EMBRIOLOGIA HUMANA Profª. Ms.Dulci Leite.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA GENITAL OU REPRODUTOR
Advertisements

Cariótipo Humano O que é o cariótipo? O que são autossomas?
Aparelho Reprodutor Masculino e Aparelho reprodutor Feminino
Reprodução A reprodução é fundamental á espécie humana e aos seres vivos em geral. Relações sexuais e reprodução envolvem emoções: Mas as relações sexuais.
Sistema Genital Masculino
Escola Estadual Angelina Jaime Tebet
APARELHO REPRODUTOR FEMININO
Aparelho Reprodutor Feminino – Patricia Egea Oliveira Araújo – Escola Estadual Osvaldo Aranha - Lobato.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
Sistema reprodutor masculino
REPRODUÇÃO HUMANA Objetivos:
Sistema Reprodutor Masculino
Sistema Reprodutor Feminino
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
Sistema reprodutor masculino
Aparelho reprodutor masculino
A Reprodução.
FISIOLOGIA HUMANA REPRODUÇÃO.
Transmissão da vida.
Reprodução.
Sistema Reprodutor.
Ciências Cap 16. Sistema Reprodutor Prof.:Samuel Bitu.
Sistema Reprodutor Bases fisiológicas da Reprodução
Prof.: Alessandra Casimiro
A Reprodução.
Dimorfismo sexual A espécie humana é uma espécie com dimorfismo.
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
Trabalho De Biologia Turma : 2003 Alunos : André Cássio Celson Charles Romário.
Reprodução humana.
FISIOLOGIA DO APARELHO REPRODUTOR MASCULINO
CIÊNCIAS Profª. Lidiane Resende.
SISTEMA REPRODUTOR.
REPRODUÇÃO Definição: capacidade que um ser vivo apresenta de gerar outro ser SEXO: troca de material genético.
Diferenças no corpo: sistemas reprodutivos
PUBERDADE Processo biológico do amadurecimento sexual humano que possibilita a reprodução.
A REPRODUÇÃO HUMANA.
Componentes Pênis Testículos Epidídimo Ducto deferente Vesícula seminal Próstata Glândula bulbouretral.
REPRODUÇÃO HUMANA.
CONTROLAR O VOLUME E A COMPOSIÇÃO DO SANGUE
Aparelho Reprodutor Feminino
1. Reprodução humana 1.1.Gametogénese e fecundação  
O corpo humano sistema reprodutor e sexualidade parte 1
Transmissão da Vida.
Transmissão da vida.
Estruturas Anatômicas dos Genitais Femininos Internos e Externos
SISTEMA REPRUDUTOR.
ASSER Profa Camila Papini
COLÉGIO SÃO JOSÉ BIOLOGIA- PROFESSORA VANESCA 2º ano Ensino Médio 2015.
Sistema Reprodutor.
SISTEMA URINÁRIO.
Descrição dos órgãos reprodutores
O SISTEMA REPRODUTOR 8º ano Professor Léo.
*Sistema Reprodutor* Função: garantir a perpetuação da espécie, ou seja, não deixar a espécie entrar em extinção. Temos 2 tipos: Sistema reprodutor feminino.
dos órgãos reprodutores
Gônadas TESTÍCULOS OVÁRIOS
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
Transcrição da apresentação:

EMBRIOLOGIA HUMANA Profª. Ms.Dulci Leite

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

AGENDA ÚTERO Normalmente com 7,5 de comprimento por 5 cm de altura, situado entre a bexiga e o reto. Função: Guardar o óvulo fecundado e alojar o embrião até o nascimento A parede do útero (miométrio)é espessa e é revestida por fora pelo peritônio, e por dentro pelo endométrio

Na parte média do útero encontramos um estrangulamento denominado istmo do útero, sua parte superior;que é larga e está conectada ás trompas,denomina-se corpo do útero, e sua parte inferior, que é estreita e comunica-se com a vagina denomina-se cérvix ou colo do útero.

ovário São dois localizados no abdome.Cada um mede aproximadamente 3 cm x 2 cm e 1,5 cm de espessura. Função: produção de hormônios(estrógeno e progesterona) com secreção externa ,e a produção de óvulos, com secreção interna. Antes da primeira ovulação o ovário é liso e rosado; ocorrem cicatrizes devido á saida dos óvulos dos seus foliculos(foliculo de Graff).

Nos ovários ocorre o amadurecimentodo óvulo mais ou menos a cada 28 dias. A estrutura do ovário é subdividida em uma parte periférica, chamada córtex, e uma profunda, chamada medula.

TUBA UTERINA São duas cada uma com cerca de 10 cm de comprimento e apresentando quatro regiões:parte uterina, onde encontramos um orifício de comunicação com a cavidade uterina chamada óstio uterino; istmo , a porção menos calibrosa, situada junto ao útero: ampola, porção dilatada onde se processa a fecundação, e , por último, o infundibulo ou pavilhão, a parte vertical da trompa que se ajusta ao ovário.

Na extremidade da tuba junto ao ovário encontram-se franjas móveis, chamadas fimbrias, que sugam o óvulo logo que é liberado, por meio de movimentos peristálticos, e graças ao seu epitélio ciliado, a tuba conduz o óvulo (ou ovo , se fecundado) até o útero. Esse trajeto é feito em 3 a 4 dias.

VULVA É um conjunto de formações externas do aparelho genital feminino que protege a vagina e o orifício urinário e colabora na copulação. É formada por :grandes lábios, que são duas pregas de tecido adiposo, glãndulas sudoriparas e sebáceas cobertas por pêlos pubianos.

