A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Émile Durkheim.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Émile Durkheim."— Transcrição da apresentação:

1 Émile Durkheim

2 Émile Durkheim (1858-1917) Nasceu na França.
Descendente de uma família de rabinos. Iniciou os estudos filosóficos na Escola Normal Superior de Paris e depois na Alemanha.

3 Émile Durkheim ( ) Influenciado pelas ciências naturais apresenta a sociedade como um imenso corpo social, muitas vezes semelhante ao corpo humano. A sociedade possui vários órgãos que: Desempenham uma função específica. Dependem de outros órgãos.

4 Émile Durkheim ( ) Assim, se a anatomia social funciona bem, o corpo será saudável. Na sociedade cada instituição é um órgão do corpo social (a família, Estado, escola). Cada instituição possui objetivos próprios, mas depende da outra para que a sociedade se desenvolva em harmonia.

5 Émile Durkheim ( ) Essa interpretação social é chamada de funcionalismo. Durkheim pretendia ver na ação de cada instituição uma função.

6 Interesse do indivíduo
Émile Durkheim ( ) O que torna ou garante uma sociedade saudável é a moral social. Os indivíduos que não se adaptam à moral originam o que Durkheim chamou de conflito básico. Interesse do indivíduo X Interesse social

7 Fato social Durkheim tinha grande preocupação em definir com precisão o objeto, o método e as aplicações da sociologia. Afirma então que o objeto da sociologia são os fatos sociais. Os fatos sociais têm 3 características:

8 Coerção social É a força que os fatos exercem sobre o indivíduo, levando-os a conformar-se às regras da sociedade em que vivem, independente de sua vontade ou escolha. As sansões foram criadas para os indivíduos que se rebelarem contra as leis. Elas podem ser:

9 Coerção social Legais: prescritas pela sociedade sob forma de lei (infração – penalidade). Espontâneas: em decorrência a uma conduta não adaptada à estrutura do grupo ou da sociedade à qual pertence. Jogar lixo no chão.

10 Exterior ao indivíduo Os fatos existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente. As regras sociais, os costumes, as leis, já existem antes do nascimento das pessoas. São a elas impostas por mecanismos de coerção social, como a educação.

11 Generalidade É social todo fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos, ou na maioria deles. Forma de habitação De comunicação Sentimentos Moral

12 O método Depois caracterizar o fato social, Durkheim procurou definir o método de conhecimento da sociologia. São eles: Exige o distanciamento do pesquisador em ralação ao fato. Neutralidade (não pode haver interferência)

13 O método Objetividade de análise.
Deixar de lado seus valores e sentimentos pessoais em relação ao acontecimento estudado. Não pode haver nenhum tipo de envolvimento entre o cientista e o objeto.

14 O método Eliminação de qualquer traço de subjetividade.
Observação experimental. Para isso, Durkheim aconselhava o sociólogo a encarar o fato social como coisa, objeto, que lhe era exterior e podia ser observado e medido de forma objetiva. Suicídio

15 Sociedade: um organismo em adaptação
Para Durkheim a sociologia tinha por finalidade não só explicar a sociedade como também encontrar soluções para a vida social. A sociedade como todo organismo apresentaria estados normais e patológicos.

16 Sociedade: um organismo em adaptação
Estado normal: fato social que se encontra generalizado pela sociedade ou desempenha alguma função importante para sua adaptação ou evolução. Representa o consenso social e a vontade coletiva. Ex: crime, reflete os valores e condutas aceitas pela população.

17 Sociedade: um organismo em adaptação
Estado patológico: é aquele que se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral vigente, são transitórios e excepcionais.

18 A consciência coletiva
Os fatos sociais têm existência própria e independem daquilo que pensa e faz cada indivíduo em particular. Consciência individual: próprio modo de se comportar e interpretar a vida.

19 A consciência coletiva
Consciência coletiva: conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado com vida própria. Não se baseia na consciência individual, se impõe a elas e perdura através de gerações.

20 A consciência coletiva
É a forma moral vigente na sociedade. Aparece como em conjunto de regras fortes e estabelecidas que atribuem valor e delimitam os atos individuais. É a consciência coletiva que define o que é imoral, reprovável ou criminoso.

21 As espécies sociais A sociologia deveria ter ainda o objetivo de comparar as diversas sociedades. Morfologia social: classificação das espécies, referenciando o que é feito na biologia. Todas as sociedades evoluíram a partir da horda (forma social mais simples) igualitária, reduzida a um único segmento onde os indivíduos se assemelham a átomos.

22 As espécies sociais De uma série de combinações surgem as espécies sociais, tais como os clãs e as tribos. O motor de toda e qualquer sociedade é a passagem da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica.

23 As espécies sociais Solidariedade mecânica: predominava nas sociedades pré-capitalistas, os indivíduos se identificavam por meio da família, religião, tradição ou costumes, são independentes e autônomos em relação a divisão do trabalho.

24 As espécies sociais Solidariedade orgânica: típica das sociedades capitalistas, onde, pela acelerada divisão do trabalho social, os indivíduos se tornam interdependentes. Essa interdependência garante a união social.

25 Durkheim e a sociologia científica
Apresenta rigorosa postura empírica. Usa da observação, mensuração e interpretação. Faz uso da matemática estatística, análises qualitativas e quantitativas.


Carregar ppt "Émile Durkheim."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google