Biologia Tema: Diatomáceas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROFª MARCIA CONCEIÇÃO
Advertisements

Algas Algas.
Prof. Pablo Paim Biologia
DOENÇAS ALIMENTARES Profª Adriana S. Nagahashi 2015.
GEOGRAFIA JHONNY. Solos  O solo, mais do que simplesmente a camada superficial da Terra. Trata-se de um recurso natural renovável que é responsável por.
Reino Proctista Algas e Protozoários. “O REINO PROTOCTISTA (PROTISTA)” Algas Protoctistas unicelulares ou pluricelulares Micro ou macroscópicas Habitat:
Classificação feita pelo Homem primitivo: Perigosos e não perigosos. Comestíveis e não comestíveis. Venenosos e não venenosos. Aristóteles, filósofo grego.
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Sistema Reprodutor Venus e Adonis – Rubens
BIOLOGIA REINO PROTISTA.
ELEMENTOS TEÓRICOS CONCEITUAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Bloco 3 – Aula 1 – 23/10 Profa. Cláudia Galian.
Reino Monera: Bactérias e Cianobactérias
REINO PROTISTA - ALGAS Eucariontes
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Sâmia Lima.
BIOQUÍMICA CELULAR 1. TODA CÉLULA É COMPOSTA POR SUBSTÂNCIAS DIVERSAS. ESSES COMPONENTES QUÍMICOS PODEM SER DIVIDIVOS EM DOIS GRUPOS INORGÂNICOS CARBOIDRATOS.
Planeta terra A Terra como um sistema.
Reino Monera.
CitologiaCitologia 1º ano Ensino Médio Profª Ayesa Aseff.
UNICELULARIDADE E MULTICELULARIDADE
Profª Fernanda Silva Pereira
Introdução à Parasitologia
PLANTAS AVASCULARES MAIS SIMPLES Pequeno porte Ausência de vasos condutores de nutrientes Lento transporte de água (célula a célula) Ausência.
Ecologia.
Reino Metaphyta. Relações filogenéticas Algas verdes (grupo externo) BriófitasPteridófitasGimnospermasAngiospermas Gametângios revestidos por células.
Botânica.
Revisão para PO2 – Ciências Professora Patrícia. O que estudamos na ecologia? É um ramo da biologia que estuda os seres vivos e suas interações com o.
Protozoários e protozooses
Morte Cadeia Alimentar
Reprodução e o Ciclo Haplodiplobionte
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Ana Gardênia.
Ácido Ribonucleico RNA. Histórico 1869 – 1943: A descoberta - Ácidos orgânicos - Ribose Desoxiribose - DNA – animais RNA – leveduras 1944 – 1960: Era.
Frente 1B Aula 03 Pirâmides Ecológicas: Quantificando o ecossistema.
Criacionismo: Acredita que os seres vivos se originaram de um ser DIVINO. Panspermia cósmica: propõem que a vida na Terra se iniciou de seres vindos do.
1 Geohistória  A vida no Pré – câmbrico. A EROSÃO, O METAMORFISMO E OUTROS FENÓMENOS GEOLÓGICOS ALTERAM AS ROCHAS … ( CICLO DAS ROCHAS ) Livro da TerraRochas.
Aulas 1 e 2 Biologia A Procarióticos e Eucarióticos
Fungos META Expor as características gerais dos representantes do Reino Fungi, bem como destacar as justificativas que atestam a importância de se estudar.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Algas.
Modulo 5 : A Membrana Plasmática
Aula 9 Página 164. Sexuada Cria diferenças e possibilita o aumento da variabilidade genética entre os descendentes Meiose Fecundação Assexuada: diminui.
O Planeta da Vida Na Natureza existe uma grande diversidade de seres vivos que foram aparecendo e desaparecendo ao longo de muitos milhões de anos. Os.
Briófita Briófita é um termo genérico para designar as plantas avasculares. As plantas a avasculares atuais são representadas pelos musgos, hepáticas e.
Classificação dos Seres Vivos META Apresentar o sistema de classificação universal para que o aluno perceba que os seres vivos são agrupados de acordo.
IMUNIDADE: capacidade de um organismo resistir a uma determinada doença ou infecção através de vários processos fisiológicos que lhes permitam distinguir.
Filo Porifera RICARDINHO BALA 2012.
REINO ANIMAL: PORÍFEROS E CNIDÁRIOS
REINO PROTISTA: ALGAS E PROTOZOÁRIOS
ELEMENTOS TEÓRICOS CONCEITUAIS DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA AS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL Bloco 3 – Aula 2 Profa. Cláudia Galian.
classificação dos seres vivos
Reprodução Das Algas.
CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS. CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula)
Filo Poríferos (Espongiários) CAP. 46 SETOR B. Características Evolutivas Como são muito primitivos e não possuem órgãos ou mesmo sistemas. Assim não.
Bases Biológicas do Comportamento. Adaptação Processo lento, que envolve muitas gerações de indivíduos de uma mesma espécie.
Algas Plantas Marinhas Professor: Milton. Reino Protista Unicelulares e Pluricelulares - Talófitos Eucariontes ( Complexidade celular) Pigmentados: Clorofilas.
Professora Natália 2º ano EM FUNGOS Aula 7. Fungos Reino Fungi 70 mil sp Eucariontes aclorofilados Uni ou pluricelulares Ambientes úmidos ricos em MO.
PLANETA TERRA Idade: 4,6 bilhões de anos.
Características Gerais e Briófitas
Reino Vegetal Vegetais são: pluricelulares, formados por tecidos,
Hereditariedade Unidade 3 Planeta Terra — 9.º ano.
Bases Biológicas do Comportamento Divisão celular.
Reino Fungi. Características gerais - Pluricelulares - Heterótrofos - Parede celular de quitina - Substância de reserva: glicogênio - Digestão extracorpórea.
Deterioração e Processos de Conservação de Alimentos.
Capítulo 5 REINO MONERA Expectativas de aprendizagem:
CLASSIFICAÇÃO DOS MICRORGANISMOS
Reino Vegetal Botânica
Reino Monera. O reino Monera Constituído essencialmente por organismos unicelulares e procariontes. Representado pelas Bactérias, Cianobactérias e as.
ECOLOGIA Scheilla Bastos.
3) Reprodução Gamética: ISOGAMIA HETEROGAMIA ANISOGAMIAOOGAMIA NÃO FLAGELADO OUAPLANOGAMETA FLAGELADOOUPLANOGAMETA TIPOS DE GAMETA PRESENÇA DE FLAGELO(S)
1 SISTEMÁTICA DIVERSIDADE DE CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO.
Profº. Romualdo Caetano
Transcrição da apresentação:

