Aulas 3 e 6 Instituições Sociais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS INSTITUIÇÕES TOTAIS
Advertisements

Uma visão geral da vida em sociedade
DIREITO E PODER: Força, Sanção, Coerção e Relações Jurídicas
Descrever sistema de saúde
O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais
AULA 8 SOCIOLOGIA DA ADMINISTRAÇÃO
O que é uma instituição social?
Instituições Sociais em um mundo em mudanças.
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
O processo Grupal UNIFRA.
Profª: Gabrielle Bertolli
As instituições sociais
AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS A FAMÍLIA A ESCOLA A RELIGIÃO O ESTADO
AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
FORMAS E DIMENSÕES DA VIOLÊNCIA 26 E 31/10/2011
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Agrupamentos sociais.
INSTITUIÇÕES SOCIAIS IGREJA FILOSOFIA - Professor Fernando Petry.
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA DO TRABALHO A existência humana é marcada pela cultura e é ela a própria fundamentação da humanidade. Cultura é criação/aprendizagem/
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
Dimensões da Globalização
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Cultura “Aquele todo complexo que compreende o saber, a crença, a arte, a moral, o direito, o costume e quaisquer outras qualidades e hábitos adquiridos.
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
Emile Durkheim e o fato social
Então vamos para a prova final!
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 02
A Sociedade humana: generalidades
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais Políticas Públicas Antropologia II Prof° Dra. Janine Helfst Liccht Collaço Arthur Alves Santiago.
ANTROPOLOGIA JURÍDICA
Sociologia geral Introdução.
-Unidade I – noções fundamentais. -Unidade I – noções fundamentais.
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
Max Weber e as ações sociais
 A história do direito volta a ter relevância;  Há influências de transformações históricas que vem mudando a sociedade e sua visão sobre sua própria.
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Teoria Estruturalista Flávio Oliveira
IDEOLOGIA.
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
ÉMILE DURKHEIM Prof. Ricardo Lima.
CULTURA O QUE É?.
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
INSTITUIÇÕES SOCIAIS.
Émile Durkheim
Conceito de História História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. A História analisa os processos históricos, personagens.
Sociologia Prof. Gildo Júnior
ESTÁCIO RECIFE – Professora Josineide de Meneses
TEORIA do DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
1. Martín – Baró cita Merton, autor que contribui para esclarecer e diferenciar o que se entende sobre os conceitos de grupo, coletividade e categorias.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
TRABALHO DE SOCIOLOGIA
Questões introdutórias
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
As Instituições Sociais
Émile Durkheim.
Grupos sociais.
Émile Durkheim
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Weber | «Individualismo metodológico»
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Padrões de controle.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
A sociologia de Durkheim Luciano Mendes. Èmile Durkheim (1858 – 1917) Nasceu em Épinal, região nordeste da França; Formou-se em filosofia na École Normale.
Transcrição da apresentação:

Aulas 3 e 6 Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja, ela define regras (normas) e exerce formas de controle social. Exemplo: o Estado, a igreja, a escola, a família, o trabalho assalariado, a propriedade privada, o exercito, a polícia, etc. As instituições são formadas para atender as necessidades sociais. Servem também de instrumento de regulação e controle das relações sociais e das atividades dos membros da sociedade em que estão inseridas. Para isso, dispõem de um poder normativo e coercitivo aceito pela maioria da população dessa sociedade.

Características das Instituições Sociais Normativa – Define regras e normas de unidade, identidade e conduta social Objetividade – Reconhecidas e legitimadas pelos indivíduos membros da sociedade; Coercitividade - As instituições têm o poder de exercer pressões sobre as pessoas, de modo a levá-las a agir segundo os padrões de comportamento considerados corretos pela sociedade, assim exercendo formas de controle social; Exterioridade - Apresentam realidade externa aos indivíduos; Historicidade – Apresentam sua própria história. Acumulam contribuições e características de várias gerações. As instituições já existiam antes do nascimento do indivíduo e continuarão a existir depois de sua morte.

As Instituições são interdependentes As instituições sociais são fenômenos históricos e, como tais, podem sofrer mudanças e até mesmo deixar de existir. A escravidão foi uma instituição vigente no Brasil entre 1500 e 1888. Com a libertação dos escravos, as instituições econômicas do país sofreram profundas transformações: deixou de haver trabalho escravo e os trabalhadores passaram a receber salário. Como resultado, as instituições familiar, religiosa e educacional foram igualmente afetadas por essa mudança institucional e tiveram de reorganizar seu sistema de status, seus padrões de comportamento e suas normas jurídicas em relação aos ex-escravos. O exemplo mostra que uma instituição não existe isolada das outras. Há entre elas uma relação de interdependência, de tal forma que qualquer alteração em determinada instituição pode acarretar mudanças maiores ou menores nas outras.

A Família Grupo primário de forte influência na formação do indivíduo, a família é o primeiro corpo social no qual os indivíduos convivem. É um tipo de agrupamento social cuja estrutura varia em alguns aspectos no tempo e no espaço. Essa variação pode se referir ao número e à forma do casamento, ao tipo de família e aos papéis familiares. Monogamia X Poligamia Endogamia X Exogamia

Monoteísmo X Politeísmo A Igreja – instituições religiosas Todas as sociedades conheceram ou conhecem alguma forma de religião. Na verdade, as crenças religiosas são um fato social universal, porque ocorrem em toda parte, desde os tempos mais remotos. A crença em algum tipo de divindade e o sentimento religioso são fenômenos comuns a todas as épocas e lugares do planeta. Cada povo tem nas crenças religiosas um fator de estabilidade, de aceitação da hierarquia social e de obediência às normas que a sociedade considera necessárias para a manutenção do equilíbrio social. Por isso, a religião desempenhou quase sempre uma função social estabilizadora. Monoteísmo X Politeísmo

A Propriedade Privada – instituições econômicas Adotando a perspectiva econômica de análise, há uma instituição social fundamental para a sociedade capitalista contemporânea: a propriedade privada dos meios de produção. Ela é a base da estrutura de classes da sociedade atual, e sua autoridade é tão grande que todas as leis costumam garanti-Ia. As atividades econômicas são institucionalizadas à medida que são explicadas por crenças, valores e reguladas por normas. Nas sociedades modernas a instituição econômica apresenta um grau de importância bem mais elevado que nas sociedades tribais, resultado do desenvolvimento tecnológico visando uma divisão mais diversificada do trabalho social.