Algoritmos Grupos de Slides No 6. Prof. SIMÃO Estrutura de Repetição “faça até” do until Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e revisado por Prof. Luis Alberto.

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Transcrição da apresentação:

Algoritmos Grupos de Slides No 6. Prof. SIMÃO Estrutura de Repetição “faça até” do until Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e revisado por Prof. Luis Alberto LUCAS 1

Estrutura de Repetição “repita até” do conjunto de comandos; until ( condição ser Verdadeira ) Obs. : Comando que só funciona em Octave e não em Matlab. 2

Exemplo de Algoritmo – 1A % algoritmo/programa para imprimir os números de 1 a clc; num = 1; do printf ( ' Número %d: \n ', num); num = num + 1; until ( num > 1000 ) % fim do algoritmo/programa. Obs. O conjunto de comandos sempre executa pelo menos uma vez... diferentemente do while 3

do until X while As condições são diferentes porque a semântica (ou significado) do do until é diferente da semântica do while. clc; num = 1; do printf ( ' Número %d: \n ', num); num = num + 1; until ( num > 1000 ) clc; num = 1; while ( num <= 1000 ) printf ( ' Número %d: \n ', num); num = num + 1; end 4

Exemplo de Algoritmo - 2 % algoritmo/programa para imprimir os números de 1 a clc; soma = 0; num = 1; do soma = soma + num; num = num + 1; until ( num > 1000 ) printf ( ' O somatório dos números entre 1 e 1000 eh: %d. \n ', soma); % fim do algoritmo/programa. 5

% algoritmo/programa para imprimir os números de 1 a clc; soma = 0; num = 1; do soma = soma + num; num = num + 1; until ( num > 1000 ) printf ( ' O somatório dos números entre 1 e 1000 eh: %d. \n ', soma); % fim do algoritmo/programa. PassoNumSoma Explicando o Exemplo 6

Exercício 1 Algoritmo para somar todos os números de uma sequência que começa por um e finaliza em um número dado pelo usuário. Obs.: Usar a estrutura do until. 7

Solução Exercício 1 % Algoritmo/Programa para imprimir os números de 1 a n. clc; soma = 0; num = 1; printf ( ' Soma de 1 até um número dado. \n ' ); fim = input( ' Informe um número: '); do soma = soma + num; num = num + 1; until ( num > fim ) printf ( ' O somatório dos números entre 1 e %d eh: %d. \n ', fim, soma ); % Fim do algoritmo/programa. 8

Exercício 2 Algoritmo para somar os números impares entre 5 e 500 (inclusive). Obs. Utilizar a estrutura repita ate. 9

Solução Ex.2 % algoritmo/programa para classificar os número entre 1 e 500 como par ou impar. num = 1; bandeira = 1; do if ( bandeira ) printf ( ' O número %d é impar! \n ', num); bandeira = 0; else printf( ' O número %d é par! \n ', num); bandeira = 1; end num = num + 1; until ( num > 500 ) % fim do algoritmo/Programa. 10

% algoritmo/programa para classificar os número entre 1 e 500 como par ou impar. num = 1; bandeira = 1; do if ( bandeira ) printf ( ' O numero %d é impar! \n ', num); bandeira = 0; else printf ( ' O numero %d é par! \n ', num); bandeira = 1; end num = num + 1; until ( num > 500 ) % fim do algoritmo/Programa. Solução Ex. 2 - V.2 Passosomanum

Exercício 3 Elaborar um algoritmo para o cálculo da soma, subtração, multiplicação ou divisão de dois números reais fornecidos pelo usuário, segundo sua opção. O usuário poderá realizar quantas operações desejar enquanto não optar por sair do programa. Obs. Utilizar a estrutura do until. 12

Solução exercício. % algoritmo/programa para operações elementares sobre dois números clc; opcao = 0; do printf ( ' Operações elementares sobre dois nuhmeros. \n ' ); printf ( ' Digite 1 para soma. \n ' ); printf ( ' Digite 2 para subtração. \n ' ); printf ( ' Digite 3 para multiplicação. \n ' ); printf ( ' Digite 4 para divisão. \n ' ); printf ( ' Digite 5 para sair. \n ' ); opcao=input("Informe sua opção: ' ); printf ( '\n' ); if ( ( opcao >= 1) && ( opcao <= 4 ) ) num1 = input( ' Digite o primeiro numero: ' ); num2 = input( ' Digite o segundo numero: ' ); end switch ( opcao ) case 1 soma = num1 + num2; printf ( ' O valor da soma é %f: \n ', soma); case 2 sub = num1 - num2; printf ( ' O valor da subtração é %f: \n ', sub); case 3 mult = num1 * num2; printf ( ' O valor da multiplicação é %f: \n ', mult); case 4 if ( num2 != 0 ) div = num1 / num2; printf ( ' O valor da divisão é %f: \n ', div); else printf ( ' Divisão por zero impossível! \n ' ); end case 5 printf ( ' Fim da execução do programa. \n ' ); otherwise printf ( ' Opção inválida. \n ' ); end printf ( ' \n \n ‘ ); until ( opcao == 5 ) 13

