Linhas de Pesquisa do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geodinâmica e Geofísica da UFRN.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1ª SÉRIE ANO– ENSINO MÉDIO
Advertisements

A ESTRUTURA INTERNA DA TERRA E AS PLACAS TECTÔNICAS
ESTRUTURA GEOLÓGICA: Escudos Cristalinos ou maciços antigos
Revisão Teste I Geografia - 1º ano.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOTECNOLOGIA – INTEGRAL – 46300/500 (2015) (2015) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A)
Comissão Técnica do Plano Indústria - CTPIn Março
Gênese e fertilidade do solo Profª Andréia Patricia Andrade.
{ Território e terra Território e terra. Vasto território Brasileiro Vasto território Brasileiro.
PARA SE DAR BEM NA PROVA DE GEOGRAFIA!!! TUDO O QUE VOCE DEVE SABER NAO SEJA BESTA E PRESTA ATENCAO!!!
PRH – ANP PROGRAMA DE RECURSOS HUMANOS DA ANP PARA O SETOR DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO SUPERINTENDÊNCIA.
Geoprocessamento Prof. André Aparecido da Silva. Definição É o processamento informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas de computador.
Universidade Metodista de Angola Faculdade de Engenharia Curso de Construção Civil Disciplina: Geologia de engenharia Ano: 3ro Ano lectivo: 2014.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
A TECTÔNICA DE PLACA NO CONTINENTE AMERICANO E O RELEVO
AGENTES DO RELEVO Professor: Jeferson. Forças ou agentes modificadores do relevo Porém, a superfície terrestre sofreu grandes alterações ao longo do tempo.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
A OMPETRO E OS ROYALTIES. Royalties são um compensação financeira destinada às regiões impactadas pelas atividades petrolíferas com o objetivo de compensá-las.
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS
Água Nitrogênio Fósforo Carbono CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins.
Escola Sec. c/3º Ciclo Gonçalo Anes Bandarra Geologia Geo “Terra” + logos “estudo”. Origem e evolução;. Estrutura e composição;. Processos que nela operam;.
Reflexões sobre as noções e os conceitos de área, superfície, espaço e território CNPM, 11 de outubro de 2005 Dr. Evaristo Eduardo de Miranda.
PETRÓLEO Prof. Msc. Arthur M.A. 1.
EVOLUÇÃO DAS PERDAS DE ÁGUA NO BRASIL E PROGRAMAS ADOTADOS POR PRESTADORES DE SERVIÇOS Fernando Costa Milhome da Silva Acadêmico do curso de Eng. Civil.
Natal, março de 2012 HELENICE VITAL – Coordenadora ( ) ZORANO SÉRGIO DE SOUZA - Vice-Coordenador ( ) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.
Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Urbano
A Ciência Geográfica Objetos e Categorias de Estudo
Geografia do Brasil Prof. Samira Guissoni Curso Preparatório – Concurso para PM – BA Coordenação do curso: Prof. Flávio Marinho.
Geração Hidrelétrica SIE – Sistemas de Energia
SEDIMENTAÇÃO E ESTRATIFICAÇÃO Acção de Formação : Biologia e Geologia – Novos Programas do 10º Ano Elaborado por: Isabel Pereira, Isabel Poço, Mª Amália.
As Rochas Arquivos que revelam a história da Terra.
Banco de Dados de Exploração & Produção Magda Chambriard Diretora Geral Setembro de 2013.
ARQUIVOS QUE RELATAM A HISTÓRIA DA TERRA 1 AS ROCHAS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Caracterização da pesca artesanal e dos seus impactes nas comunidades marinhas do Litoral Norte Isabel Sousa Pinto Directora do Laboratório de Biodiversidade.
M.Sc. Alice Ferreira Souza. ROCHAS E MINERAIS Minerais: são elementos ou compostos químicos com composição química definida dentro de certos limites,
CONCEITOS NA ANÁLISE DE SISTEMAS ANÁLISE É O ESTUDO DE UM PROBLEMA QUE ANTECEDE À EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO. ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO ESPECÍFICO DO DESENVOLVIMENTO.
Instituto Nacional Politécnico de Lorraine. O conjunto da Universidade de Lorraine: estudantes com mais de 500 diplomas em: 150 menção nível L;
Direito à Cidade Metropolitana implementação do Estatuto da Metrópole:o “Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado”
Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle Senado Federal.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
O Planeta da Vida Na Natureza existe uma grande diversidade de seres vivos que foram aparecendo e desaparecendo ao longo de muitos milhões de anos. Os.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Deformações Falhas e Dobras.
CARTOGRAFIA PROF° ISRAEL FROIS. COORDENADAS GEOGRÁFICAS Latitude – Paralelos (0° a 90° N e S) Longitude – Meridianos (0° a 180° L e O)
Disciplina: Geoquímica Módulo: Conceitos básicos da geoquímica
A Estrutura da Terra Prof. Viana. Placas Tectônicas.
Geologia para Espeleologia Dina Dias 3 de abril de )
Planeta terra e sua evolução geológica Trabalho de História Alunos: Breno Siqueira Freitas Felipe Yamak Alves Franca Vitória Ferreira Duré Valentina Nunes.
Melquisedec Medeiros Moreira Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE CRN, Natal-RN, Brasil, Newton Moreira de Souza Universidade.
1 Rule-Evolver n Ferramenta desenvolvida para Evolução de regras em Bases de Dados por Algoritmos Genéticos n CBuilder n Estrutura modular n Características.
PETRÓLEO NORDESTE Rio Claro Junho 2009
C4 CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano Ambientes sedimentares.
Ciclo do Debates sobre Petróleo e Economia Custos e Competitividade do Setor Petróleo no Brasil Diretor José Gutman (ANP) IBP Rio de Janeiro - 13/05/2016.
Logística de Transportes
Slide 1 Estado de Santa Catarina I Seminário Multidisciplinar Sobre Desastres Melquisedec Medeiros Moreira, DSc Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE BOAS PRÁTICAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA Rogerio Morcelles Dereti¹, Maira Balbinotti Zanela², ¹ Embrapa.
Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas
Nordeste Competitivo Brasília, 17 de abril de 2013.
Sensores e transdutores Adolfo Fernandes Herbster Universidade Paulista.
N7 CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano Ciclo das rochas.
Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas
MAGMÁTICAS ( Classificação ) 1. 2 Composição Modo de ocorrência Ácida (>66%SiO 2 ) Intermediária (66-52%SiO 2 ) Básica (52-42%SiO 2 ) Ultrabásica (
 Big Bang (13 a 14 bilhões de anos)  Nebulosa Cósmica  Formação dos astros por meio da agregação da poeira devido a atração gravitacional.
2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO GEOGRAFIA.
Linhas de Pesquisa do Programa de Pesquisa e
ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO
ERAS GEOLÓGICAS ERA PERÍODOS ACONTECIMENTOS Formação de rochas ígneas
Transcrição da apresentação:

Linhas de Pesquisa do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geodinâmica e Geofísica da UFRN

Evolução Litosférica e Processos Geodinâmicos Cartografia geológica e geofísica de terrenos cristalinos; geocronologia e evolução tectônica; plutonismo granitóide; mecanismos da deformação dúctil; a orogênese Brasiliana; ênfase na Província Borborema. Estudos estruturais e geofísicos em bacias sedimentares; evolução estratigráfica e tectônica; estudos geocronológicos; controles tectônicos da sedimentação, do magmatismo e de processos de soerguimento; mecanismos da deformação frágil. Caracterização da sismicidade regional, mecanismos focais e controles tectônicos; estudos de anisotropia sísmica; deformação neotectônica e campos de tensões cenozóicos; ênfase na região Nordeste. Estudos estruturais e geofísicos em bacias sedimentares; evolução estratigráfica e tectônica; estudos geocronológicos; controles tectônicos da sedimentação, do magmatismo e de processos de soerguimento; mecanismos da deformação frágil. Geologia e Geofísica do Petróleo Arcabouço estratigráfico e estrutural de bacias com base em ferramentas geológicas e geofísicas; rochas fontes e reservatórios; caracterização de sistemas petrolíferos; condicionamento estrutural e controles estratigráficos de acumulações; mapeamento sísmico. Caracterização sedimentológica, estrutural e petrofísica de reservatórios; parametrização e estudos de análogos; modelagem estrutural analógica (caixa-de-areia) e digital de bacias sedimentares e reservatórios; modelagem de escoamento multifásico, ajuste histórico da produção de reservatórios. Caracterização e monitoramento dos sistemas ambientais em áreas de exploração de petróleo, com ênfase à faixa costeira; parametrização e modelamento do movimento de derrames de petróleo.

Geologia Sedimentar e Marinha Técnicas de mapeamento estratigráfico; ambientes de sedimentação; petrologia de rochas siliciclásticas e carbonáticas; ênfase nas bacias mesozóicas e paleozóicas do Nordeste do Brasil (em especial, as bacias Potiguar e do Parnaíba). Reconstrução espaço-temporal da evolução costeira e plataformal cenozóica, com ênfase no Quaternário. Identificação e quantificação dos principais processos sedimentares e hidrodinâmicos na zona costeira e plataformal. Geologia e Geofísica Aplicadas Modelos de acumulação de água em terrenos cristalinos e sedimentares; técnicas estruturais e geofísicas aplicadas à prospecção de água subterrânea; controles estruturais e tectônicos de mineralizações. Processamento de dados sísmicos e de GPR; problemas inversos em geofísica. Geologia Ambiental Cartografia geoambiental; mapas de uso do solo e de sensibilidade; gerenciamento do meio ambiente.