A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3"— Transcrição da apresentação:

1 3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS Solução interna ou outsourcing. 3.2 Identificação de PSL. 3.3 Selecionando PSL. 3.4 O contrato logístico. 3.5 Fatores críticos para o sucesso ou fracasso. Objetivos Compreender os aspectos que devem ser levados em conta na seleção dos prestadores de serviços.

2 Solução interna ou outsourcing
Nós queremos terceirizar, acreditamos em terceirização… Por que terceirizar? Considerar todos os fatores de tempo, espaço, área, clientes, mercado, custos, investimentos,….. 3 razões: Foco no negócio; Relação custo/eficiência; Aspectos financeiros. Visão sistêmica Olhar a empresa como um todo, considerando todas as interfaces e o relacionamento com a cadeia na qual ela está incluída. Olhar a logística como um sistema integrado. Analisar individualmente cada um dos elos da da cadeia de abastecimento. Não avaliar pontualmente.

3 Solução interna ou outsourcing
Por que terceirizar ? Dedicação ao próprio negócio; Melhorar e reduzir os controles internos; Reduzir problemas trabalhistas; Absorver competências; Evitar investimentos; Substituir custos fixos por custos variáveis; …….

4 Solução interna ou outsourcing
Por que não terceirizar? Investimentos específicos e não rentáveis; Operações críticas; Competências específicas; Manipular informações consideradas estratégicas ou confidenciais.

5 Outros aspectos a considerar
Além dos custos, devemos considerar também: Monitoramento das operações; Implementação de ferramentas de avaliação de satisfação do cliente (IMPORTANTE, POIS COM A TERCEIRIZAÇÃO OS CLIENTES PERDEM O CONTATO COM OS FUNCIONÁRIOS DA PRÓPRIA EMPRESA); Visibilidade do processo; Visibilidade na forma de custear os serviços;

6 Etapas do processo de terceirização
1 - Verificação de aspectos estratégicos. Verificar na empresa o impacto da terceirização na empresa de forma genérica. 2 – Definir o que pode ser objeto de terceirização ou não. Analisar todas as atividades considerando os aspectos positivos e negativos. 3 – Avaliar o impacto dessa decisão sobre a organização. Verificar o que acontecerá se a terceirização for efetivada (legal, trabalhista, social,….) 4 – Analisar o custo x benefício, e se as vantagens da terceirização superam as desvantagens.

7 Identificação de um PSL
Avaliar a aderência das atividades do prestador de serviço aos seus processos. Analisar o quanto o prestador de serviços deverá ser adequar a sua operação. Analisar os investimentos necessários para atendimento das características mais específicas. Considerar quanto o prestador de serviços deverar investir para atender a operação do cliente. Competência: Considerar sua expertise e know-how. Experiência: Relação de serviços e clientes. Área de atuação: Identificar a região ou segmento onde o prestador de serviço atua.

8 Identificação de PSL Disponibilidade de recursos: Equipamentos, instalações, pessoas e financeiro. Equipes de Apoio: gerencial, projetos, tecnologia da informação, seleção e treinamento de pessoal. Forma de cobrança: deixar claramente exposta a metologia do cálculo de preço. Potencial para desenvolver parceria: respeito, responsabilidade, credibilidade e comprometimento,

9 Selecionando os PSL PRINCIPAIS DIFICULDADES:
ALTO GRAU DE INCERTEZA EM RELAÇÃO AO PRODUTO FINAL A SER CONTRATADO. DEFINIÇÃO DOS RECUROS NECESSÁRIOS PARA ATINGIR AS METAS.

10 Selecionando os PSL ETAPAS PARA SELECIONAR UM PSL:
Identificação clara e inequivoca das características de suas operações. Identificação dos pré-requisitos do prestador de serviços. Encaminhar questionário de avaliação para os prestadores de serviço. Análise e avaliação eliminatória das competências do prestador de serviço. Análise detalhada dos prestadores que sobraram. Considerar aspectos técnicos e análise de sensibilidade com critérios claros e relevantes. Ferramentas de controle: Ferramentas gerenciais para acompanhamento da implementação da parceria. Ambos participam do processo de condução da implementação da parceria. Identifica como controlar a operação e medir o desempenho.

11 Exemplo de Definição da Operação

12 Exemplo de Modelo Logístico da Operação

13 Exemplo de Definição da Operação

14 Exemplo de Definição da Operação
Coleta transporte e transferência de insumos e matéria prima Recebimento, estocagem, separação e abastecimento de linha. Expedição, distribuição e transporte de Produtos Acabados. Fluxo de materiais da Cadeia de abastecimento

15 Exemplo de Definição da Operação
Coleta transporte e transferência de insumos e matéria prima Recebimento, estocagem, separação , abastecimento de linha e expedição Distribuição e transporte de Produtos Acabados Fluxo de materiais da Cadeia de abastecimento Expedição Expedição

16 Exemplo de Definição da Operação
Coleta transporte e transferência de insumos e matéria prima Recebimento, estocagem, separação e abastecimento de linha. Expedição, distribuição e transporte de Produtos Acabados. Fluxo de materiais da Cadeia de abastecimento

17 Exemplo de Definição da Operação

18 Exemplo Acompanhamento dos PSL

19 Exemplo Seleção de PSL

20 Contrato Logístico Função: Definir o processo de implantação, operação e a forma de acompanhamento e controle da parceria. Evolução devido ao aumento das atividades contratadas. Antes: Contratos inflexíveis. Hoje: É dado ao parcerio a criatividade para propor melhores soluções.

21 O que deve constar no contrato
O escopo dos serviços que serão prestados; Detalhamento das variáveis de preço e os prazos de pagamento; Os critérios de avaliação, normalmente indicadores devem ser claramente definidos como custos, nível de serviço, acurácia, perdas, etc… Prever encerramento ou prorrogação de contrato como prazos, multas, etc… Em caso de encerramento definir o destino dos ativos; Prever a continuidade da operação no período de encerramento; Prever riscos; Prever o encerramento do contrato.

22 Fatores críticos para o sucesso
Acompanhar criteriosamente o andamento dos serviços; Relacionamento entre os colaboradores das empresas envolvidas; Organizar reuniões periódicas para avaliar os resultados obtidos. Manter um grupo atuante para tratamento das não conformidades. Envolvimento da alta administração.


Carregar ppt "3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google