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Questões introdutórias
Organização no sentido lato: o ato de organizar, sistematizar, ordenar... Organização como uma das funções gerenciais: planejamento, organização, comando, controle, coordenação (conforme a administração científica). Organização como unidade social/organismo social/agrupamentos humanos com objetivos determinado
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Diferentes definições para a palavra organização.
organizar: “... ordenar, formar, arranjar, dispor, estabelecer as bases de; constituir, formar-se” organização: “ato ou efeito de organizar; constituição física; estabelecimento/firma comercial, industrial, bancária,etc.”
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ORGANIZAÇÕES Agrupamento de pessoas e recursos – dinheiro, equipamentos, materiais, informações e tecnologia – com o objetivo de produzir bens e/ou serviços. Conjunto de todas as ações que são realizadas quando os membros de um grupo desempenham os seus papéis sociais. Podem ser consideradas engrenagens criadas pela sociedade para operacionalizar fins institucionais
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Existe sociedade sem as Organizações?
2. Para que existem as organizações? 3. Quais os tipos de organizações que existem na sociedade? 4. O que é comum às Organizações? 5. O que diferencia as Organizações? 6. O organizações e o que são instituições?
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ORGANIZAÇÃO FORMAL A organização conceituada como objeto social e como processo social (instituição) A organização, conceituada como objeto social pode ser entendida como “conjuntos humanos formalizados e hierarquizados com vistas a assegurar a cooperação e a coordenação de seus membros no cumprimento de determinados fins”.
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ORGANIZAÇÃO FORMAL As organizações são importantes pois permitem às pessoas concretizar propósitos, interesses coletivos, acessar recursos, tecnologias e benefícios que seriam muito difíceis de se alcançar ou acessar individualmente. Entretanto, elas operacionalizam fins institucionais/ideológicos (saberes, princípios, valores....), diferentes e contraditórios.
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Origem das organizações modernas FÁBRICAS
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Organizações modernas
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Organizações modernas
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Uma organização social pode ser conceituada e problematizada por várias características:
status jurídico; natureza das tecnologias utilizadas pela organização; características do ambiente; função principal que desempenha no sistema social global; em relação ao principal beneficiário de suas atividades; pelo principal mecanismo de motivação de seus membros;
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DIFERENTES TIPOS DE ORGANIZAÇÕES
Associações de benefício mútuo: sindicatos, clubes, partidos políticos, organizações,religiosas, associações de produtores rurais, grupos de mulheres, etc Empresas: fundam-se na propriedade privada, visam lucro financeiro, apropriam-se do capital empregado e devem ter responsabilidade social. Organizações de prestação de serviços: são as que prestam serviços à sociedade, tais como, hospitais, escolas, etc Organizações para o vem estar público: executam ações estruturadoras da sociedade, tais como governo, legislação e justiça. . Utilizam recursos públicos originados dos contribuintes e devem produzir capital social
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Objetivos/propósitos;
Características comuns às Organizações e que ao mesmo tempo as diferenciam: Objetivos/propósitos; associação de interesses por parte de pessoas (motivações); identidade; recursos/equipamentos/materiais; cultura, circunstância e clima psicológico
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Algumas Razões para o surgimento das organizações:
Razões sociais os seres humanos são seres gregários e organizam-se pela necessidade de relacionamento com as outras pessoas. Atendimento de necessidades humanas/demandas da sociedade.
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Razões materiais: Aumentar as habilidades, pois o trabalho em conjunto conduz a eficiência e a ampliação de habilidades. Compreensão do tempo: com a eficiência e ampliação das habilidades o tempo na execução de determinadas tarefas é reduzido Acumulação de conhecimentos e de experiência, o que é transmitido as gerações mais novas.
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Razões Institucionais
Controle social sobre os indivíduos: manutenção da ordem e relações de PODER e SABER institutional e profissional.
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As organizações formais: formas de controle e poder - a funcionalidade e a Teoria da Burocracia
Caráter legal das normas e regulamento. Rotinas e procedimentos padronizados. - Caráter formal das comunicações. Especialização e divisão do trabalho. Impessoalidade nas relações. - Hierarquia da autoridade. - Competência técnica e meritocracia. - Especialização da administração. - Profissionalização dos participantes. - Completa previsibilidade do funcionamento.
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