A palavra mosaico origina-se do termo “mosaicon” que significa “musa”, algumas fontes traduzem como “paciência das musas”. Esta arte teve origem nas antigas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Advertisements

O TEATRO Página Seguinte – 11º Ano.
Alunos; Paola e Matheus
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
Mesopotâmia (3100 a.C a.C.) Região localizada entre os rios Tigre e Eufrates (hoje Oriente Médio) IRÃ ASSÍRIA . NÍNIVE PÉRSIA . PERSÉPOLIS ^
ARTE BIZANTINA E IDADE MÉDIA.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
Azulejaria.
A presença da origem hominídea no
Nossa Senhora das Neves
A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
Uma arte que expressa riqueza e poder
Graffitis Graffitis….
Tintoretto.
PALÁCIO MARQUÊS DE FRONTEIRA E ALORNA BENFICA - LISBOA - PORTUGAL
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I Antonio Carlos Brolezzi
VIENA ÁUSTRIA SuelySlides.
A ARTE NA IDADE ANTIGA - MESOPOTÂMIA
Roteiro de Estudo - 2º ANO
A História da Matemática
Arquitetura, Escultura e Pintura
A ARTE GREGA.
ANTIGUIDADE Grécia: Diferente do Egito, na Grécia a arte não tinha função religiosa. Por volta do fim do século VII a.C., os gregos esculpiam grandes figuras.
Monumento Nacional ao Imigrante
Uma arte que expressa riqueza e poder
Museu Nacional de Arte Antiga Com som e transição automática
UNIDADE II – A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA AO SÉCULO XVIII
Mesopotâmia (3100 a.C a.C.) Região localizada entre os rios Tigre e Eufrates (hoje Oriente Médio) ASSÍRIA . NÍNIVE BABILÔNIA IRAQUE IRÃ PÉRSIA.
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
ARQUITETURA BIZANTINA
ARTE ROMANA A arte romana, referente à época artística do Império romano do ocidente, foi muito influenciada pela cultura da grécia antiga e estende-se.
GRÉCIA Colégio PM Trabalho apresentado ao professor Arthur e Ailton nas disciplinas de história e geografia. Giovanna Mota Nº9.
MESOPOTÂMIA.
Já na década de 30 existiu no Brasil um retorno à ordem.
Arte Bizantina.
“O Império Romano do Oriente”
O Museu Nacional de Arte Antiga, também conhecido por Museu das Janelas Verdes, está localizado em Lisboa, Portugal. Instalado num palácio do século XVII,
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Roma Antiga.
31/7/20151Profª Suzana.  Movimento artístico e científico que ocorreu na Europa, durante a Idade Moderna, nos séculos XIV e XVI.  Recebeu este nome.
ARTE MEDIEVAL E RENASCENÇA
Grécia Antiga: O Despertar
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
Engenharia Civil.
CAPÍTULO 11 O BARROCO NO BRASIL.
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
Disciplina de Artes Ensino Médio Profª Katiuscia
Capítulo 13 Como a história da Europa começou?.
Arte Bizantina Nomes: Ana Luiza, Ágatha, Carolina, Eduarda, Fernanda, Gabriela, Kimberly, Laís, Manuela, Maria Eduarda, Natalia Maggi, Renata e Roberta.
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
ARTE PALEOCRISTÃ.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
ARTE ROMANA ARQUITETURA.
Expansão islâmica.
Santo Apolinário, mosaico do século VI, Ravena - Itália
EE “Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba Disciplina de Filosofia “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 4º BIMESTRE DE 2007” Nome:Número3ºG Douglas09 Guilherme14.
MESOPOTÂMIA Região situada entre o Rio Tigre e Eufrates ( Vale do Crescente Fértil) Berço da Civilização Sumérios, Babilônicos , Assírios e Acádios.
MOSAICOS ARTE BIZANTINA Disciplina: Metodologia do ensino de Arte
Arte Bizantina A denominação bizantina deriva de Bizâncio, antiga e grandiosa cidade grega situada no estreito de Bósforo (passagem que liga a Ásia a Europa),
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
História da arte: breves considerações
Arte Clássica Arte da Grécia Antiga
ARTE ISLÂMICA.
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
Arte bizantina – mosaico
O BARROCO.
Transcrição da apresentação:

