ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANTÔNIO ALADIM DE ARAÚJO PIBID DE GEOGRAFIA 2016 OFICINA A GEOGRAFIA APRESENTA OS SOLOS DO BRASIL Bolsistas: Artur.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONHECENDO O SOLO GEOGRAFIA.
Advertisements

GENESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS SOLOS BRASILEIROS
Ordens.
Classificação de Solos
Climas do Continente Americano
PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA
Basalto gabro.
AS ROCHAS, O SOLO E OS SERES VIVOS
Finíssima película da terra “viva” que é um laboratório natural, sede de transformações muito complexas Orquídia Neves/2006.
Débora de Oliveira e Julio Cesar Somenzi
SOLOS Parte mais superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases. Pedologia – ramo da geografia.
ORIGEM E TIPOS DE SOLO.
Aula 2 Pedologia GF 508.
Solo – Definição e Perfis
Alteração e Perfis de Solo
SOLOS Parte mais superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases.
OS TIPOS DE SOLOS.
CLIMATOLOGIA.
Formação dos solos: fatores e classes
SOLOS E SUA CONSERVAÇÃO Arilson C. Silva
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
INTEMPERISMO:Conjunto de fenômenos químicos, físicos e biológicos que provocam a alteração das rochas e seus minerais. Não confundir intemperismo com erosão,
Mistura de diferentes materiais, tanto orgânicos, quanto inorgânicos
O Solo e o Meio Ambiente ....ou será Pedologia....
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura
Relevo e solo – formação e classificação
CLASSIFICAÇÃO DO SOLO E RELAÇÃO COM A PAISAGEM
ATMOSFERA COMPOSIÇÃO: 78% Nitrogênio 21% Oxigênio 1% Outros gases
Domínios morfoclimáticos brasileiros – Prof. Jefferson
Capítulo 10 – Solo UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
Capítulo 8 – As estruturas e as formas do relevo
Formação do perfil do solo
Processos de formação do solo
Sistema Brasileiro de classificação de solos – EMBRAPA, 2006
Formação de rochas sedimentares
Luciane Costa de Oliveira
SOLOS COLÉGIO AGRÍCOLA DE VERANÓPOLIS Solos e Manejo de Solos
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
O A R O+R O+C+R O+B+C+R B O+A+B+C+R C R RELEMBRANDO: DESENVOLVIMENTO:
PEDOLOGIA.
Os solos e a agricultura
Domínio dos Mares de Morro
- génese e constituição
Ciências Naturais – 8.º ano
Definição É um complexo composto de materiais minerais e orgânicos que recobre a camada superficial da crosta terrestre. São normalmente originados pela.
Concelhos para um bom Semestre
CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS SOLOS E SOLOS DO BRASIL.
As rochas componentes da crosta terrestre - Agentes de Transformação do Relevo O que são rochas?                         Rocha agregado.
PEDOLOGIA Formação dos solos.
RELEVO BRASILEIRO E PEDOLOGIA
(Agentes internos e externos)
Rochas e solos Prof. Marcelo.
Solos e Rochas.
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
Prof. José Victor 2 período 2015
PEDOLOGIA Fatores de formação SOLO fauna flora Aspectos químicos Aspectos físicos precipitação temperatura elevação declive Profundidade do lençol freático.
PEDOLOGIA: Formação, Classificação, Tipos de solo e Principais problemas.
Agentes Modeladores do Relevo
Tipos de Rochas Rochas magmáticas ou ígneas Rochas sedimentares
Clima no Brasil Professor Jeferson.
Localização geográfica.... fatores climáticos temperatura pluviosidade umidade relativa tipo do substrato.
SOLOS INTENSIVO ENEM/2016 JANDERSON - CIC. SOLOS SOLO – CAMADA ARÁVEL DA CROSTA TERRESTRE; ROCHA INTEMPE RIZADA. Obs.: Resulta da ação conjunta de agentes.
Os tipos de solo A formação do solo - Componentes do solo - Tipos de solo - Circulação de água no solo.
CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE SOLOS
SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS
GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA
Transcrição da apresentação:

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANTÔNIO ALADIM DE ARAÚJO PIBID DE GEOGRAFIA 2016 OFICINA A GEOGRAFIA APRESENTA OS SOLOS DO BRASIL Bolsistas: Artur Ismael Nelrivan Oliveira Tuana Raquel Zaizy Karelle Caicó/RN-junho 2016

PEDOLOGIA É a ciência que estuda a origem e o desenvolvimento dos solos. Seu campo de estudo vai desde a superfície da terra até a rocha decomposta.