Envolvidos pelos grandes lábios estão os pequenos lábios, duas pregas menores e mais delicadas onde encontramos a uretra (canal independente do sistema reprodutor), um pouco á frente da abertura da vagina, o clitóris, na junção dos grandes lábios, com 1 a 2 cm e constituido por um tecido esponjoso, que é o órgão de sensibilidade ao estimulo sexual; vestibulo vaginal, e o orifício vaginal(óstio da vagina) e o himen.

VAGINA Órgão copulador da mulher, possibilita a eliminação do sangue menstrual e forma parte do canal do parto. Suas dimensões variam de acordo com a raça, estatura e compleição física, tendo em média de 6 a 8 cm de comprimentos e 2,5 cm de diâmetro É recoberta por uma membrana mucosa, cujas células liberam glicogênio, que, fermentado, produz ácido lático resultando ao meio vaginal um Ph ácido.

Durante o estimulo sexual, sua parede se dilata e recobre de substâncias lubrificantes produzidas pelas Glândulas de Bartholin, facilitando a penetração do pênis.

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

PÊNIS É o órgão copulador masculino e constitui-se de três estruturas duas são os corpos cavernosos e a outra o corpo esponjoso que envolve a uretra. Suas dimensões variam desde 7 cm, aproximadamente, até o dobro quando em ereção. Os corpos cavernosos, ao se encherem de sangue, provocam a ereção do pênis, possibilitando sua introdução na vagina da mulher.

Suas dimensões varia desde 7 cm, aproximadamente, até o dobro quando em ereção. Os corpos cavernosos ao se encherem de sangue, provocam a ereção do pênis, possibilitando sua introdução na vagina da mulher. Sua região anterior forma a glande.

PREPÚCIO Pele que envolve o órgão sexual dos homens, não é uma pele supérflua, redundante, desnecessária, pois ele cobre o eixo do pênis, com a finalidade de proteger a cabeça do pênis do frio e sujeira.

GLANDE Glande cabeça do pênis que possui a pele fina e com muitas terminações nervosas, o que determina grande sensibilidade á estimulação sexual A glande é recoberta por uma prega protetora de pele chamada prepúcio;este possui glândulas sebáceas modificadas que produzem uma secreção chamada esmegma.

TESTÍCULOS São duas glândulas ovóides, com aproximadamente 5 cm de comprimento, que se alojam no interior de uma bolsa chamada escroto situada entre as coxas. Embrionariamente, cada testículo desenvolve-se no interior da cavidade abdominal, e inicia sua atividade por volta dos onze anos. Produz, como secreção externa, o sêmen,e, como secreção interna os hormônios masculinos

Produz, como secreção externa, o sêmen,e, como secreção interna os hormônios masculinos FSH (hormônio foliculo- estimulante) e o ICSH ( hormônio estimulante das células intersticiais). Sua estrutura interna é percorrida por canalículos tortuosos, os túbulos seminíferos; algumas células das paredes desses túbulos são responsáveis pela formação dos espermatozóides. Preenchendo o espaço entre os túbulos seminíferos encontram-se as células de Leydig( células intersticiais)produtoras dos hormônios masculinos.

ESCROTO É uma bolsa de pele situada abaixo do pênis, dentro da qual se aloja o par de testículos. Os testículos,por estarem localizados no saco escrotal permanecem a uma temperatura cerca de 2 a 3º C inferior á temperatura corporal.

EPIDÍDIMO É um enovelado de túbulos que recobre o testículo, compondo-se de três partes: cabeça, corpo e cauda. Na cauda do epidídimo os espermatozóides ficam armazenados, enquanto adquirem mobilidade, amadurecem e desenvolvem sua capacidade de fertilidade, até serem expelidos na ejaculação;caso esta não ocorra, os espermatozóides degeneram-se e são reabsorvidos pelo organismo.

PRÓSTATA É a maior glândula acessória do sistema reprodutor masculino. Sua secreção, viscosa e alcalina, tem por função neutralizar a acidez da urina residual acumulada na uretra e também a acidez natural da vagina. Tem a forma e o tamanho de uma castanha e se localiza em torno da uretra quando esta sai da bexiga. O liquido prostático corresponde a 20% do volume total do sêmen expelido no ato sexual.

VESICULAS SEMINAIS Localizadas atrás e sob a bexiga urinária e medindo cerca de 7 cm, são duas glândulas responsáveis pela produção de um liquido viscoso , amarelado e alcalino que contém o açúcar frutose e cuja função é nutrir o espermatozóide. Esse liquido chamado fluido seminal, é lançado no ducto ejaculador e constituir 60% do volume total expelido no ato sexual.

URETRA É um ducto que percorre o interior do pênis, abrindo-se para o exterior na extremidade da glande. Tem duas funções distintas: serve de conduto excretor tanto para a urina como para o sêmen e é o canal onde ocorre a mistura dos espermatozóides com os líquidos segregados pelas glândulas do aparelho reprodutor (vesícula seminal, próstata e glândula bulbouretral).

GLÂNDULAS BULBOURETRAIS Localizadas na extremidade do bulbo da uretra, são estruturas vasculares do tamanho de uma ervilha. Segregam um liquido que por reflexo nervoso é eliminado durante o estimulo sexual, antes de iniciar o coito, tendo como provável finalidade a lubrificação do canal uretral para facilitar a passagem dos espermatozóides.

Endocrinofisiologia da reprodução

 GnRH  GnRH LH e  FSH LH e  FSH

 GnRH  GnRH LH e  FSH LH e  FSH

 GnRH  GnRH LH e  FSH LH e  FSH

PUBERDADE: Ações das gonadotrofinas  GnRH

PUBERDADE: Ações das gonadotrofinas  GnRH  FSH  LH