Biologia Tema: Diatomáceas

Reino: Chromalveolata Divisão: Bacillariophyta Diatomáceas Domínio: Eukaryota Reino: Chromalveolata Divisão: Bacillariophyta Classes Coscinodiscophyceae Fragillariophyceae Bacillariophyceae

O que são? Microrganismos eucariontes unicelulares que ocorrem nos mais diversos ambientes úmidos e aquáticos, suspensos na coluna d´água ou aderidos a diversos substratos;

Diatomáceas Enorme biodiversidade de espécies; Mais de 200 géneros não extintos; Atualmente existe mais de 100 000 espécies diferentes; Grupo biológico bastante comum por todo o planeta; Sobrevivem também em locais com umidade atmosférica elevada Contribuem para mais de 45% da produção primária oceânica;

Diatomitos polimento, cosméticos e tijolos; História Geológica Período Triássico Diatomitos polimento, cosméticos e tijolos; Algas douradas;

Diatomáceas Há espécies que formam cadeias ou colônias simples Confundidas com pluricelulares; Parede celular impregnada de sílica (SIO2.nH2O) que dá resistência a ela;

Organização celular Dividida em duas unidades chamadas TECAS Envolvida por uma fina camada de matéria orgânica FRUSTÚLA Dividida em duas unidades chamadas TECAS Epiteca Hipoteca Teca maior Teca menor

Algumas poucas espécies são capazes de resistir heterotroficamente à condições de pouca luz e de baixa disponibilidade de matéria orgânica.

Podem ser autótrofas, heterótrofas e mixotróficas; Diatomáceas Pertencem a um grande grupo de algas designadas como heterocontófitas, que inclui espécies autotróficas (como as laminárias) e heterotróficas (como os fungos aquáticos ou oomicetos); Podem ser autótrofas, heterótrofas e mixotróficas; Os autótrofos possuem clorofila a e c e têm como material de reserva amido e gotas de lipídio, que auxiliam na flutuação.

Pelágicas: vivem livremente na água oceânica; 2 Tipos Pelágicas: vivem livremente na água oceânica; Bentônicas: ocupam a superfície de interface entre o substrato sedimentar e a água no fundo oceânico;

Reprodução Sexuada Assexuada Para restaurar o tamanho original da espécie, ocorre a formação de células zigóticas especiais, durante a reprodução sexuada. O ciclo de vida é do tipo haplobionte diplonte, no qual os indivíduos adultos são diplóides , a meiose ocorre para formação dos gametas. As células adultas dividem-se, formando duas células-filhas. Cada uma destas herda da célula-mãe uma teca e a outra teca é formada durante o processo de divisão celular. A teca herdada da célula-mãe sempre será a EPITECA, enquanto a teca formada no processo de divisão, a HIPOTECA, será menor. Consequentemente, a célula-filha que herdou a epiteca da célula-mãe possuirá o mesmo tamanho da original, mas a outra sofrerá redução de tamanho, em relação à primeira

Algumas espécies podem apresentar bioluminescência e produzir toxinas;

Podem ficar aderidos à macrófitas (epifíticas), rochas (epilíticas), animais (epizóicas), grãos de areia (episâmicas), sedimento (epipélicas).

Reprodução Gameta masculino possui flagelo e chama-se anterozóide; Gameta feminino aflagelado e chama-se oogônio; O zigoto formado chama-se auxósporo.

Reprodução gamética: Pode ser oogâmica ou isogâmica. 3 Tipos Reprodução vegetativa: Ocorre através de divisão binária, porém logo após a divisão, uma das células é um pouco maior que a outra. Reprodução espórica: Formam esporos chamados estatosporos em condições adversas no ambiente. Reprodução gamética: Pode ser oogâmica ou isogâmica.

Várias diatomáceas secretam polissacarídeos através de estruturas especializadas da valvapossibilitando às células a formação de cadeias, adesão a substratos e motilidade sobre superfícies. Tais secreções, quando hidratadas no meio, podem ocorrer em forma de tubos de mucilagemalmofadasou pedúnculos de mucilagem.

Importância econômica Terra de diatomáceas : filtros de líquidos nas refinarias de açúcar

Daniel Victor Isabela de Freitas Sandy Silva Letícia Saraiva Biologia Regiane Diatomáceas