SOLO Camada superficial da terra arável possuidora de vida microbiana. Sua formação é condicionada pelos processos pedogenéticos. Pedogênese: Processo que dá origem à formação do solo. Sua evolução é relacionada à exposição da rocha à ação do clima, da atmosfera, do relevo, a origem do material, a idade do local...

HORIZONTES DO SOLO Horizonte do solo é uma camada específica no solo que medem e paralelizam à superfície do solo e possui as características físicas que diferem das camadas acima e abaixo. A formação do horizonte (ou Perfil) ocorrem em função de uma escala de processos físicos, químicos, e biológicos e ocorre em longos períodos de tempo.

Intemperismo Alterações químicas e físicas que alteram rochas e sedimentos expostos a atmosfera e biosfera. Não é o mesmo que erosão.

Intemperismo Químico O principal agente de intemperismo químico é a água. Este processo ocorre porque os minerais formados a grandes profundidades não são estáveis sob condições superficiais da Terra

Intemperismo Físico Congelamento: a água expande 9% quando congelada. Expansão térmica: diferenças de expansões térmicas dos minerais geram stress nas rochas. Atividade orgânica: ação de raízes e da macro e mesofauna Abrasão mecânica: ação de água corrente, vento e gelo

EVOLUÇÃO DO SOLO

HORIZONTES DOS SOLOS Horizonte 0 – composto essencialmente por matéria orgânica, serrapilheira. Horizonte A – solo arável, em atividade biológica elevada e presença de húmus, que lhe confere uma tonalidade escura. Horizonte E- camada mais clara, com reduzida quantidade de matéria orgânica. A percolação de água remove partículas finas de material deste horizonte, e dissolve compostos inorgânicos que transporta para regiões mais profundas. Horizonte B- camada formada em parte pela acumulação do material lixiviado das camadas superiores . Horizonte C- composto por material parcialmente meteorizado (intemperismo), em que ainda é possível identificar a rocha que lhe deu origem. Regolito. Horizonte R ou Rocha-mãe – rocha não alterada.

Classes de Solo Neossolo: Pequeno desenvolvimento Pedogenético. Cambissolo: Pequeno desenvolvimento, com horizonte B incipiente. Nitossolo: Solos minerais de geralmente de tons vermelho a arroxeados Latossolos: Solo altamente evoluídos

Argissolo: Solos com pouca permeabilidade Plintossolos: Solos altamente axidos Vertissolos: Presença de argilas expansivas Chernossolo: Ricos em matéria orgânica Luvissolos: Solos de alta fertilidade natural

Espodossolo: Presença de matéria orgânica e alumínio em seu horizonte B. Planossolo: Solos minerais mal drenados Gleissolos: Formados pela flutuação dos lençóis freáticos. Organossolos: Alto índice de matéria orgânica

Solos do Brasil Como se explica a grande variabilidade de solos existentes no pais? Pais Continente

Solos da Região Sul Na região Sul, os solos originados de rochas básicas e sedimentos diversos, encontram-se distribuídos em uma paisagem com relevo diversificado, onde predomina o clima subtropical, com estações bem definidas e solos férteis

Solos da Região Sudeste A região Sudeste é constituída de planaltos e áreas serranas com vários pontos de altitudes superiores a 2.000 metros, clima tropical com verões quentes nas baixadas, e mais amenos nas áreas altimontanas, com predominância de solos bem desenvolvidos, geralmente de baixa fertilidade natural.

Solos da Região Centro-Oeste O centro-oeste faz parte do complexo regional do centro sul que engloba Estados das regiões Centro-Oeste Sul como o nome já diz. Sendo que dentro do complexo podemos encontrar diversos tipos de solo. Tais como: Luvissolos; Vertissolos; Chernossolos; Latossolos; Argissolos Planossolos; Plintossolos; Espossolos; Cambissolos; Neossolos. O que são complexos regionais

Solos da região Norte/Amazônia Amazônia enquanto um complexo regional.

Solo pobre em nutrientes; O solo pode tornar-se empobrecido em poucos anos, se indevidamente cultivado; Reciclagem natural que provoca absorção e reabsorção de nutrientes pelas plantas. -Principais solos que ocorrem na Amazônia Latossolos; Argissolos; Plintossolos; Gleissolos; Neossolos; Espodossolos; Cambissolos; Nitossolos.

Solos da Região Nordeste Na região Nordeste, observam-se tipos climáticos que variando quente e úmido ao quente e seco (semi- árido), passando por uma faixa de transição semi- úmida. Ocorrem, em grande parte dessa região, solos de média a alta fertilidade natural, em geral pouco profundos em decorrência de seu baixo grau de intemperismo. O Massapê é composto pela decomposição do gnaisse e do calcário.