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SEDIMENTAÇÃO E ESTRATIFICAÇÃO Acção de Formação : Biologia e Geologia – Novos Programas do 10º Ano Elaborado por: Isabel Pereira, Isabel Poço, Mª Amália.

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1 SEDIMENTAÇÃO E ESTRATIFICAÇÃO Acção de Formação : Biologia e Geologia – Novos Programas do 10º Ano Elaborado por: Isabel Pereira, Isabel Poço, Mª Amália Duarte e Daniel Sousa.

2 Tema 1: A geologia, os geólogos e os seus métodos Conteúdos conceptuais : * Rochas Sedimentares * Sedimentação e estratificação * Princípios Estratigráficos * Idade relativa Conteúdos procedimentais : * Problematizar e formular hipóteses. * Observar e interpretar dados. * Estabelecer analogias entre o modelo experimental e a realidade Conteúdos atitudinais : * Compreender a importância da experimentação na construção do conhecimento científico. * Assumir atitudes de rigor e flexibilidade face a novas ideias. * Desenvolver o espírito crítico. Capítulo 2: As rochas, arquivo que relatam a história da Terra

3 Problema ? Como se formam os estratos característicos das rochas sedimentares ?

4 Hipótese Os sedimentos acumulam-se por acção da gravidade, dando origem a camadas horizontais que diferem na cor e na textura.

5 Teoria: Sedimentação e Estratificação Princípios : * A maior parte dos sedimentos são transportados pela água. * Quando a velocidade do agente transportados diminui, os sedimentos depositam-se por acção da gravidade. * Os sedimentos apresentam dimensão, densidade e cor diferentes. Conceitos: Sedimento, estrato, estratificação, datação relativa. Conclusão : Resultados: 1 – Monte um dispositivo experimental idêntico ao do esquema da figura A. 2 – Na extremidade superior da calha coloque um pouco de uma das amostras de solo e verta, lentamente, água sobre o material até que este caia na tina. 3 – Retire a água que se acumulou na tina, utilizando o tubo de plástico e o balde. 4 – Repita os procedimentos anteriores para as restantes amostras. 5 – Registe os resultados. Como se formam os estratos característicos das rochas sedimentares?

6 Material - Tina de vidro - Suporte universal - Calha ou goteira - Gobelés - Colheres - Tubo - Balde - Água - Amostras de solo de diferentes cores e granulometria Figura A

7 Execução da actividade

8 Resultados obtidos

9 Discussão dos resultados: 1 – Como distingue as diferentes camadas entre si ? 2 – Que posição têm as camadas umas em relação às outras ? 3 – Qual o estrato mais antigo? E o mais recente ? 4 – Estabeleça a comparação entre o modelo utilizado e a realidade.

10 Avaliação Rochas sedimentares Origem Alteração das rochas Evolução dos sedimentos Formação de sedimentos TransporteSedimentaçãoDiagénese ResultaDá origem Deposição dos sedimentos por acção da gravidade Estratos Distinguem-se Granulometria Cor Formam-se Horizontalmente PRINCÍCIO DA HORIZONTALIDADE Permitem Datação relativa PRINCÍPIO DA SOBREPOSIÇÃO


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