Os sacramentos são sinais eficazes de salvação de Cristo: são de fato a sua atuação no “tempo da igreja”.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sacramento Sacro = sagrado Momentos sagrados mentos = momentos
Advertisements

Sacramento Sacro = sagrado Momentos sagrados mentos = momentos
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA SACRAMENTOS
SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ
Pentecostes Vem Espírito Santo.
ESTUDO DOS SACRAMENTOS
Batismo de Jesus.
Sacramentos.
CATEQUESE COM ESTILO CATECUMENAL
A Liturgia de hoje nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Tudo começa com o BATISMO DE JESUS, cuja festa hoje celebramos. A 1ª Leitura fala.
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
OS SACRAMENTOS EM SUA VIDA. “ O SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO”
2014. Nascer da água nada tem a ver com “batismo nas águas”. Absolutamente, nada a ver com águas naturais. Ninguém nasce de novo com base em águas batismais.
QUEM É DEUS? DEUS NÃO EXISTE DEUS É UM DELÍRIO RELIGIÃO É O ÓPIO DO POVO.
A Vida Segundo o Espírito Professor: Erberson R. Pinheiro dos Santos Lição 7.
A VITÓRIA QUE DEUS NOS DÁ SOBRE O PECADO. Pr. Davi Oliveira Boa Sorte.
Catequista – encontro, comunidade, missão, espiritualidade,discípulo
 Com a qual é aprovada e promulgada a edição típica do Catecismo da Igreja Católica.  Aos veneráveis Irmãos Cardeais, Patriarcas, Arcebispos, Bispos,
“DIRETÓRIO PASTORAL LITÚRGICO-SACRAMENTAL Este é nosso Diretório Pastoral Litúrgico- Sacramental, aprovado pelo CODIPA no dia 06 de dezembro de 2008 e.
encontros com meu amigo jesus
Do que tratam os mitos? Surgimento do mundo e dos homens. Origem dos deuses e seres sobrenaturais. Formação social e como os homens devem se comportar.
NATUREZA DA TEOLOGIA, 1 Teologia = ciência em que a razão do crente, guiada pela fé teologal, se esforça por compreender melhor os mistérios reve- lados.
 1 O.) PRIMEIRO PERÍODO ( ESQUEMA SOBRE A LITURGIA - O documento Constituição “Sacrosanctum concilium” sobre a Sagrada liturgia.
Rev. Cleudson Gomes Corrêa. 1/6/ :58:241/6/ :58:24 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 2.
1.A Revelação divina 2.Os livros da Bíblia 3.A integridade da Bíblia 4.Livros inspirados e verdade da Bíblia 5.O cânone das Escrituras 6.Santidade e unidade.
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
DEUS CONOSCO: Deus Filho Texto Bíblico – João 1:1-14 Presb. Josimar Santos Rosa.
Aulas previstas: 1.Poder, normas e pessoas (11 slides) 2.Fiéis cristãos (11 slides) 3.Organização hierárquica (12 slides) 4. Vida consagrada ( 7 slides)
"Meu Senhor e Meu Deus!" " Felizes os que creram, sem terem visto"
Aulas previstas: 1.Poder, normas e pessoas (11 slides) 2.Fiéis cristãos (11 slides) 3.Organização hierárquica (12 slides) 4. Vida consagrada ( 7 slides)
R. R. Soares (caso não haja movimento e música, favor apertar a tecla F5)
Seminário sobre Escatologia 03 a 07 de outubro de 2011.
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Pontos Principais da Doutrina Espírita
ÉTICA E MORAL
A DOUTRINA DO SERVIÇO CRISTÃO (12.1 a 16.27) Nos capítulos anteriores, Paulo apresenta o pecado e suas consequências, bem como, o plano de salvação. Já,
RavenaBatistérioNeoniano(mosaico) (séc. V). Três experiências humanas fundamentais A água destrói, é perigosa, origem de morte, dá medo.
Deus Uno e Trino A festa da TRINDADE Convida-nos a reflectir sobre o Mistério da vida íntima de Deus e conhecer melhor quem é o nosso Deus. Ele revela-se.
Ensino 05 Módulo 03 Grupo de Oração Marcelo Bernini
"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho" Celebramos hoje a festa da ASCENSÃO do Senhor. Os últimos momentos de Jesus junto dos apóstolos e o regresso.
LIÇÃO 11 – O JUÍZO FINAL Prof. Lucas Neto. INTRODUÇÃO A GLÓRIA É DE DEUS.
Vem Espírito Santo, traz à Igreja novo vigor! Com o PENTECOSTES, encerramos na Liturgia o Ciclo Pascal... PENTECOSTES é uma festa, que já existia no.
Ciclo A Exaltação da Santa CRUZ 14 de Setembro de 2014 Música: Canto bizantino (serena meditação sobre o Mistério da Cruz)
Amai-vos como eu vos amei Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra.
IGREJA INVISÍVEL, 1 Até ao dia da segunda e definitiva vinda de Cristo no final dos tempos, “os seus discípulos, uns peregrinam na terra; outros, já defuntos,
Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse
Eber Hávila Rose Cecília Finotti Nishikawa Almeida
Falsos Cristos e Falsos Profetas ESE Cap XXI
7 Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós. 8 De todos os lados somos pressionados,
COMO JESUS BUSCOU A VONTADE DO PAI
Catecismo da Igreja Católica nº 2360 “A sexualidade está ordenada para o amor conjugal entre o homem e a mulher. No casamento, a intimidade.
Olá, a paz de Jesus! Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
IGREJA BATISTA BASILEIA Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a.
“Neste mundo mau vocês sempre terão dificuldades. Mas fiquem firmes! Eu venci o mundo.” João (AM)
"Eu sou o Bom Pastor" O 4º domingo de Páscoa é conhecido como o Domingo do BOM PASTOR, porque todos os anos, Jesus é apresentado como o "Bom Pastor".
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Lição da Escola Sabatina 28 de Maio a 3 de Junho.
1.A Revelação divina 2.Os livros da Bíblia 3.A integridade da Bíblia 4.Livros inspirados e verdade da Bíblia 5.O cânone das Escrituras 6.Santidade e unidade.
01.Introdução (18 slides) 10. Sacramentos_communicatio (4 slides) 02.Baptismo (11 slides) 03.Confirmação (8 slides) 04.Eucaristia (26 slides) 05.Penitência.
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
Iniciar Concurso Leituras da Semana: Reavivados por Sua Palavra – Lucas 18 a João 01.
Cristologia Aula 8 Mediador e cabeça 1. Introdução ( 6 slides) 7. O mistério da Redenção (15 slides) 2. Natal (10 slides) 8. Mediador e cabeça ( 10 slides)
1. Introdução ( 6 slides) 7. O mistério da Redenção (15 slides) 2. Natal (10 slides) 8. Mediador e cabeça ( 10 slides) 3. Encarnação (10 slides) 9. Mistérios.
Três verdades que nos ajudam vencer o pecado
Olá, a paz de Jesus! Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
01. O livro de Jeremias está repleto de símbolos. E a Bíblia, está carregada de simbologia? Deus trabalha com símbolos? Quais são as vantagens do seu.
Na vida, deparamo-nos com muitas encruzilhadas, em que devemos fazer a ESCOLHA: Tomar uma estrada e deixar a outra… Como é importante, então, o testemunho.
Processo Catecumenal A partir do RICA.
A Memória que a Igreja celebra hoje não encontra fundamentos explícitos nos Evangelhos Canônicos, mas algumas pistas no chamado Proto-evangelho de Tiago,
Comentário da Lição 4 de Lições Bíblicas Pr. Rodolfo Silva.
Transcrição da apresentação:

