixo; o outro gancho é fixado em outro cabo de aço que se movimenta para permitir o curvamento.

10.1. Tubos de aço Curvamento por pregas O curvamento por pregas é feito por meio de aquecimento, a intervalos regulares, da região a ser curvada; a região aquecida deve ter a forma de pequenos triângulos cujo vértice toca as geratrizes da zona neutra. Com a aplicação de força, o tubo se curva e na região interna forma-se uma prega. Este trabalho é aplicado aos tubos com paredes de espessura aproximada de 1mm, e diâmetro aproximado de 25,4mm.

10.2. Tubos de aço inoxidável O curvamento dos tubos de aço inoxidável é feito segundo os mesmos métodos aplicados aos tubos comuns, apenas com mais cuidado para não trincar o metal e para evitar inclusão de partículas de aço comum que possam mais tarde dar origem a corrosão. Os tubos de aço inoxidável pode ser curvados a mão ou a máquina. Quando a espessura dos tubos é pequena, o curvamento é feito a máquina com um mandril colocado em seu interior.

10.2. Tubos de aço inoxidável Quando se deseja um raio grande de curvatura, emprega-se máquina com três cilindros.

10.3. Tubos de cobre 10.4. Tubos de chumbo O curvamento dos tubos de cobre é feito geralmente a frio, a máquina e com o tubo vazio. Segue o mesmo método utilizado para os tubos de aço comum e são utilizadas as mesmas máquinas. De acordo com a necessidade, recomenda-se recozer o tubo antes de curvá-lo, a fim de que fique mais maleável e o trabalho seja facilitado. 10.4. Tubos de chumbo Também para os tubos de chumbo o procedimento mais utilizado para curvar é a frio, a máquina e com o tubo cheio de areia ou com mandril.

10.5. Tubos de ligas leves O curvamento é feito a frio, a máquina e com o tubo vazio (processo mais simplificado e econômico); Porém,é possível curvar tubos de ligas leves a quente; Em curvamento a quente, usa-se o tubo cheio de areia bem socada. Em tubos com costura, a linha de solda deve estar localizada junto à linha neutra.

10.6. Máquinas, ferramentas e utensílios para curvar tubos As máquinas para curvar tubos podem ser classificadas em máquinas curvadoras por pressão e curvadoras por tração e flexão. Curvadoras por pressão - funcionam por meio de pressão exercida no tubo por um estampo curvo onde o tubo se encaixa. As curvadoras por pressão são utilizadas para curvar tubos com até 25mm de diâmetro.

10.6. Máquinas, ferramentas e utensílios para curvar tubos Curvadoras por tração e flexão – apresentam um estampo curvo, chamado roda de garganta onde o tubo é preso, e um estampo reto, ou guia, que ajuda a flexioná-lo. Estas máquinas têm capacidade para curvar tubos com diâmetro externo que varia entre 9,5 e 32mm e espessura entre 0,8 e 3mm.

10.6. Máquinas, ferramentas e utensílios para curvar tubos • Curvador de tubos – usado para tubos de cobre, latão, alumínio, aço e aço inoxidável, com diâmetro que variam entre 4,7 e 12,7mm.

10.6. Máquinas, ferramentas e utensílios para curvar tubos Dobra-tubos do tipo alavanca e catraca – utilizado para tubos de aço e para tubos de cobre duro.

10.6. Máquinas, ferramentas e utensílios para curvar tubos • Bancada de curvar – é uma chapa de aço, espessa e com uma série de furos passantes, fixada em uma mesa de madeira. A mesa, por sua vez, deve presa no piso para garantir estabilidade. Nos furos da chapa são colocados pinos de aço, dispostos de tal modo que correspondam ao raio de curvatura desejado.