A palavra mosaico origina-se do termo “mosaicon” que significa “musa”, algumas fontes traduzem como “paciência das musas”. Esta arte teve origem nas antigas civilizações como o Egito e a Mesopotânia. O “Estandarte de Ur” (3500 A.C), é considerado pela maioria dos hisoriadores como o mosaico mais antigo que se tem conhecimento. Foi encontrado na Suméria (antiga Mesopotânia) atual Iraque. Trata-se de dois painéis retangulares, feitos de mármore, arenito avermelhado, lápis lazúli e conchas. Suas duas faces foram trabalhadas, numa delas são narradas cenas de guerra, com o rei e seu escudeiro num carro que corre e espezinha seus inimigos, os vencedores conduzem os prisioneiros, os quais atados em pares, são apresentados ao rei. Na outra face mostra-se cenas da vida doméstica de um dos reis sumérios. Mosaico Maria Amélia

HISTÓRIA O mosaico tem momentos fragmentados da sua origem até os dias de hoje. Começou no séc. VIII A.C., quando os gregos utilizavam pedras cortadas em cubos para pisos, refinando a técnica no séc. V A.C. Na Grécia foi encontrado um dos documentos mais antigos relativo à arte do mosaico(meados do século III A.C) Num fragmento de papiro descreve-se o método para execução de um pavimento numa sala de banhos. Na época romana,a arte do mosaico espalha-se pelos templos, teatros, estabelecimentos públicos, lojas, mercados, etc. Os materiais utilizados eram os mármores da região e de procedências longínquas, como os oriundos da África. O vidro surgiu no período Helênico e foi um dos principais materiais utilizados pelos bizantinos na decoração das paredes, tetos e pisos. No séc. 50 A.C., a Itália era o principal produtor de mosaicos. O estilo Bizantino espalhou-se pela Europa e decaiu no início da Renascença. Os mosaicos bizantinos justinianos mais significativos são os das igrejas de Ravena. Na igreja São Vital estão representados o imperador Justiniano e Teodora, com seus séquitos Durante o século VII produz-se um renascimento da arte musivária, que se expande, a partir de Constantinopla, em duas direções: oriente e ocidente. No oriente, os mosaicos revestiam, tal como as pinturas murais, os muros e tetos de muitos edifícios omíadas, levantados nesse período. Porem, ao contrário das pinturas, que perduram vários séculos, os mosaicos deixaram de ser executados em pouco tempo(algumas dezenas de anos). Estes mosaicos eram obras realizadas por artistas bizantinos cedidos pelo imperador de Constantinopla, a pedido do califa Walid ibn Add al-Malik. Foram decoradas as mesquitas de Meca, Medina e Damasco A Mesquita de Damasco (Síria) é um monumento belíssimo, não só pela construção mas também pela riqueza da decoração musivária, incluindo tesselas de ouro.

SÉCULO XIV AO SÉCULO XIX A partir do séc XIV,o mosaico fica subordinado à pintura,perdendo sua autonomia artística.Alguns pintores importantes preparam cartões para mosaicos,na Basílica de São Pedro,Giotto assina um dos mais célebres. No século XV,na Florença dos Médicis,o mosaico retoma força. Em Veneza forma-se uma nova escola de mosaico No período seiscentista,Roma voltou a assumir a hegemonia enquanto centro produtor de mosaico e na formação de especialistas.Este impulso deve-se em grande parte à decoração com mosaico da Basílica de São Pedro. Em setecentos,os mosaicos começam a valorizar-se devido a sua durabilidade.Observa-se uma predileção por mosaicos de grande formato, realizados com pasta vítrea,os temas eram reproduções de obras pictóricas. No início do século XIX na França.em pleno Neoclassicismo,foi inaugurada uma escola imperial de mosaicos,onde a atividade principal era a imitação e restauração de obras antigas. Em 1900 surge Antoni Gaudí arquiteto magnifico que optou por revestir suas obras com cerâmicas e azulejos quebrados,seu grande parceiro foi o arquiteto Josep Maria Jujol,que é quem assina a maioria dos principais desenhos utilizados nos mosaicos. " Fazendo um paralelo com a música Gaudí foi um grande diretor de orquestra e Jujol seu melhor solista. Individualmente, Jujol foi um compositor excepcional." Josep M. Vall Autor del livro “Jujol em Vallmoll

A imperatriz Teresa Cristina mulher de D.Pedro II,enquanto cuidava de suas filhas em um dos jardins do Palácio de São Cristóvão,no Rio de Janeiro,denominado Jardim das Princesas, demonstrou um de seus dotes artísticos pessoais, o mosaico. Com conchas, recolhidas nas praias do Rio de Janeiro, e com cacos das peças de serviço de chá da Casa Imperial ela revestiu os bancos, tronos, fontes e paredes do Jardim das Princesas Ela teria sido precursora da arte do mosaico no Brasil, fato pouquíssimo divulgado pelos historiadores e especialistas em artes,isso ocorreu 50 anos antes do aparecimento de Antonio Gaudi e Josep Maria Jujol.