Os sacramentos são sinais eficazes de salvação de Cristo: são de fato a sua atuação no “tempo da igreja”.

Agostinho afirma que quando um sinal se refere a ‘coisas divinas’, ele se chama ‘sacramento’. O termo ‘sacramento’ entra na linguagem cristã através de Tertuliano no princípio do século III.

Inicialmente, ‘sacramentum’ é o ato de consagração com que o soldado se compromete a total fidelidade ao seu imperador e desta consagração traz sobre seu corpo um ‘sinal-selo’.

Tertuliano, analogamente, chama ‘sacramentum militare’ o batismo, como inscrição na milícia de Cristo. Assim o que era designado por mistério passa a ser também por sacramento (misterion- sacarementum- misterium).

São Paulo usa a palavra ‘mistério-sacramento’ para indicar “o desígnio oculto em Deus desde todos os séculos agora revelado em Cristo. O próprio Cristo é mistério-sacramento de Deus, quando se vê tal mistério não na sua dimensão de “desígnio eterno de Deus”, mas como aconteceu em Cristo.

O simbolismo não refaz nem renova o acontecimento de Cristo, porque então seria um acontecimento novo, diferente do de Cristo, mas torna presente para nós aquele mesmo acontecimento salvífico operado por Cristo na historia, porque é acontecimento único, realizado uma vez por todas e para todos os tempos. De fato, é o acontecimento realizado por Cristo “uma única vez”, que se torna presente “toda vez” que o rito simbólico o requer.

“Cristo instituidor de todos os sacramentos” quer ser uma afirmação de fé que não se refere apenas a origem externa e jurídica dos sacramentos, mas pretende indicar que em Cristo eles encontram sua eficácia sobrenatural e que eles são necessários a salvação dos homens, então não existe outro caminho nem outra razão, a não ser a já afirmada: Cristo é o instituidor, autor dos sacramentos da igreja, porque é o grande sacramento de salvação.

Os sacramentos são, pois, a continuação do sacramento de salvação, que se tornou real uma vez por todas em Cristo. No momento máximo do sacramento de salvação que se operava em Cristo, brotaram os sacramentos, por meio dos quais seria constituída a Igreja.

PAIFILHO ESPÍRITO SANTO BATISMOCRISMAEUCARISTIAPENITÊNCIAUNÇÃO DOS ENFERMOSORDEMMATRIMÔNIO IGREJA MUNDO o no PELO SANTIFICASANTIFICA E POR ELA O

PAI ESPÍRITO SANTO CRISTO MUNDO IGREJA E POR SUA VEZ NO POR DÃO GLÓRIA AO PUEBLA 917

INICIAÇÃO CRISTÃ BATISMOCRISMAEUCARISTIA CURA PENITÊNCIA UNÇÃO DOS ENFERMOS SERVIÇO ORDEMMATRIMÔNIO