Exercício Elaborar um algoritmo para receber as notas de 150 alunos e calcular/apresentar a média das notas Elaborar um algoritmo para receber as 4 notas de cada um dos 150 alunos, calculando/apresentando a média de cada um, bem como a média geral da turma. Obs.: Em ambos, utilizar do until. 14

Solução 4.1 % algoritmo/programa para calcular a média de 150 notas. clc; cont = 1; nota = 0; soma = 0; quantidade = 150; do printf ( ' Informe a %da nota: ', cont); nota = input ( ' ' ); soma = soma + nota; cont = cont + 1; until ( cont > quantidade ) media = soma /quantidade; printf( ' O valor da média eh: %f. \n ', media); % fim do algoritmo/Programa. 15

% Algoritmo/Programa para calcular a média de 150 notas. clc; cont = 1; nota = 0; soma = 0; quantidade = 150; do flag = 1; printf ( ' Informe a %da nota: ', cont); nota = input(""); if ( ( nota 10 ) ) printf ( ' Nota não válida. \n ' ); flag = 0; end until (flag == 1) soma = soma + nota; cont = cont + 1; until ( cont > quantidade ) media = soma /quantidade; printf( ' O valor da média eh: %f. \n ', media); % fim do algoritmo/Programa. 16

Exercícios 5. Algoritmo para permitir ao usuário escolher entre o cálculo do cubo, do quadrado ou da raiz quadrada de um número dado por ele. O usuário também pode escolher como opção ‘sair do programa’. –Uma primeira versão usando apenas estrutura de decisão se (if end) para tratar a opção do usuário. –Uma segunda versão usando apenas estrutura de decisão se senão (if else end) para tratar a opção do usuário. –Uma terceira versão usando apenas estrutura de decisão escolha caso (switch case end) para tratar a opção do usuário. –Para cada uma das versões anteriores usar a estrutura repita-até (do until), comparando com as soluções realizadas anteriormente com a estrutura equanto (while end). 17

Exercícios Algoritmo para permitir o cálculo da área ou do perímetro de uma circunferência. –Raio fornecido pelo usuário. –Depois de cada cálculo o algoritmo deve permitir ao usuário escolher a mesma ou outra opção. –Utilizar a estrutura escolha-caso (switch case). –Utilizar uma variável tipo caracter para tratar a opção do usuário. –O algoritmo só terminará quando o usuário escolher uma opção de término. –Utilizar a estrura repita-até (do until). 6.2 Algoritmo para cálculo da área de um quadrado, de um triângulo retângulo ou de uma circunferência dependendo da escolha do usuário. –Parâmetros (e.g. lado ou raio) fornecidos pelo usuário. –Utilizar a estrutura escolha-caso (switch case). –Utilizar uma variável tipo caracter para tratar a opção do usuário. –Depois de cada cálculo o algoritmo deve permitir ao usuário escolher a mesma ou outra opção. –O algoritmo só terminará quando o usuário escolher uma opção de término. –Utilizar a estrutura repita-até (do until). 18

Exercícios Algoritmo para o cálculo do quadrado e da raiz quadrada de 1 até um número dado pelo usuário. 7.2 Algoritmo para o cálculo do fatorial de um número dado pelo usuário. –Obs.: Usar a estrutura de repetição repita - até. 19

Algoritmo Fatorial – V1 resultadonumero *4= *3= *2= *1=1201 Numero = 5 % algoritmo/programa para o calculo do fatorial clc; numero=input( ' Informe um número decimal inteiro: ' ); if ( numero > 1 ) resultado = numero; do resultado = resultado * ( numero - 1 ); numero = numero - 1; until ( numero == 1 ) printf ( ' O fatorial é %d: \n ', resultado); else if ( numero >= 0 ) printf ( ' O fatorial é 1. \n ' ); else printf ( ' Número inválido. \n ' ); end end % fim do algoritmo/programa 20

Algoritmo Fatorial V2 % algoritmo/programa para o cálculo do fatorial clc; numero=input( ' Informe um número decimal inteiro: ' ); if ( numero > 1 ) resultado = numero; while ( numero != 1 ) numero = numero - 1; resultado = resultado * numero; end printf ( ' O fatorial é %d: \n ', resultado); else if ( numero >= 0 ) printf ( ' O fatorial eh 1. \n ' ); else printf ( ' Número inválido. \n ' ); end % fim do algoritmo/programa resultadoNumero 05*4= *3= *2= *1= Número = 5 21

Exercício Refazer os todos os exercícios por meio de Diagrama de Atividades da UML, que são fluxogramas modernos por assim dizer. Opcionalmente: –(Re) Pesquisar sobre Fluxogramas tradicionais. – Refazer todos os exercícios anteriores por meio de fluxogramas tradicionais. 22